Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98004 vezes)

broering

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 279
    • www.eduardobroering.com
Resposta #30 Online: 19 de Novembro de 2009, 11:44:37
Eu discordo quando falaram que freela é um cara que não tem muita experiencia ou fotografa mal.

Já aconteceu de eu estar de bobeira em casa e um fotografo conhecido me ligar perguntando se eu podia fazer o casamento com ele pois o segundo fotografo dele teve algum problema.

Já aconteceu de eu ter que ligar pra algum outro fotografo e pedir a mesma coisa.

Tenho um amigo aqui em Floripa, o Raphael Koerich, o cara não é profissinal, tem outro emprego, tem um equipamento fudido de bom, fotografa bem pra caramba e as vezes trabalha com o um outro fotografo aqui de Floripa.. um tal de Anderson Miranda.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #31 Online: 19 de Novembro de 2009, 11:51:42
Angelo,
um freelance (ou iniciante, como indicado por outro colega) não faz o comercial que foi feito por outra pessoa e raramente vai com R$6000 em equipamento.
Não vale a pena ser freela se você já faz o seu comercial, mas se você não faz ou não tem como fazer, tem R$3000 em equipamentos (desgaste de R$15), e não gasta muito com gasolina, você terá uma escola e tanto.

Não sou freela pq não vale a pena.
Ando com só R$6000 em equipamentos contando uma D50 como reserva e uma lente com o mais angular dela em 28 para emergências... Não seria o equipamento ideal, mas para qubra-galho (caso a D5000 não funcione) vale.

Sei que ainda estou longe da maior parte dos profissionais daqui do DF e daqui do fórum, mas com o andar da carruagem até meados de 2010 estarei com um equipamento bem razoável...

Meu caro Daniel
lamentavelmente, esta cheio
de caras que vivem de frila!!
com uma d200 e uma d300 + 2 ou tres lentes + 2 sb e um monte de tranqueras.
Sem duvida e uma otima escola, mas do ponto de vista comercial, esquece!!!
De modo geral em todo lugar e assim.
Em N.York, a media e 500 dolares, em Miami 300 dol, na Europa se cobra um pouco mas.
A vantagem deles e que o custo de material la e mas baixo.
Com 10 frila em N.York compramos uma d3x.
aqui nem compramos um corpo de d90.
Mesmo assim , bola pra frente
abs.
Angelo.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #32 Online: 19 de Novembro de 2009, 11:57:55
Recentemente fiz uma dessas.
A pessoa era próxima e eu informei, "olha o preço é X, mas por sermos tão próximos estou cobrando X/2. Não posso fazer de graça pq tenho custos com equipamento, deslocamento, xxx, yyy, zzz, kkk,.."




Eu não saio de casa pra fazer um trabalho de foto por menos que R$ 300,00, mesmo que seja para uma festinha infantil. Isso se for para entregar as fotos em CD. Cada tipo de impressão, tamanho e material entregue tem um preço.

Se você acha que não tem experiência suficiente para cobrar um valor de um trabalho profissional, faça diferente, dê as fotos de presente. Depois de uns 10 trabalhos já pode cobrar um valor justo.

Se você cobra, R$ 100,00 por um trabalho assim, depois fica mais difícil cobrar o preço justo. Por exemplo. em 2009 você faz uma aniversário e cobra R$ 100,00, a pessoa gosta e em 2010 resolve te contratar de novo, ai você pede R$ 500,00, um aumento tão grande é difícil ser justificado. Se dá de presente em 2009, conquista a simpatia e em 2010 pode cobrar tranquilamente o valor ideal.

Se acha que dar de presente é muito prejuízo, cobre o valor de R$ 150 ou R$ 200, mas deixe bem claro que há um belo desconto.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #33 Online: 19 de Novembro de 2009, 11:58:20
Eu discordo quando falaram que freela é um cara que não tem muita experiencia ou fotografa mal.

Já aconteceu de eu estar de bobeira em casa e um fotografo conhecido me ligar perguntando se eu podia fazer o casamento com ele pois o segundo fotografo dele teve algum problema.

Já aconteceu de eu ter que ligar pra algum outro fotografo e pedir a mesma coisa.

Tenho um amigo aqui em Floripa, o Raphael Koerich, o cara não é profissinal, tem outro emprego, tem um equipamento fudido de bom, fotografa bem pra caramba e as vezes trabalha com o um outro fotografo aqui de Floripa.. um tal de Anderson Miranda.

Exato Broering.
A nao confundir
prestador de serviço com capacidade profissional.
Eu sou um profissional de certa qualidade, e ja cansei de fazer frila para colegas, com problemas de data.
Quando faço algum frila
minhas fotos nao sao piores
que quando faturo muito bem pra mim,
a qualidade e o equipamento sao os mesmos
Que pelo que se paga, o tal do frila deveria ser qualquer um , pode ser,
mas esta cheio de pro que para nao ficarem casa faz algum frila , para faturar algum.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 19 de Novembro de 2009, 11:59:28
Recentemente fiz uma dessas.
A pessoa era próxima e eu informei, "olha o preço é X, mas por sermos tão próximos estou cobrando X/2. Não posso fazer de graça pq tenho custos com equipamento, deslocamento, xxx, yyy, zzz, kkk,.."



Otimo Daniel, voce pode fazer um favor , mas o custo deve ser pago


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 19 de Novembro de 2009, 12:00:47

Eu não saio de casa pra fazer um trabalho de foto por menos que R$ 300,00, mesmo que seja para uma festinha infantil. Isso se for para entregar as fotos em CD. Cada tipo de impressão, tamanho e material entregue tem um preço.

Se você acha que não tem experiência suficiente para cobrar um valor de um trabalho profissional, faça diferente, dê as fotos de presente. Depois de uns 10 trabalhos já pode cobrar um valor justo.

Se você cobra, R$ 100,00 por um trabalho assim, depois fica mais difícil cobrar o preço justo. Por exemplo. em 2009 você faz uma aniversário e cobra R$ 100,00, a pessoa gosta e em 2010 resolve te contratar de novo, ai você pede R$ 500,00, um aumento tão grande é difícil ser justificado. Se dá de presente em 2009, conquista a simpatia e em 2010 pode cobrar tranquilamente o valor ideal.

Se acha que dar de presente é muito prejuízo, cobre o valor de R$ 150 ou R$ 200, mas deixe bem claro que há um belo desconto.
concordo em genero numero e grau!  :clap:

Perfeito! Também concordo. Mas os R$100,00 que eu sugeri também é justo para um iniciante e vai depender muito do local onde será o evento. Exemplo, o cara que se forma em engenharia e sai da faculdade é profissional da mesma forma que um que saiu a 10 anos, mas um é junior e recebe X o outro é senior e recebe 10x, justo também, não? Se for um primo, vizinho ou o cliente não tiver condições pra mais do que isso é melhor cobrar os R$100,00. Vai servir da mesma forma que se fosse dar as fotos de presente, mas pelo menos pagaria os custos de locomoção e até caracterizaria o trabalho como profissional, mesmo que iniciante (junior). Assim, o iniciante também sente a pressão e responsabilidade e faz uma avaliação se tem competência e se realmente irá conseguir viver disso. Além, é claro, de criar um Portfólio com as próprias pernas e dando a cara a tapa. Sempre deixando claro o nível de trabalho que será entrega. No ano seguinte, se você realmente melhorou e mudou de patamar é sinal de que esse tipo de trabalho já não serve mais pra você... Procure festas de filhos de famosos :D


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #36 Online: 19 de Novembro de 2009, 12:01:42
Na realidade, alguma parte do custo indireto (mão de obra) nem foi coberto pela metade do valor, mas foi quase um presente à pessoa.
Ao menos o custo variável (custeio direto - coisas de quem trabalha com contabilidade...) foi plenamente coberto.

A pessoa ficou imensamente grata, e "dei de presente" essa parte do serviço.

Otimo Daniel, voce pode fazer um favor , mas o custo deve ser pago
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 12:03:54 por dkfuji »


quacula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
  • Dantotsu
    • Meu Site... ainda em construção.. MICTMR
Resposta #37 Online: 19 de Novembro de 2009, 12:09:05
Puts, prefiro continuar com meus frela de informática, combrando R$ 100,00 a hora + 1 hora de deslocamento (no mínimo)... Mas pra fotos, se eu conheço a pessoa e vou também "participar" da festa, faço fotos de graça, se for alguém que quer me contratar pra tirar as fotos eu deixo claro que não sou profissional, mas aceito dinheiro (dá um AZAR negar dinheiro)e aproveito essa grana extra pra guardar e comprar brinquedos novos pra minha camera...rs


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #38 Online: 19 de Novembro de 2009, 13:19:39
Eu por exemplo fiz meu primeiro trabalho (noivado) no último final de semana e o combinado era que faria o casamento caso eles gostassem do resultado, no mesmo evento já arrumei um outro, primeira comunhão da filha de um casal de amigos.

Em ambos os casos não irei cobrar nada, caso queiram um album mais elaborado vou cobrar um percentual em cima, caso contrário entrego as fotos em CD, com todas as fotos que ficaram boas devidamente tratadas e as outras sem tratamento.

Sou da opinião que se você cobrar um valor, mesmo que pequeno indiretamente você está comprometendo em entregar um trabalho que necessariamente ter que ser bom. Fazendo o contrário você tira esse peso e faz o trabalho mais solto e com certeza o resultado será melhor, e você ganhou experiência e ampliou os seus contatos futuros.

Abs,

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #39 Online: 19 de Novembro de 2009, 13:24:36
Se cobrar, você estará comprometido mesmo.
Não tem para onde correr.
Se cobrar qualquer valor, mesmo um cinquentão pro taxi/gasolina, você deve entregar algo que preste.
Minha esposa é advogada e já citou alguns casos neste sentido...
Apesar do julgamento ser subjetivo, você estará comprometido.

Aliás, um dos papas da fotografia de casamento daqui do DF cobriu as bodas de ouro dos pais de um colega de trabalho. Preço: R$4.000 com 2 filmadoras, fotografia e fotolivro (perto de 40X40cm ou 35X35).
Com respeito ao colega (de fotografia) e ao colega (de trabalho, sou bancário) que não citarei os nomes, o trabalho ficou uma m*rd@.

E não tem mais como comemorar as bodas de novo. Uma vez, já era. O velhinho está com dificuldades de caminhar, não vão conseguir juntar os filhos e netos, etc. etc.

Daí haja PS. O colega (de fotografia) não sabe mais o que fazer de tanto PS. O colega (de banco) está chateadíssimo, pois o fotolivro ainda não foi entregue depois de 5 meses.

Tanto faz R$50 ou R$50.000. Ambos comprometem.

Sou da opinião que se você cobrar um valor, mesmo que pequeno indiretamente você está comprometendo em entregar um trabalho que necessariamente ter que ser bom. Fazendo o contrário você tira esse peso e faz o trabalho mais solto e com certeza o resultado será melhor, e você ganhou experiência e ampliou os seus contatos futuros.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 13:29:48 por dkfuji »


Palladino

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
    • OLHARES
Resposta #40 Online: 19 de Novembro de 2009, 15:00:13
Angelo,
um freelance (ou iniciante, como indicado por outro colega) não faz o comercial que foi feito por outra pessoa e raramente vai com R$6000 em equipamento.
Não vale a pena ser freela se você já faz o seu comercial, mas se você não faz ou não tem como fazer, tem R$3000 em equipamentos (desgaste de R$15), e não gasta muito com gasolina, você terá uma escola e tanto.

Não sou freela pq não vale a pena.
Ando com só R$6000 em equipamentos contando uma D50 como reserva e uma lente com o mais angular dela em 28 para emergências... Não seria o equipamento ideal, mas para qubra-galho (caso a D5000 não funcione) vale.

