Autor Tópico: Conselho  (Lida 4530 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 24 de Novembro de 2009, 10:12:18
Mais do que ler, ler e perguntar tem que praticar, o fórum em si é uma ótima ferramenta de conhecimento mas não resolve a experiência de campo e não dá pra começar a querer ganhar grana com imagem sem ter passado por alguns estágios de adaptação importantíssimos que vão desde o planejamento até a pós-produção, não é que não queiramos ajudar Ka, entenda, é que em resumo "Não dá pra ser remédio...tem que ser gelol" ou seja, tem que ralar até ficar bastante afinado pra atender o mercado com o mínimo de excelência, n só isso, nao dá pra investir pesado em equipamento primeiro sem ter o conhecimento devido ...equipamentos mil não adiantam nada pois ta cheio de apertador de botão por aí fazendo meleca e por ouro lado tem gente que faz maravilhas com uma camerazinha furreca, espero que me compreenda, abs!

Exatamente. Não é possivel atender ao Ka lhe passando "uns macetezinhos". Porque o mar não cabe em um copo d'água. Porque seria ridículo que a prática fotográfica profissional e remunerada fosse resumida a uns macetezinhos. Porque conhecimento fotográfico é sobretudo a capacidade de fazer novas ilações a partir do que se sabe para atender a circunstâncias concretas, e não uma coleção de macetes.

E a forma da pergunta, na qual coloca a posse do equipamento como principal passaporte para aquilo que quer fazer já implica em não compreender o que está dito neste parágrafo acima. Sinceramente, se um camarada quisesse me vender serviços de fotografia sem saber, por exemplo, o que é um diafragma, sem saber o que ele faz e como usá-lo, eu o acharia um picareta.

Há um nível básido de conhecimento necessário que não é substituível por "macetes". Pedir macetes denota que se quer passar o carro adiante dos bois. Se quer logo "começar a ganhar dinheiro", e o resto que se dane.


ka oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
Resposta #31 Online: 25 de Novembro de 2009, 01:20:18
 :(

Não apimentarei e nem prolongarei pois aqui eu sou uma cliqueira ainda (e mal interpretada).

A todos: cada um tem um vocabulário formado por experiências individuas, o que é macete pra uns não é pra outros. >:(

Andynativa no meu dicionário macete é: recurso de emergência adotado para conseguir algo difícil.

Tendo em vista sua situação exposta no início do tópico vai um macete para ajudá-lo nas leituras espero que não tenha lido ainda.
http://www.dicasdefotografia.com.br/arquivos

FIM


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 26 de Novembro de 2009, 11:27:40
Exatamente. Não é possivel atender ao Ka lhe passando "uns macetezinhos". Porque o mar não cabe em um copo d'água. Porque seria ridículo que a prática fotográfica profissional e remunerada fosse resumida a uns macetezinhos. Porque conhecimento fotográfico é sobretudo a capacidade de fazer novas ilações a partir do que se sabe para atender a circunstâncias concretas, e não uma coleção de macetes.

E a forma da pergunta, na qual coloca a posse do equipamento como principal passaporte para aquilo que quer fazer já implica em não compreender o que está dito neste parágrafo acima. Sinceramente, se um camarada quisesse me vender serviços de fotografia sem saber, por exemplo, o que é um diafragma, sem saber o que ele faz e como usá-lo, eu o acharia um picareta.

Há um nível básido de conhecimento necessário que não é substituível por "macetes". Pedir macetes denota que se quer passar o carro adiante dos bois. Se quer logo "começar a ganhar dinheiro", e o resto que se dane.




Porque o mar não cabe em um copo d'água.
Caro Ivan,
e isso mesmo
a vida e assim.
abs.
Angelo


andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Resposta #33 Online: 27 de Novembro de 2009, 12:48:32
Meus amigos obrigado a todos, entendo em tudo e concordo com tudo, na prática é o seguinte:

Não experiência ok, isto é fato então pensei! compro um equipamento semi profissional, estudo estudo e estudo aí sim então depois disso um ou dois anos posso partir para um equipamento profissional.
A vantagem é que o corpo semi profissional para um iniciante se torna de baixo custo, ao longo de 1 ou dois anos investir somente em lentes, aí troca o corpo.
Porém o que aconteceu sem experiência pintou alguns trabalhos esse é o meu medo, pegar trabalhos sem experiência, lembro que a primeira foto que fiz foi só no automático em Jpeg tamanho era o medo, agora já faça fotos em manual em RAW e adquando iso + velocidade do obtudador + f da lente.
A minha pergunta também era o sequinte a vocês profissionais de anos de mercado me dissessem, olha Andy com esse equipamento você conseguirá fazer fotos de casamentos, festas em geral e books ao ar livre. Porque isso pode dar uma graninha e essa grana investiria em novas lentes. desculpa o texto enorme.
 
abs
Anderson OLiveira


MREZENDE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • O MUNDO É O LIMITE...
Resposta #34 Online: 27 de Novembro de 2009, 17:23:26
ANDY

Belo equipamento o teu... tá começando bem...
Se o que deseja é um conselho: PREGA O DEDO  e sai clicando e analizando onde errou e onde acertou. Faça um bom curso e clique... clique e aprenda a cada clique... fuja do automático e ouse muito. Só mais um detalhe: faça tudo por hoby inicialmente... se vc não se tornar um profissa, pelo menos será um bom amador...
Cara: entenda que o melhor da foto não está no equipamento, mas no olhar do fotógrafo... na sua capacidade em eternizar uma cena...

BOA SORTE... e SUCESSO...
MREZENDE