Autor Tópico: Dúvida - Compensação de exposição  (Lida 5685 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Online: 05 de Novembro de 2009, 17:57:15
Pra que serve a função de compensação de exposição que tem nas câmeras digitais?
"Film is not dead, it just smells funny."



kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2009, 18:22:20
é para quando vc quer que o automático da tua camera sub ou super exponha.

abrazo
kiran


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2009, 18:30:55
A câmera faz uns cálculos para saber qual é a exposição ideal. Ocorre, entretanto, que em ambientes muito brancos ou muito escuros, a exposição calcumada não é a ideal para o que você quer.

Neste caso, quando eu chego num local, eu tiro umas 10 fotos "calibrando" a exposição ideal, em situações com flash (diversos ajustes do flash) e sem flash.

Desta forma, é só apertar no botão e ajustar as compensações para cada situação.


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2009, 11:06:34
Muitas situacoes voce tem uma exposicao perfeita, com graficos equilibrados, mas voce quer ela mais escura ou mais clara, ai entra o controle de exposicao.
E tambem o inverso para equilibar uma foto. colocar mais sombras ou tirar as sombras, parte mais escuras ou clara.


Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Fut

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2009, 13:16:00
A câmera faz uns cálculos para saber qual é a exposição ideal. Ocorre, entretanto, que em ambientes muito brancos ou muito escuros, a exposição calcumada não é a ideal para o que você quer.

Neste caso, quando eu chego num local, eu tiro umas 10 fotos "calibrando" a exposição ideal, em situações com flash (diversos ajustes do flash) e sem flash.

Desta forma, é só apertar no botão e ajustar as compensações para cada situação.

Boa FUJI,

Achei que somente eu tirava umas 10 fotos para ajustar a CAM...

Abs,


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2009, 14:15:45
Venho percebendo que quando coloco o EV em -5, por exemplo, o meu fotometro fica no claro, e quando ponho em +5 no EV, ele vai lá pro escuro, alguem sabe se na D40 o EV é invertido???

Abs!


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2009, 14:23:15
invertido???  :eek:

o fotometro mede a luz refletida por um objeto e compara com um padrão (cinza), se a luz refletida é maior que o padrão o fotómetro vai indicar para o +,
agora se vc faz uma compensação de +1EV e a luz refletida
é a quantidade certa para o fotómetro indicar 0EV, ele
vai acabar indicando -1.
todos os fotómetros funcionam igual.
 :ok:

abrazo
kiran


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2009, 14:52:40
ok, entendi. Mas qual o ponto de utilizar essa função? Ela valeria só pro automático, pra que o fotometro lesse a cena de outra maneira (expondo pra mais ou pra menos)?
"Film is not dead, it just smells funny."



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2009, 15:52:06
ok, entendi. Mas qual o ponto de utilizar essa função? Ela valeria só pro automático, pra que o fotometro lesse a cena de outra maneira (expondo pra mais ou pra menos)?

Como vc faz para fotografar uma parede branca para que saia branca e não cinza na foto? :assobi:


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2009, 21:07:04
é isso aí, o Pictus falou tudo!
pega a camera e faz uns testes, tem coisas na foto
que só se entende praticando.

coloca um objeto na frente de uma parede branca e faz
umas fotos seguindo a indicação do fotómetro,
medindo no mesmo ponto e mudando a compensação.

depois soma mais uma lámpada para aumentar a luz no fundo
e observa o que acontece com o objeto.

e por aí vai...
lembra de mostrar aqui os resultados

 :snack:



albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2009, 00:03:10
O que eu não entendo é porque usar esse botão e não mudar o ISO/Abertura/velocidade...
"Film is not dead, it just smells funny."



dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2009, 08:13:36
esse é usado nos modos semi auto.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2009, 11:15:00
O que eu não entendo é porque usar esse botão e não mudar o ISO/Abertura/velocidade...

Então... Acho que eu vou bem pelo seu modo de pensar Alberto. Praticamente eu uso modo manual em 99% das vezes que fotografo, porém sempre faço alguns testes antes, e tento ajustar para o que eu quero. Porém na maioria das vezes a luz nao muda muito no ambiente... e sei lá eu sempre tenho a impressão que se eu faço de outra forma, o fotômetro acaba errando... Ficam fotos subexpostas ou então estouradas...
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2009, 11:35:14
O que eu não entendo é porque usar esse botão e não mudar o ISO/Abertura/velocidade...

Um bom motivo para fazer isso é quando se usa flash. Quando eu uso difusor eu compenso para a foto não ficar subexposta. O TTL faz uma medição, mas ainda assim é necessário dar uma corrigida e a maneira mais rápida e prática é compensar o EV, eu poderia colocar no manual e selecionar abertura, velocidade e iso, mas isso seria muito mais demorado.

[ ]s

Formel


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2009, 11:38:13
O que eu não entendo é porque usar esse botão e não mudar o ISO/Abertura/velocidade...

Exato, você muito bem poderia compensar manualmente, mas...
Imagine a situação de estar na cobertura de um evento esportivo, uma cerimônia, um casamento ao ar livre ou qualquer fato jornalístico, onde há muitas e rápidas variações de luz e sombra, com o sujeito entrando e saindo da luz o tempo todo. Seria mais adequado, para evitar perder alguma coisa, você utilizar um modo automático, como uma prioridade de velocidade ou abertura e, no caso de necessidade por algum dos motivos citados acima, manter a compensação. Então, basicamente, pode concluir que o botão de compensação é útil quando se trabalha no modo automático, seja lá por qual razão for. É uma forma de corrigir a interpretação da câmera quando precisa da melhor exposição muito rapidamente.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech