Autor Tópico: Foto para Concurso  (Lida 3054 vezes)

almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Online: 03 de Novembro de 2009, 11:03:31
Pessoal,

     Estou com uma dúvida: Normalmente os concursos de fotografia não aceitam fotos que já foram premiadas e/ou publicadas, ou ainda, expostas. Com isso entendo que a publicação seria jornal ou revista. Exposta considero em uma galeria pública como uma exposição.
     Mas fico pensando... Se eu colocar uma foto aqui no MF, ou em uma galeria virtual como Flickr ou Olhares, essa foto seria considerada "publicada"? :ponder:. Se eu colocar a foto num "varal fotográfico" como fazemos em eventos ligados à fotografia, seria considerada "exposta"? :ponder:

Agradeço antecipadamente a quem se pronunciar.

[]'s

Almeida Neto

P.S.: Aos moderadores... Caso achem que esse tópico deveria estar em uma outra sala, fiquem à vontade para movê-lo. Fiquei em dúvida onde colocar.
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2009, 11:17:33
eu nao acho que paginas pessoais contem como publicaçao :ponder:. Já o varal eu nao tenho certeza por ser uma exposição


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2009, 23:14:51
O principal problema é a imparcialidade no julgamento. Uma foto já divulgada (ou publicada, se assim o quiser), cujo autor já seja de conhecimento público, pode ter algum tipo de influência (não deveria!) no resultado final. Ainda que não tenha, mesmo assim a credibilidade do certame pode ser colocada em dúvida ou questionada.

Basta lembrar que em tais julgamentos, geralmente não se leva junto à foto o nome de seu autor, mas somente um código, um número, ou coisa parecida.

Agora vamos refletir um pouco. Página pessoal, forum, ou se eu pendurar a foto na vitrine da padaria da esquina, tendo o meu nome alí exposto, já não é uma forma de divulgação?
-22.352971,-48.775582


Leonardo Mota

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2009, 00:05:27
Entendo como o Braga, qualquer tipo de exibição da foto é no fundo uma divulgação. Hoje vivemos em um mundo totalmente digital, nada impede de alguém gostar de uma foto sua no flickr e contactá-lo para comprá-la, por isso, quando você divulga ou expoe uma foto em qualquer meio, é considerada uma publicação/divulgação, nem que seja para seus amigos.

Abs.
Leonardo Mota


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:25:41
Braga e Leonardo,

     Obrigado pelos seus posts. Tirando o caso da vitrine da padaria da esquina (que considero igual a uma exposição com duração relativamente longa), nos casos de página pessoal ou fórum, a foto pode desaparacer desses locais em questão de minutos, antes da referida entrar num concurso. Além do que, você mesmo citou que as fotos, em julgamento, não levam o nome do autor. Acho que seria difícil se comprovar que essa foto esteve exposta em uma exposição virtual. A não ser que alguém tivesse gostado tanto da foto e feito a cópia (com logmarca, nome, etc) e, depois, sabendo (ou estando participando) do concurso, resolva colocar isso em discussão. O que vocês acham?

[]'s

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2009, 20:38:32
UP
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2009, 13:34:13
Olha Almeida, nada como perguntar diretamente ao organizador do concurso. Mas fotos premiadas no AVISTAR estavam nos sites WikiAves e outros como o Multiply sem problema algum. Acho que o que não pode é ela ter sido publicada em mídia impressa e distribuida pelo Brasil. Tive uma foto que publiquei na Fotografe Melhor e distraidamente depois a coloquei no AVISTAR mas eu avisei a eles qual era a foto publicada e ela foi desclassificada mesmo antes de ser feito o julgamento.
Faça contato e retire sua dúvida.

Abs
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2009, 15:41:14
O melhor é escrever à organização. As regras variam de concurso a concurso e, tendo uma resposta da organização, você tem um documento oficial a respeito delas, caso dê algum embroglio.
Agora, geralmente, o "publicada" se refere a materiais impressos. Já enviei imagens que estavam há tempos em minha pg pessoal e não teve problema.
Abraço,
José Azevedo


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2009, 00:50:40
Para você ver que a coisa não é tão rígida assim, em 2005 tive uma premiação no SOSMA então perdi os direitos de propriedade sobre a foto não é? Uma pessoa gostou muito da foto e quiz comprar uma cópia assinada. O pessoal do SOSMA me autorizou a fazer a venda de uma cópia impressa contanto que fosse destinada a acêrvo particular e não ser exposta publicamente e fiz a venda da foto sem problema algum.
Tudo vai de uma boa conversa e negociação.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2009, 00:51:14 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Beto Alves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2009, 13:46:45
Olá pessoal. Não sei se cabem meus comentários neste tópico, me inscrevi ontem então....
Bom quanto a concursos, um fato que me deixa imensamente indignado é questão dos direitos autorais. Na minha singela e pessoal opinião é no mínimo um desrespeito o q as empresas fazem. Tudo bem... há prêmios de R@ 30 / 40.000,00 massss... lembremos que para 01 contemplado. Aí vc pega uma multinacional, que paga R$ 30.000,00 em prêmios e em contrapartida recebe milhares de fotos para seu banco de imagens, normalmente no regulamento o autor "cede todos os direitos" de imagem. Sendo assim, a empresa por míseros R$ 30.000,00 (no contexto geral), acaba adquirindo um acervo fantástico de imagens, podendo utilizar em todos os meios e mídias que julgar necessário. O que creio ser no mínimo antiético. Como uma empresa que julga ser responsável socialmente pode utilizar-se de uma prática predatória destas. Só para constar, sou profissional de marketing, sendo que nos últimos 5 anos trabalhando em agência de propaganda e contratando serviços de fotografia, entre outros. Pois bem, saibam que para uma foto para veiculação nacional as empresas, como montadoras por exemplo, pagam... para a produção de somente 01 imagem.... algo em torno de R$ 25.000,00 - fora modelos, etc... falando em foto de produto. É isso. Mais uma vez peço que entendam caso não seja o fórum específico para postar esta msg... e aos moderadores fiquem a vontade para transferi-la se necessário. Abraço a todos.
Iniciante - Sony Alpha 100 - SAL18-70 // SAL75-300 - São Paulo


