Autor Tópico: Dúvida: Nikon D5000 ou Sony A550?  (Lida 7027 vezes)

RicardoH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 06 de Novembro de 2009, 14:36:13
Olá a Todos! Estou conhecendo este fórum agora e prazer em conhecê-los! Vou comprar uma nova câmera e estou em dúvida sobre a D5000 e a A550. As duas possuem monitor móvel, em que fiquei viciado em função da Canon S5IS que tenho. Minha dúvida é porque a Sony parece ter mais e melhores recursos (não sei se estou certo) e a Nikon tem as vantagens que citam em todos os lugares: marca, tradição, qualidade de construção, diversidade de acessórios. Peço, por favor, opiniões de vocês a respeito para que eu tente me definir.
Desde já obrigado!


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2009, 14:49:58
Amigo, sem muitas delongas e nem puxando sardinha para nenhum lado, aconselho você a olhar no site do www.dpreview.com no link "Buying Guide" >> Side-by-Side escolher as duas e colocar uma ao lado da outra.

Na minha opinião a D5000 tem alguns recursos que não dispenso em uma boa DSLR de entrada, como por exemplo, um flash interno com maior alcance (17m), mais regulagens no Controle de Branco (12), gravação de vídeo a Sony não faz e acho isso ruim porque para quem não é profissional da área normalmente curte-se fazer uns vídeozinhos de vez em quando (eu sou um exemplo), e por fim não sei se a Sony tem o LCD flexível para poder girar o mesmo dependendo da posição da câmera, esse recurso é bem interessante, principalmente em eventos esportivos que nem sempre você consegue um bom posicionamento e sei que a D5000 tem isso, diferente de sua principal concorrente (Canon T1i) que tem o LCD fixo.

Bom, essa é a minha opinião. E olha que eu nem entrei no mérito da robustez, qualidade ótica e empunhadura da Nikon, que notadamente é muito bem falado pelos fóruns e profissionais da área na internet.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2009, 14:58:27
Olha, pelos reviews que tenho visto na internet, a A550 é uma câmera superior, mais robusta e mais profissional... poderiamos dizer que ela concorre com a D90 e não a D5000. Ela não filma, é certo, mas, tem o quick live view que ajuda na durabilidade dos componentes da câmera. E pelo que tenho visto o High iso dela esta tão bom ou até melhor do que o da própria Nikon...

Bem, a diferença tu vais ver no preço, e a ótica da Sony, a ótica profissional, é zeiss.. ah sim, outra coisa que eu valorizo muito é o fato de ter estabilizador no corpo, assim tens todas as objetivas estabilizadas, coisa que a Nikon não faz com todas as suas objetivas (e deixa tudo sempre mais caro tanto para ela como para a Canon, que não utilizam esse sistema de estabilização no corpo).


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2009, 15:02:09
Seria interessante você especificar o uso e a necessidade, pois a maioria das diferenças dessas DSLR é definida nos detalhes. Por exemplo, lentes, preço, ISO alto, gravação de video, fps... Muitas das diferenças, mesmo se existirem, podem não ser importantes pra você.

Nesse link você encontra algumas comparações técnicas de recursos: http://macro-photography-blog.com/2009/09/17/pentax-k-x-vs-canon-eos-500d-vs-nikon-d5000-vs-sony-a550/

Que tipos de recursos você se refere quando fala da A550?

Abraços,


RicardoH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2009, 23:20:40
Seria interessante você especificar o uso e a necessidade, pois a maioria das diferenças dessas DSLR é definida nos detalhes. Por exemplo, lentes, preço, ISO alto, gravação de video, fps... Muitas das diferenças, mesmo se existirem, podem não ser importantes pra você.

Nesse link você encontra algumas comparações técnicas de recursos: http://macro-photography-blog.com/2009/09/17/pentax-k-x-vs-canon-eos-500d-vs-nikon-d5000-vs-sony-a550/

Que tipos de recursos você se refere quando fala da A550?

Abraços,


Olá. Obrigado pelo retorno. Na verdade hoje sou um iniciante franco-atirador que procura um equipamento que seja flexível. Hoje só sei que estou adorando fotografar de tudo. Ainda não me direcionei a nada específico. Os recursos a que me refiro são maior resolução, lcd maior e com mais definição (isso realmente importa no desempenho do foco manual? Na minha S5IS peno para usar bem o foco manual (tem definição de ~203.000).
Vou dar uma olhada no link que passou.
Muito obrigado novamente!


RicardoH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2009, 23:33:50
Olha, pelos reviews que tenho visto na internet, a A550 é uma câmera superior, mais robusta e mais profissional... poderiamos dizer que ela concorre com a D90 e não a D5000. Ela não filma, é certo, mas, tem o quick live view que ajuda na durabilidade dos componentes da câmera. E pelo que tenho visto o High iso dela esta tão bom ou até melhor do que o da própria Nikon...

Bem, a diferença tu vais ver no preço, e a ótica da Sony, a ótica profissional, é zeiss.. ah sim, outra coisa que eu valorizo muito é o fato de ter estabilizador no corpo, assim tens todas as objetivas estabilizadas, coisa que a Nikon não faz com todas as suas objetivas (e deixa tudo sempre mais caro tanto para ela como para a Canon, que não utilizam esse sistema de estabilização no corpo).

É verdade quando diz que a A550 está mais para a D90. É que estou comparando com a D5000 devido ao monitor móvel que ambas tem e que acho importante para mim.
Legal tb ver alguém que acredita na Sony. Em geral a Nikon e a Canon sempre aparecem nos comentários e sempre fiquei em dúvida se todas as outras (Sony, Pentax, Panasonic, Minolta-tive uma de filme muito boa e entendo que a Sony deve ter aproveitado seu conhecimento)são opções interessantes ou "micos" para quem compra.
Obrigado pelos comentários!


RicardoH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2009, 23:37:57
Amigo, sem muitas delongas e nem puxando sardinha para nenhum lado, aconselho você a olhar no site do www.dpreview.com no link "Buying Guide" >> Side-by-Side escolher as duas e colocar uma ao lado da outra.

Na minha opinião a D5000 tem alguns recursos que não dispenso em uma boa DSLR de entrada, como por exemplo, um flash interno com maior alcance (17m), mais regulagens no Controle de Branco (12), gravação de vídeo a Sony não faz e acho isso ruim porque para quem não é profissional da área normalmente curte-se fazer uns vídeozinhos de vez em quando (eu sou um exemplo), e por fim não sei se a Sony tem o LCD flexível para poder girar o mesmo dependendo da posição da câmera, esse recurso é bem interessante, principalmente em eventos esportivos que nem sempre você consegue um bom posicionamento e sei que a D5000 tem isso, diferente de sua principal concorrente (Canon T1i) que tem o LCD fixo.

Bom, essa é a minha opinião. E olha que eu nem entrei no mérito da robustez, qualidade ótica e empunhadura da Nikon, que notadamente é muito bem falado pelos fóruns e profissionais da área na internet.

Olá Thiago! Pelo que vi a Sony tb possui monitor móvel (um pouco menos flexível - vira para cima e para baixo apenas, mas tem maior definição). Sobre a opção de filmar vídeos concordo com vc. Para o dia a dia as vezes quebra um galho enorme! rs. Vou dar uma olhada no seu link. Vlw pelas dicas! Abraços!


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2009, 01:25:42
Se o fator decisivo for o monitor móvel, então a sony é a melhor pedida. Apesar de ter uma maior flexibilidade de movimento no LCD, o autofoco pelo LCD na nikon é sofrével...

Olá Thiago! Pelo que vi a Sony tb possui monitor móvel (um pouco menos flexível - vira para cima e para baixo apenas, mas tem maior definição). Sobre a opção de filmar vídeos concordo com vc. Para o dia a dia as vezes quebra um galho enorme! rs. Vou dar uma olhada no seu link. Vlw pelas dicas! Abraços!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2009, 08:50:32
É, pelo que dizem o sistema de AF da Sony é o melhor disparado entre as DSLR...
« Última modificação: 07 de Novembro de 2009, 08:50:50 por Natão »




blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2009, 01:01:48
Leandro,

Sem dúvidas que a d90 ou A700 é mais negócio....

Mas, segundo o autor do tópico, ele tem interesse em fotografar pelo LCD, como nas compactas, dessa forma, a A500 é a mais indicada.

"As duas possuem monitor móvel, em que fiquei viciado em função da Canon S5IS que tenho"

Eu estou achando essa nova Sony um pouco cara demais, U$200,00 de diferenca pra D5000.
http://www.bhphotovideo.com/c/product/646607-REG/Sony_DSLRA550L_DSLR_A550L_14_2_MP_Digital.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/615725-REG/Nikon_25454_D5000_Digital_SLR_Camera.html

Eu acho que eh mais negocio pegar uma Nikon D90 ou Sony A700. 
http://www.bhphotovideo.com/c/product/580241-REG/Nikon_25446_D90_SLR_Digital_Camera.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/520760-REG/Sony_DSLRA700_Alpha_DSLR_A700_Digital_Camera.html


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2009, 09:12:16
Agora baseado nos comentários acima, tenho que concordar que se o fator determinante nessa escolha for o LCD, nem precisa pensar, porque o LCD da Sony, além de ser maior (3" contra 2,7") tem uma qualidade muuuuito superior (921.600 contra 230.000).

Só alerto na questão de lentes, pois a Sony somente aceita lente de encaixe Sony e Minolta. E pelo que vejo por aí não encontro com tanta facilidade lentes para Sony como para Canon e Nikon. Mas mesmo assim, acredito que para o seu uso a Sony é mais adequado que a Nikon.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 09:16:17 por thiago.cecilio »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2009, 10:41:12
Um detalhe importante: tenho a D5000, e fui à loja Sony e vi a A330 (OK, não é a do tópico, mas vale o comentário). Com live View, o foco é lento. Muito lento. Mais lento que nas compactas (sim, é possível ser mais lento que compactas...).
Até que tem uma certa precisão, mas não se compara com o foco no visor. Em ambas o foco foi/é  preciso.
São raros momentos na D5000 de focus hunt.
Em geral quando o foco prévio está muito perto e o local de foco muito liso (parede de uma cor só) com alguma distância.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2009, 13:31:45
Com live View, o foco é lento. Muito lento. Mais lento que nas compactas (sim, é possível ser mais lento que compactas...).

Estranho isso, eu tambem ja brinquei algumas vezes com LiveView das Sony e achei extremamente rapido, mais rapido que da minha camera.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2009, 14:33:32
Um detalhe importante: tenho a D5000, e fui à loja Sony e vi a A330 (OK, não é a do tópico, mas vale o comentário). Com live View, o foco é lento. Muito lento. Mais lento que nas compactas (sim, é possível ser mais lento que compactas...).
Até que tem uma certa precisão, mas não se compara com o foco no visor. Em ambas o foco foi/é  preciso.
São raros momentos na D5000 de focus hunt.
Em geral quando o foco prévio está muito perto e o local de foco muito liso (parede de uma cor só) com alguma distância.


Tem algo errado aí...
Eu tenho uma A300 e o liveview não interfere em nada no AF!