Autor Tópico: "Canon 5D and Nikon D50"  (Lida 7021 vezes)

dfcamara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://danilo.fcamara.net/
Online: 20 de Outubro de 2005, 21:36:20
http://www.nikonians.org/dcforum/DCForumID14/739.html

Vejam este teste a respeito do sensor da Canon 5D e da Nikon D50 usando mesmo modelo de lente (Sigma 105/2.8 macro). Talvez haja algum detalhe técnico que eu não sei, mas o teste me pareceu interessante.

A idéia de comparar o crop 100% é por que ambos os sensores possuem aproximadamente a mesma densidade de pixels. Naturalmente, por ser full-frame o sensor da Canon 5D tem ângulo de cobertura maior (com a mesma lente).

Eu sei... é um site de usuários Nikon, nem precisam me reclamar disso :laughing:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2005, 21:50:03
Acho um teste totalmente descabido em sem proósito, porque não arriscamos um teste entre uma 1Ds e uma XT?
Só chorando quando se ve uma perda de tempo dessas.
Até entendo que da forma que foi feito levaria à vitória da Nikon, porque o sensor da Canon é realmente pior que o da Sony em termos de tecnologia e refinamento, mas é impossível fazer um teste como esse desconsiderando o ganho de resolução da 5D, estamos jogando fora exatamente o seu carro chefe.
Não que eu goste, ainda acho a 5D um verdadeiro engodo, um golpe de marketing dos mais sórdidos, mas da forma que foi feito tbm não é certo.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2005, 21:53:28 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


dfcamara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://danilo.fcamara.net/
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2005, 22:12:31
Está certo Léo, considerando imagens produzidas como um todo (com mesmo enquadramento inclusive), o sensor da 5D tem muito mais valor (para não falar do corpo). Sim, a 5D é uma câmera muito cara realmente.

Aquilo é apenas uma análise (possivelmente precipitada) dos pixels isoladamente. Concordo que possa levar muita gente a conclusões erradas.

Editado: ortografia.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2005, 22:14:42 por dfcamara »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2005, 22:21:08
Mais uma comparação 'das boas' hein.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2005, 01:03:32
Puxa!
Eu com qualquer 5D dessas ficaria tão feliz heheheh :mf_w00t2:
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2005, 12:04:48
5D não perdoa lentes medianas. Nenhuma FF o faz..

Então só adianta ter se você puder comprar lentes top mesmo...


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2005, 12:10:23
Citar
5D não perdoa lentes medianas. Nenhuma FF o faz..

Então só adianta ter se você puder comprar lentes top mesmo...
Exato. Para mim, o FF ainda é algo totalmente fora de cogitação. Além dessa questão da qualidade das lentes, o crop facilita muito para mim em tele. Tudo bem que para GA é ruim, mas uma 10-22 já resolve isso.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2005, 12:19:18
Mesmo lentes TOP rendem pior em 135 do que em APS.
Na verdade é FF é um engodo, é mais um joguinho de MKT do que qualquer outra coisa.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


M. Donati

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2005, 12:44:53
Fala Léo...

Me explica melhor uma coisa: Pq que o sensor FF da Canon 5D é um engodo ?

Sei a diferença, vantagens e desvantagens do FF para o APS e vice versa....mas onde está o engodo da coisa no FF ??

Em tempo: A pergunta é só de curiosidade mesmo....tenho NIKON e não abro mão....vc sabe disso né Léo....rssss

 
MAURO DONATI
FOTÓGRAFO EVENTOS EMPRESARIAIS / AVIAÇÃO
www.mdonati.fot.br


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2005, 12:52:41
Bem, não sou o Leo mas acho que posso responder..

É que a vantagem no ganho de um sensor maior, maior resolução e etc é compensada pela perda de qualidade nas objetivas.

Antes eu pensava que só lente top suportava as FF mesmo.. mas o Leo falou que há perda de qualidade até com as top..  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2005, 13:48:23
Citar
Fala Léo...

Me explica melhor uma coisa: Pq que o sensor FF da Canon 5D é um engodo ?

Sei a diferença, vantagens e desvantagens do FF para o APS e vice versa....mas onde está o engodo da coisa no FF ??

Em tempo: A pergunta é só de curiosidade mesmo....tenho NIKON e não abro mão....vc sabe disso né Léo....rssss
O problema é que os ganhos na relação ruído x tamanho no caso do APS para o 135 são muito pequenos, em contra partida as perdas nas bordas das lentes (isso mesmo nas bordas das lentes) se torna bastante significativa, basta para isso comparar uma D2X com uma 5D, ambas câmeras de 12MP, a S2X tem mais ruído mas nada que chegue a comprometer seriamente o desempenho do equipamento, já a perda nos conjuntos óticos é bastante significativa.

Quando cito a 5D como o engodo é porque o sensor dela tem EXATAMENTE a mesma relação de ruído e latitude que a 1D Mark II, tem exatemente o mesmo tamanho de pixel e nem sendo full frame ela consegue ter fatores de qualidade como saturação de cores e latitude melhores que a simples D50.

Nem a principal vantagem das 135 que era a possibilidade de uso de GA é mais desculpa, as lentes DX e EF-S já tem ótimas opções de GA, inclusive melhores que muitas opções TOP para 135.

O que está acontecendo é que a Canon acabou ficando para trás em tecnologia de sensores (coisa onde antes ela era insuperável) em corpos ela nunca foi muito boa restou a ela buscar alternativas de MKT para tentar manter seu mercado (que anda em queda), ou seja, considero um engodo porque é um sensor que não tem nada de especial (salvo os 12MP) e perde toda a borda da imagem com vinhetas menor nitidez e etc (ou seja leva as desvantagens óticas evidentes do full frame) por um ganho ínfimo na relação de ruído (vide 1D Mark II x D2X no Dpreview).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


M. Donati

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2005, 14:07:58
Bem explicado........ :thmbup:

E a Nikon ainda nem lançou a D200.........Vai ter muita gente vindo pra DARK FORCE depois desse lançamento.........

Com relação a Minolta...me atrai muito o Anti-shacke (redutor de vibração) no corpo da câmera.........

Léo, esse anti-shacke REALMENTE funciona direitinho ou igual aos IS, VR e OS das lentes ???


 
MAURO DONATI
FOTÓGRAFO EVENTOS EMPRESARIAIS / AVIAÇÃO
www.mdonati.fot.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2005, 14:27:17
Citar
Bem explicado........ :thmbup:

E a Nikon ainda nem lançou a D200.........Vai ter muita gente vindo pra DARK FORCE depois desse lançamento.........

Com relação a Minolta...me atrai muito o Anti-shacke (redutor de vibração) no corpo da câmera.........

Léo, esse anti-shacke REALMENTE funciona direitinho ou igual aos IS, VR e OS das lentes ???
Funciona sim é um pouco menos eficiente, mas tem a versatilidade de atuar em qualquer lente que não seja DX, mas o melhor da minolta é a construção do corpo, se um dia tiver a oportunidade coloque uma Maxxum 7D do lado de uma 20D ou coloque uma Maxxum 5D do lado de uma 350D, você verá como as Minolta são absurdamente melhor contruídas. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2005, 15:36:10
Citar
Citar
Bem explicado........ :thmbup:

E a Nikon ainda nem lançou a D200.........Vai ter muita gente vindo pra DARK FORCE depois desse lançamento.........

Com relação a Minolta...me atrai muito o Anti-shacke (redutor de vibração) no corpo da câmera.........

Léo, esse anti-shacke REALMENTE funciona direitinho ou igual aos IS, VR e OS das lentes ???
Funciona sim é um pouco menos eficiente, mas tem a versatilidade de atuar em qualquer lente que não seja DX, mas o melhor da minolta é a construção do corpo, se um dia tiver a oportunidade coloque uma Maxxum 7D do lado de uma 20D ou coloque uma Maxxum 5D do lado de uma 350D, você verá como as Minolta são absurdamente melhor contruídas. :)
Leo, não lembro de voce ja ter atacado com tanta voracidade a Canon...

Aconteceu alguma coisa?
Ta tão bravo contra ela ultimamente, eheheeh

:risada2:

Tudo bem que não defendia, mas atacar violentamente assim...

Ps.: ainda bem que eu comprei as suas lentes, e me fizeram não escolher Canon...eheheh
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2005, 16:59:53
Citar
Citar
Citar
Bem explicado........ :thmbup:

E a Nikon ainda nem lançou a D200.........Vai ter muita gente vindo pra DARK FORCE depois desse lançamento.........

Com relação a Minolta...me atrai muito o Anti-shacke (redutor de vibração) no corpo da câmera.........

Léo, esse anti-shacke REALMENTE funciona direitinho ou igual aos IS, VR e OS das lentes ???
Funciona sim é um pouco menos eficiente, mas tem a versatilidade de atuar em qualquer lente que não seja DX, mas o melhor da minolta é a construção do corpo, se um dia tiver a oportunidade coloque uma Maxxum 7D do lado de uma 20D ou coloque uma Maxxum 5D do lado de uma 350D, você verá como as Minolta são absurdamente melhor contruídas. :)
Leo, não lembro de voce ja ter atacado com tanta voracidade a Canon...

Aconteceu alguma coisa?
Ta tão bravo contra ela ultimamente, eheheeh

:risada2:

Tudo bem que não defendia, mas atacar violentamente assim...

Ps.: ainda bem que eu comprei as suas lentes, e me fizeram não escolher Canon...eheheh
Tales é que eu fico irritado quando ficam tentando tapar o sol com a peneira, quando colocavam a D100 para brigar com a 10D eu sempre defendi a 10D, mas como eu sempre digo, fotografia não é estática, as câmeras tem defeitos a 2 anos a Canon era imbatível, continuava com suas imperfeições (que todos conheciam) mas eletronicamente compensavam suas deficiências de construção (se vc ver bem eu nem cito a D70, apesar de ela ser bem melhor construída que as concorrentes XT e 300D ela ainda é da época em que a tecnoligia eletrônica da Nikon não lhe dava condições de competir em termos de qualidade de imagem com nenhuma das duas), porém hoje os novos sensores Sony deram vida para a Nikon, e Minolta, as duas sempre foram muito melhor construídas, mas perdiam feio na eletrônica, agora nem isso ocorre, muito pelo contrário, os outros sensores da Sony se mostraram melhores que os sensores Canon, tanto que a D2X consegue resultados muito próximos da 5D usando um sensor APS.
Não é uma questão de atacar ou não atacar, é questão de ser ou não injusto, quando a Canon estava por cima eu sempre afirmei e defendi ela mostrando os porques de ela estar por cima, acontece que a farra dela infelizmente acabou, D50, D2X e Maxxum 5D são as melhores câmeras em suas categorias e disparadas porque além de qualidade de imagem superior elas também estão apresentando melhor construção (que sempre tiveram) e preços bem competitivos, portanto não é um ataque, é uma questão de justiça.
A Canon continua com uma câmera SLR top de categoria que é a 20D, ela ainda é imbatível, as demais ela perdeu a posição que tinha ganhado com a entrada do mercado digital, simples assim. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.