Autor Tópico: Utilização do CHDK nas câmaras canon power shot  (Lida 4142 vezes)

Donadelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Novembro de 2009, 15:18:21
Já ouvi falar muito no CHDK , que é um software que se instala no cartão de memória para se ter acesso a uma serie de funções novas.
Estou abrindo este tópico para podermos trocar experiências e informações a respeito do CHDK.
Eu estarei instalando em minha CANON SX110IS e a medida que usar estarei colocando as minhas experiências neste tópico e convido a todos a fazer o mesmo.
Espero que este tópico possa ajudar a todos que possuam uma CANON.


Donadelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2009, 15:30:33
    Para quem quiser baixar o CHDK visite este link
http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2009, 16:24:26
Não uso mais porque dificilmente uso a camera, mas quando usava a minha S5 com frequencia tinha ele instalado. Gostava bastante do AutoISO, do medidor de DoF, distância de foco e luminosidade, e também do script de "Motion Detect"

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Donadelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2009, 16:33:14
No link abaixo existe um arquivo para passar o CHDK para portugues
http://chdk.wikia.com/wiki/Language:_Portuguese(Brazil)


Donadelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2009, 16:34:52
Ola a todos, ontem a noite testei a função histograma ela coloca um istograma on laine no display ou quando precionar levemente o botão de disparo, este hitograma pode ser configurado como RGB ou RGBY ou Y.
Para quem não conhece RGB são 3 histogramas sobrepostos para as core vermelho verde e azul e Y e o histograma para a luminancia isto é intencidade em tons de cinza.
Eu achei muito interessante e aconsselho testarem pode ser muito util para evuta estouro na foto


Donadelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2009, 10:18:31
    Para que gosta de filmar e não esta contente com o zum digital  >:(o CHDK pode habilitar o zum optico porem o som do motor aparece no fundo, mesmo assim vale a pena experimentar :D.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2009, 01:50:54
Eu instalei na minha SX100 IS e tem algumas funções bem legais. Eu habilitei o zoom óptico na filmagem, mas não sei por que não consigo vizualizá-los no pc. Dá erro no WMP...
Achei legal o medidor de bateria em porcentagem e o histograma. Fotografei também com diafragmas menores, como f/16, mas fica MUITO soft, parece que a foto está desfocada.


Fiz um pequeno teste entre RAW x JPG, mas tem uma diferença de cores por causa da conversão...
Eis o quadro:


E seguem os crops...












Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:02:37
O RAW é bastante melhor, descontando o fato que não sofreu tratamento de ruído (há que vá preferir o JPEG porque não vê ruído...). Uma conversão esperta pode tornar esse RAW limpo.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2009, 17:01:21
De fato o RAW retém bem mais detalhes. Assim que comprei a câmera fiquei surpreso com a lavada que o processamento faz mesmo em ISO 80 (não esperava grande coisa dela, mas algo um pouco menos lavado)
Eu vou ter que aprender mais sobre como reduzir ruído de maneira eficiente, além de diminuir aberrações cromáticas (que também são reduzidas no JPG).


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2009, 20:37:26
De fato o RAW retém bem mais detalhes. Assim que comprei a câmera fiquei surpreso com a lavada que o processamento faz mesmo em ISO 80 (não esperava grande coisa dela, mas algo um pouco menos lavado)
Eu vou ter que aprender mais sobre como reduzir ruído de maneira eficiente, além de diminuir aberrações cromáticas (que também são reduzidas no JPG).

Converta com o RAWTherapee com algoritmo VNG e no próprio RT trate a aberração cromática.


FelipeVP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2010, 00:02:40
Boa noite galera. Estou querendo testar o CHDK em minha SX20IS só que no link fornecido aqui só achei para a SX10IS. Minha dúvida é a seguinte, o CHDK para a SX10 tbm serve para a SX20? Teria já um para a SX20IS?
Obrigado a todos.