Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98007 vezes)

Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:39:41
Pra mim querer combrar mais de 250 reais pra sair sem entregar nenhuma foto revelada e ficar 4 horas só numa festa comendo e bebendo de tudo, a não ser que se tenha um "nome" a exaltar, é ganhar dinheiro fácil... a vida é dura... pensem nisso!

Cara se você acha que ficar 04 horas em um buffet andando geralmente atrás de crianças que não param um segundo é fácil, então parabéns pra você, e se também de sobra tempo pra ficar comendo e bebendo a vontade, está explicado por que te oferecem tão pouco.

Não quero entrar em discursão, mas fotografar anivesários não é uma uma tarefa tão simples quanto parece (pelo menos não profissionalmente), e todo trabalho tem seu valor, responsabilidade e sacrificíos.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #76 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:54:24
... fotografar anivesários não é uma uma tarefa tão simples quanto parece (pelo menos não profissionalmente), e todo trabalho tem seu valor, responsabilidade e sacrificíos.
:clap: :clap: :clap: :clap:

Perfeito
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #77 Online: 24 de Novembro de 2009, 14:15:55
 :clap: :clap: :clap:

...fotografar anivesários não é uma uma tarefa tão simples quanto parece (pelo menos não profissionalmente), e todo trabalho tem seu valor, responsabilidade e sacrificíos.

Aliás, fotografei num sábado e domingo seguidos, e resutlado foi uma dor muscular nas pernas...

A maior parte das fotos de festas infantis precisam ser na altura das crianças, logo agachamento direto... Haja preparo.


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #78 Online: 24 de Novembro de 2009, 14:40:33
Pra quem já ganha um monte... bem, esse não é o problema... mas pensem no pessoal do buffet, eles ganham 50, 60 reais e trabalham o triplo de um fotógrafo... Eu faço por hobby mesmo e por experiência. Agora se vocês acham que é pouco que não dá pra sair de casa, bem este é um problem exclusivamente de vocês.

Pra mim querer combrar mais de 250 reais pra sair sem entregar nenhuma foto revelada e ficar 4 horas só numa festa comendo e bebendo de tudo, a não ser que se tenha um "nome" a exaltar, é ganhar dinheiro fácil... a vida é dura... pensem nisso!

Ninguém precisa concordar com o que digo só precisa aceitar que tem gente que pensa de forma diferente.

Natão, aceitar opiniões diferentes é uma coisa, mas vc soa um tanto arrogante em seus posts.

Primeiro, não é justo vc comparar o trabalho de fotografo com de um garçom. Se for por ai, quem trabalha mais, voce ou um lixeiro? seja justo.

Se o pessoal de um buffet ganha menos e trabalha mais que um fotografo, talvez seja pq não estudaram suficiente para ser fotografo. Se vc nao estudou e chegou lá, bom, então vc ACHA que chegou la. Se um garçom estudou, certamente ele pode ser um garçom especializado em buffets mais caros e ganhar muito bem para isso, um exemplo é meu proprio irmão que já foi garçom de buffet e agora é barman por profissão, ele estudou pra isso e hoje trabalha num resort 5 estrelas no mar mediterraneo. Com certeza ganha mais do que muitos fotografos. Conclusão: nao desmereça os garçons nem os fotografos, e não compare profissoes, nao tem nada a ver, vc ta viajando.

Se vc acha que nao fazer eventos por menos que um valor X é um problema "exclusivamente de voces", entao é voce mesmo o tipo de "fotografo" que nao respeita e esta saturando o mercado com trabalhos duvidosos a preco menor que de custo, que compromete o ganha pão de muitos profissionais. Não é o meu caso pois não vivo de fotografia, mas certamente sei respeitar o mercado e os profissionais que vivem dele.

Sobre a sua frase de comer e beber de graca, exaltar um nome e achar que cobrar mais de 250 é "dinheiro facil", pelo amor, nao merece nem eu comentar.

E pense bem antes de colocar um "pensem nisso" num post novamente.




gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #79 Online: 24 de Novembro de 2009, 14:48:21
Me desculpem mas tenho que dar minha opinião.

Sou eng. e iniciante na profissão como fotógrafo, e como todo engenheiro sempro faço contas. E depois de muito pesquisar e estudar a respeito de custos e valores a cobrar, montei uma planilha com meus custos...e sinceramente por menos de R$ 500 pratas não saio de casa.

Prefiro não cobrar nada para meus amigos do que cobrar R$ 80. Por acaso alguem aqui que falou em R$ 80 , R$ 150 já fez um levantamento de custos sério?
Se não fizeram façam e valorizem o seu trabalho.

Uma das coisas que eu li foi o seguinte: "dificilmente se você começar a cobrar barato vai conseguir aumentar o preço nos trabalhos seguintes, pois muitos são indicações e já sabem o que foi pago."

E posso dizer é verdade!

Sinceramente, invesiti grana, tempo, dedicação, etc. para ter um trabalho legal, para cobrar R$ 80 pratas? Não rola!!!! É como o amigo falou, o free lancer nada mais é um PROFISSIONAL SEM VÍNCULO, mas é profissional!!!!

Estou novamente prestes a investir no fim do mês mais R$ 3500 em uma lente L e outro flash....e meu amigos R$ 80, R$ 150. NÃO ROLA.

Conselho como engenheiro que dou é: LEVANTEM SEUS CUSTOS PARA NÃO QUEBRAR DEPOIS E ENFRAQUECER O MERCADO!!!

ABRAÇO.

PS: Uma dica que eu li de um fotografo americano foi o seguinte: "especialize-se". Acho que essa é a chave para se ganhar grana com um trabalho diferenciado. No meu caso é crianças! Já vi fotográfos em festas que se quer sentam no chão para tirar uma foto das crianças...lastimável!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, 15:00:04 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #80 Online: 24 de Novembro de 2009, 14:54:33
Cara se você acha que ficar 04 horas em um buffet andando geralmente atrás de crianças que não param um segundo é fácil, então parabéns pra você, e se também de sobra tempo pra ficar comendo e bebendo a vontade, está explicado por que te oferecem tão pouco.

Não quero entrar em discursão, mas fotografar anivesários não é uma uma tarefa tão simples quanto parece (pelo menos não profissionalmente), e todo trabalho tem seu valor, responsabilidade e sacrificíos.


Meu caro Gularth.
E isso mesmo.
Tua colocaçao e correta,
quem come,bebe a vontade, e tira foto
e parente convidado. :hysterical: :hysterical:
PRO,,nao!!!!!!!
abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #81 Online: 24 de Novembro de 2009, 15:03:13
Me desculpem mas tenho que dar minha opinião.

Sou eng. e iniciante na profissão como fotógrafo, e como todo engenheiro sempro faço contas. E depois de muito pesquisar e estudar a respeito de custos e valores a cobrar, montei uma planilha com meus custos...e sinceramente por menos de R$ 500 pratas não saio de casa.

Prefiro não cobrar nada para meus amigos do que cobrar R$ 80. Por acaso alguem aqui que falou em R$ 80 , R$ 150 já fez um levantamento de custos sério?
Se não fizeram façam e valorizem o seu trabalho.

Uma das coisas que eu li foi o seguinte: "dificilmente se você começar a cobrar barato vai conseguir aumentar o preço nos trabalhos seguintes, pois muitos são indicações e já sabem o que foi pago."

E posso dizer é verdade!

Sinceramente, invesiti grana, tempo, dedicação, etc. para ter um trabalho legal, para cobrar R$ 80 pratas? Não rola!!!! É como o amigo falou, o free lancer nada mais é um PROFISSIONAL SEM VÍNCULO, mas é profissional!!!!

Estou novamente prestes a investir no fim do mês mais R$ 3500 em uma lente L e outro flash....e meu amigos R$ 80, R$ 150. NÃO ROLA.

Conselho como engenheiro que dou é: LEVANTEM SEUS CUSTOS PARA NÃO QUEBRAR DEPOIS E ENFRAQUECER O MERCADO!!!

ABRAÇO.
TEU PROBLEMA SE RESOLVE
NAO FAZENDO FRILA PARA NINGUEM
O MERCADO FRILA ESTA SUCATEADO FAZ MUITO TEMPO.
MAS AGORA COM A NOVA GERAÇAO DE "APERTADORES DE BOTAO" QUE SE SUJEITAM A QUALQUER COISA
O NORMAL E FAZER TEUS PROPRIOS TRABALHOS.
SE VOCE VENDE UM TRABALHO DE FOTOS NUM INFANTIL POR 800-1000(BARATO)
COM CERTEZA VAO TE SOBRAR MAS DE 80-150, QUE E O QUE OS EXPLORADORES PAGAM
ABS.
ANGELO.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #82 Online: 24 de Novembro de 2009, 15:19:06
Mesmo não tendo a fotografia como fonte de sobrevivência, por 80,00 eu fico no sofá de casa jogando video-game.

já perdi vários trabalhos por causa do preço, mas não fico discutindo preços, um trabalho bem feito tem seu preço/custo e ponto final, se o cliente não estiver disposto a pagar que procure outro.

Sou 100% da sua opinião!
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


quacula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
  • Dantotsu
    • Meu Site... ainda em construção.. MICTMR
Resposta #83 Online: 24 de Novembro de 2009, 15:27:33
HUMMMM, preço preço preço... é sempre assim, quem quer pagar quer pagar menos e quem quer receber quer receber mais... eita coisa dificil de ajustar... rs


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #84 Online: 24 de Novembro de 2009, 15:42:47
HUMMMM, preço preço preço... é sempre assim, quem quer pagar quer pagar menos e quem quer receber quer receber mais... eita coisa dificil de ajustar... rs

Cada um tem seu custo. O problema é que a grande maioria não levanta quanto é.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 24 de Novembro de 2009, 15:54:44
Aproveitando o embalo... qual a média de vocês de fotos tiradas e de fotos entregues em CD, devidamente tratadas, para o cliente numa festa infantil de 4h?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #86 Online: 24 de Novembro de 2009, 16:01:25
Natão, aceitar opiniões diferentes é uma coisa, mas vc soa um tanto arrogante em seus posts.

Primeiro, não é justo vc comparar o trabalho de fotografo com de um garçom. Se for por ai, quem trabalha mais, voce ou um lixeiro? seja justo.

Se o pessoal de um buffet ganha menos e trabalha mais que um fotografo, talvez seja pq não estudaram suficiente para ser fotografo. Se vc nao estudou e chegou lá, bom, então vc ACHA que chegou la. Se um garçom estudou, certamente ele pode ser um garçom especializado em buffets mais caros e ganhar muito bem para isso, um exemplo é meu proprio irmão que já foi garçom de buffet e agora é barman por profissão, ele estudou pra isso e hoje trabalha num resort 5 estrelas no mar mediterraneo. Com certeza ganha mais do que muitos fotografos. Conclusão: nao desmereça os garçons nem os fotografos, e não compare profissoes, nao tem nada a ver, vc ta viajando.

Se vc acha que nao fazer eventos por menos que um valor X é um problema "exclusivamente de voces", entao é voce mesmo o tipo de "fotografo" que nao respeita e esta saturando o mercado com trabalhos duvidosos a preco menor que de custo, que compromete o ganha pão de muitos profissionais. Não é o meu caso pois não vivo de fotografia, mas certamente sei respeitar o mercado e os profissionais que vivem dele.

Sobre a sua frase de comer e beber de graca, exaltar um nome e achar que cobrar mais de 250 é "dinheiro facil", pelo amor, nao merece nem eu comentar.

E pense bem antes de colocar um "pensem nisso" num post novamente.




Arrogante? Por favor, defina arrogante para mim pois eu não sei o sentido, eu entendo de uma forma e tu de outra... eu poderia falar que tu estás sendo arrogante e até sendo ofensivo... leia melhor as coisas que eu digo e não fique simplesmente rebatendo... eu fiz uma colocação de quanto ganha um garçom e não que ele se compara a um fotógrafo e claro que ele ganha muito menos por trabalhar muito mais, mas esse é um outro problema!

Eu valorizo o trabalho sim, só que é o seguinte... Existem valorizações e qualificações o que é um tanto diferente... Claro que é mais fácil achar um garçom do que um fotógrafo, mas por favor, um fotografo freelance que acabou de comprar uma câmera (o que é o meu caso) saí por aí cobrando um absurdo só porque tem uma câmera? Tudo depende do nível de experiência e da divulgação do trabalho... eu não saturo o mercado pois não trabalho com o mercado (eu sou de uma realidade totalmente diferente), eu fiz pois me pediram um favor.. e me ofereceram, outro gostou do trabalho e ofereceu a mesma quantia... eu estou prejudicando o mercado fotográfico?? Tudo depende da tua interpretação que me pareceu superficial, viu. E como eu disse cada um tem uma forma de enxergar o mundo... eu tenho uma bem particular e claro  não ponho o trabalho em níveis tão díspares... A verdade é que o fotógrafo cobra quanto ele quiser, ele quer cobrar 500, 1000 reais ele cobra, afinal ele dá o preço... e não precisa dizer "isso é coisa de mercado" pois o mercado é feito pelo próprio homem e não o contrário, não existe estragar o mercado, desvalorizar o mercado...

E outra, justo? que é justo? Por favor, não evoque conceitos que não possas desdobrar-lo por completo... jusitça pra mim seria ver que todas as profissões tivessem uma equivalência salarial. Eu sei que não é possível mas isso não é ser injusto, pelo contrário.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, 16:03:52 por Natão »


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #87 Online: 24 de Novembro de 2009, 16:18:02
Natão, desculpe se entendi errado, mas dizer que uma situação X é "problema de voces" num post que fala exatamente desta situação X, me soou arrogante. É cada um com sua opinião sim, e foruns existem pra debater isso, não é voce contra o todos.



Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #88 Online: 24 de Novembro de 2009, 16:28:02
Acho que uma coisa deve ser levada em consideração, se você foi convidado pra festa e te pediram para trazer o seu equipamento e fazer umas fotinhas é uma coisa, outra coisa e se te contratarem para cobrir um evento ( uma festa infantil por exemplo ).

No primeiro você não está tendo compromisso nenhum e ainda mais vai participar da festa, se ainda rolar uns 80 conto beleza.

Já no segundo você foi contratado para realizar um trabalho, portanto comes e bebes só no final da festa e olhe lá, pois você está lá para trabalhar por um determinado número de horas, nesse caso cada um faz o seu preço, de acordo com que acha mais correto.

Acredito que você não ache que o seu trabalho como fotografo vale 20 reais a hora, para ficarmos nos 80 como exemplo, ou acha ?

Eu por exemplo estou a quase 3 anos investindo em conhecimento e equipamento, para somente agora começar a fazer uns trabalhos, fiz apenas um noivado e um 1º comunhão ambos com sucesso, bons resultados e cliente feliz.

No caso do noivado o combinado seria que eles fechariam comigo o casamento se gostassem do resultado do noivado, uma vez fechado o casamento o mesmo será feito com o acompanhamento de um cara com mais experiência e eu como segundo fotografo, pois não posso colocar em risco o meu trabalho e as fotos do casamento do meu cliente, isso tudo foi explicado logo no primeiro contato.

Mesmo nesse caso eu não faria e nem vou fazer meu trabalho por 80 reais.

Abs, :ok::ok::ok::ok::ok:

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #89 Online: 24 de Novembro de 2009, 16:34:22
Natão, desculpe se entendi errado, mas dizer que uma situação X é "problema de voces" num post que fala exatamente desta situação X, me soou arrogante. É cada um com sua opinião sim, e foruns existem pra debater isso, não é voce contra o todos.



Eu não sou contra todos... o pessoal é que me esculachou pois disse que cobrei 80 reais... e este é um problema exclusivamente meu. E se eu quisesse fazer de graça? Eu fiz para amigos, é diferente de eu fazer para terceiros e por isso eu fui condenado! Claro se fosse para terceiros, pela experiência que tenho em fotografia que não é muita seria por volta do dobro deste valor. E não se pode dizer que isso é um afronto aos profissionais da fotografia pois então, quer dizer, que o conhecimento de fotografia é inato ao homem, que ninguém pode cobrar um valor menor porque tem menos experiência? Rodrigo, não considero isso saturar mercado, pelo contrário é a oportunidade que um pessoal tem pra começar a ganhar o seu dinheiro, e assim que puder cobrar mais, que achar que está apto, que o seu trabalho não está mais a altura do valor anteriormente cobrado, pois então reajuste! Isso deve mostrar que só ganhamos experiências com isso! Para colocar melhor e não parecer tão arrogante, o problema de cobrar 80 reais é exclusivamente meu...

Valeu!  :ok:  :ok: