Autor Tópico: Dúvida cruel e pouco dinheiro  (Lida 6620 vezes)

dmjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Online: 30 de Outubro de 2009, 18:08:38
Olá amigos ,estou querendo uma ajudinha em relação a D60 e D5000.Qual a real diferença entre ela duas e o que uma tem que faria tanta diferença de qualidade?
visando o valor entre elas pois a grana está curta quero comprar uma das duas para fazer aniversários ,casamentos etc...
Pois com 2,000 compro uma D60 com SB600 já a D5000 ficaria em torno de 2,600


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2009, 18:36:48
Bom,  vamos começar:
D5000 tem um sensor mais moderno que: consome menos energia (bateria dura uns 1000 cliques); gera pouco ruído em ISO 1600, e é o sensor da irmã maior D90.
Bateria tem 10% mais carga (apesar do mesmo tamanho) e a bateria de uma servir na outra.
Tem um sistema de Auto Foco muito mais rápido e eficiente/preciso, além de ser 11 pontos.
Tem LCD maior e móvel, que serve mais para cobrí-lo ao guardar, do que serviria para usá-lo de forma móvel.
Tem live View e filma em HD com muita qualidade (apesar de não ser ótima para esporte por conta do efeito "gelly cam" que eu não saberia traduzir).
Tem modo Bracket, que permite várias exposições da mesma foto, permitindo correções de exposição e/ou HDR.
Obturador para 100 mil disparos contra 40 mil da D60.

Tem outras firulas e frescuras, mas o que realmente vale (na minha opinião) os R$600 a mais é:
Multicam 1000 da D90 (sistema de auto-foco)
ISO 1600 quase limpo.
Obturador para 100K.
Filma em boa qualidade (sim, minha esposa adora esta parte, apesar de para mim não ter grande uso)

O restante é bom, mas não valeria pagar R$100 a mais...
« Última modificação: 30 de Outubro de 2009, 18:37:32 por dkfuji »


dmjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2009, 18:52:48
è cara essa dúvida que tenho pois se compro a D5000 devo ficar sem o SB600 por algum tempo e  o meu medo é de ñ conseguir fazer fotos boas com o flash próprio da camera e tenho festa agendada pra esse mês agora o que vc me diria em rlação a isso?


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2009, 20:25:39
Esquece essas nikon de entrada sem motor de foco... se quer uma câmera boa sem gastar muito, pega uma D50 usada que vale mais a pena. O que mais vejo acontecer com quem compra essas D40, D60, D5000 é querer trocar de câmera após começar a conhecer um pouco mais sobre lentes e descobrir que não vai ter AF numa 50mm f/1.8, numa tamron antiga e barata que não tem motor de foco, etc...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2009, 21:26:01
Prefira então a D60 (ou D50, como citado por Bruno). Ter um SB600 é melhor que ficar com o flash popup.

Leia o tópico sobre flash rebatido (problema que tive num evento), pode ser útil para você.

è cara essa dúvida que tenho pois se compro a D5000 devo ficar sem o SB600 por algum tempo e  o meu medo é de ñ conseguir fazer fotos boas com o flash próprio da camera e tenho festa agendada pra esse mês agora o que vc me diria em rlação a isso?


dmjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2009, 11:04:28
Em que me ajudaria um motor de foco na D50 e pra que me serviria o AF numa 50mm f/1.8?
Desculpe mais domino bem a arte de edição de imagens mas estou querendo de verdade fazer festas e queria uma opinião de vcs em relação as camêras.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2009, 11:26:42
Em que me ajudaria um motor de foco na D50 e pra que me serviria o AF numa 50mm f/1.8?
Desculpe mais domino bem a arte de edição de imagens mas estou querendo de verdade fazer festas e queria uma opinião de vcs em relação as camêras.

Em gastar menos dinheiro! Uma objetiva que faz af numa D50, pode não fazer numa D60 ou D3000... A nikon possui dos tipos (atuais) de objetivas as AF e as AF-S, ou seja, a primeira não tem motor de foco na objetiva, o motor de foco fica no corpo, logo é uma objetiva mais barata que funciona AF numa D50, já as AF-S só possuem motor de foco na objetiva e fazem af tanto das cameras que tem motor de foco no corpo (D50) e as que não tem (D3000), mas por isso também são mais caras...


dmjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2009, 12:11:28
Mas você sabe me dizer qual a real diferença entre o motor de foco?
Seria foco automático a D5000 tem esse motor de foco?
Qual seria melhor D50 ou D5000?


dmjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2009, 12:28:32
Me desculpem pela ignorancia no assunto é que ñ quero jogar dinheiro fora,quero comprar essa camera semana que vem,com uma D5000com a lente que vem nela + SB 600 e futuramente quero essa lente AF-S
DX 55-200mm f/4-5.6G ED dá pra trabalhar com festas ou ñ?


leonardo gabriel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2009, 21:34:47
olha amigo...acho q antes de comprar vc deveria pesquisar um pouco mais...o motor de foco no corpo facilita muito pq vc consegue adquirir lentes por um preço bem menor...visto q trabalhar com uma ou duas lentes é ilusão...vai precisar de uma lente mais versátil com range grande p/ ficar a maior parte do tempo na cam, uma lente p/ retratos, uma grande angular p/ pegar um momento com grande quantidade de pessoas, uma macro p/ fazer detalhes de aliança de casado...e por aí vai...geralmente as festas são em locais fechados...precisaria de lentes claras(f/2.8)...

vai de d50, d80 ou guarda um pouquinho mais de $ e pega uma d90...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2009, 21:54:19
Mas você sabe me dizer qual a real diferença entre o motor de foco?
Seria foco automático a D5000 tem esse motor de foco?
Qual seria melhor D50 ou D5000?


Bem, o motor de foco é o que proporciona foco automático na objetiva. A D40, D60, D40x, D3000 e D5000 não tem motor de foco no corpo e tem objetivas, as mais baratas que não tem motor de foco, logo sem motor de foco nenhum tu não consegue foco automático... ao contrário com uma d50 ela tem o motor do foco no corpo, proporcionando AF na objetiva que não tem motor de foco... E se tiver uma objetiva AF-S que tem motor de foco nela e mais o do corpo, não fará diferença pois da mesma forma haverá foco automático...


dmjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2009, 10:55:44
Então se eu pegar uma D5000 ñ vai me adiantar muita coisa?
Tenho visto algumas D50 mas são todas usadas e como vc ñ tem respaldo de garatia fica complicado comprar pois investir em algo sem garantia fica complicado!
Me deixem uma coisa clara,posso comprar uma D5000 e com o kit que vem nela + SB600 posso trabalhar com festas e futuramente comprar algumas lentes?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2009, 11:11:24
Então se eu pegar uma D5000 ñ vai me adiantar muita coisa?
Tenho visto algumas D50 mas são todas usadas e como vc ñ tem respaldo de garatia fica complicado comprar pois investir em algo sem garantia fica complicado!
Me deixem uma coisa clara,posso comprar uma D5000 e com o kit que vem nela + SB600 posso trabalhar com festas e futuramente comprar algumas lentes?

Claro, com certeza!

Só que para substituir essa objetiva vais gastar mais só isso, e não vai ser toda objetiva que vai fazer AF... mas isso já e o suficiente para traablhar...


dmjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2009, 11:27:17
cara eu até vi uma D50 aki no ML 1,500 mas mesmo assim fico com o pé atrás,qual lente vc me indicaria pra suprir essa necessidade?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 12:20:06 por Natão »