Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98051 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2009, 18:11:01
só completando, não sou fotografo profissional. Mesmo com meu nível de amador eu não aceitaria fazer por este valor. Faria de graça como segundo fotógrafo ou auxiliar, mas não como "freela" para ganhar R$ 50. Sou da área de publicidade onde existe o mesmo dilema que eu acho um tanto desrespeitoso. Freelas "quebram" agências em fase de crescimento ao oferecer um orcamento por 10% do valor, e entregam "o que saiu". Isso desestrutura todo o mercado. Ao pé da letra Freela é uma abreviação de Freelance, que é coisa para experts que podem se dar o luxo de não ser fixo de nenhuma empresa, por fazerem um trabalho excepcional. Não é uma abreviação para "iniciante".

Freela, ou freelancer, no meio da fotografia de eventos, é o cara que a produtora chama para trabalhar eventualmente na oportunidade do evento. Ou seja, são os "nomes da agenda" que não têm nenhum vínculo empregatício. Mas é um profissional qualificado como qualquer outro. Ou seja, fotógrafo freelancer é o mesmo que qualquer freelancer de outra categoria profissional: Aquele que faz trabalhos terceirizados eventuais. E acho que o que o diferencia do autônomo (que acredito ser uma melhor definição para o que Rodrigo falou), é o fato de ser um "terceiro" e não tratar diretamente com o cliente - teoria minha! Não fui ver no Aurélio, rs, rs.

Quanto à pergunta do tópico, nunca fiz festas infantis (justamente porque paga-se pouco demais) e isto varia muito de região para região. Mas acredito que R$ 150,00 seja um valor mediano, levando em conta que um casamento, que é muito mais pauleira, vai de 250,00 a 350,00 o freela.

abraços :ok:
« Última modificação: 18 de Novembro de 2009, 18:12:28 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2009, 18:24:19
Marcelo, muito interessante o seu ponto de vista.  :ok:
Um pouco diferente do meu, mas acho válido também. No fundo Autonomo é a tradução do Freelancer. De qualquer forma, é preciso ser um profissional mto bem posicionado para atuar (e viver) dessa forma.

Qto aos valores, R$ 150 para um profissional dispor de seu tempo e equipamento numa festa, ou R$ 350 para um casamento, acho muito pouco, mas tambem esse é só o meu ponto de vista. :ponder:

abs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 18 de Novembro de 2009, 19:01:24
GALERA
ESTA QUESTAO DA PRESTAÇAO DE SERVIÇO (FRILA)
ESTA MUITO SUCATEADA,ATE A HUMILHAÇAO!!
ALUGAR UMA D300 COM UMA LENTE COMUN E UM SB CUSTA 400 REAIS POR DIA.
TAXI IDA E VOLTA SEM MUITO PASEO NA CIDADE DE sp CUSTA 90 REAIS.
COBRANDO 50 REAIS DE MAO DE OBRA,
DARIA UN FRILA DE 540 REAIS.
AGORA SE O OTARIO DO FOTOGRAFO TEM UM CARRINHO MEDIO(r$20.000)
MAS UMA MALA COM EQUIPAMENTO DE RESERVA MEDIA (r$12.000)
PODE POR r$32.000 NA RUA POR 200 REAIS INCLUSO MAO DE OBRA E GASOLINA.
DE FORMA GERAL A CARNIFICINA E ESTA.
BOM PARA AVALIAR.
FOTOGRAFIA AINDA SERVE SE O CLIENTE E PROPRIO.
FRILA SERVE PARA FAZER EXPERIENCIA
ABS.
ANGELO.


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #18 Online: 18 de Novembro de 2009, 19:14:02
Olá, pessoal!

Eu nunca trabalhei com fotografia, mas posso dar a idéia de quanto cobra um amigo que trabalha com freela (normalmente indicado por um cinegrafista).
Festa de criança, com aproximadamente 3 ou 4 horas, ele tira R$ 200,00.

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #19 Online: 18 de Novembro de 2009, 19:23:02
Angelo,
um freelance (ou iniciante, como indicado por outro colega) não faz o comercial que foi feito por outra pessoa e raramente vai com R$6000 em equipamento.
Não vale a pena ser freela se você já faz o seu comercial, mas se você não faz ou não tem como fazer, tem R$3000 em equipamentos (desgaste de R$15), e não gasta muito com gasolina, você terá uma escola e tanto.

Não sou freela pq não vale a pena.
Ando com só R$6000 em equipamentos contando uma D50 como reserva e uma lente com o mais angular dela em 28 para emergências... Não seria o equipamento ideal, mas para qubra-galho (caso a D5000 não funcione) vale.

Sei que ainda estou longe da maior parte dos profissionais daqui do DF e daqui do fórum, mas com o andar da carruagem até meados de 2010 estarei com um equipamento bem razoável...


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2009, 01:50:54
complicado... a idéia e o conceito é muito pessoal.

E a definição "freela" é GIGANTE!!!

O cara pode ir com o carro dele e com sua camera de 7mil... mas será mesmo que um cara que tem uma camera de 7mil e vive disso, precisa de um freela de 100 conto??

Pô, as situações são várias... várias... várias...

Não dá pra julgar valor sem ter todas as informações. O cara vai de carona? de ônibus? de táxi pago e conveniado? com equipamento dos outros? dele mesmo? é o primeiro freela?  po, são mil situações.

Se estivermos falando de um camarada, iniciando na fotografia, sem câmera, ferrado, com os pais pagando o curso, e recebe uma oferta pra fazer um freela, domingão a tarde, sendo que o fotógrafo principal vai buscá-lo em casa e entegar-lhe um equipamento, prontinho. O cara só vai fazer umas fotos de outros ângulos, aprender e começar a se soltar. Cinquenta conta não está bom pra isso?? Nesse caso, sim... se fosse de graça já tava bom... só o tesão de usar com DSLR por um tempo numa festa (quando não se tem uma câmera e nem dinheiro pra comprar... quando sua cam é só sonho...) ja é maior barato. Digo isso pq anos atrás, quando comecei meu curso de fotografia, eu só tinha minha Seagull de filme, com uma lente 50 f/1.8... eu amava ir pras aulas de fotografia pra usar a 10D (depois XT) que os caras tinham lá no curso... eu pirava nela e não tinha grana pra comprar. E lembro da primeira festa infantil que fotografei, tbm. DE GRAÇA!!! Foi super legal. Usei a câmera dos caras, e imaginava a minha. Se eu ganhasse 50 conto nesse dia, tava bom demais. Hj tenho meu equipamento, mais experiência, pé no chão, e nem se eu fotografasse com a câmera de alguém eu faria por 50,00... nem por 150,00. Mas trezentão to dentro, hein... rsrs.. é só mandar MP. rsrs

Pô, mas a história já é outra. Vários caras aqui no fórum são profissionais... mas vários são completamente iniciantes... e todo profissional, um dia foi iniciante. É o processo natural das coisas.

Sei lá... mas acho que antes de começar uma conversa dessa, precisava ter todas as informações certas.

EXEMPLO 1 - Galera, estou começando na fotografia, não tenho câmera, comecei meu curso, ta osso pra pagar, trampo de boy numa empresa, não tenho meu papai pra comprar minha D300, preciso trabalhar e ralar pra curtir meu barato. Um amigo me chamou pra fazer um freela. Ele me pega em casa, me deixa na volta, 4 horas de festa, equipamento todo dele, não preciso tratar foto nenhuma, nem gravar em CD. Só acompanhá-lo e fotografar... explorando minha visão e o pouco que aprendi. Quanto devo cobrar?

EXEMPLO 2 - Pessoal, um amigo meu me chamou pra fazer um freela numa festa infantil. Tenho 30 mil em equipamento, vou levar tudo pq gosto de ter opções e não sei quanto cobrar nesse freela. Vou com meu carro, meu equipamento completo, descarregar as fotos em casa, tratar (na manhã do outro dia, pra dar tempo de mandar para o laboratório), gravar num cd e deixar lá na casa do camarada (uns 30km da minha). Quanto devo cobrar?

E aí????

Quanto vale um freela infantil??

Abçs.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2009, 08:44:02
complicado... a idéia e o conceito é muito pessoal.

E a definição "freela" é GIGANTE!!!

O cara pode ir com o carro dele e com sua camera de 7mil... mas será mesmo que um cara que tem uma camera de 7mil e vive disso, precisa de um freela de 100 conto??

Pô, as situações são várias... várias... várias...

Não dá pra julgar valor sem ter todas as informações. O cara vai de carona? de ônibus? de táxi pago e conveniado? com equipamento dos outros? dele mesmo? é o primeiro freela?  po, são mil situações.

Se estivermos falando de um camarada, iniciando na fotografia, sem câmera, ferrado, com os pais pagando o curso, e recebe uma oferta pra fazer um freela, domingão a tarde, sendo que o fotógrafo principal vai buscá-lo em casa e entegar-lhe um equipamento, prontinho. O cara só vai fazer umas fotos de outros ângulos, aprender e começar a se soltar. Cinquenta conta não está bom pra isso?? Nesse caso, sim... se fosse de graça já tava bom... só o tesão de usar com DSLR por um tempo numa festa (quando não se tem uma câmera e nem dinheiro pra comprar... quando sua cam é só sonho...) ja é maior barato. Digo isso pq anos atrás, quando comecei meu curso de fotografia, eu só tinha minha Seagull de filme, com uma lente 50 f/1.8... eu amava ir pras aulas de fotografia pra usar a 10D (depois XT) que os caras tinham lá no curso... eu pirava nela e não tinha grana pra comprar. E lembro da primeira festa infantil que fotografei, tbm. DE GRAÇA!!! Foi super legal. Usei a câmera dos caras, e imaginava a minha. Se eu ganhasse 50 conto nesse dia, tava bom demais. Hj tenho meu equipamento, mais experiência, pé no chão, e nem se eu fotografasse com a câmera de alguém eu faria por 50,00... nem por 150,00. Mas trezentão to dentro, hein... rsrs.. é só mandar MP. rsrs

Pô, mas a história já é outra. Vários caras aqui no fórum são profissionais... mas vários são completamente iniciantes... e todo profissional, um dia foi iniciante. É o processo natural das coisas.

Sei lá... mas acho que antes de começar uma conversa dessa, precisava ter todas as informações certas.

EXEMPLO 1 - Galera, estou começando na fotografia, não tenho câmera, comecei meu curso, ta osso pra pagar, trampo de boy numa empresa, não tenho meu papai pra comprar minha D300, preciso trabalhar e ralar pra curtir meu barato. Um amigo me chamou pra fazer um freela. Ele me pega em casa, me deixa na volta, 4 horas de festa, equipamento todo dele, não preciso tratar foto nenhuma, nem gravar em CD. Só acompanhá-lo e fotografar... explorando minha visão e o pouco que aprendi. Quanto devo cobrar?

EXEMPLO 2 - Pessoal, um amigo meu me chamou pra fazer um freela numa festa infantil. Tenho 30 mil em equipamento, vou levar tudo pq gosto de ter opções e não sei quanto cobrar nesse freela. Vou com meu carro, meu equipamento completo, descarregar as fotos em casa, tratar (na manhã do outro dia, pra dar tempo de mandar para o laboratório), gravar num cd e deixar lá na casa do camarada (uns 30km da minha). Quanto devo cobrar?

E aí????

Quanto vale um freela infantil??

Abçs.

Oi Fábio,
tudo é sempre relativo e permite mil possibilidades e negociações. Principalmente numa profissão diversa e desregulamentada como a de fotógrafo. Mas acredito, que a pergunta central seria com relação ao mercado. Pois existe um consenso geral entre as produtoras e profissionais de uma região e eles pagam um preço médio "X" pelo freela, e o freela tem que ter conhecimento e equipamento suficiente para atender ao contratante. Não vai importar muito o valor em si do equipamento que o cara carrega, os cursos que ele fez, se pinta o cabelo e etc. Não há uma análise tão profunda. A empresa vai dar uma passada de olhos no teu trabalho e vai colocar seu nome na agenda ou não. Talvez dê uma oportunidade a alguns iniciantes, justamente para ter mais nomes na caderneta. Claro que toda regra é cheia de exceções e existiram casos e casos.

Rodrigo
Particularmente, me considero autônomo porque fecho os trabalhos, assino contratos, atendo aos clientes, faço minha publicidade (pago meus "impostinhos") e contrato outros profissionais. Mas já fiz freela para empresas e autônomos no começo, onde só me preocupava em estar lá no horário e entregar o CD com as fotos depois. Sei lá... por isso fiz a distinção.
Quanto aos valores... pois é... mas tem um bocado de gente que faz isso para completar o orçamento. E faz há muitos anos, penando pra manter o equipamento atualizado e o terno alinhado.... é a vida :(. A fotografia de eventos no geral exige menos capacitação e investimento do que publicidade e moda por exemplo.

Ah! Belo site, Rodrigo! Gostei muito das fotos! :worship:

Abração
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2009, 09:14:40

Rodrigo
Particularmente, me considero autônomo porque fecho os trabalhos, assino contratos, atendo aos clientes, faço minha publicidade (pago meus "impostinhos") e contrato outros profissionais. Mas já fiz freela para empresas e autônomos no começo, onde só me preocupava em estar lá no horário e entregar o CD com as fotos depois. Sei lá... por isso fiz a distinção.
Quanto aos valores... pois é... mas tem um bocado de gente que faz isso para completar o orçamento. E faz há muitos anos, penando pra manter o equipamento atualizado e o terno alinhado.... é a vida :(. A fotografia de eventos no geral exige menos capacitação e investimento do que publicidade e moda por exemplo.

Ah! Belo site, Rodrigo! Gostei muito das fotos! :worship:

Abração

Entendi Marcelo, notei que existe esta distinção. Entre os fotografos de surf que convivi e fotografei por uns anos, a maioria era freela de revistas, poucos eram contratados. Numa linguagem quase que 100% internacional não havia o "autonomo". Mas entendi bem como funciona por aqui e também acho válido.
Pois é, com um orçamento destes é mesmo muito penoso manter o terno alinhado. Mas como vc disse, é a vida...
Ah, e obrigado por visitar meu site! Suas fotos tb são mto boas! Coisa de profissional! Parabens!

Abs

« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 09:17:20 por rodrigophoto »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2009, 09:29:57
complicado... a idéia e o conceito é muito pessoal.

E a definição "freela" é GIGANTE!!!

O cara pode ir com o carro dele e com sua camera de 7mil... mas será mesmo que um cara que tem uma camera de 7mil e vive disso, precisa de um freela de 100 conto??

Pô, as situações são várias... várias... várias...

Não dá pra julgar valor sem ter todas as informações. O cara vai de carona? de ônibus? de táxi pago e conveniado? com equipamento dos outros? dele mesmo? é o primeiro freela?  po, são mil situações.

Se estivermos falando de um camarada, iniciando na fotografia, sem câmera, ferrado, com os pais pagando o curso, e recebe uma oferta pra fazer um freela, domingão a tarde, sendo que o fotógrafo principal vai buscá-lo em casa e entegar-lhe um equipamento, prontinho. O cara só vai fazer umas fotos de outros ângulos, aprender e começar a se soltar. Cinquenta conta não está bom pra isso?? Nesse caso, sim... se fosse de graça já tava bom... só o tesão de usar com DSLR por um tempo numa festa (quando não se tem uma câmera e nem dinheiro pra comprar... quando sua cam é só sonho...) ja é maior barato. Digo isso pq anos atrás, quando comecei meu curso de fotografia, eu só tinha minha Seagull de filme, com uma lente 50 f/1.8... eu amava ir pras aulas de fotografia pra usar a 10D (depois XT) que os caras tinham lá no curso... eu pirava nela e não tinha grana pra comprar. E lembro da primeira festa infantil que fotografei, tbm. DE GRAÇA!!! Foi super legal. Usei a câmera dos caras, e imaginava a minha. Se eu ganhasse 50 conto nesse dia, tava bom demais. Hj tenho meu equipamento, mais experiência, pé no chão, e nem se eu fotografasse com a câmera de alguém eu faria por 50,00... nem por 150,00. Mas trezentão to dentro, hein... rsrs.. é só mandar MP. rsrs

Pô, mas a história já é outra. Vários caras aqui no fórum são profissionais... mas vários são completamente iniciantes... e todo profissional, um dia foi iniciante. É o processo natural das coisas.

Sei lá... mas acho que antes de começar uma conversa dessa, precisava ter todas as informações certas.

EXEMPLO 1 - Galera, estou começando na fotografia, não tenho câmera, comecei meu curso, ta osso pra pagar, trampo de boy numa empresa, não tenho meu papai pra comprar minha D300, preciso trabalhar e ralar pra curtir meu barato. Um amigo me chamou pra fazer um freela. Ele me pega em casa, me deixa na volta, 4 horas de festa, equipamento todo dele, não preciso tratar foto nenhuma, nem gravar em CD. Só acompanhá-lo e fotografar... explorando minha visão e o pouco que aprendi. Quanto devo cobrar?

EXEMPLO 2 - Pessoal, um amigo meu me chamou pra fazer um freela numa festa infantil. Tenho 30 mil em equipamento, vou levar tudo pq gosto de ter opções e não sei quanto cobrar nesse freela. Vou com meu carro, meu equipamento completo, descarregar as fotos em casa, tratar (na manhã do outro dia, pra dar tempo de mandar para o laboratório), gravar num cd e deixar lá na casa do camarada (uns 30km da minha). Quanto devo cobrar?

E aí????

Quanto vale um freela infantil??

Abçs.
Fabio, você entendeu perfeitamente o meu ponto de vista..... sua visão é muito semelhante a minha. Eu, no caso, não pago R$50 para um freela nunca. O mínimo que já paguei foi R$100, para um cara que foi segundo fotógrafo, foi comigo para a festa, usou meu equipamento, não tratou foto e ainda de quebra aprendeu algumas coisas. Vale lembrar que muita empresa de formatura paga R$ 80-100 para o sujeito ir "fotografar".
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 19 de Novembro de 2009, 09:39:11
só completando, não sou fotografo profissional. Mesmo com meu nível de amador eu não aceitaria fazer por este valor. Faria de graça como segundo fotógrafo ou auxiliar, mas não como "freela" para ganhar R$ 50. Sou da área de publicidade onde existe o mesmo dilema que eu acho um tanto desrespeitoso. Freelas "quebram" agências em fase de crescimento ao oferecer um orcamento por 10% do valor, e entregam "o que saiu". Isso desestrutura todo o mercado. Ao pé da letra Freela é uma abreviação de Freelance, que é coisa para experts que podem se dar o luxo de não ser fixo de nenhuma empresa, por fazerem um trabalho excepcional. Não é uma abreviação para "iniciante".

Rodrigo, a única correção que faço é que não existe isso de "nível amador". O cara pode ser amador e entregar um resulto igual ou superior a de profissionais. A diferença é o cara que vive de fotografia (profissional) e o que faz por hobby (amador), mesmo que faça uma festinha aqui ou outra ali, apenas pra melhorar o equipamento ou a fazer uma poupança.


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2009, 09:56:42
Rodrigo, a única correção que faço é que não existe isso de "nível amador". O cara pode ser amador e entregar um resulto igual ou superior a de profissionais. A diferença é o cara que vive de fotografia (profissional) e o que faz por hobby (amador), mesmo que faça uma festinha aqui ou outra ali, apenas pra melhorar o equipamento ou a fazer uma poupança.

concordo!  :ok:
quis dizer que não sou profissional de fotografia. me expressei mal.  :doh:



Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Novembro de 2009, 10:11:54
Em relação ao assunto do tópico, o valor vai depender do resultado que você apresentar e se vai agradar ou não o cliente (gerenciamento de expectativa), independente do equipamento. Se você é profissional e sempre calcula o seu valor pelo custo do equipamento e outras coisas (suas contas no final do mês, por exemplo), vale a decisão de fazer ou não o trabalho quando pagarem pouco (o pouco, então, é relativo, pois cada um tem um equipamento e contas pra pagar). Isso vale pra qualquer profissão ou projeto e não é privilégio da fotografia. Por exemplo, um apartamento de 100m2 se for feito no extremo sul de São Paulo, vai custar X e ser vendido por 2X. Mas se for feito na Vila Olimpia vai custar X e ser vendido por 5X. E mesmo assim, o do extremo sul pode ser melhor (mais bem construído) do que o da Vila Olimpia, porém, vão pagar mais numa região mais central da cidade, onde as coisas acontecem. Provavelmente, existem construtoras que só trabalham com a relação X pra Y e outras com a relação X pra 5Y. Isso vai de vários fatores, inclusive, experiência, estrutura, posição no mercado, qualidade e, principalmente, responsabilidade. Exatamente como na fotografia.

