Autor Tópico: As cores vivas de uma imagem.  (Lida 3229 vezes)

cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Online: 08 de Novembro de 2009, 10:40:34
Uma  fotografia  que  chame Atenção exclusivamente por  suas  belas CORES , esse  seguimento  esta  diretamente ligado a  que  estrutura física  da  MAQUINA FOTOGRÁFICA ?
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2009, 10:52:10
Hã?
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Fut

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2009, 13:12:56
Depois de entrar a esquerda, vire para o tripé de cada um dos tres.. husaduhauh

===

Tambem nao entendi NADA!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2009, 19:03:19
Está ligada à relação entre a captura e a qualidade da luz externa. Basicamente, as cores mais vivas são as cores equivalentes ao tom do cinza médio pouco misturadas.


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2009, 23:59:31
Emc2 = Tudo é relativo caro watson :snack:


Carlos Zago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2009, 13:48:43
Pessoal, nao sou de postar, fico somente sapeando pelos posts. Quanto a cor, tonalidade, sei que a opção seria satura-las mais, podendo esta saturação ser feita no setup da maquina ou posteriormente, via software.

Mas eu tenho uma duvida e gostaria que alguem esclarecesse para mim se possivel, é o seguinte, se eu quero uma foto mais ou menos constrastada, como devo proceder na hora do click ?????????

Exemplo: Tem uma paisagem para eu fotografar e eu imagino esta paisagem bem contrastada, bem definida, como devo proceder para constratar mais a fotografia sem usar softwares, apenas na maquina ?????
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 13:55:43 por Carlos Zago »


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2009, 14:22:58
Carlos, até aonde eu sei quanto mais demorado para captar uma cena melhor para as cores. Como também dependerá da capacidade da própria máquina de processar as cores captadas. Acredito que haja uma pequena, mas significativa, vantagem nas máquinas com sensores maiores e processadores mais avançados. Por exemplo, já notei diferenças de quantidade e qualidade de cor comparando uma 5D com uma 50D e uma 50D com uma XTi. Posso estar enganado...  :ponder: Também gostaria de uma explicação mais precisa...


Carlos Zago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2009, 15:25:43
Então Rodrigo, se voce falar numa vantagem dos processadores mais avançados, eu acredito, assim como tinha uma diferença significativa entre os filmes da Fuji e Kodak, agora, quanto a exposição mais demorada, isso é novidade pra mim.

E quanto ao contraste da foto, o que voce me diz, como consigo contrastar mais uma foto usando apenas os recursos da maquina?


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2009, 15:33:36
É basicamente o que o Ivan disse.
Façam um teste : fotografem uma paisagem qualquer, a vista da sua janela, a esquina da sua rua, um parque.
Fotografem a mesma foto, na mesma posição, em três momentos distintos do dia : manhãzinha, meio dia, e final da tarde. Idealmente nas mesmas condições climáticas ( as três em dia aberto, ou as três em dia nublado) . Contraste é sobre luz, ângulo de incidência, difusão, distância e intensidade. :ok:


Carlos Zago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2009, 15:57:53
Ana, grato pela atenção.

Vou fazer isso sim, alguns testes em momentos diferentes da luz do dia, assim, ja poderei perceber alguma coisa pra começar.

Mas o meu questionamento é o seguinte: Naquele momento, naquele instante, sem poder ser antes ou depois, existe uma forma de deixar a foto mais ou menos contrastada usando os recursos da maquina ou mudando o ponto de fazer a medição ou mudando o tipo de medição da luz, sei la, algo do tipo.

Mais uma vez, obrigado pela atenção


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2009, 15:59:32
Então Rodrigo, se voce falar numa vantagem dos processadores mais avançados, eu acredito, assim como tinha uma diferença significativa entre os filmes da Fuji e Kodak, agora, quanto a exposição mais demorada, isso é novidade pra mim.

E quanto ao contraste da foto, o que voce me diz, como consigo contrastar mais uma foto usando apenas os recursos da maquina?

Então Carlos, eu também não sei ao certo se isso procede. Li em algum lugar que a sensibilidade do filme se dá à capacidade dele armazenar a luz mais rápido, um ISO maior armazena mais luz do que um ISO menor no mesmo intervalo de tempo, isso todos sabem. Portanto o ISO menor capta a luz mais "devagar" e tem mais qualidade. Se isso se aplica no obturador eu não sei e ainda não consegui descobrir...  :no:

Sobre o contraste, nao faco nadade  cientifico e nada novo, sempre que preciso/pretendo obte-lo procuro subexpor ou sobrexpor a captação de luz, de acordo com a cena (mais objetos escuros/claros). Aposto que voce tambem aplica essa técnica há tempos.

E de fato acredito muito no que a Ana disse, a incidência da luz é muito mais importante, porém não está no nosso controle. (apenas o "acordar cedo" rsrs)




rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2009, 16:03:01
Se isso se aplica no obturador eu não sei e ainda não consegui descobrir...

opa, aqui eu me referi a velocidade de entrada da luz, controlada pelo obturador.

abs



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2009, 16:59:12
Sim, há controles na câmera, via menu, para aumentar o contraste, a saturação, o sharp, e a aparência do JPEG ficará mais "viva".

Mas isso degradará a imagem.

O correto é capturar com pouca saturação, pouco contraste e pouco sharp para aplicar depois na dose que se quer, na forma que se quer.

Contraste é função da dureza da luz. Luz dura (sol direto) cria mais contraste, luz macia (dia nublado) menos.


Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2009, 03:45:15
Então Rodrigo, se voce falar numa vantagem dos processadores mais avançados, eu acredito, assim como tinha uma diferença significativa entre os filmes da Fuji e Kodak, agora, quanto a exposição mais demorada, isso é novidade pra mim.

E quanto ao contraste da foto, o que voce me diz, como consigo contrastar mais uma foto usando apenas os recursos da maquina?

fechando o diafragma.
Fernando Frazão


Carlos Zago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2009, 13:31:14
Pessoal, obrigado a todos pelas respostas.
O jeito mesmo é capricar na exposição e depois deixar do jeito pretendido no acr.
TKS