Autor Tópico: dúvida sobre filtros  (Lida 3550 vezes)

Mario Moreno

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
Online: 19 de Outubro de 2005, 13:55:40
sou iniciante e tenho uma dúvida idiota que provavelmente muitos aqui tem, pra que serve exatamente o filtro?

ele serve apenas pra dar efeito na foto, certo? ou não?

no caso de uma fitro close-up, ele apenas melhora a qualidade do close, resolução, nitidez... ou vc consegue dar closes maiores?

qual seria a diferença entre um filtro e uma lente conversora? principalmente do caso "close-up"?

bom, se alguém conseguir explicar, eu, e muitos outros, ficaremos muito agradecidos...


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2005, 14:55:23
Existem diversos tipos de filtros, que vão dos efeitos aos corretores.

Antigamente, haviam filtros pra correção de balanço de branco. Como os filmes eram feitos para um tipo especifico de iluminação (cada um tinha o seu), havia filtros que "esquentavam" ou "esfriavam" as cores, isto é, puxavam mais pra o vermelho ou para o azul. Esse é um caso de filtro de correção.

Na fotografia PB, ainda hoje se usa filtros coloridos, como vermelho, azul, verde, amarelo ou laranja. Assim, se voce usa um filtro vermelho em um filme PB, o cinza que representa o vermelho vai sai mais claro, já que ele foi filtrado.

Mas existem filtros de efeitos, como o de estrela, que faz com que as luzes aparecçam como estrelas nas fotos, e não como circulos. Dependendo do filtro, varia o numero de pontas.

O filtro close-up possibilita que voce chege mais perto do assunto, e não o que voce disse, de deixar a foto mais nitida. Mas claro, vai melhorar a nitidez pra que voce possa chegar a uma distancia antes impossivel de se focar.