Se for fazer uma festa infantil em Higienópolis, em São Paulo, pode ter certeza que pagarão bem, mas não vão aceitar qualquer trabalho e a sua responsabilidade será muito maior e você será cobrado por um excelente trabalho.

Por exemplo, minha filha nasceu semana passada. O hospital ofereceu uma foto tirada por eles (3 cópias de uma mesma foto impressa), com aberração cromática, enquadramento centralizado, sem graça nenhuma, feita por cima do berço, com cores e temperaturas sem tratamento, por R$40,00!!! Pra mim, um absurdo... mas com certeza tem gente que paga. Não preciso dizer que tirei quase 500 fotos dela, só nos primeiros dias e não cai nessa do hospital.

Até acho interessante, se você for iniciante, pegar uma festa infantil por até R$100,00. Desde que o cliente saiba o que está contratando.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #27 Online: 19 de Novembro de 2009, 10:26:20
Putz, R$100 como contratado aí é osso.....
Aí tem duas visões totalmente diferentes: o freela e o contratado. E os valores tbm mudam. O freela iniciante não fotografa bem e mais aprende do que produz. Consegue alguns cliques bons mas disperdiça outras centenas. Faz parte do aprendizado. E as fotos com certeza necessitarão de maior tratamento por conta disso. Isso gera custo para o fotógrafo principal, que perde tempo na frente do micro selecionando, deletando e tratando as fotos do freela. Por isso que quanto menos experiência ele tem menos se paga.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #28 Online: 19 de Novembro de 2009, 10:44:34


Eu não saio de casa pra fazer um trabalho de foto por menos que R$ 300,00, mesmo que seja para uma festinha infantil. Isso se for para entregar as fotos em CD. Cada tipo de impressão, tamanho e material entregue tem um preço.

Se você acha que não tem experiência suficiente para cobrar um valor de um trabalho profissional, faça diferente, dê as fotos de presente. Depois de uns 10 trabalhos já pode cobrar um valor justo.

Se você cobra, R$ 100,00 por um trabalho assim, depois fica mais difícil cobrar o preço justo. Por exemplo. em 2009 você faz uma aniversário e cobra R$ 100,00, a pessoa gosta e em 2010 resolve te contratar de novo, ai você pede R$ 500,00, um aumento tão grande é difícil ser justificado. Se dá de presente em 2009, conquista a simpatia e em 2010 pode cobrar tranquilamente o valor ideal.

Se acha que dar de presente é muito prejuízo, cobre o valor de R$ 150 ou R$ 200, mas deixe bem claro que há um belo desconto.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #29 Online: 19 de Novembro de 2009, 10:50:49

Eu não saio de casa pra fazer um trabalho de foto por menos que R$ 300,00, mesmo que seja para uma festinha infantil. Isso se for para entregar as fotos em CD. Cada tipo de impressão, tamanho e material entregue tem um preço.

Se você acha que não tem experiência suficiente para cobrar um valor de um trabalho profissional, faça diferente, dê as fotos de presente. Depois de uns 10 trabalhos já pode cobrar um valor justo.

Se você cobra, R$ 100,00 por um trabalho assim, depois fica mais difícil cobrar o preço justo. Por exemplo. em 2009 você faz uma aniversário e cobra R$ 100,00, a pessoa gosta e em 2010 resolve te contratar de novo, ai você pede R$ 500,00, um aumento tão grande é difícil ser justificado. Se dá de presente em 2009, conquista a simpatia e em 2010 pode cobrar tranquilamente o valor ideal.

Se acha que dar de presente é muito prejuízo, cobre o valor de R$ 150 ou R$ 200, mas deixe bem claro que há um belo desconto.

concordo em genero numero e grau!  :clap: