Autor Tópico: [AJUDA] Canonet QL17 (1965)  (Lida 6912 vezes)

Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Novembro de 2009, 17:33:41
Olá Pessoal! Depois da Trip 35, hoje chegou a Canonet que comprei da Pretti equipamentos fotograficos lá de Sampa. O Sr. Marcos me disse que era uma Canonet QL17 GIII de 1972, mas quando chegou vi que era uma QL17 de 1967,maior e mais pesada, porém fiquei alegre do mesmo jeito até mais um pouco nem sei porque. super conservada, fotometro funcionando, cheirando nova da revisão com case original etc. Estou super feliz! :D
1.

2.


Agora tenho algumas dúvidas porque só sei manualmente regular a ASA, a Velocidade obturador e abrtura do diafragma, tem uns botões aqui que preciso que vcs me ajudem por favor.

3.Nessa imagem eu onde eu circulei de amarelo tem ao lado dos simbolos uma alavancazinha que puxa para esquerda que não sei o que é e nem tentei puxar pra não destruir :shock:


4,No circulo amarelo da esquerda outro botao aparentemente de apertar :shock: e o outro X e M que m deve ser manual total e X é o que? Xutter? :D


Poxa! Que delícia essas rangefinders!!!tô apaixonado!!
Guto comprei os 10 rolos de filme PB Lucky pelo E-bay (made in ching ling)!!!

5. As duas novas meninas



Elmo, Guto e Cia! Ajudem-me! :eek:

Abs a todos!



« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 17:35:33 por Naiberg »


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2009, 19:25:08
O que posso ajudar é sobre a alavanca X e M... deixa no X e nunca tire de lá. É o sincronismo de flash, o M era usado com aqueles flashes de lâmpada, o X é para Xenon, que são os flash eletrônicos usados até hoje.
Eliverto Scherer<br /><br />


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2009, 19:46:39
Vamos lá:



Pelo que me lembro esse é o temporizador. Acaso não está escrito "Self-Timer" abaixo dessa linha amarela?



Esse da esquerda é o botão para ser apertado enquanto se gira o anel de tempo de exposição para "B" de Bulb. Se ele não for apertado, o anel não chega ao "B". O da direita na foto, o Eliverto já explicou.

Parabéns pela Câmera Nova.  :ok:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2009, 19:51:24


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2009, 20:03:53
Obrigado Eliverto, Obrigado Elmo!

Bem, é isso mesmo! XeM o Eliverto explicou, ok demais!  Elmo, não tem escrito self timer mas acho mesmo que é o temporizador...como uso ele? E o Botao de apertar é exatamente como falou...a velocidade trava no 4...apertando esse botão desce pra 2, 1 e Bulb. Maravilha.

Outra dúvida, quando ponho o diafragma no A eu vejo o fotometro, mas qdo mudo pra f 1.7 2 2.8 etc o fotometro se manda todo pra direita e some ? Qual é o lance da fotometria? Desculpa a encheção mas é que na minha época eu só tirava foto com kodak instantimatic e tekinha..rsrsrsr :D

Valeu pessoal!

p.s. Ah! obrigado pelo manual Elmo!
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 20:08:23 por Naiberg »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2009, 20:36:41
Mais uma heim Naiberg?! Começa assim...hehehehe.
Parabéns pela aquisição. Não tenho Canonet ainda e vou ficar devendo uma contribuição mas o pessoal já está lhe ajudando aí.
Quanto aos filmes, eu comprei 5 rolos do Lucky para experimentar também. O Paulo Machado tem usado muito desses filmes. Gosto das fotos dele. Dê uma olhada depois. O vendedor Carnival do ebay tem filmes pra todos os gostos. Os que eu comprei sairam bem mais barato do que se fosse comprar aqui. Comprei Kodak Portra e Ilford Delta também. O preço ficou legal.
Abraços e boas fotos.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2009, 20:48:34
O link do vendedor: http://stores.ebay.com/Film-Carnival__W0QQ_armrsZ1QQ_fromZQQ_ipgZQQ_sasiZ1QQ_trksidZp3286Q2ec0Q2em57

Não é o mais barato do ebay mas entregou direitinho, tem uma variedade grande e não passou pela receita.  :D
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2009, 20:50:29
Mais uma heim Naiberg?! Começa assim...hehehehe.
Parabéns pela aquisição. Não tenho Canonet ainda e vou ficar devendo uma contribuição mas o pessoal já está lhe ajudando aí.
Quanto aos filmes, eu comprei 5 rolos do Lucky para experimentar também. O Paulo Machado tem usado muito desses filmes. Gosto das fotos dele. Dê uma olhada depois. O vendedor Carnival do ebay tem filmes pra todos os gostos. Os que eu comprei sairam bem mais barato do que se fosse comprar aqui. Comprei Kodak Portra e Ilford Delta também. O preço ficou legal.
Abraços e boas fotos.

Valeu Guto, viciei já hehehe !!!Obrigado pelas dicas!
O que eu achei legal dessa Canonet é que ela foi a primeira QL 17 de 1965 e tem o corpo maiorzão o fotômetro ao invés de ser do lado direito como na QL17 GIII é na parte superior do viewfinder, enfim...é a "mãe" das Ql!
Um cara bum forum gringo dis que ela é "Canonet QL 17 (the early big one circa 1965) " não sei o que ele quer dizer com "circa"
Abs!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2009, 22:55:39
Naiberg, ela funciona com prioridade de tempo de exposição quando está do "A" - de automático. Fora do "A", você que definirá a abertura e o tempo, assim o fotômetro não atuará mais (por isso ele some, como você disse).

O temporizador, você desliza a alavanquinha até que a mesma trave, avança o filme, aperta o disparador e terá 10 segundos até o disparo automático (se estiver funcionando).


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2009, 23:33:29
Valeu Elmo! Eu consegui baixar um manual exatamente desse modelo QL17 em ingles! 28 paginas de puro tesão..heheh Já saquei tudinho...agora preciso por em pratica!
Sabe, pensando bem eu até gostei mais que ele me mandou essa primeira QL17, grande, robusta e "mais rara até que a GIII! Mais daqui ha um tempo vou querer uma QL17 GIII.
Obrigado a vcs, pois se não fossem o papo de vcs eu nã teria despertado essa "nova paixão" hehe
Abs!


fp2008

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2009, 22:19:22
Tem o case original O.O ! Boa compra


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:00:40
Tem o case original O.O ! Boa compra
Pois é fp2008! Nem eu acreditei! A cam ta novinha tbm! Tô só esperando os 10 rolos de filmes PB que comprei do Ebay por U$23 chegarem pra desvendar essa maravilha, enquanto isso tô me divertindo com a Oly Trip 35 q comprei tbm, tô na pose 28 de 36 :)!
Abs!


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2009, 01:29:35
Olá Pessoal!

Revelei meu primeiro rolo 35mm pro value 200 com a Canonet QL17, fiquei feliz com os testes! achei muito bacana a câmera! Agora tô esperando chegar os 10 rolos de Lucky q comprei no E-bay para me divertir mais!!!
Seguem as imagens teste para que vejam e me digam o que acharam, foi escaneado em tiff no LAB perto daqui de casa, imprimi no papel e ficaram melhor que as escaneadas a meu ver.

1.


2.


3.


4.


5.


6.

Abraços
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, 01:31:08 por Naiberg »


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2009, 16:54:07
putz...ninguem falou das imagens que canonet produziu... :doh: Enfiei a cara no buraco não saio mais, vou voltar pra digital :doh:
 :(
« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, 16:55:26 por Naiberg »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2009, 17:26:29
vou voltar pra digital :doh:
 :(

Pô Naiberg, blasfêmia é pecado!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Gostei muito das fotos! Mais da primeira e da segunda. Gostei do foco "diferente" da terceira (e apreciei muito as cores)! Gostei da nitidez das duas últimas.:clap:

Parece que estou seguindo seus passos, depois da Trip agora meu sonho de consumo é uma Rangefinder!!!Só que esse sonho pode demorar um pouco ($$$). :D

Aliás, falando em Trip, não vejo a hora de ver seu próximo teste com a sua! Amanhã cedo irei buscar as fotos, já escaneadas, que tirei com a minha Trip (a ansiedade é grande...).

Abraços

barboza
« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, 17:58:32 por Barboza »