Autor Tópico: Desculpe-me, meu amigo, mas sua fotografia não é tão boa...  (Lida 3229 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2009, 14:36:18
Ótimo artigo, estamos em um período que a composição está dando lugar a produção, nem das minhas fotos tenho gostado mais (rsrs).
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


PEVERMEI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2009, 15:05:35
É Ivan...este texto confirma sua tese de que o que importa é oque está atrás da câmera.
Muito bom o texto!!

Ai Ai.....será que um dia eu chego lá????

Um grande abraço!

"VIVA CADA MOMENTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO, POIS UM DIA VAI SER!"



Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2009, 22:16:49
Perfeito, Ivan. :ok:



jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2009, 23:14:51
Ivan;

O teu texto me fez pensar muito e agora estou digerindo os conceitos apresentados. Parabéns pelo texto extremamente bem escrito, com as idéias colocadas de forma clara e organizada mostrando exatamente a questão que o texto se propõe questionar.

Uma coisa é certa, eu tenho um longo caminho até ter fotos que deixam de ser não tão boas...

Abraços

Jefferson
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


ka oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2009, 23:52:50
 :clap:
Que texto inspirador!
Linda abordagem sobre a fotografia e bela construção de texto.
Do meu ponto de vista de apreciador de fotografias e de palavras, nas minhas buscas foi o de maior impacto.
 :D


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2009, 01:05:21

Uma boa materia!
É para pensar!

Obrigado por compartilhar conosco.

Abracos
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2009, 01:43:21
Esse artigo tem bastante a ver com aquela dúvida que eu coloquei num tópico semana passada... acho que existe espaço para criação própria dentro de um trabalho solicitado.


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2009, 07:16:11
Ivan, ótimo artigo.

Infelizmente nos dias de hoje as pessoas colocam o equipamento na frente da técnica e do olhar. Cansei de ouvir comentários do tipo "que foto bonita. Sua câmera é boa mesmo..."
Isso me entristece e mostra exatamente a idéia que - muitas, senão a maioria - das pessoas têm sobre a fotografia.

[]s,
« Última modificação: 05 de Novembro de 2009, 07:17:14 por majewski »
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2009, 09:04:46
Realmente Ivan, um texto que nos leva a prensar (seria repensar?) alguns conceitos e esclarece bem alguns outros. Sem dúvida um ótimo texto. Obrigado por compartilhá-lo conosco.

Posso postar aqui algumas opiniões minha que acho serem relacionadas? Então...

Sabe, nunca fui fotógrafo, nunca tive sequer o pretensão de me achar um, mas gosto muito de fotografia, desde o tempo que ganhei minha primeira Olimpus Trip, que era novidade na época.
E por gostar dela, sempre procurei estar próximo a ela e a assuntos relacionados, e vi nesses anos uma mudança incrível, não a esperada mudança de evolução tanto de equipamentos como de técnicas, mas de conceitos e “gostos”, você mesmo cita muito bem o “ruído” sempre aceito e em alguns casos ate desejado que hoje baila na moda de detestável.
Andam mudando os gostos.

Outra coisa que notei foi (também como citado por você) a “diferença de valorização” , antigamente a conversa do meio amador; e não raro no profissional, de fotografia era algo como; nossa, fulano realmente tem um olhar, um dom, e uma técnica magníficos.
Hoje comenta-se muito mais a máquina, o equipamento, o cara pode ser uma Sebastião Salgado ou um Tim Flash (mal comparando) mas se usa uma “Love” (lembram dela?) ninguém nem olha direito para suas fotos. Agora se a figura só tira foto torta mas o faz com uma Mark II..Uhuuuu!
Andam esquecendo das fotos.

Outra coisa que me incomoda? (quem liga?); é a plenamente aceitável e ate às vezes cobrada, “arrumadinha” posterior. Lógico que não sou retrógado ao ponto de ser contra a edição posterior, se não as faço é por não saber usar o programa, só isso (será?).
No texto, você fala em fazer arte, concordo que fotografia é sim um tipo de arte, mas discordo plenamente que alguns tipos de arte possam ser chamados de fotografia.
Pra mim são imagens, algumas ate belas, mas quadros pintados pelos grandes mestres são belas pinturas, e não fotos não?
Vemos muito hoje em dia fotos “feitas a pincel” o autor tira uma foto de uma paisagem, daí num PS da vida, corrige sua tremedeira matinal, sua falta de técnica, e seu pouco conhecimento sobre iluminação, depois muda a cor do céu para rosa, retira casinha do fundo e coloca ali um cavalo (com asas!) acrescenta uns passarinhos multicoloridos e sai por ai perguntando; gostaram da minha fotografia? Como isso?

Por gostar MUITO de fotografia e nem tanto de algumas outras artes, respeito muito um bom fotógrafo, sei o quanto é valioso o dom que alguns deles tem, e o quanto difícil e demorado foi e esta sendo seu estudo e aperfeiçoamento, mas convenhamos, céu rosa e cavalinho alado, qualquer guri fuçador do PS faz!

Abraços e me perdoem o post monstro cheio do que provavelmente são besteiras.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2009, 10:56:15
Prezados;

Uma surpresa agradabilíssima desse meu texto é que ele levou as pessoas a escreverem. Lá há comentários enormes e ótimos, e aqui também. Isso é uma riqueza, um bonus, um luxo do diálogo, e acho que se serviu para isso meu texto foi útil, independentemente dos acertos e erros do autor.

Abraços a todos,
ivan


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2009, 14:57:00
Sem duvida Ivan, um texto que coloca pra fora muitos sentimentos em muitas pessoas, só podia resultar nisso.
De fato, como o amigo falou acima, muitas pessoas creem que o equipamento é reponsável por uma boa foto, e se escondem atrás disso também "se eu tivesse uma máquina XYZ, a foto ficaria melhor."
Acho importante entender de equipamento, mas para saber o que é necessário na hora de atender um cliente, não para ter o "melhor". A percepção artística não pode faltar nunca, independente da foto estar "correta". E como toda a arte, tem que ame, tem quem odeie. Mas não deixa de ser arte. A verdade é que a grande maioria não gosta de ser criticado, por isso tem medo de expor sua arte e acaba caindo na foto técnica pra não errar.



alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2009, 16:58:44
Excelente artigo, tomei a liberadade de colocar aqui http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=50307.0

espero que não tenha nada contra
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2009, 17:52:04
Two cents :

Em gestão existe um jargão que procuro aplicar a cada clique :

"Mesmo meio, mesmo fim".

Se eu não agir, olhar, pensar e construir diferente, minhas fotos serão sempre iguais em essência.

Penso que este é um bom meio de se viver, procurando superação e crescimento sempre, e sempre buscando inovação ao fazer qualquer coisa, até fotografar.

Sobre crítica, penso que crítica é crítica e pronto.

Se construtiva ou não, isso não cabe ao critico, mas ao criticado definir, aproveitar, absorver, ignorar ou até "morrer" por causa dela.

Elogios por vezes pode ser mais destrutivos do que a crítica... é pra pensar.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2009, 09:47:41
Excelente artigo, tomei a liberadade de colocar aqui http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=50307.0

espero que não tenha nada contra

Nada contra. Sou membro deste fórum, também, é um fórum muito legal.