Autor Tópico: Acho que estou doente... (estou com GAS)  (Lida 12092 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Novembro de 2009, 20:27:04
(...)No mundo analógico, como o Guto e o Elmo citaram, parece-me que essa acolhedora recepção independente das marcas entusiasma o ingresso de novos adeptos. Há outros fatores, sem dúvida, mas esse também poderia ser mais um, não?(...)
Sem dúvida, Mitsuo. Além disso muitos novos adeptos ao sistema analógico só tiveram o primeiro contato com fotografia pelo digital. Para muitos esse tal de filme é "novidade"...hehehehe. Alguns que começaram com filme, abandonaram devido às exigências mercadológicas e facilidades do digital e agora estão voltando. Pelo entusiasmo. Existem os radicais que brigam com unhas e dentes defendendo a pelílula. A velha e batida questão filme x digital que não acaba nunca. Tem de tudo nesse meio, não é mesmo?! Mas o mais importante é que os adeptos do analógico gostam mesmo dessa coisa poética do retrô além de fotografar, claro. Eu pelo menos adoro. Além desse romance, aprecio muito a qualidade das imagens feitas através do filme. Gosto da fidelidade das cores, texturas e até das granulações originadas pelo filme além das câmeras como já disse.
O digital é mais prático...mais seco, eu diria. Talvez por isso surgem tantas discussões acaloradas (paradoxalmente). Discussões muito técnicas e por vezes, pesadas. Às vezes extrapolam tanto que beiram o ridículo. Há uma preocupação excessiva com a perfeição. Fruto da tecnologia que vivenciamos. Eu também sou adepto da tecnologia mas adoro andar na contra mão de vez em quando e é bom saber que tenho amigos que seguem o mesmo caminho.
Abraços
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 20:28:56 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Mitsuo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 11 de Novembro de 2009, 21:24:47
Eu também sou adepto da tecnologia mas adoro andar na contra mão de vez em quando e é bom saber que tenho amigos que seguem o mesmo caminho.
Abraços

Acho que o importante é, após as avaliações, estar convencido da escolha. E como essa parece-me ser uma boa escolha, se um dia for para o filme acho que saberei em que porta bater. Um abraço.


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #32 Online: 23 de Dezembro de 2009, 00:22:42
Abri o meu armário outro dia e vi que tenho exatamente 14 câmeras analógicas (de filmes) e 2 câmeras digitais. Como já havia lhe dito, pensei em vender algumas porque não estava usando todas. Não fotografo muito e quando o faço tenho preferência pela Oly OM-1, então fica difícil usar todas.

Acho que isso já caracteriza GASEA: Gear Acquisition Syndrome em Estado Avançado... :ponder: :hysterical:

Brincadeirinha hein Guto. :ok:

Abraços
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2009, 00:36:13 por Barboza »


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #33 Online: 24 de Dezembro de 2009, 08:07:08
Essa semana acabou o meu desumidificador e já estou a ponto de ter um enfarto, só de pensar na possibilidade de um funguinho desgarrado que não tem o que fazer, pousar em alguma câmera...
Este ano, deixei meio de lado a fotografia para se dedicar ao trabalho (que por aqui brota feito tiririca) mas, como não posso cuidar de todas, namoro uma de cada vez...(esta semana estou "ficando" com a F-1) segunda feira eu troco de namorada...hehe
Por falar em paixões paralelas, tenho outra paixão incurável pelas ferramentas...aqui em casa ou no trabalho, pra qualquer lado que se olhe tem ferramenta. Até o barzinho virou prateleira de limas, chaves, serras, formões...e por aí vai
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2009, 08:09:08 por Arnaldo Tomazetti »


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #34 Online: 24 de Dezembro de 2009, 09:30:20
Eu também to contaminado por essa estranhaaa loucura, doença ou seja lá o que for :hysterical: Também to a dias a procura de mais uma analógica pra compra e já tenho uma trip como certa e e outra quem sabe seja uma Olympus OM-1,2...10. Puts to ferrado :D Vo te que arruma outro emprego pra banca essa parada  :hysterical: Ainda mais agora empolgado por causa do projeto do Elmo e depois de ler todo o tópico que o Guto abriu sobre a Trip. Eu iaaaaa compra um digital, mas essa vai espera um pouquinho  :hysterical: Mas isso tudo é muito bom e to aprendendo muito mais do que imaginava.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #35 Online: 24 de Dezembro de 2009, 14:57:13
Já fiz minha lista de planos para 2010. Olympus OM1, Rolleiflex, Conon EOS30, Nikon FM2....... Ai meu GAS
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #36 Online: 24 de Dezembro de 2009, 17:25:10
Por falar em paixões paralelas, tenho outra paixão incurável pelas ferramentas...aqui em casa ou no trabalho, pra qualquer lado que se olhe tem ferramenta. Até o barzinho virou prateleira de limas, chaves, serras, formões...e por aí vai
Esse "GAS" por ferramentas eu também tenho (e já é antigo).
Com câmeras ainda não, mas fico preocupado do negócio evoluir... :assobi:
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2009, 17:25:40 por Barboza »


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #37 Online: 24 de Dezembro de 2009, 19:05:21
Esse "GAS" por ferramentas eu também tenho (e já é antigo).
Com câmeras ainda não, mas fico preocupado do negócio evoluir... :assobi:
Olha! na dúvida é melhor certificar-se que depois vc consegue viver sob esta síndrome! rsrsrs
Pois ainda não foi inventado um antídoto.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 26 de Dezembro de 2009, 15:44:57
Vocês são loucos -risos.

Atualmente tenho uma única câmera de filme, uma Canon EOS 500N, e quase não uso. Meu modelo ideal é ter uma só câmera por vez e usá-la exaustivamente. Em todas as vezes de minha vida em que tive uma só câmera à disposição, minha fotografia melhorou porque não fiquei me distraindo com outras coisas.


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #39 Online: 27 de Dezembro de 2009, 15:25:43
Faz sentido o que o Ivan disse, mas com tantas coisinhas lindas precisando do calor das nossas mãos, quem é que consegue ser monogâmico? :D

No meu caso ainda não fui acometido por esse "mal" simplesmente por causa das "restrições orçamentárias".

Tenho a Olympus Trip (que estou utilizando bastante) e as Pinholes, sem contar a "saboneteira" digital. Consegui me convencer de que será suficiente quando, além dessas, eu puder ter uma Rangefinder, uma SLR e uma TLR (uma só de cada tipo). Seria um GAS sob controle, se é que isso é possivel...

E, Ivan, caso decida aposentar de vez os filmes e precise de alguém para cuidar e manter a EOS 500N na ativa é só dar um toque que estamos aí... :assobi:

Abraços a todos
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2009, 15:39:56 por Barboza »


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #40 Online: 27 de Dezembro de 2009, 16:01:06
Eu tenho a Canon 500N. Foi a minha segunda SLR. Apesar de ser toda de plástico, gosto demais dela. Se arrumar uma lente do tipo 28-200mm fica perfeita para viagens sem ter que ficar trocando lente toda hora. Muito boa mesmo.
Barboza com tantas "criancinhas"perdidas nesse mundo eu sou daqueles que gosta de adotar. então eu adotei a minha Zenit, a minha Canon, a Olympus trip.... Troque seu cachorro por uma maquininha abandonada rs rs rs
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #41 Online: 27 de Dezembro de 2009, 18:04:58
Vocês são loucos -risos.

Atualmente tenho uma única câmera de filme, uma Canon EOS 500N, e quase não uso. Meu modelo ideal é ter uma só câmera por vez e usá-la exaustivamente. Em todas as vezes de minha vida em que tive uma só câmera à disposição, minha fotografia melhorou porque não fiquei me distraindo com outras coisas.

Ivan,

No meu caso, justifico com o óbvio. Como não tenho talento - nem pretendo e sempre assumo - como fotógrafo, prefiro as câmeras à fotografia em si. Às vezes gosto de vê-las fazerem o que se propõem, mas sempre no meu limite. Hoje me considero sim colecionador de câmeras, mas fotógrafo não. Sou é professor de Cálculo e meu brinquedo é limpar as princesas.

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2009, 18:05:46 por Elmo »


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 27 de Dezembro de 2009, 21:42:25
Hoje me considero sim colecionador de câmeras, mas fotógrafo não.
Vamos lá Elmo, não seja tão modesto, vc produz belas imagens que eu já vi. :ok:
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2009, 21:45:10 por Naiberg »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #43 Online: 28 de Dezembro de 2009, 21:33:03
Vamos lá Elmo, não seja tão modesto, vc produz belas imagens que eu já vi. :ok:

Também já vi. É só retórica -risos.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #44 Online: 29 de Dezembro de 2009, 04:10:51
Também já vi. É só retórica -risos.

Como é bom ter amigos... fotografo tão bem quanto uma Ema grávida.  :no:

Mas enfim, a GAS existe independente da fotografia em si. Isso comprava-se pelo fato de que não hesito em comprar uma velhinha 4x4 mesmo que não tenha mais filme para a mesma. Ou seja, ela na minha mão não vai produzir nada mesmo, mas fica um charme na prateleira.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2009, 04:13:34 por Elmo »