Autor Tópico: Canon Powershot S90 - Mini Review  (Lida 14054 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Online: 29 de Outubro de 2009, 10:37:17
Finalmente comprei uma compacta! Desde 2005 que nao tinha uma, só usava a câmera do celular que tá longe de ser bom.
O fato de ter que levar minha DSLR para todos os cantos sempre me incomodou, porém nunca encontrei uma compacta “completinha” que me agradasse para comprar.

E agora finalmente a Canon lancou uma câmera que me convenceu!
A categoria G10/G11/LX3 é excelente, porém acho um pouco grande para levar no bolso. E a S90 chegou justamente para preencher a lacuna entre essa categoria e as super-compactas.
Ou seja, uma compacta com vários recursos interessantes para os verdadeiros amantes da fotografia.

Principais características:
- 28-105mm
- 10 Mp.
- Sensor “grande” para uma compacta: 1/1.7." (CCD)
- Lente estabilizada (IS) e clara: f2,0-f4,9
- RAW RAW RAW ! ! !
- Modo manual completo
- LCD 3” 461.000 pixels (100% coverage)
- Compacta! 100.0 x 58.4 x 30.9mm / 195g (com bateria)
- Saída HDMI para ligar na TV
- Nao precisa de lens cap : )
- Compatível com cartoes SDHC (bom para quem fotografa em raw)
- Boa autonomia da bateria (aprox. 300 fotos)

O corpo é de metal, bem acabado, menu típico Canon, fácil acesso a todas as funcoes.

Andei lendo que a principal melhoria no sensor nao foi somente para uso em ISO´s altos e sim no ISO base. Numa compacta básica, é possível ver ruído até em ISO100, agora esse problema acabou. Indiretamente, lógico, houve uma melhora significativa em ISO´s altos.

O que achei muito bacana é o anel tipo catraca no corpo da lente, que é totalmente programável para cada modo (P, Av, Tv, M).
É possivel programar para controlar o ISO ou foco manual ou zoom ou compensacao de exposicao.

Por exemplo:
No modo “P” controlar a exposicao
No modo “Av”, a abertura.
No modo “Tv” a velocidade
No modo “M”, a abertura ou velocidade e no dial na parte de trás da câmera você pode também controlar a abertura ou velocidade. Ou seja, uma compacta com dois dials!! Isso nao se encontra nem nas DSLR´s de entrada.

Na parte de trás tem ainda um botao programável “S”, que no meu caso deixei para ajustar o ISO.

Dessa forma, todas as funcoes da câmera estao sempre a mao e com fácil acesso. Nao é necessário entrar no sub-sub-sub menu para ajustar algum parâmetro.

Nem tudo é perfeito...
Pontos negativos:
- Dial na parte superior da câmera mal posicionado/ pode quebrar fácil. Já li alguns relatos no dpreview.
- Nao filma em HD. Uma pena, pois hoje a maioria das compactas já tem essa funcao.
- Nao tem visor ótico. Também uma pena, bom para fotografias mais sérias e para economizar bateria.
- O pior, nao tem o formato 3:2 na própria câmera. Somente 4:3 e 16:9. Triste isso.
Nao gosto do formato 4:3, vou ter que fazer uma action no PS para resolver isso.

Enfim estou satisfeito, vamos ver na vida real como ela se comporta!
Em breve, lógico, várias fotos!

 :ok:







Panasonic LX3 vs. Canon S90 (a G10/G11 é ainda maior!)
Deutschland

Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2009, 11:02:34
Marcelo parabens  :clap: :clap: :clap:

Essa câmera é um show a parte, tenho pensado bastante em pegar uma também, inclusive tenho visto algumas imagens dela na net e estou achando uma das melhores imagens gerada por uma compacta de sensor pequeno.

E agora estava vendo a imagem que vc postou, ela consegue ser bem menor que a LX3, show.

Vc pegou pela B&H?

 


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2009, 11:15:03
Valeu Leandro!

Comprei aqui: http://www.foto-erhardt.de/canon-powershot-s90-is-p-11130.html?ref=idealo

Ainda usei um cupom-desconto de 7% que ganhei de um amigo :)
Deutschland

Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2009, 11:48:26
Legal Marcelo....Existe uma compacta que também gosto que é a Fujifilm F200EXR, a imagem é muito boa, mas infelizmente não tem RAW.

Eu na verdade tenho várias dúvidas sobre o que comprar no futuro, pois além querer portabilidade, também gostaria de um bom modo de vídeo, então eu teria a opção de comprar uma compacta de sensor pequeno (S90 ou LX3), mas mantendo a minha D40 ou comprar uma Micro 4/3 e eliminar a reflex e a compacta, unificando em um único corpo, porém com a portabilidade pior do que uma compacta como a S90 ou a LX3.

Além disso tenho a esperança de uma compacta com sensor do tamanho do sistema 4/3 ou até um pouco menor, com uma lente com range e abertura da LX3, features completas e um excelente modo de vídeo. Se isso ocorrer também poderei eliminar a reflex, mesmo que essa compacta seja um pouco maior que a LX3.

Enquanto a dúvida persistir mantenho os atuais hardwares...rsrs

Valeu
« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 11:50:15 por Leandro Federsoni »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2009, 13:23:42
Parabéns. Muito interessante essa compacta.
Agora é esperar para ver as fotos.
Poste aqui mesmo para que possamos acompanhar.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2009, 18:50:49
Hoje fui fotografar pela primeira vez com a câmera. Tirei 8 fotos!
Todas em raw e variando o modo "P" e "A". Gostei do resultado, entrega um raw de gente grande.
Tá, a lente tem limitações, apesar de ser f2, as bordas não são lá essas coisas e uma CA considerável. Vou ter que aprimorar meus conhecimentos no PS.
Mas não sei se é muito ou pouco, o fato de estar acostumado com DSLR me deixou "mimado". rs.

Interessante que a câmera no modo automático tende a usar a maior abertura possível, chegando até em f2. Dessa forma ela usa o menor ISO possível, melhorando consideravelmente a qualidade das fotos.
Só tenho que tomar cuidado às vezes com a profundidade de campo.

Seguem 4 de hoje, aproveitando o outono:
Conversão tosca no ACR...

1.


2.


3. ISO 800


4. ISO 800, testando o desfoque. Até que gostei do resultado :)


Deutschland

Flickr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2009, 23:03:37
Parabéns pela aquisição!

Ficou muito bonita esta última, Marcelo! Posta um crop 100% pra analisarmos melhor o ruído porque neste tamanho é inexistente :D


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2009, 18:59:25
Marcelo, começou muito bem...otimas fotos. :clap:

Já está conseguindo diferenciar onde será necessário levar a DSLR no lugar da S90?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:02:56
S90 para uso de até ISO 800 e/ou DoF longo (que não seja evento pago, pois o tamanho da câmera faz parte do que o cliente pagou...).
Fora isso, DSLR.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:12:20
S90 para uso de até ISO 800 e/ou DoF longo (que não seja evento pago, pois o tamanho da câmera faz parte do que o cliente pagou...).
Fora isso, DSLR.

Interessante é que deve ter muitos usuários que depois que compra uma compacta desse nível acaba deixando a reflex encostada...rsrs


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:36:51
Certamente.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:57:55
Pedro,
Segue um crop 100% dessa última foto. O ruído tá lá sim.

ISO 800 f4.9 1/40

Tirada em RAW, só converti no ACR para jpeg. Não apliquei absolutamente nenhum tratamento.
Sinceramente não gostei muuuuito, porém não considero como referência, pois estava andando de bike, parei e fiz a foto. Certamente tremi no momento do click.
Posso fazer mais testes depois com tripé e mais calma.

Temos que considerar também se eu tivesse feito em jpeg, a própria câmera aplicaria redução de ruído. Na conversão do raw eu não mexi em nada.

Deutschland

Flickr


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2009, 20:07:01
Marcelo, começou muito bem...otimas fotos. :clap:

Já está conseguindo diferenciar onde será necessário levar a DSLR no lugar da S90?

Valeu Leandro :ok:
Cara, com duas crianças pequenas correndo de um lado e do outro vai ser difícil eu me livrar da DSLR :)
Essa S90 eu comprei para deixar na minha mala do trabalho e levar para todo canto. Nos finais de semana levar junto comigo para onde eu for.
Enfim é uma câmera para ter sempre a mão.
Outro lance é que pretendo fotografar mais na rua e converter para PB, dá para explorar bem esse lado.

Mas como eu disse, estou ainda "mimado" com uma DSLR e, claro, o nível é outro.
Porém o tamanho e portabilidade dessa S90 pode me proporcionar fotografias que seriam impensáveis com uma reflex. Estou curioso com o que vai sair :)

:ok:
Deutschland

Flickr


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2009, 13:25:25
Fala Marcelo, acabou o review, eu quero é mais?! :D

Parbéns pela câmera e boa sorte.
Alexandre Paradela


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2009, 20:57:56
Eu tbm estou aguardando por mais notícias da S90... tô em dúvida entre a S90 e a G11, a diferença de preço é pequena, o problema é que há algumas diferenças consideráveis entre elas. A lente da S90 é mais clara, em compensação tem um range menor. A G11 é grande e pesada, não sei se o range pouco maior compense a escolha. Sapata pra flash e viewfinder não é algo que, pra mim, não faz tanta diferença no dia-a-dia...
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"