Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98185 vezes)

Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #150 Online: 04 de Julho de 2011, 18:04:49
É Elis...a coisa ta feia...rs...mas quem sabe no meio de tudo isso sobra uma foto legal pra postar aqui no forum e recebe elogios ou criticas dos confrades....o importante é compartilhar né....
Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #151 Online: 04 de Julho de 2011, 20:57:57
Foi mal, mas não dá para gastar R$200 e cobrar R$200 só para poder distribuir cartões.

Depois o cara descobre que não tem como trocar o equipamento e não sabe pq.



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #152 Online: 04 de Julho de 2011, 21:28:04
O Meu cunhado tá pagando 450 pra o fotógrafo q fez o casameto dele fotografar a festa de um ano do filho.
Neste valor está incluido um albúm, q segundo eles é bonito, e um CD com as fotos.
Vi as fotos do casamento dele e o cara manda bem.
450 reais!!! Tira gasolina, edição e preparação do albúm (sim, diagramado com motivos da festa), ida para o encadernador, ida no laboratório, escolha das fotos pelos pais, busca do albúm e entrega, pagamento do albúm, pagamento das ampliações....
O que os colegas acham q sobra para ele? Alguem pode fazer uma estimativa?
Chuto q deve sobrar uns 200 reais para ter este trabalhão todo...
Seria isso mesmo?
Muito, muito pouco...
Com álbum incluso está muuuito barato... mas depende dos gastos do fotógrafo, de onde faz o álbum, e de quanto ele deseja obter de lucro.

Pra mim atualmente esse valor seria inviável.


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #153 Online: 05 de Julho de 2011, 09:43:03


Este assunto é antigo. O tópico foi criado em 2009. Mas é um tema importante, que deve ser levado a sério.

A formação do preço de um determinado produto/serviço, não é tão simples. Dentre uma dezena de fatores alguns pontos devem ser considerados com maior ênfase:

público alvo - você tem que escolher, para que tipo de público quer prestar serviço, não dá para cobrar o mesmo valor de um trabalho para quem é de classe A, B ou para quem é da C, D.

material entregue - é necessário definir que tipo de trabalho você vai entregar para seu cliente. Fotolivro com fineart, só fotolivro, álbum, só CD etc etc

custos fixos e variáveis - quanto gasta com a manutenção seus equipamentos, baterias, combustível, seguro, assessórios, substituição de equioamentos

margem de lucro - quanto pretende ganhar sobre o trabaho.

Estou desenvolvendo uma planilha que poderá ajudar os fotógrafos a planejar e orçar os eventos. Quando estiver concluído eu aviso aqui.


quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #154 Online: 05 de Julho de 2011, 09:46:33
Legal Michel, se precisar de ajuda ai com os calculos me avise !!
Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8


kyono

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
    • Kyono André Fotografia
Resposta #155 Online: 05 de Julho de 2011, 10:27:17
só completando, não sou fotografo profissional. Mesmo com meu nível de amador eu não aceitaria fazer por este valor. Faria de graça como segundo fotógrafo ou auxiliar, mas não como "freela" para ganhar R$ 50. Sou da área de publicidade onde existe o mesmo dilema que eu acho um tanto desrespeitoso. Freelas "quebram" agências em fase de crescimento ao oferecer um orcamento por 10% do valor, e entregam "o que saiu". Isso desestrutura todo o mercado. Ao pé da letra Freela é uma abreviação de Freelance, que é coisa para experts que podem se dar o luxo de não ser fixo de nenhuma empresa, por fazerem um trabalho excepcional. Não é uma abreviação para "iniciante".

Concordo Plenamente.


fala serio se saiu do aconchego da minha cama no fsd para ganhar R$50.

Se voce não valoriza seu própio trabalho, não vai ser o cliente que vai valorizar te pagando um extra pelas fotos.
Fotografo Casamenteiro usuário assíduo de Nikon hahaha

Site: http://www.kyonoandre.com.br | Blog: http://www.spfotografodecasamento.com.br | facebook.com/kyonoandrefotografo


hcdesigner

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 857
  • Sexo: Masculino
    • Hélio Campos Fotográfia
Resposta #156 Online: 08 de Julho de 2011, 01:22:36
Pra entregar as fotos em DVD, R$ 700...    ...esse é o meu preço...    ...se a pessoa disser que acha quem faça por 300 ou até 200 como já ouvi, desejo boa sorte e tchau...   ...já aconteceu de depois disso a pessoa me procurar em outro evento pois tinha ficado frustrada com o resultado apresentado pelo "fotografo" que cobrou 200,00...    ...acho que, como em qualquer profissão, devemos nos dar valor, valorizar nosso trabalho e investimento, tanto em material como em conhecimento adquirido afim de prestar um serviço de qualidade...   ...porque se não fizermos isso, ninguém mais vai fazer por nós...   

...isso acontece em qualquer profissão, por exemploos: tenho um colega programador, que enquanto a maioria cobra cerca de 5000 em um sistema, ele acha que é melhor garantir 200 reais por dias, as vezes semanas de trabalho, ela prefere ter 4 trabalhos por mês a R$ 200 cada do que se dedicar a apenas um e cobrar o preço justo...   ...vai entender uma coisa dessas...

...eu mesmo fui webdesigner durante ums dois anos, mas enquanto cobrava entre 1000 e 2000 dependendo do site, tinha "animal" pagando pra trabalhar, para receber R$ 60,00 por um "site"...   ...larguei esse tipo de serviço depois que cobrei apenas 800 de uma consecionaria de veiculos, pois o site não era tão complexo, e o cara me dispensou porque achou um "webdesigner" que cobraria R$ 60,00...   ...então como isso começou a acontecer com frequencia, preferi parar a desvalorizar meu trabalho...

...resumindo, depois de tanto joga fora, acho que devemos nos dar valor...   ...se tivermos essa conciencia e pararmos de pagar pra trabalhar, nosso serviço sera melhor valorizado...
Canon EOS 6D  + Grip + Sigma 15 mm f/2.8 EX DG Diagonal Fisheye + EF 35mm f/1.4 L + EF 50mm f/1.4 + EF 85mm 1.8  + EF 100 mm F2.8 L Macro + EF 24-70 f/2.8 L USM + EF 70-200 f/2.8 L USM IS II + Extender EF 2X II + Speedlite 580EX II x2 + Tubo extensor para macro. + Canon AE1 + Canon FD 50 mm 1.4
Canon G16
http://www.heliocampos.com.br


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #157 Online: 08 de Julho de 2011, 09:24:34
...eu mesmo fui webdesigner durante ums dois anos, mas enquanto cobrava entre 1000 e 2000 dependendo do site, tinha "animal" pagando pra trabalhar, para receber R$ 60,00 por um "site"...   ...larguei esse tipo de serviço depois que cobrei apenas 800 de uma consecionaria de veiculos, pois o site não era tão complexo, e o cara me dispensou porque achou um "webdesigner" que cobraria R$ 60,00...   ...então como isso começou a acontecer com frequencia, preferi parar a desvalorizar meu trabalho...

...resumindo, depois de tanto joga fora, acho que devemos nos dar valor...   ...se tivermos essa conciencia e pararmos de pagar pra trabalhar, nosso serviço sera melhor valorizado...

Por base nesse exemplo que você deu... tenho irmãos desenvolvedores que acham um absurdo quando alguém cobra 2 mil reais por um trabalho... normalmente um trabalho básico p/ eles é 5 mil, ja vi fechando sites por 15 mil (isso oq vi...fora os outros)... ou como diz um deles: "por dois mil? eu dou uma garibada no layout pelo CSS de um wordpress e olhe lá"... ou seja, no caso deles o "animal" seria vc (não se ofenda, não penso dessa forma, soh colquei da forma como você colocou)...

Por isso que acho que tem mercado pra todo mundo...  :) até entendo da forma como pensam por que ja me estressei muito em pensar assim, hj eu acho que tem mais eh que ter mesmo... ai o bom profissional vai ganhar na qualidade em vez de ficar brigando por preço, prefiro me preocupar em melhorar a qualidade do meu trabalho e subir o nivel de clientes que pagam por aquilo do que me preocupar com quem cobra pouco ou nada, por que tb não adianta eu querer cobrar um valor diferenciado sendo que meu trabalho não vale isso, é uma questão de bom senso tb (tirando o fator de custos para executar o trabalho, claro).
« Última modificação: 08 de Julho de 2011, 09:28:12 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #158 Online: 08 de Julho de 2011, 11:18:46
[...]

Por isso que acho que tem mercado pra todo mundo...  :) até entendo da forma como pensam por que ja me estressei muito em pensar assim, hj eu acho que tem mais eh que ter mesmo... ai o bom profissional vai ganhar na qualidade em vez de ficar brigando por preço, prefiro me preocupar em melhorar a qualidade do meu trabalho e subir o nivel de clientes que pagam por aquilo do que me preocupar com quem cobra pouco ou nada, por que tb não adianta eu querer cobrar um valor diferenciado sendo que meu trabalho não vale isso, é uma questão de bom senso tb (tirando o fator de custos para executar o trabalho, claro).

 :ok:

Concordo com a ideia de que tem mercado pra todo mundo. Cada um cobra o que quer ou pode e cabe aos clientes definirem o profissional que vão contratar. Todo mundo sabe que, geralmente, quem cobra muito pouco ou está começando ou não tem estrutura/qualidade para cobrar mais, aí é uma questão de condição financeira do cliente e até mesmo de quanto ele valoriza a fotografia.

Eu no início já fiz infantil por R$150,00 sem especificar duração da cobertura, já fotografei espetáculo por R$50,00, casamento por R$500,00, etc... Hoje pra infantil cobro R$650,00 pra três horas de cobertura e R$250,00 pra cada hora adicional. Entrego o DVD com as fotos, o álbum é cobrado à parte. :ok:
« Última modificação: 08 de Julho de 2011, 11:38:03 por B.Gomes »


hcdesigner

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 857
  • Sexo: Masculino
    • Hélio Campos Fotográfia
Resposta #159 Online: 08 de Julho de 2011, 14:05:03
Por base nesse exemplo que você deu... tenho irmãos desenvolvedores que acham um absurdo quando alguém cobra 2 mil reais por um trabalho... normalmente um trabalho básico p/ eles é 5 mil, ja vi fechando sites por 15 mil (isso oq vi...fora os outros)... ou como diz um deles: "por dois mil? eu dou uma garibada no layout pelo CSS de um wordpress e olhe lá"... ou seja, no caso deles o "animal" seria vc (não se ofenda, não penso dessa forma, soh colquei da forma como você colocou)...

Esqueci de dizer...   ...ja fazem cerca de 6 ou 7 anos que larguei essa vida de WEB, na época o preço que se cobrava era nessa faixa de 2 a 3 mil...   ...se fosse hoje com certeza não estaria cobrando apenas isso.

ai o bom profissional vai ganhar na qualidade em vez de ficar brigando por preço, prefiro me preocupar em melhorar a qualidade do meu trabalho e subir o nivel de clientes que pagam por aquilo..
   ... Concordo com isso.
Canon EOS 6D  + Grip + Sigma 15 mm f/2.8 EX DG Diagonal Fisheye + EF 35mm f/1.4 L + EF 50mm f/1.4 + EF 85mm 1.8  + EF 100 mm F2.8 L Macro + EF 24-70 f/2.8 L USM + EF 70-200 f/2.8 L USM IS II + Extender EF 2X II + Speedlite 580EX II x2 + Tubo extensor para macro. + Canon AE1 + Canon FD 50 mm 1.4
Canon G16
http://www.heliocampos.com.br


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #160 Online: 08 de Julho de 2011, 17:29:07
Apenas completando, uma colega de trabalho (tenho 3 empregos) solicitou um orçamento, "mas eu quero bem barato". Passei para ela a dica dos grupons e clickons da vida. Sempre tem um maluco que faz book por R$100, deixando 50% para o site.
E eu nem precisei elaborar um orçamento. :D


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #161 Online: 08 de Julho de 2011, 18:07:59
GALERA
ESTA QUESTAO DA PRESTAÇAO DE SERVIÇO (FRILA)
ESTA MUITO SUCATEADA,ATE A HUMILHAÇAO!!
ALUGAR UMA D300 COM UMA LENTE COMUN E UM SB CUSTA 400 REAIS POR DIA.
TAXI IDA E VOLTA SEM MUITO PASEO NA CIDADE DE sp CUSTA 90 REAIS.
COBRANDO 50 REAIS DE MAO DE OBRA,
DARIA UN FRILA DE 540 REAIS.
AGORA SE O OTARIO DO FOTOGRAFO TEM UM CARRINHO MEDIO(r$20.000)
MAS UMA MALA COM EQUIPAMENTO DE RESERVA MEDIA (r$12.000)
PODE POR r$32.000 NA RUA POR 200 REAIS INCLUSO MAO DE OBRA E GASOLINA.
DE FORMA GERAL A CARNIFICINA E ESTA.
BOM PARA AVALIAR.
FOTOGRAFIA AINDA SERVE SE O CLIENTE E PROPRIO.
FRILA SERVE PARA FAZER EXPERIENCIA
ABS.
ANGELO.

Concordo plenamente e tambem com o que o Rodrigo disse.
é f....
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #162 Online: 29 de Julho de 2011, 20:16:09
O Meu cunhado tá pagando 450 pra o fotógrafo q fez o casameto dele fotografar a festa de um ano do filho.
Neste valor está incluido um albúm, q segundo eles é bonito, e um CD com as fotos.
Vi as fotos do casamento dele e o cara manda bem.
450 reais!!! Tira gasolina, edição e preparação do albúm (sim, diagramado com motivos da festa), ida para o encadernador, ida no laboratório, escolha das fotos pelos pais, busca do albúm e entrega, pagamento do albúm, pagamento das ampliações....
O que os colegas acham q sobra para ele? Alguem pode fazer uma estimativa?
Chuto q deve sobrar uns 200 reais para ter este trabalhão todo...
Seria isso mesmo?
Muito, muito pouco...
vamos brincar um pouco
um albinho 20x25 + ampliaçoes= 200,00
mandar editar= 150,00
gasolinas varias= 50,00
o "empresario" ganha fabulosos 50 conto,
vai ficar rico rapidamente, un 3400 anos!!!!
abs.
 alias 49 reau porque tem que gravar um dvd com as fotos, :hysterical: :eek:
« Última modificação: 29 de Julho de 2011, 20:17:11 por agalons »


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #163 Online: 30 de Julho de 2011, 14:25:15
Legal Michel, se precisar de ajuda ai com os calculos me avise !!

Ajuda é sempre bem vinda, o que estou procurando mesmo é algum para me ajudar a desenvolver o aplicativo.

Só colocando mais lenha na fogueira... Eu não sai de casa para ganhar por menos de R$ 400,00, sem contar os custos.

quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #164 Online: 09 de Agosto de 2011, 20:16:57
Adorei esse tópico desenterrado, tá me ajudando muito a calcular quanto devo cobrar nos serviços. Sou iniciante, e sempre que fotografava usava equipamento dos outros e nunca cheguei a cobrar mais de 50 reais, isso quando cobrava. Pra mim ainda vale pelo aprendizado e por não ser uma coisa corrente, e pelo menos pra mim, tem aberto novas possibilidades de trabalho pro futuro, pra cobrar valores de gente mesmo, jeje