Sei que ainda estou longe da maior parte dos profissionais daqui do DF e daqui do fórum, mas com o andar da carruagem até meados de 2010 estarei com um equipamento bem razoável...


Não entendi o lance, do equipamento.... vc faz eventos com uma D5000 + 18-*55vr kit??? ou não?
com uma D5000 quanto vc cobra?
NIKON D7000 | NIKON D70 | NIKKOR 24MM 2.8 | NIKKOR 18-70 | NIKKOR 70-300 | SB-600
"A melhor parte da beleza é aquela que nenhum retrato consegue expressar." (Francis Bacon)

Palladino''


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 19 de Novembro de 2009, 15:20:59
A uns 5 anos atrás, quando pensei em fazer sites como frela pra aumentar a receita entrei nessa de cobrar pouco ou até "dar" de presente pra pessoas próximas. Desisti. Tinha gente que ficava pasma por eu não cobrar e acabavam não acreditando que podiam obter um bom resultado, mesmo eu sabendo que era possível. Por isso, acho que mesmo se o cara é iniciante ele deve cobrar pra ser cobrado. Claro, ele deve cobrar um preço justo pro que é capaz de fazer, isso que importa. Acho que faz parte do aprendizado. Tenho vários casos de colegas que queriam ganhar experiência oferecendo algum trabalho, mas a falta de comprometimento estragou tudo.

Aos 17 anos, Bill Gates foi desacreditado e o produto da sua primeira empresa não vendeu, pois o achavam inexperiente. Nem por isso, aos 19, ele ofereceu de graça algum produto da sua nova empresa, a Microsoft, pra ganhar experiência... o resto eu não preciso nem falar...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #42 Online: 19 de Novembro de 2009, 16:57:08
Faço com uma D5000 + 18-55VR kit + SB-600 como equipamento principal.
O backup é uma D50 + tamron 28-80 (e 70-210 raramente).

Além destes há uma pequena lista de uns 14 a 17 acessórios, entre baterias extra (para a máquina e para o flash), filtros quando necessários, rebatedor, entre outros.

Quanto ao preço, o "pacote"
Cobertura fotojornalística da festa (4h) +
CD ou DVD com todas fotos que selecionei (em geral umas 150 a 300, mas tiro até 600-700) com qualidade para impressão 20X25 ou 20X30 +
20 fotos ampliadas 20X25 +
1 foto 30X40 (este é um tchã tão bom que sou indicado pq faço este "poster")
se a distância for até 30km de casa.
Caso seja mais longe o orçamento muda (mais tempo, mais gasolina).
R$500.

Em geral, oferecem aqui no DF entre R$600 e R$800, mas sou "iniciante" como profissional (não confunda profissional com bom fotógrafo e amador com mau, pois tiro boas fotos mesmo antes de assumir a profissão).


Não entendi o lance, do equipamento.... vc faz eventos com uma D5000 + 18-*55vr kit??? ou não?
com uma D5000 quanto vc cobra?


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 19 de Novembro de 2009, 18:00:26
hum, interessante o tópico, na minha opnião se é iniciante acho que vale mais a pena fazer de graça do que fazer por R$ 50,00. Pois se for fazer barato você vai ser recomendado pelo preço e vai ser dificil de mudar esse ponto de vista.
Sempre vai ter aquele comentario, "Chama Leandro, pois na minha festa ele cobrou R$ 50,00 e bla bla bla...".
E geralmente são poucas pessoas que pensam ou que olham seu equipamento para dar valor, todos querem apenas o serviço.
Então vai minha dica, se for para começar vai cobrindo umas festas de gratis, diz que é uma promoção que é só dessa vez, e que bla bla.
não muitas, algumas que sejam perto e que vão te colocar pra cima.
Abraço
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 19 de Novembro de 2009, 21:09:30
Cobre o que você achar justo pelo seu trabalho e seu envolvimento com o contratante, se ele nao aceitar, nao terá o serviço e nao terá mais para o que se preocupar!

: )