Autor Tópico: Dúvida sobre Prioridade à Abertura na Canon A710 IS  (Lida 2180 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Outubro de 2009, 16:27:23
Pessoal,

Costumo fotografar na maioria das vezes utilizando o modo Aperture Priority(Prioridade à abertura do diafragma), colocando o valor a abertura em seu valor máximo, ou seja, em f/2.8.
Tenho percebido através dos histograma das fotos na própria cam que, na maioria das vezes, a velocidade do obturador tem sido T=1/60.
Este valor muda, em algumas fotos, mas em grande parte delas fica isto aí mesmo.
Mais alguma informações sobre a mesma :

- Comprada ZERO na Itália, em dezembro/2007.
- Ùnico dono
- Aproximadamente 2.155 cliques

Gostaria de saber se isto é normal ou está acontecendo algum problema com a minha digicam ?
Agradece,

Max Carvalho
_________________
Max Carvalho
-------------------------------------------------
Canon Powershot A710 IS
2 cartões SD Sandisk de 2Gb
Carregador Eco-Mania com LCD e Refresh
4 pilhas SANYO ENELOOP de 2.000mAA
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2009, 16:35:26
Você deixa o ISO em modo automático?

No modo de prioridade de abertura sua câmera fará a escolha do tempo de exposição para acertar a fotometria da cena, se ela escolhe 1/60 é pq ela julga que essa combinação é adequada. Porém, existe mais uma variável que o ISO (sensibilidade), se estiver no modo automático é possível que ela busque sempre o tempo 1/60s e a sensibilidade adequada para o par com abertura F/2.8, garantindo que sua foto não sairá "tremida" e terá a menor granulação possível.

Abraços.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2009, 17:14:55
Amigo,

Eu costumo deixar o ISO em 80, mesmo em ambientes noturnos. Como sei das limitações da minha compacta, nunca me aventurei a usar ISOs acima deste.
Na realidade, eu até gosto de fotografia, mas me dedico muito pouco a ela. A maioria das fotos que clico com a minha A710 são fotos em reuniões de família, boa parte à noite, onde eu uso o ISO supracitado, vario um pouco a potência do flash(já que minha câmera permite isto),e quase sempre uso o modo Av.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2009, 19:23:17
Quando vc deixa no modo de prioridade de abertura com flash ligado ela programa em 1/60s mesmo. Nesse caso vc tem duas opções ou desliga o flash ou deixa no modo de flash slow.

Valeu


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2009, 09:30:29
Vero, tente desligar o flash.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2009, 14:14:45
Quando eu desligo o flash, ou as fotos saem escuras ou aumentam as chances de sairem tremidas.
Algumas alternativas que penso em utilizar :

* Flash slow (preciso até ver no manual da minha A710 se ela tem esse modo, não me recordo no momento)
* Diminuir a potência do flash (que na minha A710, segue a escala : -2, -1, 0, +1, +2)
* Usar um ISO um pouco mais alto, possivelmente o 100
* Mudar o modo da exposição, quem sabe usar o modo prioridade à velocidade do obturador, mas aí qual seria o T adequado para a maioria das situações que bato são fotos de festinha de família à noite

Vocês poderiam me sugerir alguma das opções supracitadas ?
Agradece,

Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2009, 20:23:30
Max,

Aumetar o ISO ate uns 400 no maximo e desligar o flash.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2009, 22:19:53
Muitas câmeras setam a velocidade 1/60s quando usa-se o flash em ambientes com pouca luz. Eu utilizaria a câmera no modo manual mesmo... Colocaria o ISO em 200 ou 400, f2.8 e tentava utilizar uma velocidade mais baixa, desde que os objetos fotografados não se mexessem muito rs
Instalei esses dias o CHDK, mas ainda nem tive tempo de testar direito. Mas vi que dá para colocar o flash na segunda cortina, o que ajuda já que as pessoas costumam sair andando depois do flash e acham que a foto já terminou rs


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2009, 12:11:35
Ontem fui em um casamento e leve minha velhinha para passear... A510  :D

Bati fotos a ISO 400 f/2.6 e velocidade 1/8... Ate que estava ficando apresentaveis as fotos...(claro, isto vistas do LCD... Abastraindo o ruído)
Mas depois de umas batidas de saque, wisky e cerveja... Só colocando a câmera em cima mesa para as fotos não saírem tremidas... Rs...

Usei o flah no low então.
Ae batia a ISO 400, f/2.6, 1/20 + flah no low... O suficiente para congelar as fotos estilo retrato... Pois da galera pulando e dançando... Só em 1/60 com flah no talo... e olhe lá ...  :D

Maxx, não existe milagre... Em ISO 80 deve sair tudo tremido... Suba para 200 ou 400.. Veja qual a velocidade que a câmera esta configurando (com as mãos bem firme e as pessoas paradas da bater fotos sem tremer em 1/8... Mais do que isto eu nunca consegui) ignore os ruídos e seja feliz...  :D
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 12:21:30 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