Autor Tópico: Molduras, sim ou não?  (Lida 4876 vezes)

Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 15 de Novembro de 2009, 19:55:15
Pois é gente, gostaria da opinião de vocês sobre o uso de molduras nas fotos. Lógico que sei que gosto é uma coisa bastante pessoal, e que cada um tem o seu (clichê isso não?), mas noto nitidamente uma coisa em relação à molduras nos Fóruns / Grupos que  participo.
Quando comecei a encarar a fotográfica como um “hobby mais sério” um pouco, comecei a buscar informação na Net; entrei em alguns Fóruns de fotografia e em alguns grupos de Orkut, Flickr, e coisas assim. Pra quem como eu não tinha (e não tem) conhecimento algum do assunto, são sem dúvida boas fontes de aprendizado.

Mas em relação ao uso das molduras, percebo claramente (posso estar errado lógico) que isso é muito característico de cada “grupo”.
Participo de “grupos” que o consenso geral é que elas, não devem ser usadas, que são coisas de principiantes, que tiram a originalidade da foto e/ou desviam o olhar.
Por outro lado outros “grupos”, indicam o uso dela, falam em termos como acabamento da imagem, valorização da foto, etc, etc ,etc...

Como disse, isso parece “endêmico” (sei que pó termo não é apropriado..) a cada Fórum/Grupo. Noto por exemplo que a maioria do pessoal daqui gosta e aconselha o uso delas enquanto em outro Fórum elas são é motivo de “desqualificação”.
Por isso fica pra mim a questão; quando, como e por que usar (ou não) a moldura?

Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito delas.

Abraços.


PS. Moderadores, não sei se esse tópico deveri ser postado nessa sala, achei a mais certa, mas se acharem que deveria ficar em outra sintam-se a vontade para mover.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 19:58:44 por Magro Costa »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:36:54
Uso molduras por um motivo simples: sem elas, cada programação visual de cada fórum torna-se interferência na foto. Contudo, uso molduras bastante simples, meramente um frame branco em torno da foto com o único objetivo de separá-la do contexto.

Se as fotos forem exibidas em um site do próprio autor no qual ele controla o fundo, então não devem ter molduras.

Em geral aproveito a moldura para por meu nome ou a data da foto.


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:41:03
Uso molduras por um motivo simples: sem elas, cada programação visual de cada fórum torna-se interferência na foto.

Ivan; desculpe minha ignorância, mas juro que não entendi isso...


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2009, 20:45:57
Eu, particularmente, não atribuo nem 0,00001% de valorização ou desvalorização da moldura numa foto.

Meu objeto de crítica é a imagem criada pela câmera. Nada mais. Minhas fotos não contém.

Agora, não sei como profissionais e distintos meios do mercado enxergam isso. Provavelmente, deve-se ter também essas 2 divisôes já mencionadas (em que escala, não sei). O que acaba levando o tema a não sair do lugar.  

Ah, tem a questão também do meio quanto a ser digital (rede), como Ivan citou, ou fotos ampliadas.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 20:51:28 por Marcelo Voss »
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2009, 21:52:03
é algo muito pessoal mesmo. Como foi citado, se a finalidade for útil e necessária, fica até interessante explorar esse lado e torná-la bem agradável. Mas se aplicar somente por gosto, é indiscutível. Cada um verá seu trabalho de uma forma e, certamente, as opiniões serão bem diversificadas.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2009, 00:13:20
Não uso, considero desnecessário. Aliás, acho mais, a moldura me parece querer dar o status de quadro a foto, encaro isso com certa antipatia.

No máximo uma pequena borda branca para separar uma imagem escura de um fundo preto ou uma borda preta para separar uma imagem clara de um fundo branco. Claro, se a idéia for destacar a imagem do fundo onde está aplicada.

Assim como também não "assino", prefiro publicar imagens em resoluções baixas e deixá-las livres de meu nome. :P

Abraços.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2009, 00:14:03 por dondon »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2009, 08:55:33
Ivan; desculpe minha ignorância, mas juro que não entendi isso...

Tem fórum com fundo branco, preto, azulado, marfim, cinzas diversos. Cada fundo modifica a percepção da foto, não é? Tem fórum que ao postarmos reduz as fotos, tem fóruns em que o desenho do fórum e todo cheio de detalhes. Tudo isso interferen na foto. A tela não é uma parede lisa.


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2009, 08:58:20
Entendi agora Ivan, obrigado pela explicação.

E obrigado a todos pelas respotas.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2009, 09:31:31
Eu uso moldura para as fotos que coloco no Flickr. Não gosto das fotos apresentadas nos formatos vertical e horizontal, fica meio bagunçado na minha opinião.

Então fui considerando isso e criei uma moldura quadrada assim todas as fotos ocupam o mesmo espaço visual.

Foi uma maneira pessoal de adaptar ou organizar, decorar (sei lá) o modo de apresentação delas.

É uma brincadeira às cópias de contato (miniaturas) muito usadas por meu pai na época que trabalhava com filme ou com os antigos slides.

Mas minha opinião é que não há regra... desculpe a franqueza, as fotos são minhas e posto em minha galeria como ME agradam. Se a questão é um trabalho, faço como combinado e definido no "briefing" com o cliente.

Aí é outra história...


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2009, 09:42:57
Uso por (muita)preguiça. Quando, raramente, mando imprimir uma foto, é muito raro que eu a tenha cropado de antemão para as mesmas proporções do papel do minilab, então deixo uma moldurinha que é uma "área de segurança para corte". Isso, é claro, para fotos familiares. Para impressões de fotos que considero melhores, só para olhar para elas aqui em casa no papel, aí procuro caprichar mais.
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2009, 10:36:48
Uso por (muita)preguiça. Quando, raramente, mando imprimir uma foto, é muito raro que eu a tenha cropado de antemão para as mesmas proporções do papel do minilab, então deixo uma moldurinha que é uma "área de segurança para corte". Isso, é claro, para fotos familiares. Para impressões de fotos que considero melhores, só para olhar para elas aqui em casa no papel, aí procuro caprichar mais.

Para impressão eu sempre uso mldura branca, porque não cropo fotos, e assim é preciso ajustar o tamanho ao papel com moldura, do contrário o "técnico" faz ele mesmo a moldura ou o crop.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2009, 10:54:23
Com relação às ampliações eu procuro evitar ao máximo as molduras, envio para os labs já no tamanho e formato desejado para não ter surpresas.

É interessante criar um vínculo com algum minilab para que você tenha acesso aos técnicos quando necessário, para que não cropem e nem mexam no que você enviou.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2009, 11:05:37
Com relação às ampliações eu procuro evitar ao máximo as molduras, envio para os labs já no tamanho e formato desejado para não ter surpresas.

É interessante criar um vínculo com algum minilab para que você tenha acesso aos técnicos quando necessário, para que não cropem e nem mexam no que você enviou.

Não dá certo porque os papéis não são da proporção exata das fotografias, e assim sempre ocorre algum corte. Eu não cropo minhas fotos, e muito menos vou permitir que alguém crope.

Mando para os labs no tamanho exato em pixels para o papel a ser usado... mas mesmo assim já tive surpresas...

Dá certo só em 20X30 e em 30X45, porque aí, nesse último caso, o papel é cortado no tamanho exato da foto se assim pedirmos.

Então prefiro deixar moldura branca fina, que, aliás, é tradicional na fotografia.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2009, 11:33:48
Interessante. Comecei a usar moldura nas fotos meio que por moda (parece que a maioria das pessoas que posta fotos na net usa), então comecei a usar também. Gostava da moldura com uma linha fina branca e um contorno mais grosso preto, onde colocava o "2009 © davi.sato". Acho interessante deixar assinatura na moldura e não na foto. Depois mudei usando uma moldura meio padrão do Faststone...
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


savena

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2009, 11:47:18
Na minha opinião a moldura imparcial é bem aceita (uma borda branca ou preta dependendo da foto). A moldura com assinatura seria para atribuir um autor à foto, mas não garante que alguém possa copiá-la e alterá-la. O que conta mesmo é o conteúdo como já citaram nos comentários desses post. =)
Tentei ser uma pessoa de cabeça aberta, mas meu cérebro fugiu.
Twitter @AlexSavena