Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98001 vezes)

Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #105 Online: 24 de Novembro de 2009, 22:17:43
Vcs ainda estão falando nisso!?!?  :hysterical:

Agora que as questões foram esclarecidas ... acho que o assunto é válido.

:ok: :ok: :ok:

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #106 Online: 25 de Novembro de 2009, 00:24:58
Já que a conversa se estendeu, tb vou dar meu pitaco...

Não sou profissional de fotografia, tenho outra fonte de renda, e eventualmente faço bicos com fotografia. Já fui 2º e 3º fotógrafo em casamento, já fiz fotos de paisagens por encomenda, já fiz bodas de ouro, aniversários, e lógico várias festas infantis. (aliás quase todas as festas infantis da família, desde que comecei a fotografar). Festas infantis da família são de graça, afinal no final da festa eu tb. aproveitei a festa, bebi, comi, ri, diverti...

O mínimo que já cobrei por uma festa infantil, foi R$ 150,00. Pertinho de casa, a tardezinha, umas 2 horas e meia de trabalho, e a pessoa era amiga. Mas, concordo 100% com o tópico que nunca deveria ter aceitado o trabalho por este preço. É realmente barato demais!!!!

O máximo que ja recebi por um trabalho foi R$ 850,00... (mas, este realmente de muuuuuiito trabalho e demandou tempo!).

Acho que na minha realidade atual, uns R$300,00 a R$ 350,00 seria um preço interessante por uma festa infantil para entregar umas 150 fotos tratadas no CD...
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #107 Online: 25 de Novembro de 2009, 08:03:49
É por ai mesmo.

Se vai entregar DVD/CD, que tenha um minimo de cuidado, o que vão pensar se entregar fotos superexpostas, subexpostas ou fotos com o rosto da criança com a barriga do tio na cara, fotos com WB errado, etc, etc ...

Se não vai imprimir tenha pelo menos o trabalho de tratar, cropar, acertar para que elas possam ser impressas com qualidade, imagina a cena da mãe diante de uma das fotos, olha essa foto aqui amiga, adorei a expressão do meu filho, pena que saiu a barriga do Pai aqui no canto, queria um quadro dela, que pena não dá.

Eu acho que é por ai ...

Abs,  :ok: :ok: :ok:

Ricardo

Para quem é perfeccionista então..rs. Pelo menos todos que já entreguei foram muitos elogiados.

Não sei se você perde o mesmo tempo,somente no lightroom eu perco em média de 3 minutos por fotos. Multiplicando por 400 por exemplo dá uns 1200 minutos, umas 20 HORAS!!!! Não está incluido nesse tempo alguma coisa mais detalhada no photoshop e o tempo de conversão para jpg.

Resumindo, não dá para cobrar barato.

Penso da seguinte maneira, é melhor entregar 50 fotos que vão deixar o cliente de boca aberta do que 300 mais ou menos.

Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 25 de Novembro de 2009, 10:32:22
Penso da seguinte maneira, é melhor entregar 50 fotos que vão deixar o cliente de boca aberta do que 300 mais ou menos.

Era exatamente nesse ponto que eu queria chegar!! Eu penso da mesma forma, por isso estava estranhando todo mundo falando em 400/500 fotos. Mesmo porque, pensando como cliente, ficar olhando 400 fotos de um evento de 4h me parece chato e cansativo. Até hoje só fotografei por hobby e o que mais gosto é fazer "A" foto ou "AS" fotos, por isso ainda não me arrisco fazendo trabalhos profissionais, pois não me anima nada só ficar apertando botão pra todos os lados, sem criar identificação no meu trabalho. Não sei até que ponto os clientes querem quantidade ou qualidade. Estou me preparando muito nesse sentido, pra deixar claro a forma do meu trabalho. No dia que eu conseguir fazer 400 fotos perfeitas (não apenas tecnicamente, mas com sentido, expressão e identificação) em 4 horas (isso dá 1,6 fotos por minuto) ai não vai ter pra ninguém...  :D :D


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #109 Online: 25 de Novembro de 2009, 10:32:34
Eu tenho como referência de preço, além dos meus cálculos de custos, a tabela da ARFOC.
http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=28

O sugerido para uma saída de 3 horas é 425 reais, obviamente esse valor é uma referência, flexibilizado conforme a complexidade, responsabilidade, riscos e os custos diretos do trabalho.

Nunca fiz festa infantil, aliás nenhum evento social, mas creio que o valor fique próximo dos 300 reais mesmo.

Abraços.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #110 Online: 25 de Novembro de 2009, 10:52:50
Era exatamente nesse ponto que eu queria chegar!! Eu penso da mesma forma, por isso estava estranhando todo mundo falando em 400/500 fotos. Mesmo porque, pensando como cliente, ficar olhando 400 fotos de um evento de 4h me parece chato e cansativo. Até hoje só fotografei por hobby e o que mais gosto é fazer "A" foto ou "AS" fotos, por isso ainda não me arrisco fazendo trabalhos profissionais, pois não me anima nada só ficar apertando botão pra todos os lados, sem criar identificação no meu trabalho. Não sei até que ponto os clientes querem quantidade ou qualidade. Estou me preparando muito nesse sentido, pra deixar claro a forma do meu trabalho. No dia que eu conseguir fazer 400 fotos perfeitas (não apenas tecnicamente, mas com sentido, expressão e identificação) em 4 horas (isso dá 1,6 fotos por minuto) ai não vai ter pra ninguém...  :D :D

Também acho um saco. O lançe é que com criança de cada 10, 1 ou 2 saem boas....rs. Não gosto pedir pose para crianças, tipo "olha pro tio"..bla bla bla.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 25 de Novembro de 2009, 11:06:30
Também acho um saco. O lançe é que com criança de cada 10, 1 ou 2 saem boas....rs. Não gosto pedir pose para crianças, tipo "olha pro tio"..bla bla bla.

Nossa, o muleque que tava correndo, brincando, rindo, comendo, gritando... fecha a cara, fica tímido e ainda chora!!! Depois fala que chorou porque o olho do "tio" era gigante... :hysterical: :hysterical:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #112 Online: 30 de Novembro de 2009, 01:51:55
Não costuma me expressar nessas discussões, mas há pouco resolvi postar em um tópico semelhante no fotografiabrasil e vou repetir aqui, apenas para compartilhar minha visão com os colegas.

Não vou me alongar na discussão, pois sei que a maioria das pessoas que postam nos fóruns tem opinião diferente, mas não critico quem está começando e cobra pouco. Já fui iniciante na profissão, precisando me sustentar ao mesmo tempo em que ia ganhando experiência. Já fiz casamento com orçamento baixo, e disso montei meu primeiro álbum editorado de mostruário, que me possibilitou ganhar diversos outros clientes e cobrar um preço bem mais alto e que considero justo. Já fiz muita colação de grau para produtoras, ganhando pouco mas aprendendo muito de fotografia e conhecendo diversos fotógrafos que hoje são parceiros. Aliás, hoje ainda faço quando a agenda está vazia na data que me solicitam, me divirto no trabalho (é barbadainha depois que a gente pega o jeito), reencontro colegas de profissão, troco idéias, etc.

Quem está começando e precisa de grana tem que trabalhar no que aparece, e recebendo o que lhé é possível na conjuntura. Como cobrar R$2000,00 por um casamento sem ter feito nenhum casamento antes? Que noiva vai pagar isso sem ver nenhuma foto de casamento que o fotógrafo tenha feito? Como cobrar R$1600,00 por 20 fotos de um tipo que vc nunca fez, e que portanto o cliente não tem como saber o que estará comprando? Sei lá, na teoria o que foi dito aqui é ótimo, mas no dia-a-dia de muitos a realidade é diferente, e alguns passos desagradáveis precisam ser dados para se chegar onde se almeja.

O cliente, por sua vez, sabe que ao escolher um iniciante para economizar (muito) dinheiro e desdenhar de outro profissional que cobra mais mas oferece garantia de qualidade do trabalho, está apostando, arriscando. O dinheiro é dele, ele faz o que quer. Se quiser, pode inclusive não valorizar o trabalho de um fotógrafo. Quem de nós também não desdenha certas profissões ou serviços (que são, obviamente, valorizados por quem os pratica)? Tem coisas que compro pra mim (roupas, por exemplo), que não valorizo muito e que, portanto, compro sempre coisas das mais baratas (não pago mais de R$80,00 num tênis, por exemplo). Ignoro marcas consagradas, mais caras e geralmente de qualidade maior.

Mercado é isso, e quem entra tem que lidar com isso naturalmente, pois está no meio.

