Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 97760 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #120 Online: 13 de Julho de 2010, 16:22:18
Já que a conversa se estendeu, tb vou dar meu pitaco...

Não sou profissional de fotografia, tenho outra fonte de renda, e eventualmente faço bicos com fotografia. Já fui 2º e 3º fotógrafo em casamento, já fiz fotos de paisagens por encomenda, já fiz bodas de ouro, aniversários, e lógico várias festas infantis. (aliás quase todas as festas infantis da família, desde que comecei a fotografar). Festas infantis da família são de graça, afinal no final da festa eu tb. aproveitei a festa, bebi, comi, ri, diverti...

O mínimo que já cobrei por uma festa infantil, foi R$ 150,00. Pertinho de casa, a tardezinha, umas 2 horas e meia de trabalho, e a pessoa era amiga. Mas, concordo 100% com o tópico que nunca deveria ter aceitado o trabalho por este preço. É realmente barato demais!!!!

O máximo que ja recebi por um trabalho foi R$ 850,00... (mas, este realmente de muuuuuiito trabalho e demandou tempo!).

Acho que na minha realidade atual, uns R$300,00 a R$ 350,00 seria um preço interessante por uma festa infantil para entregar umas 150 fotos tratadas no CD...

R$350,00 para fotografar e tratar as fotos de uma festa infantil é muito pouco, na minha opinião. Já fiz alguns trabalhos freelance e cheguei à conclusão de que os ganhos não pagam meus esforços e tempo investidos.
Não que meu trabalho seja comparável aos profissionais da área, longe disso, estou bem abaixo deste nível. Mas é que, se for para sair de casa, fotografar durante horas e depois ainda ter que tratar as fotos para receber o que o pessoal pode/quer pagar, prefiro ficar em casa vendo o Faustão (rs). E, ficando em casa, eu contribuo para evitar o achatamento dos preços deste mercado já tão concorrido e saturado, não prejudicando assim meus colegas fotógrafos profissionais.
Infelizmente no Brasil o fotógrafo profissional, e a Fotografia em geral, não recebe o valor e reconhecimento merecido.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #121 Online: 13 de Julho de 2010, 16:24:40
em toda profissão tem os pseudo-freelas que cobram 80,00 por um trabalho que vale no mínimo 10x mais. Sinceramente, quem se dispoe a pagar 1/10 do que vale um job nem me interessa como cliente. Acho que tem mercado para todo mundo, inclusive para os pseudo-fotógrafos que cobram ninharias para enquadrar as pessoas no meio da foto. Já fiquei muito fulo com isso, mas hoje eu nem ligo. Faz aí!

Devido a esse fato procuro cobrar valores acima dos cobrados por profissionais, até para que eles não percam o pão de cada dia que eu graças a Deus já tenho e a fotografia para mim é uma paixão, então cobro pensando no bem estar do mercado local.

abraços


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #122 Online: 13 de Julho de 2010, 16:33:44
Devido a esse fato procuro cobrar valores acima dos cobrados por profissionais, até para que eles não percam o pão de cada dia que eu graças a Deus já tenho e a fotografia para mim é uma paixão, então cobro pensando no bem estar do mercado local.
abraços

Parabéns, ótima atitude. A fotografia digital criou vários "fotógrafos" de fim de semana que, infelizmente, achataram os preços prejudicando quem vive exclusivamente da Fotografia.

Situação "fictícia real" que com certeza acontece atualmente:
Noiva: "Então, quanto você cobra para fotografar nosso camento?"
Fotógrafo profissional: "O trabalho sairá R$ 3.000,00, com um álbum e DVD com as fotos em alta resolução"
Noiva: "Nossa, tudo isso! Mas o Zé, vizinho do meu cunhado que é amigo da sobrinha da minha tia cobra R$ 500,00!"
Fotógrafo profissional: (silêncio...)

A noiva parece não enxergar que o fotógrafo profissional vai precisar de no mínimo mais 1 ou 2 ajudantes, ele paga a comissão
dos mesmo, paga aluguel de seu escritório, contas de água, luz, impostos, gasolina do carro, seguro dos equipamentos, etc.
Enquanto que o Zé, comprou a primeira DSLR semana passada, mora com os pais e trata as fotos no computador de casa.

Agora, com relação à qualidade do trabalho final, quem oferecerá o melhor produto? Não precisa nem dizer né...
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #123 Online: 13 de Julho de 2010, 16:41:32
Agora, com relação à qualidade do trabalho final, quem oferecerá o melhor produto? Não precisa nem dizer né...

Uma situação fictícia porém com muita realidade e que encontramos em todas as áreas, e eu tenho bem noção disso em minha empresa. Sou webdesign tenho uma estrutura para isso, estudei muito pra isso, me dediquei e ai aparece um caboclo que saiu da escolinha de informática da esquina do bairro (citamos que o curso levou 4 semanas sendo 1 aula por semana) cobrando pelo trabalho de criação de sites 100,00 sendo que na verdade ele não sai por menos que 1.000,00.

Só ilustrei novamente acima para demonstrar que existem pessoas que não se importam com o trabalho alheio e muito menos com o seu trabalho, ao invés de se profissionalizar, estudar e cobrar por isso faz serviços horrendos por valores que as vezes valem o serviço de tão ruim que o mesmo foi realizado e estraga todo o mercado, pois a pessoa que o contratou jamais irá pensar em gastar um real que seja neste sentido pois não terá o retorno esperado do seu investimento.


fillipe nascimento

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #124 Online: 13 de Julho de 2010, 23:57:45
Bom GAlera, comecei fazendo trabalhos de Freela por R$60,00 mas hj em dia nao faço mais isso , mas era um trabalho simples, facil e era pra um colunista social de grande respeito na cidade entao abriria portas entao nesse caso aceitei e qnts vezes ee ligar eu irei, ja que apenas para fotografar pessoas em festas , FACIL!

Quando se vai de freela nao se cobram um valor mto alto pq muitas vezes nao precisa ir com um D3 ou uma D300 com lentes super claras, super flash como eu disse, dependendo do trabalho vc pode ir com uma D40 com o flahs da camera e lente do kit e cobrar de 80 a 100 caso nao va tirar 1 000 fotos , vamos ter o bom senso tbm.

OQue eu axo que nao da certo é vc sair pra fotografar pessoas na festa onde a galera tira fotos com cameras compactas e vc esta usando sua DSLR "gastando" seus clicks para meros R$50

cuidado.


Mas tbm nao axo certo vc ir pra um evento com uma D90, d300 ou qq outra DSLR ja mais cara e cobrar o mesmo preco que a galera das compactas cobram , vc vai estar se desvalorizando e lascando o mercado.


abracos


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #125 Online: 14 de Julho de 2010, 12:14:36
Parabéns, ótima atitude. A fotografia digital criou vários "fotógrafos" de fim de semana que, infelizmente, achataram os preços prejudicando quem vive exclusivamente da Fotografia.

Situação "fictícia real" que com certeza acontece atualmente:
Noiva: "Então, quanto você cobra para fotografar nosso camento?"
Fotógrafo profissional: "O trabalho sairá R$ 3.000,00, com um álbum e DVD com as fotos em alta resolução"
Noiva: "Nossa, tudo isso! Mas o Zé, vizinho do meu cunhado que é amigo da sobrinha da minha tia cobra R$ 500,00!"
Fotógrafo profissional: (silêncio...)

A noiva parece não enxergar que o fotógrafo profissional vai precisar de no mínimo mais 1 ou 2 ajudantes, ele paga a comissão
dos mesmo, paga aluguel de seu escritório, contas de água, luz, impostos, gasolina do carro, seguro dos equipamentos, etc.
Enquanto que o Zé, comprou a primeira DSLR semana passada, mora com os pais e trata as fotos no computador de casa.

Agora, com relação à qualidade do trabalho final, quem oferecerá o melhor produto? Não precisa nem dizer né...
Otima colocaçao, infelizmente e assim mesmo!!!
mesma coisa que comprar um pen drive no camelo na rua ou em uma loja com nota.
abs.


stephansolon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 15 de Julho de 2010, 15:34:57
Mas no final, no final mesmo o importante é que estejamos satisfeitos com nosso dia... e 80 reais paga muito bem o desgaste de 300 fotos!

Sem entrar em muitos detalhes, mas 80 reais não paga o desgaste do meu equipo não. Sabe quanto custa uma limpeza de sensor? Uma calibração de lente? Alinhamento de espelho? Bateria nova?

Não lí o post inteiro, mas eu moro em SP capital. QUALQUER preço que eu dou, independente do valor/distância, tem no mínimo 50 reais separado pra combustível.

Abs
Stephan Solon
Shows/stills/arquitetura/portraits
http://fotologue.jp/stephansolon/


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #127 Online: 15 de Julho de 2010, 16:24:07
É importante fazer uma avaliação do custo real, direto e indireto que se tem.
Trabalho como bancário, importador, fotógrafo independente, fotógrafo político e de eventos administrativos/corporativos (contrato de 1 ano com TST onde já fotografei vários deputados, senadores, e também eventos deles), além de fotógrafo freelance de casamentos (num estúdio no Lago Sul, com o equipamento deles).

Deste modo, não preciso computar aluguel, impostos diretos, etc. no que faço. Tenho agenda cheia, em parte por conta do que cobro. R$500 não é muito, eu sei, mas o suficiente para eu sair de casa e deixar de ver o faustão para me divertir. Fotografia é uma diversão para mim.

Não quero (e provavelmente não consiga) cobrar R$1200 pelo trabalho, se for para eu ter um cliente a cada 2 meses. Não consigo ter uma agenda com esta carga de trabalho como a do suposto caso "fictício-real" Thiago cobrando o mesmo tanto.

Entretanto, consigo ter um valor muito maior ao longo do mês se comparado com as 3 ou 4 saídas mensais.
Espero em breve ter a agenda tão cheia que me permita aumentar o valor.

Um caso real de um fotógrafo daqui de Brasília, que cobrava uma base em R$4k por casamento há um ano, está cobrando R$8k como base. Sua agenda está disponível somente perto do carnaval ou para a partir de nov/11 (sextas e sábados).

Desejo o quanto antes ter esse tipo de agenda...


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 15 de Julho de 2010, 17:53:52
Não quero (e provavelmente não consiga) cobrar R$1200 pelo trabalho, se for para eu ter um cliente a cada 2 meses. Não consigo ter uma agenda com esta carga de trabalho como a do suposto caso "fictício-real" Thiago cobrando o mesmo tanto.

Grande Daniel.

Primeiramente quero esclarecer que não cobro 1200 por um book simples que pode ter um custo de 300 reais no total, pois como falei procuro trabalhar com qualidade, não pretendo sair vendendo fotolivros da digipix básico que custam 50,00 e cobrar 150,00 pelo serviço até por que isso desvalorizaria meu trabalho. O que quis dizer aqui é que como não vivo da fotografia, não vou estragar o mercado local com preços abaixo da média como existem por ai.

Atualmente estou estudando muito fotografia, e procurando estratégias de marketing diferenciadas para quando entrar no mercado eu possa ter o mesmo sucesso que você ou até mais, pois com certeza 4 trabalhos de 500,00 são melhores que 1 de 1200,00.

Como o tópico fala sobre quanto ganha um fotografo de festas infantis, chego a conclusão que isso varia de região para região, do poder aquisitivo em que o fotografo está trabalhando, do equipamento usado e do nome do fotografo. Pois não vou cobrar 500,00 para fotografar o aniversário da filha da xuxa, mas também não posso cobrar 500,00 para fotografar o aniversário do filho do meu vizinho que ganha um salário mínimo por mês e paga aluguel.

Abraços e boas fotos.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #129 Online: 15 de Julho de 2010, 18:01:52
O trabalho deve ser cobrado por quanto ele vale e não pelo quanto o cliente pode/quer pagar, na minha opinião.
Se o teu trabalho vale R$1500,00, não faz sentido cobrar R$500,00 só porque a vizinha não tem dinheiro para pagar o valor justo.
Ela pode procurar um fotógrafo cujo trabalho valha R$500,00 ou você teria que diminuir a qualidade do teu, para chegar aos R$500,00. De alguma forma, deveria haver uma relação: Custo X Qualidade. Mexeu em um, mexeu no outro.
Agora, fazer por R$500,00 o mesmo trabalho que vale R$1500,00, aí acho que tem algo errado.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #130 Online: 15 de Julho de 2010, 18:22:30
O trabalho deve ser cobrado por quanto ele vale e não pelo quanto o cliente pode/quer pagar, na minha opinião.
Se o teu trabalho vale R$1500,00, não faz sentido cobrar R$500,00 só porque a vizinha não tem dinheiro para pagar o valor justo.
Ela pode procurar um fotógrafo cujo trabalho valha R$500,00 ou você teria que diminuir a qualidade do teu, para chegar aos R$500,00. De alguma forma, deveria haver uma relação: Custo X Qualidade. Mexeu em um, mexeu no outro.
Agora, fazer por R$500,00 o mesmo trabalho que vale R$1500,00, aí acho que tem algo errado.

Você tem toda a razão e eu me equivoquei em minha frase.



Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #131 Online: 15 de Junho de 2011, 10:24:19
Acho bem complicado essa questão de precificação, se você cobra R$ 1,200 por um trabalho o iniciante cobra R$ 500,00 pra conseguir mercado.

Também tem o lado social, você cobrar R$ 1.200,00 numa festa de criança na zona leste de são paulo ou extremo sul por exemplo, dificil alguem fechar e você fica sem trabalho e passando fome...pois o iniciante cobra R$ 500,00 e você perde o serviço, mesmo explicando para o cliente que a qualidade será perdida. Ele prefere pagar R$ 500,00 porque afinal de contas, na cabeça dele foto é foto....

Se falarmos de Morumbi, Granja Viana, Alto da Lapa, Pinheiros, etc... R$ 1.200,00 é barato, afinal esse pessoal tem grana e já é mais elitizado, preza por qualidade, e você cobrar um valor mais caro é justo !

Tem a questão de abrir portifólio, como foi dito ai, as vezes fazer um trabalho por R$ 500,00 mas em um local cheio de gente influente, onde indicações podem gerar, porque não não??? Afinal de contas, aqueles R$ 500,00 pode virar 10 mil em quantidade, em trabalhos mais caros, etc...

Acho que o que é mais importante, é sempre poder oferecer o melhor, sentir o mercado que você está pisando, talvez fazer o trabalho mais barato com um equipamento menos exigente, e o mais caro com um top...etc.

Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #132 Online: 15 de Junho de 2011, 11:03:18


 :assobi:



Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #133 Online: 15 de Junho de 2011, 11:05:30
ótimo tópico... marcando para ler depois. li até a página 2, mas é bastante interessante :)

Tenho que sair agora, abraços
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #134 Online: 22 de Junho de 2011, 20:05:58
Não faço festas infantis e quando faço são para ex-clientes e não cobro menos de R$700,00.

R$80,00, R$50,00 ou R$100,00 é para gente que não vive de fotografia, também não tem qualquer compromisso quanto a evolução do seu trabalho. É um quebra-galho.