Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98051 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2009, 18:11:01
só completando, não sou fotografo profissional. Mesmo com meu nível de amador eu não aceitaria fazer por este valor. Faria de graça como segundo fotógrafo ou auxiliar, mas não como "freela" para ganhar R$ 50. Sou da área de publicidade onde existe o mesmo dilema que eu acho um tanto desrespeitoso. Freelas "quebram" agências em fase de crescimento ao oferecer um orcamento por 10% do valor, e entregam "o que saiu". Isso desestrutura todo o mercado. Ao pé da letra Freela é uma abreviação de Freelance, que é coisa para experts que podem se dar o luxo de não ser fixo de nenhuma empresa, por fazerem um trabalho excepcional. Não é uma abreviação para "iniciante".

Freela, ou freelancer, no meio da fotografia de eventos, é o cara que a produtora chama para trabalhar eventualmente na oportunidade do evento. Ou seja, são os "nomes da agenda" que não têm nenhum vínculo empregatício. Mas é um profissional qualificado como qualquer outro. Ou seja, fotógrafo freelancer é o mesmo que qualquer freelancer de outra categoria profissional: Aquele que faz trabalhos terceirizados eventuais. E acho que o que o diferencia do autônomo (que acredito ser uma melhor definição para o que Rodrigo falou), é o fato de ser um "terceiro" e não tratar diretamente com o cliente - teoria minha! Não fui ver no Aurélio, rs, rs.

Quanto à pergunta do tópico, nunca fiz festas infantis (justamente porque paga-se pouco demais) e isto varia muito de região para região. Mas acredito que R$ 150,00 seja um valor mediano, levando em conta que um casamento, que é muito mais pauleira, vai de 250,00 a 350,00 o freela.

abraços :ok:
« Última modificação: 18 de Novembro de 2009, 18:12:28 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech