Autor Tópico: Foco Automático x Foco Manual  (Lida 4327 vezes)

Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Outubro de 2009, 17:56:43
Bom, minha experiência em fotografia é com SLR de filme, uma Olympus OM-1, com foco manual, claro. Nunca tive problema com isso, uma vez que fotografia pra mim é hobby e não tenho costume de fotografar muita ação, onde tenho que ser rápido no gatilho, ou seja, pra mim é um prazer ficar focando. Além do mais as Zuiko que possuo são de construção maravilhosa, boas de focar.

Raramente fotografei alguma festa(churrasco, por exemplo), mas sempre pensando em poucas fotos e não em fazer uma "cobertura" do evento. Então, podia ficar focando sem problemas.

Recentemente entrei para DSLR e constatei uma dificuldade enorme em usar o AF. Primeiro que passei a fotografar mais em movimento e momentos rápidos, uma vez que digital é muito mais fácil (se não ficar bom é só apagar, ali, na hora mesmo). Segundo que também não usava flash na minha SLR de filme e agora tenho esse recurso, apesar de não gostar e não saber usar muito bem (sei que AF no escuro é mais complicado). Terceiro que uso a lente do kit que, também já sei, não é dos melhores AF.

Os meus problemas com AF são:
- Falta de precisão. Principalmente quando tenho dois campos e quero fazer bokeh em um deles. O AF nunca acerta o que eu quero...rsrs Então, tenho que centralizar no alvo do foco (optei pelo AF centralizado na cam, pois os demais faziam mais confusão ainda) e só depois pensar em enquadrar, o que pra mim está sendo muito complicado e chato, pois normalmente a primeira coisa que me vem numa foto é encontrar um bom enquadramento e depois o foco:S. Isso não funciona nos momento que mais precisaria do AF, pois depois de focar e encontrar o enquadramento o objeto já saiu do lugar e perdeu o foco :S
- Lentidão. A lente do Kit é muito lenta mesmo, se comparada com outras tops? Tenho que pressionar o shutter até a metade, caso não focalize tenho que solta-lo e repetir o procedimento novamente. É assim mesmo ou a minha lente está com problemas?
- Outro ponto, quando uso o modo video é impossível usar AF, ele se perde toda hora...

Bom, se alguém chegou a ler até aqui.. rsrs.. Ai vai minha dúvida: Será que terei que aprender a lidar com AF? Existe técnica pra AF ou isso deveria acontecer naturalmente? Será que é culpa do meu equipamento?

Continuo a preferir foco manual, porém o foco manual da lente do Kit da Canon 18-55mm é muito pequeno e parece frágil, o que está me incomodando muito...

Desde já agradeço!! Abraços,

Leandro
« Última modificação: 30 de Outubro de 2009, 17:59:54 por lealves »


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2009, 18:19:55
lealves,

Acho que o principal problema encontra-se na qualidade da AF da sua lente. Tenho uma lente 50mm 1.8 que geralmente tem AF lento e confuso nas situações de baixa luminosidade, embora se comporte bem quando ocorre o contrário.
Já a outra lente 100-400; tem foco rapidíssimo, a uso para fotografar aves e por isso a veloidade do AF neste caso é muito importante.
Mas sendo bem sincero, já me adaptei a lerdeza da cinquentinha, o resultado compensa qualquer desapontamento.
Em relação aos pontos de foco, antes fazia como vc faz, usando o central e depois reenquadrando, mas depois de estudar e praticar, aconselho usar os demais pontos de focos disponíveis, isso lhe dará melhores resultados.
Recentemente, fiz o caminho inverso que vc fez, ou seja, comprei uma OM1... Estou achando foco manual muito difícil :hysterical: :hysterical:

Espero ter ajudado.

Abraço


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2009, 19:06:26
Lealves, o foco da lente do kit não é rápido como o de uma lente top, mas também não e dos mais lentos. Tem lentes bem mais caras que ela com o foco tão ou mais lento.

Tuas dificuldades parecem ser porque gosta de uma fotografia mais "apurada", se é que esse é o termo correto, escolhendo precisamente o que ficará em foco e o que sairá desfocado. Para fotografar assim, aconselho vc a aprender a usar os pontos de foco. É muito rápido depois que se pega o jeito :) E depois que pegar a manha, compre uma 50mm f/1.8. Aí sim poderá brincar bastante com desfoque.

E se gosta mesmo de foco manual, pense em comprar uns adaptadores M42 com confirmação de foco e umas lentes M42 antigas. Uma das grandes vantagens da Canon é permitir o uso destas lentes com adaptador. E existem excelentes lentes a preços bem razoáveis.


PS: Só para completar. O AF da tua lente e cam está OK, qualquer digital funcionará assim, algumas lentes tem foco mais rápido, outras mais lento principalmente com pouca luz. Mas o sistema de AF é assim mesmo, meio shutter para encontrar o foco. É uma questão de se adaptar.


Abçs

« Última modificação: 30 de Outubro de 2009, 19:09:52 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2009, 19:27:32
E já adiantando o que o Alexandre disse sobre adaptadores, se tu possuir as objetivas zuiko ainda, dá para utilizá-la com adaptadores OM para Canon eu tenho um, mas só tenho uma objetiva.. comprei mais as m42. Mas vale a pena para quem tem essas objetivas ainda, bem se te interessar a gente pode negociar ele, ele tem confirmação de af...


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2009, 20:45:26
Ricardo, muito obrigado. Acho que o maior problema e da lente mesmo. Muito boa essa de seu caminho inverso.. hahaha

Alexandre, obrigado tambem. Acho que o caminho sera aprender melhor a explorar o AF. Ja li bastante sobre a 50mm f1.8, hoje mesmo quase dei um lance no ML. Mas um cara desistiu de comprar uma zoom das minhas zuiko e a grana nao entrou.

Natao, nao e de hoje que vc me conveceu a comprar um adaptador... hahah. Em breve vou olhar um sim, me manda uma MP. Dai fico com minha cinquentinha 1.4 zuiko... show!

Abracos galera. Valeu pelas respostas! Desculpe pela pontuacao do texto, mas formatei o computador e ainda nao configurei o teclado :)