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2009, 13:59:01
Sem dar razão a estes concursos que visam  obter fotografias de  boa qualidade por um preço baixo ( para eles), mas é fácil acabar com isso . Basta não entrar no concurso, e também mandar uma comunicação explicando a sua não concordância com os termos. Nenhum fotógrafo deveria entrar num concurso que se apodera da autoria de suas fotos, jamais. Nem por um milhão de dólares.
Aqui nos EUA isso acontece direto, mas como há duas ou três organizações que defendem os direitos dos artistas, muitos acabam recuando, se desculpando e corrigindo os termos no concurso de modo a  não ferir a propriedade intelectual do artista. Mas tem que reclamar, e, principalmente, não entrar nestes concursos interesseiros. :ok:


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2009, 16:10:09
Olha Almeida, nada como perguntar diretamente ao organizador do concurso. Mas fotos premiadas no AVISTAR estavam nos sites WikiAves e outros como o Multiply sem problema algum. Acho que o que não pode é ela ter sido publicada em mídia impressa e distribuida pelo Brasil. Tive uma foto que publiquei na Fotografe Melhor e distraidamente depois a coloquei no AVISTAR mas eu avisei a eles qual era a foto publicada e ela foi desclassificada mesmo antes de ser feito o julgamento.
Faça contato e retire sua dúvida.

Abs
Para você ver que a coisa não é tão rígida assim, em 2005 tive uma premiação no SOSMA então perdi os direitos de propriedade sobre a foto não é? Uma pessoa gostou muito da foto e quiz comprar uma cópia assinada. O pessoal do SOSMA me autorizou a fazer a venda de uma cópia impressa contanto que fosse destinada a acêrvo particular e não ser exposta publicamente e fiz a venda da foto sem problema algum.
Tudo vai de uma boa conversa e negociação.

Oi Ruy,
     Agradeço muito a sua resposta :ok:. Como você tem experiência nos concursos, suas colocações ganham maior significado. Foi muito bom saber desses dois casos que você descreveu e qual foi a atitude dos organizadores. Acredito que o melhor caminho seja esse mesmo: questionar antes de entrar no concurso.

[]'s

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2009, 16:21:06
O melhor é escrever à organização. As regras variam de concurso a concurso e, tendo uma resposta da organização, você tem um documento oficial a respeito delas, caso dê algum embroglio.
Agora, geralmente, o "publicada" se refere a materiais impressos. Já enviei imagens que estavam há tempos em minha pg pessoal e não teve problema.
Abraço,
José Azevedo

Oi Azevedo,

     Muito obrigado pela sua resposta :ok:. Realmente, cada concurso tem suas regras e o entendimento em relação a "publicação" pode mudar de um para outro. Bom mesmo é consultar. Valeu.

[]'s

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2009, 19:01:32
Olá pessoal. Não sei se cabem meus comentários neste tópico, me inscrevi ontem então....
Bom quanto a concursos ...

Caro Beto,
     Claro que cabem... Antes de mais nada, seja bem vindo ao fórum.
     Agradecendo seu comentário, gostei muito de sua resposta e de seu depoimento.
     Realmente, existem alguns concursos que são um verdadeiro desrespeito aos fotógrafos pois já deixam claro que todas as fotos que partiuciparem do concurso terão os direitos autorais repassados à empresa organizadora e não apenas as fotos premiadas. Nesses casos eu não participo. Se todos agissem assim, não haveria mais concursos dessa forma. O grande problema é que, com o barateamento das câmaras compactas, muita gente tira fotos e tenta ganhar alguma coisa e termina por participar. Às vezes nem lê o regulamento por completo ou não percebe a armadilha. Mas não classifico esse tipo de concurso como sérios.

[]'s

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2009, 09:54:25
Sem dar razão a estes concursos que visam  obter fotografias de  boa qualidade por um preço baixo ( para eles), mas é fácil acabar com isso . Basta não entrar no concurso, e também mandar uma comunicação explicando a sua não concordância com os termos. Nenhum fotógrafo deveria entrar num concurso que se apodera da autoria de suas fotos, jamais. Nem por um milhão de dólares.
Aqui nos EUA isso acontece direto, mas como há duas ou três organizações que defendem os direitos dos artistas, muitos acabam recuando, se desculpando e corrigindo os termos no concurso de modo a  não ferir a propriedade intelectual do artista. Mas tem que reclamar, e, principalmente, não entrar nestes concursos interesseiros. :ok:

Oi Ana,
     Concordo contigo. Se o concurso é desrespeitoso, melhor não entrar. Só não sei se por aqui, uma reclamação faria algum organizador se sensibilizar e mudar os termos do concurso :ponder:. A não ser se acontecesse de a reclamação se tornar pública e começasse a prejudicar a imagem da entidade. Obrigado pelo post.

[]'s

Almeida Neto
 
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto