Autor Tópico: Construção da Pinhole para Grande e Médio Formato  (Lida 11996 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 10 de Junho de 2009, 06:02:40
Amigos,

Creio que se lembram do tópico o qual eu mostrei a vocês uma Pinhole para uso de filme de Grande Formato. Que no caso, foi esse http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32243.0.

Resolvi então construir uma.



Em uma oficina de um amigo que fabrica brinquedos de madeira, estraguei a amizade e a paciência do mesmo para usar de suas ferramentas (e material) para fazer a coisa tomar corpo:



Dessa forma, a câmera usará uma distância focal de 25 mm, o que para Grande Formato seria uma absurda grande angular.

Escureci a madeira e comecei a acertar detalhes para que se encaixe perfeitamente o chassis para a folha de filme 4x5:



As medidas bem feitas proporcionaram um tranqüilo encaixe da caixa ao chassis:





O orifício maior, necessário a dar suporte à pinhole, necessitaria de uma entrada cônica para não provocar a difração próxima às paredes não tão finas da caixa. Aliás, essa foi uma preocupação constante, mas com a ajuda de duas linhas acompanhando o limite do filme e estas convergindo até o lugar onde seria o orifício, foi possível dimensionar os acessórios do obturador e do buraco maior sem oferecer um obstáculo para a luz nos limites da abertura angular.



As travas para que se pudesse fixar o chassis, improvisei com "puxadores de gaveta":





Tudo isso, contudo, feria a madeira, necessitando frequente "repintar" externo e internamente, o preto fosco faria o seu papel proporcionando "aquela" câmera escura:





Necessitando, para ter a foto, um tempo de exposição de, em média, mais de 3 segundos, um tripé se faz necessário. Tentei imaginar mil formas de encaixar um parafuso na parte de baixo da câmera afim de servir de rosca para o tripé, mas o que me salvou do sofrimento do parto foi uma antiga carcaça de uma Pentax K1000, que tinha exatamente o que eu necessitava:



Entretanto, a parte mais crítica estava ainda por vir, o Obturador. Sempre sofri muito pensando em ter um sistema de disparo mais automático possível. E mil foram as idéias, a melhor contudo foi essa:



Entretanto, algo me incomodava, nesse "B" indigesto e resolvi arrancar tudo fora e me contentar com o tradicional puxa-e-empurra:



Ela ainda recebeu, como se vê acima, uma cerimônia de batismo, com plaquinha e tudo:



As primeiras experiências farei ainda nesse feriado próximo, usando ainda não uma chapa de 4x5", mas sim um Rollfilm Calumet, com um rolo de filme 120 colorido, para verificar a exatidão de meus cálculos de abertura e tempo de exposição:



Pelos cálculos, necessitarei de um furo de 0,2 mm para conseguir em grande formato, uma abertura de f/128. O tempo de exposição se dará, de acordo com os dois filmes que pretendo utilizar, de acordo com as seguintes tabelas:





Dessa forma, ficou a Sete de Nove III com a seguinte configuração:

Diâmetro do furo: 0,2 mm
Distância focal: 25,5 mm (medido inclusive o espaço do Chassis e do Rollfilm Calumet)
f/Stop: f:128
Fator de Exposição para f:22: x 33,9
Ângulo de visão para filme 4x5": 145° 10' 46"
Ângulo de visão para filme 120 no formato 6x7: 122° 5' 59"


E por fim, caso alguém tenha interesse, fiz várias caixas e dou de presente pra quem que iniciar seu aprendizado de manipulação da luz.

Forte abraço

Elmo


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2009, 08:45:01
WOW  :clap: :clap:
Muito rox gostei


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2009, 08:46:39
Parabéns pelo belíssimo trabalho, esperamos os resultados  :clap:
Eliverto Scherer<br /><br />


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2009, 11:15:15
 :clap: :clap: :clap:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2009, 13:34:38
Como já havia comentado contigo, achei fantástica tua iniciativa.

Ficarei na torcida para os resultados serem satisfatórios.  :ok:
« Última modificação: 10 de Junho de 2009, 13:36:13 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2009, 14:32:46
Muito bacana Elmo,
Estou curioso para ver o resultado.
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2009, 22:29:36
Bom, estão ai os primeiros resultados. Ficou claro que errei no diâmetro do obturador. Deixar minha filhota parada por 3 segundos foi uma tarefa impossível.







Pelo visto a tabela deu certo. Mas vamos ao próximo rolo.
« Última modificação: 13 de Junho de 2009, 22:30:41 por Elmo »


Yan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2009, 00:34:03
Estou pra la de curioso pra ver os resultados dos proximos
Yan Boechat
São Paulo - SP

Leica
Canon
Pentax



Isabella Palmié

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 479
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2009, 20:08:05
Elmo,que interessante... e que capricho para a construção.

Parabéns!
Isabella Palmié
Rio de Janeiro

Canon XTi 400D Tamrom 28-75 F 2.8 + Canon 75 -300mm f 4,0 - 5,6 USM III />


Francisco Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2009, 19:07:12
Caro Elmo,
Muito interessante seu projeto.
Estou estudando para construir uma grande formato (4x5 ou 8x10, ainda nao me decidi). Estou estudando os processos antigos, penso em fazer negativos em vidro.
Nesse projeto seu, essas dimensoes 110 x 134 mm correspondem ao formato do filme que fica exposto no chassi? Quais sao as dimensoes exatas desses chassis 4x5? Essas medidas sao criticas para se construir o back, certo?
Ficaria muito grato pelas informações.
Francisco Cardoso


piero

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
    • piero davila
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2009, 01:34:12
amigo.. onde vc se encontra?? pode querer uma caixinha dessa? parabens!impecavel a 4x5!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2009, 06:22:46
Francisco, respeitando aquelas medidas do "projeto" não tem erro. O chassis entra justinho.

Piero, sou de BH. Se quiser uma caixinha, tenho aqui, mande uma MP.


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2009, 12:49:29
Também estou construindo uma pinhole em madeira, só que, para filme 35mm. Tenho imensa vontade de construir uma para MF, daí pergunto: Já que o filme 120 compra-se pela internet, seria viável enviá-lo, pelo correio, para revelar onde faça esse serviço?
 
Por aqui dá até medo de perguntar sobre a revelação desse tipo de filme, já que quando se entra nas lojas e pergunta sobre filmes, câmeras analógicas, te olham como se você fosse de outro planeta.

Ainda bem que, ao que parece, em outras cidades a coisa é diferente...

Abraços

Barboza


granadas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2010, 14:32:26
olá sou um iniciado nestas andanças de fotografia ma estou a ter uma disciplina onde tenho fotorafia analógica e tanbem já onstrui duas maquinas pinhole se quise dar uma vista de olhos é em www.granadasbricolage.blogspot.com  e no sepador muinas pinhole . gosei mesmo mut da ua maquina e acheimuita piada ao obturador automatico gostavade saber se tem mais alguma se quer vender o me mal é danielgranadas@hotmail.com u abraço e continuação com o bom trabalho
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 14:34:06 por granadas »


granadas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2010, 14:33:21
olá sou um iniciado nestas andanças de fotografia ma estou a ter uma disciplina onde tenho fotorafia analógica e tanbem já onstrui duas maquinas pinhole se quise dar uma vista de olhos é em www.granadasbricolage.blogspot.com  e no sepador muinas pinhole . gosei mesmo mut da ua maquina e acheimuita piada ao obturador utoatico gostavade saber se tem mais alguma se quer vender o me mal é danielgranadas@hotmail.com u abraço e continuação com o bom trabalho