Autor Tópico: Chegou a hora. E agora?  (Lida 6075 vezes)

jciuliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Online: 03 de Novembro de 2009, 03:30:46
O caso é o seguinte. Tenho uma Canon 40D e sempre tive como objetivo comprar uma FF, mais especificamente a 5D MkII.

Só que o lançamento da 7D balançou tudo e, sinceramente, agora não sei o que fazer. O problema é que chegou a hora da compra, que deve acontecer nos próximos dias.

Gostaria da ajuda dos colegas que tem muito mais experiência que eu para tentar definir qual seria mais adequada para a minha finalidade principal, que é:

Fotografia de dança, principalmente balé clássico, normalmente em teatros mal iluminados. Absolutamente sem flash.

Separei alguns pontos que considero relevantes e talvez entendam o motivo de minha dúvida entre as duas, apesar de serem, a princípio, máquinas tão diferentes (APS-C e FF).

Resolução: ambas tem sobrando. Alguma vantagem para a 5D, que permitirá que eu faça crops maiores quando for obrigado a fotografar de mais longe que gostaria, caso de festivais em grandes teatros, ainda permitindo impressões maiores.

FF x APS-C: a FF me dá vantagem de mais GA quando for obrigado a fotografar de perto e a APS-C dá vantagem quando for obrigado a fotografar de longe. Só que se estiver longe com a FF posso cropar e perto com uma APS-C não tem solução sem trocar de lente. Ponto para 5D.

ISO: ambas chegam aos 6400 nativos, sendo que espero aproveitar bem o 3200 e deixar o 6400 somente para situações para lá de extremas. Empate técnico.

Viewfinder: cobertura de 100% e 1x de magnificação na 7D contra 98% e 0,71x. Esse é um ponto importante sobre o qual gostaria de ouvir algo antes de verificar em mãos. Qual deles é maior e mais claro? Apesar da magnificação menor o VF da 5D pode ser melhor devido ao tamanho do sensor? Alguém já teve oportunidade de comparar? Não sei qual leva vantagem.

AF: talvez o maior motivo de dúvida. O novo sistema de AF da 7D é aparentemente mais rápido e consistente que o da 5D? Ponto para a 7D. Mas até que ponto isso é relevante para a aplicação acima citada?

Preço: U$ 2.700,00 para a 5D e U$ 1.900 para a 7D. A diferença permite comprar uma bateria extra, dois CF Extreme IV 16G, um grip para a 7D e ainda sobram uns trocados. Relevante, apesar de não decisivo.

Resumo:
Resolução     : 5D ou empate
Sensor        : 5D
ISO           : empate
VF            : ???
AF            : 7D
Preço         : 7D

Desculpem o tamanho do post, mas está de acordo com o tamanho de minha dúvida. Para os que não tiverem paciência para me responder longamente, agradeceria se dessem somente sua opinião com respeito a cada um dos pontos do Resumo acima, principalmente os que tenho mais dúvida.

Claro que são bem-vindos quaisquer outros comentários sobre aspectos não citados aqui.

Grande abraço a todos.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2009, 08:38:37

Fotografia de dança, principalmente balé clássico, normalmente em teatros mal iluminados. Absolutamente sem flash.

ISO: ambas chegam aos 6400 nativos, sendo que espero aproveitar bem o 3200 e deixar o 6400 somente para situações para lá de extremas. Empate técnico.
Existe um dado incorreto.... O ISO 6400 da 5D MK II é muuuuito melhor do que o da 7D. Se vai precisar de ISO acima de 1600, 5D MKII na cabeça. Para quem trabalha em low light tem que usar FF. A questão do ruído nas FF deixa de ser um problema e dá para usar sem medo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


jciuliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2009, 08:54:18
Valeu, Guto.

Se o ISO da 5D é mesmo muito melhor, é um ponto importantíssimo realmente. Coloquei como está acima pois tenho lido que a 7D tem conseguido resultados similares aos da 5D MII (na questão ruído em ISO alto). Talvez não seja bem assim...

Vou coletando informações. Mais cedo ou mais tarde vou ter que decidir (na verdade mais cedo que tarde).

Meu medo de pegar a 7D é continuar sonhando com uma FF.


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2009, 09:01:09
Você já tem as lentes? Ou vai fazer essa compra também?
Que lentes você já tem?

Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


jciuliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2009, 10:51:45
Você já tem as lentes? Ou vai fazer essa compra também?
Que lentes você já tem?


Tenho a 24-70 2.8 e 70-200 2.8, além de algumas irmãs de sangue menos nobre. Mas essas são as que efetivamente estão trabalhando.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2009, 11:17:13
O fato de vc ter a 40D eh o mais importante pra sua comparacao, pois vc ja tem uma ideia se o APS lhe atende quanto a qualidade da imagem.

Eu acredito que a 7D nao consegue 01 ponto de vantagem sobre a 40D, por outro lado eu acredito que a 5DMKII consegue mais de 01 ponto sobre a 7D.


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2009, 12:08:07
Por estas duas lentes que você tem, escolheria a 5DMKII sem pensar, não tem nem necessidade dessa compração com a 7D. :ok:


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2009, 12:10:05
Eu também iria de 5DMII também sem pensar. Acho que você vai ganhar muito na qualidade de imagem :)
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2009, 12:30:44
Ir de 40D para 7D?

Vá logo para 5D MKII que o ganho será maior, ainda mais com 2 ótimas lentes L que você possui.

24-70 L na FF é outra coisa! Fica um range ideal, coisa que vc só chega perto com uma 17-50 em APS-C por exemplo.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2009, 12:34:25 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


jciuliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2009, 13:31:02
O fato de vc ter a 40D eh o mais importante pra sua comparacao, pois vc ja tem uma ideia se o APS lhe atende quanto a qualidade da imagem.

Eu acredito que a 7D nao consegue 01 ponto de vantagem sobre a 40D, por outro lado eu acredito que a 5DMKII consegue mais de 01 ponto sobre a 7D.


Eu estou acreditando em um ISO 3200 usável na 7D. Será que isso não se confirma? Só na 5D?



jciuliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2009, 13:33:49
Por estas duas lentes que você tem, escolheria a 5DMKII sem pensar, não tem nem necessidade dessa compração com a 7D. :ok:

Eu também iria de 5DMII também sem pensar. Acho que você vai ganhar muito na qualidade de imagem :)

Ir de 40D para 7D?
Vá logo para 5D MKII que o ganho será maior, ainda mais com 2 ótimas lentes L que você possui.
24-70 L na FF é outra coisa! Fica um range ideal, coisa que vc só chega perto com uma 17-50 em APS-C por exemplo.

Valeu, pessoal. Opiniões fortes e objetivas.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2009, 14:47:37
Eu estou acreditando em um ISO 3200 usável na 7D. Será que isso não se confirma? Só na 5D?

Utilizando as imagens da NET eu achei o ISO3200 da 7D melhor que da 40D, mas nao sei se eh fator suficiente pra uma troca. Tai uma boa questao...com base no ISO3200 vale a pena trocar a 40D pela 7D?

No final dessa pagina abaixo existem varios RAWs que vc poderia verificar e comparar com da 40D.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E7D/E7DTHMB.HTM


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2009, 15:01:54
Eu baixei os RAW do imaging-resource da 7D, 50D e 5D MK II. Já tinha postado em outro tópico, postarei aqui novamente.

As imagens foram convertidas pela última versão do DPP, sem nenhum tratamento de ruído. O ISO é 6400.

Aqui o chart normal, 7D e iso 6400



A partir do mesmo char, fiz um crop de um área contendo bastante sombras, que é o maior problema quando se trata de ruído.

5D Mk II


7D


50D


A diferença não é só na quantidade, mas no tipo de ruído. Me pareceu que o ruído da 7D, assim como o da 5D MK II é menos destrutivo, preservando mais as texturas.
Aplicando redução de ruído no DPP, a foto da 7D ficou bem melhor que a da 50D e bem próxima da 5D, que obviamente ficou melhor. Mas eu arriscaria que corrigindo o ruído
a 7D está mais próxima da 5D do que da 50D.

Claro que estes testes foram baseados em RAW´s do imaging-resource, tomados sabe-se lá em que condições. O ideal seria um forista que já tem a 7D fazer uma foto em ISO 6400
e postar um crop com e sem redução de ruído para ver o resultado.






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2009, 15:24:43
Com esses samples aí dá pra notar mais a diferença de ruído de chroma... Não achei um absurdo de um para o outro... o problema é que a iluminação não está exatamente igual, o que atrapalha para uma melhor análise... Mas eu iria de 5D com certeza!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2009, 15:35:27
Mais um teste no mesmo estilo. A diferença é que agora usei os RAW´s em ISO 3200 e apliquei redução de ruído no DPP, que é o que normalmente se faz quando se usa ISO alto.

5D


7D


Dado o tamanho do crop, nem achei a diferença muito grande. O que achei estranho é que parece que a redução de ruido "chapou" mais a foto da 5D do que a da 7D. Mas deve ter sido em função de diferenças de iluminação.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460