Autor Tópico: Contrato SUPER ABUSIVO!!!  (Lida 4024 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2012, 17:45:34
Veja bem, eu sei que isso é bastante revoltante. Haverá sempre pessoas (e muitas) que não respeitarão o seu trabalho. E não faz diferença se voce é um zé ninguém ou o ban ban ban da fotografia. Essas pessoas não estão nem aí pra isso. Elas estão acostumadas a tratar o proximo de forma desrespeitosa. Então, aprenda a não sentir absolutamente nada quando tiver uma proposta desse tipo na sua caixa de e-mail. Ignore e bola pra frente.

Apague isso da sua memoria. Eh melhor q ficar se remoendo de raiva!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2012, 18:18:55
Apague isso da sua memoria. Eh melhor q ficar se remoendo de raiva!!


REPITO


esquece isso
isso nao e contrato abusivo
isso e so uma estupida piada.
Segue teu rumo, cuida teu trabalho, cuida teus clientes, estuda,e bola pra frente
trabalhar de graça, nao e trabalhar
procura divulgaçao de uma forma decente, sem exploraçao,
essa "proposta",NAO E NADA!!!!!
abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2012, 18:23:39
Eu, sinceramente, não me importo de ceder fotografias minhas para sites, blogs e até revistas ou livros. Acho até bom quando a solicitação acontece de forma educada e cordial, se são imagens que capturei sem compromissos comerciais envolvidos eu cedo sim.

O que não dá pra engolir nesse "contrato" é os caras quererem tomar posse da sua obra, isso é inaceitável.

Manda pastar...

[]s


ftasaka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2012, 19:37:59
Isso não existe! Direito de imagem não se vende, apenas se pode ceder.
http://www.cultura.gov.br/site/2008/02/02/lei-no-9610-de-19-de-fevereiro-de-1998/


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2012, 22:10:18
não pensem que a revista que me propos esse contrato ridiculo eh qualquer uma meia-boca nao.... eh uma revista super conhecida....  >:D
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 29 de Agosto de 2012, 22:25:09
lembro do seu nick la sim!! aposentei....mudei de ramo...  :assobi:

Level, só pode... Winners never quit  :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 22:25:37 por Cristiano Oliveira »
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #21 Online: 30 de Agosto de 2012, 13:46:00
Isso não é um contrato, é uma autorização para te estuprarem.

Sai que é fria!!!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2012, 13:46:15 por MCarpinetti »
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


sob_

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 30 de Agosto de 2012, 15:38:19
Cara eu ainda acho que é apenas uma super proteção pros kras da revista.
e assim como fizeram com vc outros fotografos entraram nessa barca, tenta procurar alguem que ja participou da revista e pergunta como foi, que vc ta com o pé atras porcausa do contrato....
t3i 18-55 | 50mm 1.8 | 17-40 f4 L
VENDO Para-sol Original Canon EW-78BII Mercado Livre


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #23 Online: 30 de Agosto de 2012, 17:08:27
Não entendo muito disso, mas, se não me engano, quando um contrato tem uma cláusula que seja considerada muito abusiva ela acaba sendo nula, ou seja, acaba não tendo valor se algum dia tiver alguma ação judicial....

É um absurdo o caso de a revista usar a sua foto de forma indevida, ser processada e vc ser responsabilizado por isso... Acredito que isso não tem valor legal...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #24 Online: 31 de Agosto de 2012, 13:24:43
Isso não é um contrato, é uma autorização para te estuprarem.

Sai que é fria!!!

 :eek:

pior q eh verdade hehheh
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #25 Online: 31 de Agosto de 2012, 13:25:32
Não entendo muito disso, mas, se não me engano, quando um contrato tem uma cláusula que seja considerada muito abusiva ela acaba sendo nula, ou seja, acaba não tendo valor se algum dia tiver alguma ação judicial....

É um absurdo o caso de a revista usar a sua foto de forma indevida, ser processada e vc ser responsabilizado por isso... Acredito que isso não tem valor legal...

pois eh, existe isso sim... mas a interpretaçao disso eh meio abstrata....vai de juiz pra juiz.... então melhor evitar dor de cabeça....
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


MMoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
    • Marcus Moura
Resposta #26 Online: 31 de Agosto de 2012, 14:32:08
Cara é complicado opinar...
De fato seria uma baita oportunidade pra ti divulgar o teu trabalho e tal, mas a possível dor de cabeça
que isso pode te gerar não compensaria.
Você falou que a revista é grande, a nível estadual ou nacional?
Eu na sua pele não aceitaria, esperaria p ver se eles te fizessem uma outra proposta mais aceitável. Afinal
de contas, se eles demonstraram interesse pelas tuas fotos, com certeza pode ser que te façam uma proposta com
valores. Eu acredito que esse primeiro contrato eles fizeram na cara de pau no famoso ditado "se colar, colou".


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #27 Online: 31 de Agosto de 2012, 21:48:16
Cara é complicado opinar...
De fato seria uma baita oportunidade pra ti divulgar o teu trabalho e tal, mas a possível dor de cabeça
que isso pode te gerar não compensaria.
Você falou que a revista é grande, a nível estadual ou nacional?
Eu na sua pele não aceitaria, esperaria p ver se eles te fizessem uma outra proposta mais aceitável. Afinal
de contas, se eles demonstraram interesse pelas tuas fotos, com certeza pode ser que te façam uma proposta com
valores. Eu acredito que esse primeiro contrato eles fizeram na cara de pau no famoso ditado "se colar, colou".

eh super famosa....circulaçao nacional....
nem ligo de ceder as fotos gratuitamente para divulgar a festa da menina e em contrapartida fazer publicidade do meu trabalho.... o que me fez recusar foi esse contrato-cilada....
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #28 Online: 01 de Setembro de 2012, 09:24:47
Pedmend, eu não sei se vc teria plenos direitos de ceder suas fotos assim para qualquer veiculo. Tenho dúvidas pq as fotos embora sejam de sua autoria, a retratada tb tem direito de imagem. Depende do contrato que vc fez. Talvez por isso a revista queira se resguardar. É claro que não justifica a atitude vampiresca dessa revista.

Primeiro que não o enxerga como profissional que tira seu sustento dessa atividade, lucrando em cima disso ainda por cima. Segundo que quer impor um contrato absurdo onde reclama a posse da obra se isentando de qualquer onus sobre tal. Pode ser que n tenha efeito juridico uma bizarice dessa mas se mostra desrespeitoso de toda forma. Dá vontade de explanar esse caso pra todas as midias sociais Facebook etcc citando inclusive a revista. Mas talvez o mais sensato mesmo seja engolir a seco.  Bola pra frente, como disseram.


abs   


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #29 Online: 02 de Setembro de 2012, 03:08:07
Pedmend, eu não sei se vc teria plenos direitos de ceder suas fotos assim para qualquer veiculo. Tenho dúvidas pq as fotos embora sejam de sua autoria, a retratada tb tem direito de imagem.

com certeza, Bantunes....não só a aniversariante, como todas as outras pessoas que aparecem nas fotos têm de autorizar o uso da imagem delas...meu contrato com os clientes tem uma clausula que eles autorizam a publicaçao das fotos apenas como divulgaçao do meu trabalho. sem fins diretamente comerciais (diferentemente da intençao da revista, que diz que pode explorar as fotos como bem entender...para uso editorial e comercial)....

os veiculos só vão parar de propor contratos desse naipe quando todos nós fotografos recusarmos esse tipo de proposta....pq se eles ainda mandam um contrato assim eh pq mtos fotografos aceitam....(lembrando que no meu caso eu não seria remunerado por isso.... se fosse, ai seria outro caso compleetamente diferente....e pra ceder TODOS os direitos das fotos , o valor cobrado  seria à altura  :D )
« Última modificação: 02 de Setembro de 2012, 03:13:13 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental