Autor Tópico: Canon Powershot S90 - Mini Review  (Lida 14111 vezes)

majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #30 Online: 29 de Janeiro de 2010, 08:56:51
A minha chegou nessa semana.

No fim de semana, farei vários testes com ela e posto aqui o resultado.  :ok:

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #31 Online: 25 de Março de 2010, 15:58:16
Marcelo / majewsky, o que estão achando da S90?
Têm fotos em condições de pouca luz, ISO 800 ou superior, processadas do RAW para nos mostrar?

Abraços,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #32 Online: 25 de Março de 2010, 17:29:53
Marcelo / majewsky, o que estão achando da S90?
Têm fotos em condições de pouca luz, ISO 800 ou superior, processadas do RAW para nos mostrar?

Olá, Fábio.

Estou gostando muito dessa câmera. Ultimamente tenho usado mais ela do que a Sony Alpha A200 - até por conta da portabilidade, podendo deixá-la no bolso da calça.
Com relação as fotos com ISO alto, não me recordo de ter usado acima de 800. Segue abaixo uma ISO800, tirada em RAW e convertida (não costumo realizar ajustes no ruído).



Em breve, faço novas foto e publico aqui.

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #33 Online: 25 de Março de 2010, 19:34:21
Assim como o colega majewsky também estou gostando muito da câmera, Fabio.

O f2.0 faz uma diferença enorme, fui aprender isso somente na prática.

A foto abaixo por exemplo foi tirada em f2,0; 1/60 e ISO800. Na maioria das outras compactas, ou até uma G11, se fosse usado uma abertura menor (f2,8 ou f3,2) o ISO teria que subir para 1600 comprometendo bastante a foto.
Ou então teria que aumentar o tempo de exposição deixando provavelmente a foto borrada.


Até ISO800 dá para usar na boa, vem bem limpo mesmo. ISO 1600 já começa a complicar, não achei nenhuma foto para mostrar, mesmo porque tento não usar.


Pontos negativos:
- O raw @28mm vem com uma deformação barril muito forte, e não tenho saco para ficar corrigindo isso em toda conversão. Por isso tenho usado bastante jpeg, que já faz a correção na própria câmera.
Só quando o assunto é mais interessante, uso raw + jpeg, porém se a foto tá boa, apago direto o raw.

- A aberração cromática incomoda às vezes, porém como não conheço outras compactas, não saberia falar se é melhor ou pior. Mas incomoda.



Enfim estou bem contente, excelente câmera para o dia a dia, rápida e bem compacta. O anel giratório programável na lente foi uma excelente sacada, show de bola.
O jpeg entregue é excelente, tratamento de ruído muito bom, pouco destrutivo e deixando os valores de saturação/contraste/nitidez bem baixos, consegue-se bons resultados no pós-tratamento.

Recomendo :ok:
Deutschland

Flickr


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 26 de Março de 2010, 00:01:07
Caramba,
Eu me apeguei tanto na informação que a S90 e a G11 tinham o mesmo conjunto optico e sensor que nem percebi que isso não era verdade... a lente da S90 é, de fato, mais clara que a da G11 (2,8-4,5 contra 2,0-4,9). Ao menos o range da G11 é um pouco maior 28-140 contra 28-105, mas não sei se vale à pena.
Mas estou muito satisfeito com a G11... não me arrependo.
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #35 Online: 26 de Março de 2010, 08:10:50
Obrigado Majewski e Marcelo. Estou pensando em comprar uma compacta e aí surge a dúvida: G11 ou S90?
Como a S90 é menor, seria uma mão na roda quando não podemos/queremos fotografar com uma DSLR.
Gosto de fazer trilhas, fotografar paisagens, cachoeiras. O filtro ND interno da G11 seria uma beleza para isso.
Por outro lado, a portabilidade da S90 também é um fator importante.
Gostei dos exemplos que postaram. Foto em ISO alto é algo que faço com frequência por não gostar muito de usar flash.

