Autor Tópico: Curiosidade sobre idas e vindas do mercado  (Lida 1816 vezes)

GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Online: 28 de Outubro de 2009, 17:43:40
Olás!

Ando pensando... Quanto tempo mais ou menos um modelo de câmera permanece no mercado?
E quanto o preço dela vai caindo ao longo do tempo?
Exemplo mais recente: há dois meses a 50D custava US$ 1.200. Agora, com a chegada da 7D, já caiu para US$ 950. Por quanto tempo mais ela ficará no mercado?

Minha curiosidade tem um motivo: tenho planos sérios de passar as minhas próximas férias, exatamente em outubro de 2010, nos EUA e Canadá. E também tenho sonhos de um dia ter uma 5DMkII. Pergunta simplificada: daqui a exatamente um ano essa câmera deve continuar no mercado, correto? E será que ainda custará seus US$ 2.700?
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2009, 17:49:29
haha para com essa neura... equipamento eletronico vem e some rapido. se for assim nao vai comprar nada, nunca


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2009, 18:02:55
Nossa... essa é uma resposta difícil. Acho que os recentes lançamentos, um atrás do outro e a concorrência acirrada dos fabricantes, com certeza, fará o preço de algumas máquinas caírem. A 50D, com certeza, caiu de preço, pois ela não possui um dos recursos mais inovadores em DSLR e que a 7D possui: gravação em HD  :)
Já a 5D é muito mais conceituada no mercado e acredito que o preço não deve variar taaaanto. Mas vai saber, né? Até outubro de 2010 pode ter versões novas...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2009, 18:06:14
É por isso que sempre que algum companheiro de fórum diz que vai "investir" em uma câmera eu lhe digo que câmera não é investimento, é gasto. Só é investimento se seu uso for essencial para conseguir trabalhos que remunerem bem acima do preço da câmera, e se for assim, basta calcular o custo de depreciação e embutir no preço.

Por exemplo, uma 5D antiga compra-se por algo entre 3000-3500.Se a 5DmkII custa 5000 reais, considerando que não se pagará impostos sobre ela, você tem de gerar em 2 anos um valor acima de 2000 reais "sobrando", para que ela seja justificada, isto é, o a mais que ela vai fazer voc~e ganhar deve ser de 2000 reais em dois anos.

Repito no "a mais", porque se o mesmo dinheiro puder ser obtido com uma Canon XT (só como exemplo radical), então o custo a mais é puramente gasto.

Desde que se saiba que é gasto e não investimento, tudo certo. As minhas são puramente gasto.


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2009, 18:14:05
Não é neura, é só curiosidade e necessidade de planejamento pra conseguir juntar um dinheirinho pra fazer esse upgrade.
Já tive problemas de limitações de MPx, por incrível que pareça, com a minha XTizinha.
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2009, 19:31:08
Não é neura, é só curiosidade e necessidade de planejamento pra conseguir juntar um dinheirinho pra fazer esse upgrade.
Já tive problemas de limitações de MPx, por incrível que pareça, com a minha XTizinha.




Limitação de MPx ? Olha, na boa, dê uma estudada em interpolação, artefatos, anti-alias e coisas do tipo, que no final você vai ver que a resolução não é tão importante assim.

Da uma lida nessa matéria: http://photomysteries.com/website/G10vsDP2.html

4.7 MP contra 15 MP





Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2009, 19:50:24


Limitação de MPx ? Olha, na boa, dê uma estudada em interpolação, artefatos, anti-alias e coisas do tipo, que no final você vai ver que a resolução não é tão importante assim.

Da uma lida nessa matéria: http://photomysteries.com/website/G10vsDP2.html

4.7 MP contra 15 MP


Discordo da tua colocação.. primeiramente que tu nem sabes dizer qual a finalidade que ela vai dar para o produto final (a foto feita), ela pode precisar de algo com maior resolção, se não não exsitiriam ff com tantos MPX... E fora que o link está comparando duas high-ends e não dslr's... E claro, resolção não é inversamente proporcional à qualidade de imagem...

« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 19:51:31 por Natão »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2009, 20:18:07
Discordo da tua colocação.. primeiramente que tu nem sabes dizer qual a finalidade que ela vai dar para o produto final (a foto feita), ela pode precisar de algo com maior resolção, se não não exsitiriam ff com tantos MPX... E fora que o link está comparando duas high-ends e não dslr's... E claro, resolção não é inversamente proporcional à qualidade de imagem...




Tá certo, fica combinado assim :D

Não se trata apenas da comparacão entre duas high-ends. Se você achou isso, entendeu muito superficialmente o que eu quis dizer. Sugiro que antes leia algumas coisas antes de falar esse tipo de coisa.

"resolção não é inversamente proporcional à qualidade de imagem"

E quem disse que era ou não era ? Resolução não tem NADA a ver intrinsecamente com qualidade da imagem. Primeiro que qualidade é subjetiva, segundo que se fosse assim, qualquer camerinha de bolso de 10MP seria melhor que, por exemplo, uma velha Olympus C5050Z de 5MP, o que não é bem assim. Idem para celulares. Muito mais importante que a resolução são os processos inerentes a geração do arquivo de imagem. A geração de um JPGEG por exemplo tem pelo menos 6 processos envolvidos e todos eles variam de fabricante para fabricante e mesmo entre modelos de um mesmo fabricante.

É muito mais sensato investir em uma câmera de menor resolução, que dê uma baita qualidade de imagem do que em uma de maior resolução, com resultado final pior, SE EVENTUALMENTE ELA NECESSITAR DE RESOLUÇÕES ULTRA-ALTAS. Eu disse SE NECESSITAR. Nem sempre achar é necessitar.

Fácil... Pegue uma Fuji Finepix S5 ou mesmo uma S3 de 6MP e compare com uma EOD-40D de 10MP . A da Fuji da uma lavada braba. Mesmo interpolando os 6MP para 10 , usando um lanczos 8x8 o resultado ainda assim sera melhor !

Uma boa referencia aqui: http://www.ddisoftware.com/sd14-5d/

Quanto o porque dos megapixeis, leia abaixo... Não sou fã do DPREVIEW mas esta metéria esta 100% correta.

http://www.steves-digicams.com/knowledge-center/the-megapixel-masquerade.html
http://www.steves-digicams.com/knowledge-center/interpolation-revisited.html


Bem são só sugestões e comentários. Claro que cada um tem o direito de achar o que deve.
Não leve a ferro e fogo o que eu falo ! É que eu costumo ser muito direto apenas... :D
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 20:39:02 por afshalders »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2009, 20:25:47

Tá certo, fica combinado assim :D

Ok :ok:, não que eu queira criar polêmica alguma, mas assim como tens uma 5D e acredito que faças excelentes usos dela, ela deve querer compartilhar desta qualidade...
Bem, eu até gostaria de ter uma 5D, claro! Mas meu uso, o gasto e tudo mais não compensaria, como disse o Ivan acima, não é investimento, é gasto!

Abs!