Autor Tópico: Qual set de equipamentos para filme escolher? O que vocês fariam?  (Lida 4979 vezes)

jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês com algumas dúvidas que estou para escolher qual set de equipamentos para fotografar com filme é mais interessante.

Em primeiro lugar o uso que faço desses equipamentos é como hobby, e estou começando a gostar de fotografar situações na rua, o que hoje tenho feito mais com digital do que com filme, para isso estou usando uma D50 e futuramente pretendo vender a D50 e passar para Canon. Quando isso acontecer continuarei a usar as lentes que tenho na Canon com os devidos adaptadores, pois tanto as lentes Nikon como as Zuiko podem ser usadas dessa forma.

Hoje uso as lentes Nikkor na F2 e também na D50, as Zuiko só na OM-1. Como uso pouco, não compensa ficar com dois sets de filme, quero manter apenas um, e pensar em tudo para não me arrepender depois, rs.

A minha idéia é ficar com o set que escolher por muito tempo, então por serem câmeras mecânicas tenho que pensar na durabilidade desses equipamentos e na possibilidade de consertá-las se necessário.

As câmeras são uma Nikon F2A e uma Olympus OM-1n MD. Ambas em muito bom estado de conservação na parte estética e tudo funcionando perfeitamente nas duas. Cada uma está com algumas lentes muito boas.

Gosto das duas câmeras, e cada uma delas tem seus pontos positivos na minha opinião:
Nikon F2A
  • + Velocidade até 1/2000s;
  • + Permite a troca do visor (não que eu tenho outro pra trocar ou faça uso dessa função);
  • + Construção robusta;
  • + ISO até 6400 (esse recurso eu uso);
  • - Peso;
  • - Tamanho;

Olympus OM-1n MD
  • + Tamanho reduzido (muito compacta);
  • - velocidade só até 1/1000s (sinto falta em algumas situações de um pouco mais de velocidade);
  • - ISO só até 1600 (podia ser mais alto);
  • + Construção robusta;
  • Silenciosa;
  • Mais leve;

Costumo também usar lentes M42 para fotografar, para a Nikon uso um adaptador com elemento ótico, na Olympus não, futuramente o set que ficar será usado provavelmente em uma DSLR Canon com adaptadores.

Quanto as lentes de cada set, gostaria da opinião de vocês também.

Objetivas Nikkor MF e acessórios
  • Nikkor 28mm f/2.0
  • Nikkor 55mm f/1.2
  • Micro Nikkor 55mm f/2.8
  • Nikkor 105mm f/2.5
  • Teleconverter Nikon TC-201 – 2X
  • Ocular Nikon DR-3 (visor em ângulo para F2)
  • Case original + alguns parassóis nas lentes

Objetivas Zuiko MF e acessórios
  • Zuiko 18mm f/3.5
  • Zuiko 28mm f/2.0
  • Zuiko 28mm f/3.5
  • Zuiko 55mm f/1.2
  • Zuiko 50mm f/1.4
  • Zuiko 50mm f/1.8
  • Zuiko 75~150mm f/4
  • Zuiko 135mm f/3.5
  • Winder 1
  • Case original + alguns parassóis nas lentes

Os dois conjuntos tem algumas lentes que acho fantásticas, como a Nikkor 28mm f/2.0, essa lente numa câmera digital full frame deve ser uma delícia, e da Olympus a Zuiko 18mm f/3.5 com filme tem me dado alguns resultados muito bons.

Para Nikon sinto falta de uma objetiva 18 ou 21mm, nisso a Olympus me atende muito bem com a 18mm. Para Zuiko como existem 3 objetivas 50mm a idéia final seria ficar apenas com uma ou duas dessas,  o mesmo para as 28mm.

Eu gosto de usar os dois conjuntos, cada um tem suas qualidades, mas infelizmente só ficarei com um. Nesse caso, o que vocês fariam tendo que fazer essa escolha? O que levariam em conta? Gostaria da visão dos que puderem me ajudar, pois a escolha está muito difícil.

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2009, 12:04:01
Desculpe-me. Mas nem sei o que responder. Mas sou afeito à simplicidade. Pra mim a F2 com a 55 mm 1.2 já fazia a festa. Isso porque não aprecio muito SLRs, por isso mesmo, excesso de opções. Gosto da objetiva fixa, pelo desafio que ela proporciona. Não tenho muito saco de ficar trocando de objetiva, ainda mais na rua.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 12:05:42 por Elmo »


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2009, 12:04:36
Olá Jackvidal.
Kara como sou fã de Olympus OM, eu ficaria com o set Olympus sem dúvida, alem do que com estas OM Zuiko numa 30D e numa Canon Full Frame ficam maravilhosas, eu tenho um set que seria identico ao seu se não fosse pela OM Zuiko 18mm que não tenho ( se um dia quiser vender sou o primeirão da fila :D ), eu comprei um adaptador com AF confirm e uso as Zuikos na minha 30D e já usei numa 5D, na 5D é coisa de outro mundo.

Agora com relação as futuras manutenções acho que idempendente do set que escolher acho que terá dificuldades com eventuais reposições de peças se fosse o caso.

É isso, espero que tenha ajudado na sua escolha.

Grande abraço.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2009, 12:18:01
Também sou Olympus OM-1 e Zuiko até a morte mas como você disse, as duas tem várias qualidades. Para fotografar na rua, a OM leva vantagem por ser mais compacta. As lentes também são compactas e leves.
Se optar pela Nikon e for vender a Olympus e lentes, tenho interesse na 55mm f/1.2 e na 28mm f/2.0. Se o corpo tiver novinho, também me interessa.  :D
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 12:19:01 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2009, 14:29:05
Eu ficaria com o set da Olympus, levando em conta que você têm lentes melhores que as Nikon (no meu ponto de vista) e também maior variedade, daí poderia se desfazer de alguma lente da Nikon e investir em outras lentes para a Canon Digital que diz que pretende adiquirir (já que pretende vender a D50 acho que se vai mudar de Nikon para Canon venderia também a F2A) ou outras lentes OM e usar com adaptador na Canon, porém vai muito de opinião, cada fotografo têm sua preferência de marcas.
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:15:13
Desculpe-me. Mas nem sei o que responder. Mas sou afeito à simplicidade. Pra mim a F2 com a 55 mm 1.2 já fazia a festa. Isso porque não aprecio muito SLRs, por isso mesmo, excesso de opções. Gosto da objetiva fixa, pelo desafio que ela proporciona. Não tenho muito saco de ficar trocando de objetiva, ainda mais na rua.

Olá Elmo, gostei muito de sua resposta, e isso é o que tenho percebido que veêm acontecendo comigo, fiz uns 3 rolos de filme num bairro antigo de Campinas só usando a lente 18mm na Om-1. Fiz isso como um desafio e para testar essa lente também. Adorei o resultado e adorei a questão de não me preocupar com lentes, pois a proposta foi essa, ver o que eu conseguia tirar dessa grande angular.
Valeu pela opinião,

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:17:15
Também sou Olympus OM-1 e Zuiko até a morte mas como você disse, as duas tem várias qualidades. Para fotografar na rua, a OM leva vantagem por ser mais compacta. As lentes também são compactas e leves.
Se optar pela Nikon e for vender a Olympus e lentes, tenho interesse na 55mm f/1.2 e na 28mm f/2.0. Se o corpo tiver novinho, também me interessa.  :D


Olá Guto, valeu pela opinião e registrei aqui seu interesse,rs, apesar de estar muito tentado a ficar com a OM-1 mesmo. Qualquer coisa te aviso.

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:34:49
Eu ficaria com o set da Olympus, levando em conta que você têm lentes melhores que as Nikon (no meu ponto de vista) e também maior variedade, daí poderia se desfazer de alguma lente da Nikon e investir em outras lentes para a Canon Digital que diz que pretende adiquirir (já que pretende vender a D50 acho que se vai mudar de Nikon para Canon venderia também a F2A) ou outras lentes OM e usar com adaptador na Canon, porém vai muito de opinião, cada fotografo têm sua preferência de marcas.
Ferrari

Olá Ferrari, a idéia é essa mesmo, vender um desses sets, inclusive a câmera.

Valeu,

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:37:44
Olá Jackvidal.
Kara como sou fã de Olympus OM, eu ficaria com o set Olympus sem dúvida, alem do que com estas OM Zuiko numa 30D e numa Canon Full Frame ficam maravilhosas, eu tenho um set que seria identico ao seu se não fosse pela OM Zuiko 18mm que não tenho ( se um dia quiser vender sou o primeirão da fila :D ), eu comprei um adaptador com AF confirm e uso as Zuikos na minha 30D e já usei numa 5D, na 5D é coisa de outro mundo.

Agora com relação as futuras manutenções acho que idempendente do set que escolher acho que terá dificuldades com eventuais reposições de peças se fosse o caso.

É isso, espero que tenha ajudado na sua escolha.

Grande abraço.

fábio, meu uso será bem parecido com o seu, usar lentes antigas em corpos digitais, tenho vontade de ver a 18mm da Zuiko numa 5D, essa deve ser uma combinação interessante.


Valeu,

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2009, 18:09:14
Jack, com toda certeza é uma combinação maravilhosa.
Só para exemplo, olha esta foto que fiz com minha 30D + OM Zuiko 28mm f2.8



Abraços,
Fábio.



jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2009, 19:19:35
Bela foto Fábio.

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2009, 23:48:29
Jack, eu ficaria com a Olympus pelo tamanho do kit, e pela quantidade de opções que vc já tem.
Já sabe, se quiser comprar/vender/trocar a 18/3.5, tenho elementos pra fechar negócio :)

Aguardo fotos da e feitas com a 18/3.5. Vamos ver esses resultados!
Abs
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2009, 11:20:44
Jack, eu ficaria com a Olympus pelo tamanho do kit, e pela quantidade de opções que vc já tem.
Já sabe, se quiser comprar/vender/trocar a 18/3.5, tenho elementos pra fechar negócio :)

Aguardo fotos da e feitas com a 18/3.5. Vamos ver esses resultados!
Abs

Valeu Alexandre, sua oferta tá registrada. Assim que arrumar um escanner te envio as fotos.

Jack
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 11:21:44 por jackvidal »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2009, 13:53:19
Eu ficaria com o kit Olympus! :D
Com muita tristeza estou vendendo meu kit OM-1 por que não estou tendo tempo de usa-lo e acho isso um desperdício.


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:30:02
Eu ficaria com o kit Olympus! :D
Com muita tristeza estou vendendo meu kit OM-1 por que não estou tendo tempo de usa-lo e acho isso um desperdício.
Valeu pela opinião. É uma pena vender seu Kit OM, mas já que está vendendo, é a OM-1 ou OM-1n que você tem?

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal