Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98132 vezes)

Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #135 Online: 23 de Junho de 2011, 19:50:57
Não faço festas infantis e quando faço são para ex-clientes e não cobro menos de R$700,00.

R$80,00, R$50,00 ou R$100,00 é para gente que não vive de fotografia, também não tem qualquer compromisso quanto a evolução do seu trabalho. É um quebra-galho.





Esses valores são para gente que nao tem compromisso com nada, muito menos com o trabalho dos outros. pqp, ridiculo isso. alias, quem paga esses valores deve ser muito imbecil mesmo.
Fernando Frazão


Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #136 Online: 23 de Junho de 2011, 20:04:58
Em que mundo vocês vivem??????? Puta que pariu!!!!

 :no: :no: :no: :no: :no: :no:


Alguém aí já ouviu falar em ARFOC??????

É o órgão que congrega repórteres fotográficos e tem TABELAS para trabalhos de fotojornalismo, ou seja, coberturas. Em se tratando de uma festa, seja infantil ou não, é um trabalho bem parecido: vai ficar em pé várias horas, tirar muitas fotos, editar tudo aquilo.

Enfim, eu costumo usar a tabela como referencia para vários tipos de trabalho, inclusive mando o link para os clientes verem que não estou inventando nada.

http://arfoc.org.br/tabelasdeprecos.asp
http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=28


Vale lembrar que nao sao todos os jornais/editoras que respeitam estes valores. E que cada fotografo tem suas variáveis, seu estilo, sua qualidade, e isso vai mudar os preços....

Mas acho que temos nestas tabelas uma guia com o mínimo aceitável. VAMOS LUTAR PARA RESPEITAR ESTES VALORES!!!!

Quem é o louco que ganha 250, 300 reais num casamento??? Que eu saiba, valores medianos de mercado são 3 mil. Os tops cobram perto de 8 mil.

E não me venham com esse papo de que freela para quem está começando. Quem está começando tem q ser assistente, e nao assumir um job.  Freela como já foi dito é uma forma de colocação de seu trabalho no mercado, uma opção em relacao a ser empregado de uma empresa ou trabalhar por conta propria.
Fernando Frazão


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #137 Online: 23 de Junho de 2011, 20:06:36
Minha nossa senhora das covas abertas... :D


Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #138 Online: 23 de Junho de 2011, 20:10:03
E TAMBEM NÃO EXISTE ISSO DE "VAI SER BOM PARA O SEU PORTFOLIO"


SE O CLIENTE ESTÁ PENSANDO EM TE CONTRATAR, É PORQUE SEU PORTFOLIO JÁ É BOM.

OU PELO MENOS SUFICIENTE PARA O QUE ELE PRECISA OU PODE PAGAR.
Fernando Frazão


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #139 Online: 23 de Junho de 2011, 22:27:57
Minha nossa senhora das covas abertas... :D

Alguns tópicos valem a escavação. Esse com certeza é um deles.

Frazão, bem lembrado a tabela da ARFOC é o mínimo e acho que isso é indiscutível. Quem está iniciando deve começar como ajudante, de outra forma ele estará arruinando o seu próprio mercado e se queimando ao assumir uma responsabilidade que não poderia.

Já vi essa discussão várias vezes e nunca se chega em lugar nenhum, sempre tem o fazedor de portfolio que aparece, faz um monte de trabalho grátis e some. Mas nesse ínterim prejudica ele próprio, o mercado, outros profissionais e o cliente.

[ ]s

Formel


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #140 Online: 24 de Junho de 2011, 07:18:28
Coitado do tópico, ficou sem o bolo de aniversário dele... :(
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Marquinho Sena

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #141 Online: 30 de Junho de 2011, 07:34:14
Então gente, acredito que a dúvida do rapaz que criou o tópico seja a mesma que a minha. Talvez não seja o preço de um free, mas sim o de um ajudante que está iniciando na profissão...sou técnico de enfermagem e quero migrar para a fotografia com um bom material para um iniciante e tb tenho dúvidas sobre o quanto seria justo para um estudante de fotografia que depende do serviço oferecido por fotografos experientes para entrar no mercado. Quero de inicio uma D7000 ou uma D300s e mesmo sendo um estudante estarei oferecendo meu serviço, tempo e material, então é justo receber algo para tal serviço? E quanto seria justo?
Fiz a festa da minha filha e a fotógrafa que usava uma D80, me cobrou 450 por 3 horas, um book com 20 paginas e o CD com as fotos tiradas. Foi justo?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #142 Online: 30 de Junho de 2011, 07:58:13
Foi muito barato...
Eu não contaria isso. Mas são meus custos.


Sandro ENTRE-VISTA

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #143 Online: 30 de Junho de 2011, 14:11:24
Foi muito barato...
Eu não contaria isso. Mas são meus custos.
Achei barato embora não ví a qualidade do trabalho...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #144 Online: 30 de Junho de 2011, 14:45:56
Acho uma perda de tempo se preocupar com isso, tem mercado pra todo mundo... pior que cobrar barato e bater no peito cobrar caro e o trabalho ser uma porcaria (que alias vejo muito disso)... Sei de um cara por exemplo contrata uns freela p/ as festas infantis q ele fecha, o cara para R$ 150,00 p/ o fotografo e ele tem mais de 8 eventos por fim de semana, e pior, um amigo meu foi uma vez e falando com o cara que filmava (que era freela tb) e ficou sabendo que ele recebia R$ 50,00 pra filmar, é mole... ai falam que o "cara se vende por nada", mas ninguém sabe das necessidades e dificuldades que o cara passa... enfim  :) cada caso é um caso, e nem sempre vc tem oq vc paga, as vezes pode pagar pouco e ter algo muito bom, quanto pode pagar muito e cair do cavalo :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #145 Online: 04 de Julho de 2011, 13:31:45
O Meu cunhado tá pagando 450 pra o fotógrafo q fez o casameto dele fotografar a festa de um ano do filho.
Neste valor está incluido um albúm, q segundo eles é bonito, e um CD com as fotos.
Vi as fotos do casamento dele e o cara manda bem.
450 reais!!! Tira gasolina, edição e preparação do albúm (sim, diagramado com motivos da festa), ida para o encadernador, ida no laboratório, escolha das fotos pelos pais, busca do albúm e entrega, pagamento do albúm, pagamento das ampliações....
O que os colegas acham q sobra para ele? Alguem pode fazer uma estimativa?
Chuto q deve sobrar uns 200 reais para ter este trabalhão todo...
Seria isso mesmo?
Muito, muito pouco...
« Última modificação: 04 de Julho de 2011, 13:32:56 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #146 Online: 04 de Julho de 2011, 13:47:35
R$150 a R$200 é o custo variável associado exclusivamente aos gastos diretos.

Sobra R$250 para o trabalho dele.

Foi mal, mas não cobre o trabalho...


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #147 Online: 04 de Julho de 2011, 16:11:42
Se fosse somente para entrega do DVD tudo bem, agora para entregar um album também......vai falir.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #148 Online: 04 de Julho de 2011, 17:46:47
Cai de paraquedas aqui e concordo com os amigos da relatividade !!! Tudo depende !!!

Qual seu equipamento? Distância da festa, poder aquisitivo dos contratantes, por exemplo, tenho clientes no final da zona leste que nunca pagariam mais de R$ 200,00 em um trabalho de festa infantil. Porém tenho clientes no ABC que acham barato R$ 500,00 para cobrir a festinha do playboyzinho juvenil.....então meu caro...tudo é muiiiitooo relativo.

Fazer a festinha da zona leste??? Talvez sirva de experienência, abertura de novos contatos, distribuir cartões sempre é importante !!! Ou seja..tudo é relativo.....
Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #149 Online: 04 de Julho de 2011, 17:48:17
Cai de paraquedas aqui e concordo com os amigos da relatividade !!! Tudo depende !!!

Qual seu equipamento? Distância da festa, poder aquisitivo dos contratantes, por exemplo, tenho clientes no final da zona leste que nunca pagariam mais de R$ 200,00 em um trabalho de festa infantil. Porém tenho clientes no ABC que acham barato R$ 500,00 para cobrir a festinha do playboyzinho juvenil.....então meu caro...tudo é muiiiitooo relativo.

Fazer a festinha da zona leste??? Talvez sirva de experienência, abertura de novos contatos, distribuir cartões sempre é importante !!! Ou seja..tudo é relativo.....

eu ri... :D

curti...  :ok: