Autor Tópico: Revelaram meus cromos com o processo C-41. E agora?  (Lida 2475 vezes)

Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Online: 29 de Outubro de 2009, 16:30:51
Será que posso transformá-los em slides ainda, depois disso? Será possível fazer ampliações coloridas a partir dessa "revelação" inadequada?

Os negativos também vieram com ranhuras. Isso é causado pelo quê? Pelo minilab? Há arranhões que vão de um lado a outro do negativo, em linha reta. Como consertar isso, se é que se pode fazer mesmo alguma coisa, quando isso ocorre?

Observei que eles estão escaneando os negativos e imprimindo a partir dessa digitalização. Onde se pode encontrar um Mini-Lab ótico, sem intermediação de computadores?



albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2009, 17:45:02
E agora? Pega uma 38 e vai atrás do infeliz que revelou seu filme...  >:(

Bom, sobre as questoes:

Citar
Será que posso transformá-los em slides ainda, depois disso? Será possível fazer ampliações coloridas a partir dessa "revelação" inadequada?


Eles ainda são slides, porém foram revelados no "processo cruzado", isso vai alterar as cores e o contraste, o que as vezes da resultados interessantes. E sim, ainda é possivel fazer ampliações, mas lembre-se de que o processo para ampliar cromo diretamente chama Cibachrome, e é bem complicado e caro, além de serem poucos os que o fazem. Hoje em dia o jeito mais fácil de ampliar cromo é imprimi-los mesmo, a partir de digitalização.

Dá uma olhada aqui pra ver mais sobre o processo cruzado: http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=43626

Citar
Os negativos também vieram com ranhuras. Isso é causado pelo quê? Pelo minilab? Há arranhões que vão de um lado a outro do negativo, em linha reta. Como consertar isso, se é que se pode fazer mesmo alguma coisa, quando isso ocorre?

Mais um motivo pra pegar a 38...  :assobi:
Isso é do minilab sim, a não ser que foi algo na sua câmera que danificou a película no avanço do filme. Se isso nunca aconteceu antes é provavel que seja do lab sim. Não tem muito jeito de consertar isso, o jeito é escanear e arrumar no Photoshop mesmo.

Citar
Observei que eles estão escaneando os negativos e imprimindo a partir dessa digitalização. Onde se pode encontrar um Mini-Lab ótico, sem intermediação de computadores?

Com cromo é aquilo que eu te falei. Ou fazem isso ou você acha alguém que faça Cibachrome, e vai pagar beeeem caro.
Pra PB existem pessoas que fazem manualmente, mas também é caro, em torno de 10 a 15 reais uma 15x20.
Já colorido eu acho que os minilabs fazem normalmente, mas não tenho certeza.

Espero ter ajudado, e se posso dar mais uma dica: Troque de Lab!  :ok:
« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 17:48:21 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2009, 17:52:21
da pra escanear e tentar consertar


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2009, 19:16:51
Obrigado pelas respostas. Poderiam me indicar algum scanner de negativos bom o bastante para que consiga evitar os labs de Brasília? Já li que fazer em casa sai mais caro, mas prefiro pagar mais a ficar pagando mico pela falta de preparo dos nossos "técnicos".
« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 19:18:19 por Demian »


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2009, 19:38:28
O pessoal fala que o melhor custo benefício é o HP G4050. Muita gente aqui do fórum tem, dá uma pesquisada depois. É razoável para 35mm e bom para Médio Formato. 
Eu uso o Epson 4990 Perfection. Dá uma olhada nesse Cromo que eu escaneei nele;
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=37297.0
E realmente, vale muito mais fazer em casa do que mandar no lab. Você tem muito mais controle e não gasta uma fortuna a cada rolo.
Abraço!
"Film is not dead, it just smells funny."



Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2009, 19:16:21
Caramba, que diferença dos seus cromos pras fotos digitais! E depois ainda acham que digital é melhor... Convenhamos!
Sem abusar da sua boa vontade, será que poderia me indicar uma boa impressora caseira também, que possa rivalizar com as dos mini-labs e que faça impressões de até 15X21?


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2009, 13:51:50
Cromo escaneado fica uma beleza, cores, contraste, nitidez. É uma delícia.
Não está abusando não, mas acho que não posso te ajudar. Não conheço muito de impressoras, mas aqui no fórum tem uma seção só pra isso, talvez o pessoal lá possa te dar uma ajuda melhor.  :ok:
"Film is not dead, it just smells funny."



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2009, 17:47:40
Tentar recuperar cromo revelado em processo cruzado é uma tortura. Até dá, mas a saturação fica muito comprometida. Já aconteceu comigo...
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS