Autor Tópico: Trabalhar ocmo Free Lancer sem curso? É possível?  (Lida 9269 vezes)

Icosta

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Resposta #15 Online: 24 de Outubro de 2009, 18:51:57
Boa tarde turma!

Thiago, conforme o Guto comentou a visão administrativa ou gestão e básica para qualquer negocio. Tem que se ter este planejamento. Vou tentar ser o mais conciso e objetivo que puder na explicação abaixo, espero que vc aproveite, pois de forma alguma quero ser arrogante e passar a impressão errada.

Tenho a fotografia como um hobby e tenho aprendido muito aqui no fórum, como podemos ver nass discuções, aqui a uma disseminação da informação de forma clara e profissional, e sim vc ta no lugar certo falando com as pessoas certas. Tentarei da a visão tecnica da gestão.

Bom...

Vc pode dividir em três pontos, depreciação, (equipamentos), custo operacional e variável ( custos de cada locação, deslocamento e estacionamento casso tenha carro, ajudantes, manutenção de equip, eletricidade, papel fotográfico, cds e etc) e por final a margem de retorno, ou seja... o quanto vc quer ter de lucro após a composição destes itens citados.

Segue raciocínio teórico:

Consideração que a partir do momento que vc pega o equipamento ele já desvaloriza pelo menos 30% se não for mais. Ou seja... la frente  se vc decide que não deu certo e precisara vender os equipamentos tu perdestes dinheiro. Então vc tem que fazer a conta para achar à margem de retorno que serve para tu reinvestir em vc e em novos equipamentos, e em quanto tempo de trabalho vc ira pagar o investimento em equipamentos a conta tem que fechar, se não tu quebra.

Conta orientativa:

Equipamentos –                               11.000.00 moedas (investimento)
Desloc.+ ajud+ ref+ estac –               2.000.00 moedas / 10casamentos  (custo operacional) 200 moedas cada
Aluguel de escrit (se houver), manutenção, papel fotog.,cds, etc.-  1.000.00/mês ( custo variável)

1- Retorno sobre investimento e custo operacional:
Vc tem que recuperar o custo do equipamento em um determinado período vamos supor  12 meses, já tens a conta 10.000/12 =1.000/mês +  2.000.00 custo operacional+1.000.00 custo variável= 4.000.00 moedas/mês. Ou seja,  para vc manter uma estrutura e amortizar seus equipamentos (pagar o investimento) precisa deste capital de giro/mês (4.000.00) moedas.

2-Margem de lucro:
Agora já sabemos quanto custa manter nosso negocio; 4.000.00 moedas/mes.

Então temos que ver quanto vale o serviço do profissional, o quanto ele acha que vale o trabalho, conhecimento aplicado e seu nome no mercado frente aos concorrentes, claro não podemos esquecer este importante detalhe, pois quanto mais experiente e com um  bom portfólio mais caro  e a regra do mercado, pois este cara investe continuamente nele, no negocio e na sua marca(nome), e acredite vão pagar por este profissional. Mas também haverá os que vão para os profissionais de entrada que são mais baratos, em geral com qualidade menor do serviço. Vamos continuando;

Raciocínio 1
Temos as 4.000.00 moedas (capital de giro), vc disse que poderia fazer 10 casamentos a 300.00 moedas teríamos 3.000.00 moedas. Temos a seguinte conclusão; se vc cobrar somente os 3.000.00 pelos 10 casamentos já ta perdendo 1.000.00/mês, ou seja no ano   -11.000.00 moedas.

Raciocínio 2
Agora pense de forma diferente... as mesmas 4.000.00 moedas + 3.000.00 (10 casamentos) = 7.000.00 moedas/mês, e o quanto vc teria que faturar por mês para pagar os gasto, investimento e rentabilidade do negocio para valer a pena. E claro que vc pode cobrar menos por evento, isto provavelmente aumentaria seu volume de trabalho e dedicação integral o que faria vc atingir o valor que vc acha que vale a pena trabalhar. Desta forma ao final do período de doze meses vc teria pago o investimento (equips), custo mensal e teria o retorno as 3.000.00 moedas/mês.

Espero ter contribuído um pouco no entendimento.

Abs a todos e parabéns pela discussão.