Abraços,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 26 de Março de 2010, 11:08:05
Eu achei uma pena a Canon não ter caprichado no modo de vídeo dessa S90. Se ela tivesse um modo de vídeo HD, com zoom e AF eu não teria comprado a Pana ZS7.


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 26 de Março de 2010, 11:15:21
Como funciona o filtro ND da G11? Em que situações ele seria recomendável? Eu vi que tem esse recurso mas nunca utilizei, a pergunta pode ser idiota, mas se alguém puder ajudar...
Obrigado
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #38 Online: 26 de Março de 2010, 12:18:17
Como funciona o filtro ND da G11? Em que situações ele seria recomendável?

O filtro ND serve para situações onde, mesmo com a menor abertura e ISO possível, há a necessidade de velocidades mais baixas.
A graduação do ND (2x, 4x) indica quantos "stops" você precisará alterar para ter a mesma fotometria.
Acho que esse recurso não está disponível na Canon S90. Porém eu adquiri um adaptador, que me permite o uso de filtros 37mm. Já tenho o UV, o PL, o ND 4x e um de White Balance.
Pena que o adaptador ainda não chegou, então não pude usar esses filtos ainda. :(

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #39 Online: 26 de Março de 2010, 12:22:39
Eu achei uma pena a Canon não ter caprichado no modo de vídeo dessa S90.

Concordo com você Leandro Federnosi.
Por outro lado, também entendo o posicionamento da Canon. Essa câmera é voltada para amadores avançados ou profissionais que buscam um portabilidade que a DSLR não proporciona.
Esse público não tem interesse no modo vídeo da câmera, e sim na qualidade de imagem e flexibilidade de controles que ela proporciona. O mesmo se aplica a Panasonic LX3.
Eu estou satisfeito com o modo vídeo dela, devido ao pouco uso que faço dessa função e ao fato de que a minha outra câmera - Sony Alpha A200 - não possui esse modo disponível.

[]s,
« Última modificação: 26 de Março de 2010, 12:24:05 por majewski »
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #40 Online: 26 de Março de 2010, 12:47:32
Mas a LX3 grava vídeos em HD se não me engano.
De qualquer forma, seria bom se a S90 gravasse também mas pra mim não é essencial.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #41 Online: 26 de Março de 2010, 12:51:54
Como funciona o filtro ND da G11? Em que situações ele seria recomendável? Eu vi que tem esse recurso mas nunca utilizei, a pergunta pode ser idiota, mas se alguém puder ajudar...
Obrigado

Por exemplo, você quer fotografar uma cachoeira com o efeito de véu (borrada pelo movimento da água registrado).
Só que o sol está forte. Você ajusta a câmera para o menor ISO e menor abertura de diafragma mas, mesmo assim, o fotômetro
marca um tempo de exposição que não é suficiente para se obter o efeito de véu na água, por exemplo, 1/50s.
Com um filtro ND, diminui-se a quantidade de luz que entra pelas lentes. Desta forma, pode-se aumentar o tempo de exposição
e você consegue o efeito de véu na água.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 26 de Março de 2010, 13:33:53
Majewski e Fabio Yamauti,
Obrigado pela ajuda. Vou passas a usar este filtro.
Abraços.
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #43 Online: 26 de Março de 2010, 14:13:47
Por exemplo, você quer fotografar uma cachoeira com o efeito de véu...

Esse é o exemplo mais comum para uso do filtro ND. Veja o resultado de uma foto sem e com o tal filtro:



Porém, esse filtro tem uma característica que eu considero muito interessante: como ele reduz a entrada de luz, é possível usar aberturas maiores e controlar a profundidade de campo. :D

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 26 de Março de 2010, 15:06:11
Esse é o exemplo mais comum para uso do filtro ND. Veja o resultado de uma foto sem e com o tal filtro:



Porém, esse filtro tem uma característica que eu considero muito interessante: como ele reduz a entrada de luz, é possível usar aberturas maiores e controlar a profundidade de campo. :D

[]s,

 :ok:
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"