Autor Tópico: Alguem saberia identificar esse mount?  (Lida 1644 vezes)

Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Dezembro de 2009, 00:37:06


Seria Pentax K, Canon FD?

Eu não tenho idéia... aproveitando o embalo, caso seja Pentax K, existiria algum adaptador K --> M42? pq o inverso existe...

Valeu!
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2009, 09:09:43
Tenho uma Canon FTb (Quick Load) e nela uma FD 50mm, 1:1.4, S.S.C. e a baioneta dela é diferente desta que vc está mostrando. Aliás, que lente é essa (marca/modelo)?

Sobre o adaptador, a lente M42 cabe com folga dentro do corpo baioneta K, por isso, o adaptador nesse caso é perfeitamente possível de se fazer. Tanto que ele existe aos montes por aí. Já o contrário, não. Isto é, o diâmetro do encaixe na lente da baioneta K mede em torno de 44,5mm e, deste modo, não cabe "dentro" do corpo M42.

Não estou dizendo que ele não existe − não tenho conhecimento disso − mas caso tenha sido fabricado por alguém, é bem provável que ele tenha aquele famoso problema de foco no infinito uma vez que estando "fora do corpo" fica alterada a distância focal da lente. Exatamente o que ocorre com alguns desses adaptadores, sem elemento ótico, para mount Nikon.

A respeito da medida que citei da baioneta K, leve em consideração:
  • Estou usando um paquímetro de marca e qualidade duvidosos (é um Vonder);
  • Sua precisão é de 0,05mm mas eu já tenho dificuldade para enxergar o nônio (ou vernier) direitinho;
  • Para efeito de ilustração, essa precisão centesimal citada no instrumento pra mim é até exagero além  de não ser necessário sequer entrar nos décimos de milímetros para o simples comentário que faço;
  • E por fim, não tenho experiência alguma com mecânica de precisão, então, o paquímetro usado me serve apenas para os quebra-galhos domésticos.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2009, 09:27:28 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582