Autor Tópico: Vocês guardam o raw e o jpeg?  (Lida 5740 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #15 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:29:49
E vem cá afshalders... o png é muito maior do que o tiff? nunca converti nada para png, mas sei que a web aceita tranquilamente arquivos... os de icone (aqueles icones diferenciados que a gente sempre tem no pc são tudo png.

Vale a pena guardar em png ou jpeg? ou os dois, ou tudo!?
haja espaço!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2009, 13:57:39
E vem cá afshalders... o png é muito maior do que o tiff? nunca converti nada para png, mas sei que a web aceita tranquilamente arquivos... os de icone (aqueles icones diferenciados que a gente sempre tem no pc são tudo png.

Vale a pena guardar em png ou jpeg? ou os dois, ou tudo!?
haja espaço!


O PNG foi uma resposta ao "fechamento" do formato GIF da Compuserve. Na época a Compuserve não deixou claro se o GIF teria que ser licenciado para uso. Mas o PNG tem muitas vantagens:

1 - suporta RGB-24 e RGBA-32
2 - compressão 100% looseless
3 - menos artefatos, se comparado com o jpeg

desvantagens:

1 - Arquivos maiores que o Jpeg, mas menores que os TIFF
2 - Não suporta color spaces


Se tiver que optar por jpeg ou png, tem que levar em conta principalmente duas coisas:

1 - Espaço de armazenamento
2 - Se você vai editar a imagem posteriormente. Ficar editando JPEGS insere cada vez mais artefatos e a qualidade cai cada vez mais. Com o PNG isso não ocorre.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2009, 14:33:26
Guardo só os Raw.


Adryan

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Adryan
Resposta #18 Online: 12 de Abril de 2010, 01:37:48
É, parece que sou o único a guarda somente os JPEG. RSSS
Vou reavaliar esta prática.
« Última modificação: 12 de Abril de 2010, 01:38:22 por Adryan »
Visitem!!!!
Comentários serão bem vindos:
www.flickr.com/adrianoaugusto
www.flickr.com/augustus_photos


jotabonfim

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 12 de Abril de 2010, 08:37:22
eu guardo todos os raw, espaço hoje em dia não é problema uso 2 HD de 1TERA cada um


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Abril de 2010, 18:49:56
minha hd é pequena, apenas 320bg, faço as fotos apenas em raw, depois trato e converto para jpeg, e depois gravo em DVD tanto o raw quanto o jpeg.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2010, 22:18:46
Voltando ao assunto dos arquivos em RAW, existe algum software que me permita abrir um arquivo em NEF e salvar em RAW (mantendo as informacões do NEF) ??
Pergunto isso porque uso muito o Nikon Capture NX2 e quando abro o arquivo NEF eu só posso salvar em NEF, TIFF e JPEG.
Se eventualmente uso outro programa como o PS para editar algo específico no arquivo NEF por qualquer outro motivo, ele consegue abrir o arquivo NEF mas não salva em RAW.
Não tenho experiência com o uso de PNG ou DNG.
Algum desses formatos me permite editar e/ou salvar as informações contidas no arquivo RAW, como o NEF/RAW permitem ??
« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 22:20:12 por fcsergio »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #22 Online: 15 de Abril de 2010, 14:31:41
O RAW continua lá intocado, só que o Nikon Capture guarda junto no mesmo arquivo os valores a serem
modificados e atualiza o JPG preview, os outros conversores simplesmente gravam em separado um arquivo
com os valores a serem modificados, no Lightroom/ACR é uma arquivo *.XMP, no Bibble é *.BIB e no
RawTherapee é *.pp2, só o próprio conversor entende estes valores...


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 15 de Abril de 2010, 19:58:22
O RAW continua lá intocado, só que o Nikon Capture guarda junto no mesmo arquivo os valores a serem
modificados e atualiza o JPG preview, os outros conversores simplesmente gravam em separado um arquivo
com os valores a serem modificados, no Lightroom/ACR é uma arquivo *.XMP, no Bibble é *.BIB e no
RawTherapee é *.pp2, só o próprio conversor entende estes valores...

Não entendi direito Pictus....
Então não é possível editar um arquivo .NEF em um outro software e depois salvar em algum tipo de arquivo .RAW?
Esses formatos PND e DNG, além se gerarem imagens de boa qualidade, mantém as informações contidas dentro do .RAW que permitem fazer uma pré-edição antes de abrir o arquivo?
Alguém tem experiência com o RPP (Raw Photo Processor)?
Qual a avaliação desse programa frente aos demais mencionados acima (parece que ele só salva em .TIFF)?
« Última modificação: 15 de Abril de 2010, 20:00:50 por fcsergio »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 16 de Abril de 2010, 01:06:44
Não entendi direito Pictus....
Então não é possível editar um arquivo .NEF em um outro software e depois salvar em algum tipo de arquivo .RAW?
Esses formatos PND e DNG, além se gerarem imagens de boa qualidade, mantém as informações contidas dentro do .RAW que permitem fazer uma pré-edição antes de abrir o arquivo?
Alguém tem experiência com o RPP (Raw Photo Processor)?
Qual a avaliação desse programa frente aos demais mencionados acima (parece que ele só salva em .TIFF)?


O RPP funciona bem. Alias quase todos eles usam as rotinas do dcraw, é mais uma questão de interface do que outra coisa. Eu não fico atrelado a esta sopa de letrinhas dos formatos proprietários desse outros programas. Disso já bastam os próprios RAW.

Se você faz questão de um formato "da moda" use o DNG que tem um monte de programas que entendem. Mas não vejo vantagem alguma em converter de raw para DNG, ainda mais com a bizarrice de embutir além do arquivo convertido o próprio raw no mesmo encapsulamento. Isso é besteira total. O arquivo fica sem função prática e enorme. E para ter arquivo enorme salve logo em TIFF.

Eu não mantenho TODAS as minhas imagens, é claro. Mas as que mantenho, guardo o RAW original e (se necessário) uma cópia processada em algum formato universal, mesmo que seja JPEG na qualidade máxima (embora não seja o ideal), TIFF ou PNG (portable Network graphics). O PNG é um formato 100% aberto, looseless e suporta RGB, 8,16,24 e 32 bits de cor por pixel.

Eu uso basicamente dois programas para importar/trabalhar os meus RAWs, o Sylkypix Pro e o Sigma Photo Pro e eles salvam somente em JPEG ou TIFF. Mas isso não é muito problema porque existem "n" maneiras de converter para PNG (por exemplo) de maneira automática, usando um script (ou folder action no caso dos mac), absolutamente trivial, por exemplo com o ImageMagick que é sem dúvida o melhor programa para processamento de imagem que existe e tem para Win/Mac/Linux

No caso do Windows existem soluções similares.

Meu fluxo:  RAW -> TIFF -> PNG  ou  RAW -> JPEG 100% direto

P.S. O silkypix trabalha com NEF. O DCRaw idem... Portanto não tem problema. Que se dane o Nikon Capture.

http://www.cybercom.net/~dcoffin/dcraw/






Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #25 Online: 16 de Abril de 2010, 05:47:27

Se existisse a possibilidade de gravar o RAW editado, ao abrir em qualquer outro conversor o que
teríamos não seria o RAW original...
O  Nikon Capture ao gravar o NEF, simplesmente grava no mesmo arquivo o NEF(RAW) original + os passos
com as modificações, os outros programas não entendem estes passos.
Faz um teste aí, edita um NEF de modo radical e abre no ACR, o que você vai ver?
O NEF original ou a versão editada?

No ACR se editar um arquivo DSC_1253.nef ele vai criar um arquivo DSC_1253.XMP http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible_Metadata_Platform
Se gravar como DNG o XMP não é criado porque contem o XMP internamente assim como o NEF quando editado via Nikon Capture.


dtrespach

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • Denilson Trespach
Resposta #26 Online: 18 de Abril de 2010, 19:06:03
Trabalho em um estúdio aonde tiramos as fotos em RAW. Ficam um ano no PC. Após isso, deleto todos os RAWs, ficando apenas os JPGs que são movidos para um HD externo de 1 tera e uma cópia em DVD de cada mês. Geralmente são 4 DVDs gravados por mês. Algumas reportagens especiais, como por exemplo a cobertura completa de fotos aéreas da construção do Parque Eólico de Osório, são guardados os Raws.
"Uma corrente não é mais forte que o seu elo mais fraco".