Fico a disposição.


wdantas

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Resposta #16 Online: 25 de Outubro de 2009, 12:01:02
Thiago,

Retomei a fotografia de 2005. De lá pra cá, adquiri câmeras, lentes, flashs, tripés, etc., upgrade em computador, calibrador de monitor, além de ter realizado muitos workshops, tudo visando me aperfeiçoar não só pra atender minhas exigências pessoais, como também para executar um trabalho de qualidade. Me considero um fotógrafo amador, até porque minha renda não vem da fotografia. Há tres anos, um amigo que é produtor de vídeo viu minhas imagens e me incentivou a fazer alguns trabalhos para a empresa dele. Morri de medo de não entregar esses trabalhos dentro do esperado, mas felizmente vem dando tudo certo.

Apesar de ter protfólios de qualidade pra mostrar, alguns jobs não aceito porque conheço minhas limitações, sejam em experiência ou equipamentos necessários. E não adianta tentar me convencer porque prezo muito pelo que faço. Quando cobro, faço isso usando uma planilha de referência da associação dos fotógrafos daqui pra não prostituir o mercado.

Se não me acho qualificado, falo e indico um profissional que sei que vai dar conta do job.

Tive duas experiências com dois profissionais que contratamos para os batizados de nossos 2 filhos que foram desastrosas, embora desculpas não faltassem, simplesmente porque faltou humildade desses fotógrafos para dizer que não tinham experiência nesse tipo de trabalho embora façam bem em suas áreas.

O que estou tentando passar com essa ladainha toda é que tenha paciência e não queime seu filme. Equipamentos bons são caros, mas vai com calma e procure comprar o estritamente necessário para o trabalho que vc se dispõe a fazer. Se uma lente do fabricante da câmera é muito cara, procura uma genérica que dê pro gasto até ter grana suficiente. No começo faça o trabalho de graça e justifique a quem lhe chamou que ainda não tem segurança bastante pra cobrar. Faz amizade com um profissional e pede pra acompanhá-lo como ajudante pra ir aprendendo. Só o tempo e muita prática vai fazer de vc um bom fotógrafo.

Espero ter te ajudado

abraços


Marcelo Favero

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Resposta #17 Online: 25 de Outubro de 2009, 13:03:45
Então Thiago (e a quem mais está começando e busca o caminho das pedras),

Todas as orientações aqui são a realidade, mas a princípio podem parecer assustadoras, principalmente quando falta o capital para começar. O importante é você realmente procurar formas de estudar (nem sempre é imprescindível um curso caro) e tentar acompanhar outros profissionais, mesmo que durante finais de semana (eventos são mais comuns aos sábados...). Um passo de cada vez e assim se vai longe!

Queria acrescentar um item nesta excelente explicação do Icosta, e que muitos se esquecem:

O SALÁRIO. Lucro é uma coisa, mas o salário do empreendedor enquanto está trabalhando de fotógrafo ou quando está editando imagens, é outra coisa. Mesmo que esse valor, em dinheiro, você subtraia do que destinou à margem de lucro, você tem que tê-lo separado. Quanto você cobraria para fazer este serviço para uma outra pessoa? O lucro é proveniente de um investimento e de uma boa administração dele, mas o trabalho de fotógrafo tem de ser remunerado como tal. Mesmo porque, se seu negócio cresce e você precisa contratar mais fotógrafos para trabalhar (casamento, no mínimo são dois, não esqueçam!), você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Então precisa pagar esse profissional, e isso não pode sair da margem de lugro e nem ser acrescido no preço final. Então tem que contar com a remuneração de fotógrafo, independentemente do lucro. Senão dificulta o crescimento do negócio.

abraço
Marcelo dos Santos

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Ana Adams

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Resposta #18 Online: 25 de Outubro de 2009, 15:39:21
Ótimas dicas aqui do wdantas, lcosta e do Favero, mas devo acrescentar mais uma que passou esquecida...
além do custo de equipamentos, depreciação, custos variáveis de cada job  etc. há que se contar os custos pessoais de cada um :
por mais que alguns clientes não consigam acreditar, nós fotógrafos tb comemos, dormimos, compramos remédios, temos seguros, carro, usamos roupas....  :eek:
Eu sei... eu sei... é difícil acreditar, mas tem alguns que até tem filhos !!! E estes filhos precisam de roupas e escola e remédios também !!! ;) E férias !
Bem, brincadeiras `a parte, este é um custo importante que todos temos que considerar. Se vc não colocar este custo embutido no seu preço, vc não vai poder sobreviver e em poucos meses terá que vender o equipamento e ser empregado de alguém e começar tudo de novo....
Algumas pessoas calculam um custo anual e dividem pelo número de trabalhos desejados/previstos para o mesmo período . Não é um valor preciso, vc pode trabalhar mais ou menos que o previsto, mas esse número vai te dar uma idéia bem realista de como vai seu negócio e se vc precisa ajustar prá cima ou prá baixo. Aqui nos EUA isso se chama " overhead"  , deve haver uma palavra em português, não?  :ok:


Icosta

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Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2009, 16:50:11
Ana, esta denominção esta coretissima, e em portugues podemos traduzir por valor agregado; todo aquele produto onde a qualidade, associada ao nome (marca) e segurança no resultado final resulta em satisfação ao cliente, construindo e tornando-se uma marca (nome) forte; ou seja  overhead (valor agregado) praticamente são adjetivos  em linguas distintas. Regra do mercado aberto, que para mim e 9 maravilha do mundo apos as outras 8... e claro. Esta regra faz com que o mercado se auto regule.

Por isto Thiago sempre havera os bons, fruto sempre do esforço, dedicação e persevernaça e copetencia que acreditão no que fazem, e os outros... os que aproveitam da oportunidade (conforme citado pelo formel) no qual concordo em parte no posicionamento dele.

Abs,

Ótimas dicas aqui do wdantas, lcosta e do Favero, mas devo acrescentar mais uma que passou esquecida...
além do custo de equipamentos, depreciação, custos variáveis de cada job  etc. há que se contar os custos pessoais de cada um :
por mais que alguns clientes não consigam acreditar, nós fotógrafos tb comemos, dormimos, compramos remédios, temos seguros, carro, usamos roupas....  :eek:
Eu sei... eu sei... é difícil acreditar, mas tem alguns que até tem filhos !!! E estes filhos precisam de roupas e escola e remédios também !!! ;) E férias !
Bem, brincadeiras `a parte, este é um custo importante que todos temos que considerar. Se vc não colocar este custo embutido no seu preço, vc não vai poder sobreviver e em poucos meses terá que vender o equipamento e ser empregado de alguém e começar tudo de novo....
Algumas pessoas calculam um custo anual e dividem pelo número de trabalhos desejados/previstos para o mesmo período . Não é um valor preciso, vc pode trabalhar mais ou menos que o previsto, mas esse número vai te dar uma idéia bem realista de como vai seu negócio e se vc precisa ajustar prá cima ou prá baixo. Aqui nos EUA isso se chama " overhead"  , deve haver uma palavra em português, não?  :ok:


Marcelo Favero

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Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2009, 17:46:34
Ótimas dicas aqui do wdantas, lcosta e do Favero, mas devo acrescentar mais uma que passou esquecida...
além do custo de equipamentos, depreciação, custos variáveis de cada job  etc. há que se contar os custos pessoais de cada um :
por mais que alguns clientes não consigam acreditar, nós fotógrafos tb comemos, dormimos, compramos remédios, temos seguros, carro, usamos roupas....  :eek:
Eu sei... eu sei... é difícil acreditar, mas tem alguns que até tem filhos !!! E estes filhos precisam de roupas e escola e remédios também !!! ;) E férias !
Bem, brincadeiras `a parte, este é um custo importante que todos temos que considerar. Se vc não colocar este custo embutido no seu preço, vc não vai poder sobreviver e em poucos meses terá que vender o equipamento e ser empregado de alguém e começar tudo de novo....
Algumas pessoas calculam um custo anual e dividem pelo número de trabalhos desejados/previstos para o mesmo período . Não é um valor preciso, vc pode trabalhar mais ou menos que o previsto, mas esse número vai te dar uma idéia bem realista de como vai seu negócio e se vc precisa ajustar prá cima ou prá baixo. Aqui nos EUA isso se chama " overhead"  , deve haver uma palavra em português, não?  :ok:

Oi Ana,
Bem, despesas pessoais é aquilo que temos que adequar à remuneração, e é justamente sobre isso o que eu estava falando quando mencionei o salário, que independe do lucro. A lucratividade é um objetivo, mas o salário é indispensável. Por um período, seja por qual razão for, seu negócio pode ter prejuízo, mas você não poderá ficar nunca sem remuneração, justamente por conta de suas despesas pessoais. Do contrário, melhor ser empregado.

abçs
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Icosta

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Resposta #21 Online: 25 de Outubro de 2009, 18:18:50
É isto ai Marcelo:
No pain! no gain!
abs
Então Thiago (e a quem mais está começando e busca o caminho das pedras),

Todas as orientações aqui são a realidade, mas a princípio podem parecer assustadoras, principalmente quando falta o capital para começar. O importante é você realmente procurar formas de estudar (nem sempre é imprescindível um curso caro) e tentar acompanhar outros profissionais, mesmo que durante finais de semana (eventos são mais comuns aos sábados...). Um passo de cada vez e assim se vai longe!

Queria acrescentar um item nesta excelente explicação do Icosta, e que muitos se esquecem:

O SALÁRIO. Lucro é uma coisa, mas o salário do empreendedor enquanto está trabalhando de fotógrafo ou quando está editando imagens, é outra coisa. Mesmo que esse valor, em dinheiro, você subtraia do que destinou à margem de lucro, você tem que tê-lo separado. Quanto você cobraria para fazer este serviço para uma outra pessoa? O lucro é proveniente de um investimento e de uma boa administração dele, mas o trabalho de fotógrafo tem de ser remunerado como tal. Mesmo porque, se seu negócio cresce e você precisa contratar mais fotógrafos para trabalhar (casamento, no mínimo são dois, não esqueçam!), você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Então precisa pagar esse profissional, e isso não pode sair da margem de lugro e nem ser acrescido no preço final. Então tem que contar com a remuneração de fotógrafo, independentemente do lucro. Senão dificulta o crescimento do negócio.

abraço


ka oliveira

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Resposta #22 Online: 04 de Novembro de 2009, 02:05:18
thiagobeleza, estou no início das minhas aspirações como fotógrafa, acabei de comprar uma dsrl que mal sei manusear. No meu caso não gosto de eventos e estou buscando estudo na net (até estou conversando num forum muito bomm!kkkk). Sou muito da opinião de wdantas.
Amo fotografar... viajo. Penso em fazer jornalismo em breve, somente para apreender, conhecer e porque gosto de escrever.
Também penso na fotografia como profissão, tenho e acho que assim como em todas elas haverá os novatos. Se é isso que você gosta ou gosta nesse momento de sua vida: fé em deus, irmao! Acho que só não pode deixar de fotografar.
Ah! todos posts :ok:


thiagobeleza

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Resposta #23 Online: 04 de Novembro de 2009, 08:45:45
Entendi bem todos os pontos colocados aqui. Como ja disse, estou procurando cursos básicos e, em setembro,  inicio o técnico na ABRA. També busco trabalhos como fotógrafo assistente (mesmo sem remuneração) pra adquirir experiência. Se alguém se interessar.

Grato pessoal


agalons

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Resposta #24 Online: 04 de Novembro de 2009, 11:07:14
Thiago
Tente alguma vaga como assistente ou terceiro fotografo,
procura em alguma produtora ou estudio,fazer estagio.
Para ver de que se trata.
Ser free lancer e simplesmente ser prestador de serviço.
Voce e contratado para uma determinada tarefa,
muitos acham que freelancer e sinonimo de "bico facil".
Estuda tudo o que puder.
Hoje com internet ha milhoes de tutoriais, para te ajudar,
mesmo aqui no MF.
Abs.
Angelo


kiran

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Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2009, 18:37:39
Possuo alguns conhecimentos em fotografia e um equipamento razoavel. Com um pouco de criatividade da pra fazer um trbalho legal. Gostaria de saber se é possível conseguir trabalho em sites, revistas, agencias pra fazer eventos, ou trabalhos específicos como fotógrafo, mesmo não tendo formação.

Todo conhecimento que adquiri foi através da internet.

Eu penso em estudar, fazer cursos e oficinas, mas tudo isso custa muuuuuuuuiiito caro e, no momento é impossível. Pensei em me desenvolver praticando.

Rola?


se vc consegue fazer a imagem que o clinte pede: tá tudo bem, vai enfrente.
 :ok: