Autor Tópico: Conselho  (Lida 4531 vezes)

andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Online: 12 de Novembro de 2009, 17:06:13
Olá galera tudo bem com todos? o assunto é seguinte, comprei este equipamento, Nikon d90, lente 18-105mm VR + lente 50mm + lente 55-200mm VR + Flash SB 800 + IMAC 3.06G 4G 1T HD + Mac book Pro 2,53G 4G Ram + 250G HD... Bom gatei uma grana e quero entrar no mundo de foto e pretendo um dia ser profissional, claro que não tenho experiência nenhuma.
Sei que preciso de horas de voo, meu equipamento é semi profissional para um começo....
Gostaria de dicas porque apareçaram trabalhos não quero queimar meu filme neste momento, o que eu quero da vida? Fotos Casamento, aniversário, formatura, books ao ar livre.

Abraço a todos
Anderson OLiveira


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:27:35
Mas tem o embasamento teórico fotógrafico consolidado já?

Cada meio (falando por cima) exige graus distintos de equipamento e abordagem.

Competência é necessária em todos.

Como competência também está ligado à parte operacional de equipamentos exigidos (fora a teoria fotógrafica já dominada), naturalmente, pelo que você têm, teria que começar, acredito eu, com aniversários (segundo o que apresentou como possibilidades).

Mas tem um pessoal mais especializado aqui, e vão te esclarecer melhor as coisas.

Dei só um parecer rápido.

Isso aí


`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:35:09
Tenho uma noção, confesso que é mínima acredito que em um ano posso chegar a um nível esperado para fazer essas fotos que desejo, se tiver um lugar para indicar cursos e etc... agradeço.
Valeu mesmo
Anderson OLiveira


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:36:59
claro que não tenho experiência nenhuma.
Experiência é uma coisa, conhecimento é outra. Você conhece fotografia? Já fez algum curso? Já operou DSLR alguma vez ou está realmente começando do zero?


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:50:33
Exato. Se está começãndo do ZERO, vale o bom e simples ditado `não queira passar a carroça na frente dos bois´.

Fotografia profissional, só quando estiver dominando seu equipamento, a teoria e a abordagem do meio a ser escolhido.

E ainda terá qua adquirir o conhecimento da experiência ´In Loco´, ou seja, conhecimentos que o meio (lugar) lhe proporciona e que fogem da parte teórica.

Sobre cursos: há um tópico aqui no fórum só de cursos.


Experiência é uma coisa, conhecimento é outra. Você conhece fotografia? Já fez algum curso? Já operou DSLR alguma vez ou está realmente começando do zero?
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:54:43
verdade estou começando do Zero, apenas no passado fiz pequenos trabalho de edição de vídeo, nada profissional...
Anderson OLiveira


andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:55:46
Gostaria se possível claro, que falassem do equipamento, na opnião de vocês com esse equipamento da para ir até onde?
Anderson OLiveira


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2009, 18:14:17
Não é o equipamento que vai tirar as fotos, é você.
Primeiro recomendo que estude fotografia, independente do equipamento. Senão entender sobre fotografia, qualquer comentário do seu equipamento será em vão...
Como o Marcelo já citou, existem vários tópicos no fórum que falam sobre cursos: http://www.google.com/cse?cx=014410477736543366443:9as--gychqg&ie=UTF-8&q=cursos&sa=Pesquisar&loading=1


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2009, 00:27:33
 :eek: :eek: cARAca! Isso tudo deve ter custado 1 milhao de dolares...

Corre atras de curso, equipamento voce ja tem. Procura pelo SENAC.


andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2009, 10:53:43
Obrigado a todos pelos conselhos, vou correr atras de cursos, e quem sabe um dia e com horas de voo... possamos chegar lá valeu a todos valeu mesmo...
Anderson OLiveira


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2009, 10:55:36
Que exagero, Gui! rs

Para o criador do tópico. Equipamento razoável você tem, está bem servido.

Comece fazendo um curso básico de fotografia (Escolas: SENAC, ABRA, FULLFRAME, FOCUS) essas são em SP. Um curso inicial vai te ensinar bem os fundamentos fotográficos.

Vá praticando, brincando, aprendendo... Depois que estiver mais à vontade faça um curso específico para seus objetivos (Social, pelo visto), aprenda a dominar MUITO BEM o seu flash e a partir daí comece a encarar trabalhos pequenos e vá fazendo seu portfólio. O resto acontecerá naturalmente.


Abraços.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 10:56:20 por dondon »


andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2009, 10:56:40
o que percebi do mercado é que o investimento é alto, tanto em equipamento como em curso e depois + experiência, quando chegamos em uma chamada reta final percebemos que estamos apenas começando, mas o mercado não nos valoriza e nos compara com pessoas comuns.
Pode ser que eu esteja errado, mas valeu...
Anderson OLiveira


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2009, 11:00:11
Você está errado sim. rs

Qualquer profissão exige "investimento alto", e arrisco dizer que na fotografia o investimento é até mediano. Podendo começar com uma graduação de curta duração, nem 10 mil reais, e um equipamento de 5 mil reais, podendo ainda começar sem equipamento próprio, como assistente ou fotógrafo em estúdios "grandes".

Quanto a valorização do trabalho, de fato, há essa tendência. Mas o mercado ainda sabe separar o fotógrafo competente do fotógrafo comum... tenho que acreditar nisso para seguir em frente.

Abraços.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 11:01:09 por dondon »


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2009, 12:33:54
Que exagero, Gui! rs

Para o criador do tópico. Equipamento razoável você tem, está bem servido.

Comece fazendo um curso básico de fotografia (Escolas: SENAC, ABRA, FULLFRAME, FOCUS) essas são em SP. Um curso inicial vai te ensinar bem os fundamentos fotográficos.

Vá praticando, brincando, aprendendo... Depois que estiver mais à vontade faça um curso específico para seus objetivos (Social, pelo visto), aprenda a dominar MUITO BEM o seu flash e a partir daí comece a encarar trabalhos pequenos e vá fazendo seu portfólio. O resto acontecerá naturalmente.


Abraços.

Ahh cara, pra quem tá começando, é bastante grana. Só de equipamento ali deve ter uns 10mil.. Só o primeiro MAC citado deve valer um bucado.

uma duvida: por que compraste dois notebooks?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2009, 13:08:40
Andynativa.
Fazer compras qualquer um faz.
Posso comprar um hospital, e nao por isso
vou operar ninguem.
Conheço produtoras de eventos,
que faturam forte
usando equipamento bem mas fraco que o seu.
Conheço profissionais,"cheios de passarinhos de 2.8", matando o cachorro a gritos.
Voce ja fez uma compra boa.
ESTUDA,ESTUDA,ESTUDA.
procura se relacionar com a galera de diferentes estudios,
faz estagio, procura vagas de assistente o 3 fotografo.
Quando eu começei profissionalmente era um fanatico amador armado ate os dentes.
Com o tempo aprendi que , obviamente quem faz e a pessoa e nao o equipamento.
claro quanto melhor a ferramenta mas facilita o trabalho,
mas o PRO, pode fazer coisas otimas com equipamentos meia boca.
Nao desista
Boa sorte
Angelo.