Autor Tópico: tempo de exposição  (Lida 1385 vezes)

durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Online: 15 de Novembro de 2009, 11:14:59
Gosto de fazer fotografia noturna,so que nunca sei o tempo de exposição correto.Por ex.: que eu calcule 20 seg. no modo B;então como saber se não seriam 17 seg. ou 23 seg.? Existe algum fotometro mais "sensivel" para se fazer uma medição nestes casos? Ja pesquisei em alguns livros que tenho, mas não encontrei nenhuma explicação  detalhada.Se os amigos puderem ajudar agradeço..


Abuja

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:07:50
Experimente usar essa formula (Ponto Zero)
Abertura: F11
Velocidade: 30s
ISO: 100
Quando alterar um dos valores compense um dos outros dois
é também uma boa formula para testar o fotômetro
abs. Abuja





Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:36:36
Durante, mudar a exposição de 20s para 23s é aumentar em pouco mais de 10%, seria o mesmo que aumentar de 1/100s para 1/90s.
Aumentar 1/2 ponto seria passar de 20s para 30s.
Então variar de 17s para 23s não faz muita diferença.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:51:16
Em noturnas ainda tem um inconveniente. Os fotômetros não estão preparados para a medição de cenas com pontos de muito alto contraste. Em geral, o valor informado fica fora em até mais de um ponto, portanto o erro de 10% a que você se refere é insignificante.

As únicas câmeras que já tive que tinham uma fotometria decente para noturnas foram as Olympus OM-4Ti e a OM-2N. Minhas Canon digitais e de filme sempre erraram na casa de +2/3 a + 1 1/3. Idem com outras marcas.

Inclusive a OM-4T tem duas teclas para compensar o fotômetro bem interessantes, a highlight e a shadow, que compensavam em +2.7 EV e -2.7 EV respectivamente.

Fora que se for filme ainda tem o problema da "falha de reciprocidade", que significa que a sensibilidade do filme cai (as vezes muito) em exposições longas. E o valor depende do tipo/marca do filme.

O ideal em noturnas é fazer uma série de exposições e depois examinar o resultado.


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2009, 23:42:19
Valeu a ajuda de todos.Teve um ano desses que fiz bastante foto noturna,cheguei ate a vencer um concurso para motivos natalinos;mas sempre fica esta duvida do tempo exato.No meu caso so uso filme.Assim que comprar o scanner posto fotos a serem vistas.A proposito em noturnas sempre usei iso100,pois acho que iso400 a qualidade cai bastante devido a maior granulação,não e isso?                         
Valeu.