Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98100 vezes)

esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #270 Online: 19 de Outubro de 2012, 15:04:47
.
Perguntei para um colega de trabalho que fez a festa de aniversário do filho mês passado em um buffet aqui de SP, ele pagou R$ 500 por 50 fotos (de 400) em um álbum bem +/- e fotos idem.
 :D


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #271 Online: 19 de Outubro de 2012, 18:42:24
Para quem está começando agora com uma D5100 + 18-55mm + 35mm + flash generico, quanto cobrar pelos primeiros trabalhos fotograficos ??

A dica é + ou - a mesma. Por exemplo. Primeiro voce tenta descobrir + ou - a vida util da lente ou da camera. Parece que é uns 10 mil cliques. Vc divide isso pelo valor que vc pagou. Faz o mesmo para com seu flash. Depois analisa o tipo de trabalho que vc faz na foto. Tem fotografos que trata a pele das pessoas bonitinhas outros prefere deixar natural, faz apenas alguns retoques. Por exemplo, vc poderia colocar o seu valor R$ 10,00 + todos os outros gastos = é o preço da sua foto.

Dae no decorrer do tempo, sua experiencia aumentar, se as pessoas gostarem do seu trabalho, vc vai aumentando aos poucos :)


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #272 Online: 19 de Outubro de 2012, 19:13:13
A dica é + ou - a mesma. Por exemplo. Primeiro voce tenta descobrir + ou - a vida util da lente ou da camera. Parece que é uns 10 mil cliques. Vc divide isso pelo valor que vc pagou. Faz o mesmo para com seu flash. Depois analisa o tipo de trabalho que vc faz na foto. Tem fotografos que trata a pele das pessoas bonitinhas outros prefere deixar natural, faz apenas alguns retoques. Por exemplo, vc poderia colocar o seu valor R$ 10,00 + todos os outros gastos = é o preço da sua foto.

Dae no decorrer do tempo, sua experiencia aumentar, se as pessoas gostarem do seu trabalho, vc vai aumentando aos poucos :)

10 mil :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Eu pensei que fosse uns 100mil :shock: :shock:

Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #273 Online: 19 de Outubro de 2012, 19:15:10
São 100.mil das cameras atuais.

Primeiro voce tenta descobrir + ou - a vida util da lente ou da camera. Parece que é uns 10 mil cliques.

Considerando o risco de se quebrar antes, multiplique o valor por três (no mínimo) ou divida (diferimento do valor pago) por 36 meses.
Assim, por exemplo, um cara que tem duas câmeras APS (ou seja, DX para os fãs da Nikon como eu) e duas lentes e dois flashes, pilhas (aproximandamente R$9000 ao todo) tem um gasto de R$250 por mês para mantê-los. Depois de três anos, se ele juntou 250 por mês, ele continuará com um equipamento semelhante só que mais moderno.

Além disso, quanto da sua casa você "gasta" para guardar, manter e manutenir seu set?
Cobre aluguel dele (supondo que seja 1m2, de aluguel do seu apartamento).
Assim, um apê de 80m2, que tem aluguel (fictício) de R$1600, implica que seu equipamento deve pagar R$20 de aluguel para você (POR MES).

Impostos? Você não paga? Deveria pagar? Um empreendedor individual custa menos que R$50 por mês.

Temos perto de R$300 (a R$350) por mês de gastos fixos.
Se você fizer um evento, este deverá cobrir esse valor.
Se fizer três, cada um deve contribuir com R$100.

Quanto tempo você gasta para fazer uma festa? E para preparar seu set? e para editar as fotos? e para preparar o álbum?
Supondo um serviço completo (com álbum e tudo), você deve gastar em torno de 20h. Não tem álbum? Então serão umas 10h?
Qual o valor da sua hora? R$30? R$50? É hobby? então R$10? R$15? Fará de graça? Cobrará só para cobrir os R$100 ou R$300 dos exemplos acima?
Qual o valor de Transporte?
Qual o valor do álbum? (se é que você entrega álbum)
Qual o valor do seu ócio? Sim, o negócio tem que contar com improdutividade....

Neste caso, faça os cálculos (se você tem outro trampo e não precisa se preocupar com impostos e improdutividade e lucro...):
R$100 do gasto fixo
R$300 das 20h x R$15
R$250 do álbum
R$0 (ZERO) de lucro (SIM seu negócio tem que ter lucro)
R$0 de improdutividade
----------------------
R$650 para não ter lucro e entregar um álbum.
R$350 a R$400 para entregar um CD/DVD


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #274 Online: 19 de Outubro de 2012, 19:32:42
10 mil :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Eu pensei que fosse uns 100mil :shock: :shock:

kkk um 0 a menos ou um 0 a mais nem faz diferença...ashuahsuh  :D

Zuera...! mas menos mal...se é 100 mil até eu fico mais tranquilo!  :ok:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #275 Online: 19 de Outubro de 2012, 19:38:40
Então, vamos lá...

Meu equipamento:
1x Nikon D5100  =  1500,00
1x Nikon 18-55mm  =  300,00
1x Nikon 35mm 1.8G  =  800,00
1x Flash genérico  =  500,00
3x Bateria EN-EL14  =  100,00
1x Batery Grip  =  200,00
3x Sandisk 16gb Extreme classe 10  =  200,00
1x Mochila CaseLogic  =  200,00
Acessórios extras (difusores, rebatedores)  = 100,00
Sub-Total: 3800,00
Horas de trabalho  = :ponder: ?
Horas de edição no Lightroom 4  = :ponder: ?
Custo do DVD\CD ou revelação de fotos  = mais ou menos 2 reais o DVD e\ou "?" por foto de tamanho ?""
« Última modificação: 19 de Outubro de 2012, 19:39:44 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #276 Online: 19 de Outubro de 2012, 20:30:46
de acordo com seu calculo e com a dica do nosso colega de multiplicar por 3, cada clique de duas camera valeria 0,11 centavos (no minimo).

Só que vc vai ter que colocar tambem o valor da revelação. Suponhamos que vc pague R$ 2,00 por foto, então suas fotos no mínimo valem R$ 2,11. Vc precisa "pegar" onibus para ir e voltar da fototica? Se sim inclua o valor da passagem tambem. Aqui onde eu moro "a circular" (como é conhecido aqui os onibus localmente) a passagem é R$ 2,25. Para mim ir e voltar pago R$ 4,50. Se este for seu caso, suas fotos valem no mínimo R$ 4,36. Se você tiver um estúdio, vc vai ter que incluir, pelo menos uma porcentagem da agua, luz e telefone (isso vc teria que ver).

Uma dica é: Este site http://www.furnas.com.br/simulador/index.htm faz uma simulação de quanto um aparelho eletrico gasta por mês.

Se vc inclui um CD com as fotos, coloque isso no valor também. Se for R$ 1,00, suas fotos no mínimo já valem R$ 5,36.

Sobre as horas de trabalho..há casos e casos.... Mas se você quiser cobrar R$ 10,00 no seu trabalho, vc deveria cobrar R$ 15,00 ou R$ 16,00. Vc poderia tentar pesquisar o valor que os fotografos cobram em sua cidade.

Claro que, por você estar começando, num pode também subir muito o valor. Vc poderia começar cobrando esta faixa. Pode fazer tambem pacotes... quanto mais fotos...vc dá um descontinho.

Em suma, analise todos os seus gastos. Coloque o que você acha que seu trabalho vale. Suas fotos no mínimo precisa compensar os gastos para aquele trabalho ou sessão de fotos. Leve em conta também as limitações financeiras dos seus clientes.

Não sei se estou certo, volto a dizer, mas acho que o caminho é esse :)



« Última modificação: 19 de Outubro de 2012, 20:36:30 por Danilo_cs »


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #277 Online: 19 de Outubro de 2012, 22:17:49
Beleza pessoal : :O negocio é matematica pura, já fotografo á um bom tempo, mas só agora comecei trabalhar nesse ramo (depois de tanta gente me encher o saco dizendo que eu tenho "talento pra coisa") e concordo com o DKFuji, já trabalhei com contabilidade, então é tudo na caneta, tem que fazer planilha de gastos pra saber se vai compensar sair de casa colocando em risco seu trabalho e equipamento.Sou de SP -Cangaiba e tem muito nego trabalhando de graça, há +ou - um ano minha tia casou e fechou a cobertura do casamento com um estúdio aqui do bairro e foram 3 fotógrafos que ficaram "sentando o dedo no automático"a noite inteira, numa das pausas fui conversar com um deles, fiquei de queixo caído quando me disse que estava recebendo r$ 150 pelo dia de trabalho.Eram rapazes de no máximo 23 anos. Bom,como alguns disseram, cada um sabe das suas contas :ponder:.Estou começando + sei o meu valor e a qualidade do meu trabalho, casamento que é uma baita responsabilidade ganhando r$150, esquece....Tenho um colega fotografo que paga para freelancer r$200 para festas infantis de 3 hs e 300 fotos.Cada um sabe seu valor e salario"migalha" todos oferecem, em toda area tem isso, a escolha é sua, se trabalhar tendo prejuizo vai quebrar :(
« Última modificação: 19 de Outubro de 2012, 22:44:59 por vandersat »


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #278 Online: 19 de Outubro de 2012, 22:43:31
Aí voce também compra uma FF por 1600 e tá tudo resolvido.  :D

E vou te dizer uma coisa. Vai ter muito cara que vai continuar de fusquinha. Ele ainda não comprou FF nao é por falta de grana mas porque acha que isso não faz a minima diferença no trabalho dele e para os cliente dele.  E ele já está acostumado com a XT véia de guerra.

Bom, muita gente fica falando de equipamento, equipamento e equipamento, os grades feras da fotografia usavam equipamentos relativamente simples e até agora não houve muita superação por causa de equipamentos super modernos :ponder: Quem é bom é bom com dx, fullframe, compacta ou que seja, pesquise os grandes mestres da fotografia e verá que não é bem assim ;) OBS: É só meu ponto de vista :ok:


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #279 Online: 20 de Outubro de 2012, 01:01:50
Diferiremos em 36 meses.
FIca mais de 100 por mês.
Vc faz um trampo ao mês? Um a cada dois? Então esse tem que pagar por dois meses.. Ou 200.
Para entregar um cd com todas as fotos editadas, vc gastara umas 10h. Mais umas 5h do evento. Por 10 contos por hora...
então são 200+(15h x 10)=350.
mais transporte, mais o cd, mais o aluguel (mesmo quem tem casa própria tem que cobrar aluguel, água, luz.. do seu equipamento).

uma garota ótima em edição aqui faz a edição das fotos por r$2. Então para um álbum de casamento, que requer muito cuidado, pago para ela e ela me entrega as laminas editadas e diagramadas em formato PSD.

Então, vamos lá...

Meu equipamento:
1x Nikon D5100  =  1500,00
1x Nikon 18-55mm  =  300,00
1x Nikon 35mm 1.8G  =  800,00
1x Flash genérico  =  500,00
3x Bateria EN-EL14  =  100,00
1x Batery Grip  =  200,00
3x Sandisk 16gb Extreme classe 10  =  200,00
1x Mochila CaseLogic  =  200,00
Acessórios extras (difusores, rebatedores)  = 100,00
Sub-Total: 3800,00
Horas de trabalho  = :ponder: ?
Horas de edição no Lightroom 4  = :ponder: ?
Custo do DVD\CD ou revelação de fotos  = mais ou menos 2 reais o DVD e\ou "?" por foto de tamanho ?""


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #280 Online: 20 de Outubro de 2012, 01:38:56
Bom, muita gente fica falando de equipamento, equipamento e equipamento, os grades feras da fotografia usavam equipamentos relativamente simples e até agora não houve muita superação por causa de equipamentos super modernos :ponder: Quem é bom é bom com dx, fullframe, compacta ou que seja, pesquise os grandes mestres da fotografia e verá que não é bem assim ;) OBS: É só meu ponto de vista :ok:

Sim sim...não tenho dúvidas... mas tudo isso é só para se ter uma base. Por exemplo, dependendo das circuntancias, a pessoa pode decidir não incluir todos os gastos extras.

Eu vi uma vez um album de minha tia, na época ela devia ter uns 5 anos, isso era em meados dos anos 70. As fotos eram todas PBs (para ver como que faz tempo). Mesmo assim as fotos estão perfeitas, numa qualidade incrivelmente alta...

É tudo relativo né. As vezes para agente que está começando, nem dá pra cobrar tudo o que gostaria devido a falta de experiencia... mas tudo o que todo mundo mencionou acima, deve ajudar a servir de base, para mim, e para todos nossos colegas que está começando.

 :ok:


Claudiofulas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #281 Online: 20 de Outubro de 2012, 02:30:53
Festas infantis é um evento social como qualquer outro... não acho q deve se cobrar pelo tipo de evento ou serviço até pq em todos que o fotografo vai fazer o trabalho será o mesmo (fotografar, tratar imagens, por em risco o equipamento ainda mais em festa infantil, entre outros) vai dar o mesmo trabalho do que cobrir um evento esportivo ou até um casamento... Acho q tem q se cobrar pelo tempo de trabalho e quantidade de fotos...

por exemplo:
É mais fácil vc estabelecer qual o valor da sua hora trabalhada (é assim q todas empresas nos pagam, tirando as que pagam por meta claro) mas voltando... vamos supor q sua hora seja de 10 reais... é só vc somar qntas horas vc passou fotografando, e tratando as imagens (mas sem enrrolar o cliente) ai ja dá para ter uma base... e outros fatores como entragar em CD, imprimir, montar album, etc vai só cobrando a mais por cada serviço q lhe for solicitado.... mas na boa 50 a 150 é  mto pouco acho q o minimo 200 reais (dependendo do cliente tbm) é assim que cobro meus freelas de Designer (não trabalho com foto ainda)
2x Nikon D7000
Fixa - Nikon AF-S 10.5mm 2.8 | Nikon AF-S 50mm f/1.8G | Nikon AF-D 85mm 1.8
Zoom - Tamron 17-50mm f/2.8 (no VC) | Nikon 35-70mm 2.8 (macro em 35mm) | Sigma 50-150mm 2.8 | Tokina AF 100-300mm f4


Henrique dPaula

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #282 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 11:29:20
Tópico muito bom! passei o dia todo lendo ele HAHAHAHA
Iniciando... Canon T5, 18-55 e 55-250.


photosPupiL

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #283 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 11:58:43
Tópico muito bom! passei o dia todo lendo ele HAHAHAHA

Com certeza deve ter muita coisa interessante, principalmente pra mim que em breve estarei entrando no mercado a partir de festa infantil. Vou marcar para ler depois!  :snack:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #284 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 12:11:19
Festas infantis é um evento social como qualquer outro... não acho q deve se cobrar pelo tipo de evento ou serviço até pq em todos que o fotografo vai fazer o trabalho será o mesmo (fotografar, tratar imagens, por em risco o equipamento ainda mais em festa infantil, entre outros) vai dar o mesmo trabalho do que cobrir um evento esportivo ou até um casamento... Acho q tem q se cobrar pelo tempo de trabalho e quantidade de fotos...

por exemplo:
É mais fácil vc estabelecer qual o valor da sua hora trabalhada (é assim q todas empresas nos pagam, tirando as que pagam por meta claro) mas voltando... vamos supor q sua hora seja de 10 reais... é só vc somar qntas horas vc passou fotografando, e tratando as imagens (mas sem enrrolar o cliente) ai ja dá para ter uma base... e outros fatores como entragar em CD, imprimir, montar album, etc vai só cobrando a mais por cada serviço q lhe for solicitado.... mas na boa 50 a 150 é  mto pouco acho q o minimo 200 reais (dependendo do cliente tbm) é assim que cobro meus freelas de Designer (não trabalho com foto ainda)

No mercado de festas infantis, se cobra tudo mais barato,
mesmo que o custo seja o mesmo,isto e variavel de mercado.
O lucro esta na venda de acessorios, quadros, banners, livros , lembranças de todo tipo, etc,etc,etc.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2016, 12:11:34 por agalons »