Autor Tópico: dúvida sobre filtros  (Lida 3550 vezes)

Mario Moreno

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
Online: 19 de Outubro de 2005, 13:55:40
sou iniciante e tenho uma dúvida idiota que provavelmente muitos aqui tem, pra que serve exatamente o filtro?

ele serve apenas pra dar efeito na foto, certo? ou não?

no caso de uma fitro close-up, ele apenas melhora a qualidade do close, resolução, nitidez... ou vc consegue dar closes maiores?

qual seria a diferença entre um filtro e uma lente conversora? principalmente do caso "close-up"?

bom, se alguém conseguir explicar, eu, e muitos outros, ficaremos muito agradecidos...


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2005, 14:55:23
Existem diversos tipos de filtros, que vão dos efeitos aos corretores.

Antigamente, haviam filtros pra correção de balanço de branco. Como os filmes eram feitos para um tipo especifico de iluminação (cada um tinha o seu), havia filtros que "esquentavam" ou "esfriavam" as cores, isto é, puxavam mais pra o vermelho ou para o azul. Esse é um caso de filtro de correção.

Na fotografia PB, ainda hoje se usa filtros coloridos, como vermelho, azul, verde, amarelo ou laranja. Assim, se voce usa um filtro vermelho em um filme PB, o cinza que representa o vermelho vai sai mais claro, já que ele foi filtrado.

Mas existem filtros de efeitos, como o de estrela, que faz com que as luzes aparecçam como estrelas nas fotos, e não como circulos. Dependendo do filtro, varia o numero de pontas.

O filtro close-up possibilita que voce chege mais perto do assunto, e não o que voce disse, de deixar a foto mais nitida. Mas claro, vai melhorar a nitidez pra que voce possa chegar a uma distancia antes impossivel de se focar.

Lentes conversoras são usadas em cameras de lentes fixas. Imagine que voce tenha uma compacta de zoom de 3x, mas gostaria de ter mais. Use uma conversora para tele que tera um aumento. Acho que as tele conversoras costumam chegar até 2x, então voce teria um zoom maximo de 6x, ao inves de 3x. O mesmo occore pra conversoras de wide, só que de forma inversa, te possibilitando captar uma area maior (como se estivesse distanciando o zoom).

Bem, se alguem tiver algo a acrescentar o corrigir, fique a vontade, mas acho que isso cobre o basico :)
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Mario Moreno

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2005, 16:17:56
valeu cara, já havia pesquisado sobre os close-up's... esse da estrela eu já havia visto em fotos e não sabia que era um filtro...

pesquisando surgiram mais umas dúvidas...
posso usar mais de um filtro ao mesmo tempo?

tenho uma sony H1...


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2005, 21:44:25
Cara!!!

Devemos considerar que a fotografia é um conjunto de valores!!! Muitas vezes, pra ganhar algo se perde outra coisa (contribuição do WS de Campinas)!!!
Os filtros Close-up que vc menciona, vão "aproximar" o objeto a ser fotografado, porém ele vai perder profundidade de campo, fazendo com que você tenha que compensar isso diminuindo a abertura e consequentemente perdendo luz!!!

O uso de diversos filtros é tranquilo, mas saiba que os filtros mais baratos, geralmente são produzidos com materiais altamente vagabundos e que prejudicam as fotos!! O uso de dois já pode dobrar a quantidade de materiais de baixa qualidade na frente da lente!!! É pra se pesar a necessidade de usar dois filtros ao mesmo tempo!!

Verifique também os filtros polarizadores, ND e star que acho que são legais e produzem resultados bem interessantes!!

Não sei se eles tem bons filtros, mas no site vai dar umas explicações bem interessantes: http://www.singh-ray.com/

Até Mais
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]