Minha opinião, baseada em minha experiência, que certamente é diferente da de muitos aqui (no fim, cada um tem uma trajetória....).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #113 Online: 30 de Novembro de 2009, 11:58:52
Não costuma me expressar nessas discussões, mas há pouco resolvi postar em um tópico semelhante no fotografiabrasil e vou repetir aqui, apenas para compartilhar minha visão com os colegas.

Não vou me alongar na discussão, pois sei que a maioria das pessoas que postam nos fóruns tem opinião diferente, mas não critico quem está começando e cobra pouco. Já fui iniciante na profissão, precisando me sustentar ao mesmo tempo em que ia ganhando experiência. Já fiz casamento com orçamento baixo, e disso montei meu primeiro álbum editorado de mostruário, que me possibilitou ganhar diversos outros clientes e cobrar um preço bem mais alto e que considero justo. Já fiz muita colação de grau para produtoras, ganhando pouco mas aprendendo muito de fotografia e conhecendo diversos fotógrafos que hoje são parceiros. Aliás, hoje ainda faço quando a agenda está vazia na data que me solicitam, me divirto no trabalho (é barbadainha depois que a gente pega o jeito), reencontro colegas de profissão, troco idéias, etc.

Quem está começando e precisa de grana tem que trabalhar no que aparece, e recebendo o que lhé é possível na conjuntura. Como cobrar R$2000,00 por um casamento sem ter feito nenhum casamento antes? Que noiva vai pagar isso sem ver nenhuma foto de casamento que o fotógrafo tenha feito? Como cobrar R$1600,00 por 20 fotos de um tipo que vc nunca fez, e que portanto o cliente não tem como saber o que estará comprando? Sei lá, na teoria o que foi dito aqui é ótimo, mas no dia-a-dia de muitos a realidade é diferente, e alguns passos desagradáveis precisam ser dados para se chegar onde se almeja.

O cliente, por sua vez, sabe que ao escolher um iniciante para economizar (muito) dinheiro e desdenhar de outro profissional que cobra mais mas oferece garantia de qualidade do trabalho, está apostando, arriscando. O dinheiro é dele, ele faz o que quer. Se quiser, pode inclusive não valorizar o trabalho de um fotógrafo. Quem de nós também não desdenha certas profissões ou serviços (que são, obviamente, valorizados por quem os pratica)? Tem coisas que compro pra mim (roupas, por exemplo), que não valorizo muito e que, portanto, compro sempre coisas das mais baratas (não pago mais de R$80,00 num tênis, por exemplo). Ignoro marcas consagradas, mais caras e geralmente de qualidade maior.

Mercado é isso, e quem entra tem que lidar com isso naturalmente, pois está no meio.

Minha opinião, baseada em minha experiência, que certamente é diferente da de muitos aqui (no fim, cada um tem uma trajetória....).
A vida do profissional e assim mesmo.
abs.
Angelo.


Alinor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #114 Online: 09 de Julho de 2010, 23:17:47
Aqui na minha área, pagam R$100,00 á R$150,00, isso é um absurdo, eu pago R$200,00 mais ainda acho pouco, o problema é que se eu pagar mais caro, terei que cobrar por isso, e se combrar mais, não vendo, pois a galera qui é cruel na questão de preço. Eu faço alguns free, mais somente para amigos, pois não compensa.
Para fotografar um casamento (que é minha especialidade) eu acho que o fotógrafo deveria ganhar no mínimo uns R$600,00.


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 10 de Julho de 2010, 00:07:58
Bom pessoal, vou colocar a forma que trabalho aqui e gostaria da opinião de todos, pois nada mais justo que cobrarmos um valor tabelado.

Um exemplo fictício:

Chega uma cliente e pede um book externo, o local para se fazer as fotos fica próximo de casa então já diminui os gastos, imputo o valor da maquiadora no orçamento, o valor do custo com a impressão do álbum que colocaremos aqui um valor fictício de 250,00, coloco também o valor da hora do fotógrafo que penso eu ser dedicada ao tempo de estudo, etc... a depreciação do equipamento e suas pilhas etc, e por fim coloco uma média de 150% a mais deste valor, vamos a coisa prática agora.

Maquiadora 50,00
Álbum 250,00
Hora do fotografo 80,00 a hora multiplicamos por 4 que acho ser o mínimo para um ensaio.
Depreciação do equipamento jogo para 500,00 fotos uma valor simbólico de 50,00 contando as pilhas do flash etc...
então seria básicamente isso

   50,00
  250,00
  320,00
    50,00 
X 150%
___________________
1.005,00 o valor do book

Ai minha cliente acha caro, baixo para 1.000,00 e parcelo no cartão pelo pague seguro em até 12x e ela fica super contente com o parcelamento e em até 14 dias recebo o valor a vista em minha conta.

Esta é a forma que eu trabalho, gostaria de saber a opinião do pessoal
« Última modificação: 10 de Julho de 2010, 00:09:57 por thiagosilva010 »


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #116 Online: 13 de Julho de 2010, 13:35:35
___________________
1.005,00 o valor do book

Ai minha cliente acha caro, baixo para 1.000,00 e parcelo no cartão pelo pague seguro em até 12x e ela fica super contente com o parcelamento e em até 14 dias recebo o valor a vista em minha conta.

Esta é a forma que eu trabalho, gostaria de saber a opinião do pessoal


Eu tenho curiosidades sobre essa sua forma de trabalhar:

- Gostaria de ver suas fotos para ver a qualidade do seu trabalho.

- Gostaria de saber quantos books você realiza nessas condições e preços.

- Como você faz sua propaganda? Como você faz a captação de novos clientes?

Faço essas perguntas para poder ter uma visão geral de como realmente funciona, pois nós podemos calcular todos os nossos custos e se no final das contas chegarmos a um valor que os clientes não estejam dispostos a pagar, de nada adianta estarmos oferecendo esse produto.

É claro que existem clientelas com poder aquisitivo diferente. Há quem considere caro 5 mil reais por um álbum de casamento, por mais que os álbuns TOPS sozinhos cheguem a custar 2 mil reais ou mais.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #117 Online: 13 de Julho de 2010, 13:37:38
Eu tenho curiosidades sobre essa sua forma de trabalhar:

- Gostaria de ver suas fotos para ver a qualidade do seu trabalho.

- Gostaria de saber quantos books você realiza nessas condições e preços.

- Como você faz sua propaganda? Como você faz a captação de novos clientes?

Faço essas perguntas para poder ter uma visão geral de como realmente funciona, pois nós podemos calcular todos os nossos custos e se no final das contas chegarmos a um valor que os clientes não estejam dispostos a pagar, de nada adianta estarmos oferecendo esse produto.

É claro que existem clientelas com poder aquisitivo diferente. Há quem considere caro 5 mil reais por um álbum de casamento, por mais que os álbuns TOPS sozinhos cheguem a custar 2 mil reais ou mais.

Alexis,

Fiquei com dúvidas sobre sua pergunta e deixo aqui meu email para que possamos trocar mais informações. Suas perguntas são diretas e objetivas, mas em toda a mensagem você não me disse se este valor seria baixo ou alto, até por que usei os valores acima como exemplo, embora meu lucro geralmente é o informado acima.

Até que por que não sou fotógrafo profissional [ainda, estou estudando para isso], então quem vem até mim sabe que não adianta pedir desconto até por que meu lema é não dar desconto e sim facilitar a compra parcelada em diversas formas de pagamento como o pague seguro por exemplo.

Minha estratégia de marketing por incrível que pareça é precária, embora eu saiba da importância dela no negócio, meu fluxo de trabalhos é de 3 a 4 mês pois não consigo fazer mais que isso devido a minha empresa e trabalho.

O valor para a região em que trabalho é muito alto, pois tem "profissionais" aqui que cobram 50% menos que eu, porém não estou no mercado para atrapalhar ninguém, e quem quiser que eu faça o book tenho meu preço, e com certeza esta é uma grande jogada de marketing, pois se você não valoriza seu trabalho o seu cliente irá o valorizar menos ainda!

thiago@grupo3.com.br

Abraços
« Última modificação: 13 de Julho de 2010, 13:48:26 por thiagosilva010 »


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #118 Online: 13 de Julho de 2010, 13:58:01
Alexis,

Fiquei com dúvidas sobre sua pergunta e deixo aqui meu email para que possamos trocar mais informações.

Te mandei um email! :-)
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #119 Online: 13 de Julho de 2010, 16:10:09
em toda profissão tem os pseudo-freelas que cobram 80,00 por um trabalho que vale no mínimo 10x mais. Sinceramente, quem se dispoe a pagar 1/10 do que vale um job nem me interessa como cliente. Acho que tem mercado para todo mundo, inclusive para os pseudo-fotógrafos que cobram ninharias para enquadrar as pessoas no meio da foto. Já fiquei muito fulo com isso, mas hoje eu nem ligo. Faz aí!
Edson Ferreira
www.35mm.com.br