Autor Tópico: Ajuda sobre lentes objetivas  (Lida 3053 vezes)

Alex Vilar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 28 de Outubro de 2009, 13:42:17
Ola sou um pequeno iniciante na fotografia . Gosto muito de fotografar e agora ando mais interessado depois de receber alguns elogios de fotos que tirei . Porém estou interessado em comprar uma lente para minha Sony DSC-H9 , mas não intendo o funcionamento delas . Ai vai a dúvida : Uma lente com zoon de 2x , o quanto vai aumentar no zoon da minha camera , que é de 15x ? Com a lente de 2x o zoom vai para 17x ou para 30x ? Por favor me ajudem . Desde ja , Obrigado


Tokairin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2009, 15:38:37
Curto e grosso: Ela vai passar a ter um aumento de 30x.

Tentando explicar um pouco melhor: Essa sua Sony tem uma objetiva equivalente a 31-465mm f/2.7-4.5 (Divida o 465 por 31 e vai ter o aumento de 15x). Colocando essa lente zoom de 2x ela vai passar a ser uma 62-930mm (se vc dividir 930 por 62 o zoom continua sendo de 15x), porém, se comparar com os 31mm que ela tem originalmente e dividir 930 por 31, ai vai ter o zoom de 30x.

No entanto, esse aumento não é feito sem algumas consequencias: Vc provavelmente vai perder nitidez; pode haver alterações de cores; em zoom máximo são grandes as chances da foto sair tremida; a lente vai ficar escura, pois vc dever perder cerca de 2 pontos na abertura da objetiva.


lgrassmann

  • Trade Count: (29)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • www.leandro.fot.br
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2009, 20:09:44
Em primeiro lugar, é conveniente que você avalie se irá mesmo usar um "zoom" tão "grande" assim. Em certas situações, é quase impossível não tremer. Você provavelmente irá precisar de um tripé para certas fotos.
O fato de escurecer a lente nem é tão preocupante se as fotos forem tiradas de dia. Já se for de noite, pode inviabilizar seu uso.
Outro fator é que essas lentes tendem a distorcer a imagem. Causam muita aberração cromática, o que faz aparecer "sombras" coloridas nas mudanças de cor.

Mais uma coisa, esse tópico  não deveria estar em outra área do fórum?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2009, 20:59:15
Em primeiro lugar, é conveniente que você avalie se irá mesmo usar um "zoom" tão "grande" assim. Em certas situações, é quase impossível não tremer. Você provavelmente irá precisar de um tripé para certas fotos.
O fato de escurecer a lente nem é tão preocupante se as fotos forem tiradas de dia. Já se for de noite, pode inviabilizar seu uso.
Outro fator é que essas lentes tendem a distorcer a imagem. Causam muita aberração cromática, o que faz aparecer "sombras" coloridas nas mudanças de cor.

Mais uma coisa, esse tópico  não deveria estar em outra área do fórum?


Falou e disse !


Alex Vilar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2009, 12:40:38
Gente muito obrigado mesmo e desculpe pelo tópico no no lugar errado . Só mais uma coisinha , vcs me indicam alguma lente ? Obrigado


kilson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2009, 14:28:59
O que o pessaal falou acontece mesmo,,eu tenho uma mais não ficou legal,quando dou zoom fica uma droga,tanto que nem usando estou,essa por acaso é uma vendida no mercado livre no preço de 189.reais se não me engano,pela experiencia que tive,nem compre,,vai gastar dinheiro a toa.


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2009, 11:02:05
Em primeiro lugar, é conveniente que você avalie se irá mesmo usar um "zoom" tão "grande" assim. Em certas situações, é quase impossível não tremer. Você provavelmente irá precisar de um tripé para certas fotos.

atualmente nem está tão assim viu...
olha a foto da Fz35 feita por mim essa semana,
em 486mm, f4.4, 1/30 iso 100


power ois da panasonic


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2009, 12:47:30
Tenho uma H9 e cheguei a testar uma lente 2x destas genéricas e não tem resultado satisfatório. Na época cheguei também a testar com uma original Sony e aí dá diferença sim, mas é muito cara e eu não gostei do custo x benefício.


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2009, 14:26:30
a.. pra complementar o EXIF:NA MÃO... no tripé!!
:D


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2009, 16:25:39
O uso e muito específico, avalie para ver se compensa.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Alex Vilar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2009, 12:56:27
Pessoal muito obrigado mais uma vez . Adorei o site.