Autor Tópico: Fotometria emprestada funciona?  (Lida 14878 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #105 Online: 21 de Junho de 2006, 22:24:44
Não é isso, Xiru, desculpe-me, fui mal entendido.

O que disse acima aplica-se somente aos comentários sobre a forma discursiva do Leo, não à parte sobre fotometria, etc, pois essa é de interesse geral, meu inclusive.

Grande abraço,
Ivan


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #106 Online: 21 de Junho de 2006, 23:07:24
Xiru, eu acho que o que o Ivan sentiu (e eu senti também), é que o tópico ficou cansativo e a discussão começou a girar em um ponto que não acrescenta mais nada.

Eu cansei tambem. Cansei de vir aqui ler alfinetadas de uns, textos imensos, outros andando em círculos... acho que isso não é muito o espírito do forum.

adendo: E não que o tópico não seja interessante, longe disso. Pra mim foi um tópico interessantíssimo, e com certeza quem acha que bater o 0 EV na camera é o suficiente vai começar a repensar seus conceitos...
« Última modificação: 21 de Junho de 2006, 23:14:14 por Roberto O. Almeida »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #107 Online: 21 de Junho de 2006, 23:50:02
Citar
Xiru, eu acho que o que o Ivan sentiu (e eu senti também), é que o tópico ficou cansativo e a discussão começou a girar em um ponto que não acrescenta mais nada.

Eu cansei tambem. Cansei de vir aqui ler alfinetadas de uns, textos imensos, outros andando em círculos... acho que isso não é muito o espírito do forum.

adendo: E não que o tópico não seja interessante, longe disso. Pra mim foi um tópico interessantíssimo, e com certeza quem acha que bater o 0 EV na camera é o suficiente vai começar a repensar seus conceitos...
Tá entendido! :)

E como disse pro Ivan por PVT, o fórum enriqueceu muito esses últimos dias.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #108 Online: 22 de Junho de 2006, 11:05:56
Recomendo a leitura:

Expose (to the) Right


Será que Thomas Knoll, autor do Photoshop e do ACR, também é leigo e diz coisas sem fundamento científico?  :rolleyes:


Techo final do artigo:

"...setting up the exposure using an 18% gray card (as is typically done with film) does not work so well with a digital camera. You will get better results if you set your exposure such that the whitest white in the scene comes close to, but not quite reaching, the full digital scale (255 for 8-bit capture, 65535 for 16-bit capture). Base the exposure on the highlight for a digital camera, and a mid-tone (e.g. 18% gray card) for a film camera."



Pelo que sei, o Ivan já usa essa técnica há muito tempo ;)  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #109 Online: 22 de Junho de 2006, 11:36:59
Mas isso já foi bem dito por aqui outras vezes. Se não me engano, até pelo Leo. Com filme, expor para as altas (A. Adams), e no digital, expor para as baixas. ;)

PS: há poucos dias li esse artigo, Fábio. Muito bom mesmo!
« Última modificação: 22 de Junho de 2006, 11:37:40 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #110 Online: 22 de Junho de 2006, 13:11:51
Citar
Mas isso já foi bem dito por aqui outras vezes. Se não me engano, até pelo Leo. Com filme, expor para as altas (A. Adams), e no digital, expor para as baixas. ;)

PS: há poucos dias li esse artigo, Fábio. Muito bom mesmo!
Ué, mas o artigo diz o contrário :)


O artigo também diz que, diferentemente do filme, sensores são dispositivos cuja saturação acontece de forma linear.

 
« Última modificação: 22 de Junho de 2006, 13:13:02 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #111 Online: 22 de Junho de 2006, 13:48:16
Com certeza ja tem confusão denovo entre o significado que cada um ta usando nos termos "expor para as altas luzes" e "expor para as baixas"...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #112 Online: 22 de Junho de 2006, 13:50:23
E é exatamente por acontecer de forma linear que o resultado da fotografia fica baço comparando com o filme, MESMO DEPOIS DE APLICADA UMA FORTE CURVA DE CONTRASTE.

O filme caputra longas altas luzes, e isso é muito legal, pois podemos ter uma fotografia bem luminosa sem estar estourada, com lindos tons quase-brancos.

Para esticarmos a curva da digital como o filme, sem abrir um ruído enorme, seria preciso que a odigitalização fosse com mais bits. Particularmente, acho que essa será a nova fronteira de qualidade, uma decodificação com, digamos, 16 ou 20 bits.

Para isso será preciso processadores mais rápidos nas câmeras, para elas darem conta de arquivos maiores para os mesmos mp.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #113 Online: 22 de Junho de 2006, 13:54:31
Citar
Com certeza ja tem confusão denovo entre o significado que cada um ta usando nos termos "expor para as altas luzes" e "expor para as baixas"...
Heheheheh é bem capaz mesmo :)
 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #114 Online: 22 de Junho de 2006, 14:10:46
Foi mal, gurizada. Troquei as bolas ali mesmo por descuido! Com digital, expor preservando as altas luzes.

Desembaralhou né? :heat:
« Última modificação: 22 de Junho de 2006, 14:21:25 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS