Autor Tópico: Algumas fotos de show  (Lida 2442 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 21 de Outubro de 2005, 02:32:04
Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês as fotos que fiz no último feriado em um evento denominado "Quarta Justa". Trata-se de um projeto de promoção da cultura negra gaúcha iniciado em 2004 e do qual faço parte. Com muitas dificuldades, o projeto vem se mantendo ativo desde a sua fundação, sempre em parceria com o Instituto Cultural Afro-Sul, do qual também sou membro. Como muitos daqui devem saber, o RS é um estado que costuma se apresentar como "Europa brasileira", exaltando a presença ítalo-germânica, mas sistematicamente relegando a sua população afro-descendente ao ostracismo. O referido projeto faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo colocadas em prática atualmente na tentativa de reverter esse quadro. Para quem é de Porto Alegre e ainda não conhece, não sabe o que está perdendo pois, além dessa parte social, também ouve-se muita música boa! ;)











Por caso alguém aqui conhece essa lenda viva do reggae brasileiro?


Aguardo comentários e críticas!

Abraços!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2005, 02:37:46 por Bruno Gomes »


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2005, 10:12:01
Bruno
Parabens pelas fotos.

Alem de estéticamente ótimas, acho que o maior mérito delas é a divulgação da cultura negra.
Trabalho com folclore e já trabalhei demais com o Paulinho e a Iarinha (minha deusa negra) em parcerias com o nosso conjunto de folclore, o Bailado Gaucho, fazendo blocos de cultura afro, a ainda no trabalho deles em um grupo de cultura afro de nossa cidade, de pessoas carentes, e que eles fazem um trabalho maravilhoso.

Parabéns Bruno
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2005, 10:21:19
Citar
Bruno
Parabens pelas fotos.

Alem de estéticamente ótimas, acho que o maior mérito delas é a divulgação da cultura negra.
Trabalho com folclore e já trabalhei demais com o Paulinho e a Iarinha (minha deusa negra) em parcerias com o nosso conjunto de folclore, o Bailado Gaucho, fazendo blocos de cultura afro, a ainda no trabalho deles em um grupo de cultura afro de nossa cidade, de pessoas carentes, e que eles fazem um trabalho maravilhoso.

Parabéns Bruno
Charles, obrigado pelos comentários!

Me diga uma coisa: você é de Nova Prata? Agora que você falou da Iara e do Paulinho, acho que me lembro de ti... tenho a impressão que já te vi lá no Afro! Se você é quem estou pensando, quero te dizer que o trabalho que fazem por aí com as comunidades carentes é maravilhoso!!!

Abraços!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2005, 10:23:48 por Bruno Gomes »


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2005, 10:53:06
Bruno
Sou de Nova Prata.
Realmente o trabalho com estas comunidades é bárbaro. O pessoal do Afro de Nova Prata, além do Bailado, tem o pessoal de Porto Alegre como mestres.
No Bailado a Iarinha é, como falei, nossa rainha.
Fizemos o Festival de Folclore lá em NPrata, já na 8a. ediçao, e ela sempre está lá conosco, nos dando a maior força, ela é demais.
Dá uma olhada no site www.bailadogaucho.art.br que tem fotos de nosso grupo, e do Último Festival (fui o fotógrafo oficial).  Tem também fotos do Grupo Afro de Nova Prata, em uma das noites.

Abraço, e podemos manter contato.

Dúvida. Tu é de POA ou Floripa??

 
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2005, 11:07:52
Citar
Bruno
Sou de Nova Prata.
Realmente o trabalho com estas comunidades é bárbaro. O pessoal do Afro de Nova Prata, além do Bailado, tem o pessoal de Porto Alegre como mestres.
No Bailado a Iarinha é, como falei, nossa rainha.
Fizemos o Festival de Folclore lá em NPrata, já na 8a. ediçao, e ela sempre está lá conosco, nos dando a maior força, ela é demais.
Dá uma olhada no site www.bailadogaucho.art.br que tem fotos de nosso grupo, e do Último Festival (fui o fotógrafo oficial).  Tem também fotos do Grupo Afro de Nova Prata, em uma das noites.

Abraço, e podemos manter contato.

Dúvida. Tu é de POA ou Floripa??
O site está ótimo! Um dia eu vou para N. Prata com a Iara conhecer o trabalho que vocês fazem aí.
Ah, e sou de Porto Alegre. Só vim para Floripa esse ano para fazer Mestrado, mas depois eu volto. Realmente precisamos manter contato!

Um abraço!


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2005, 11:09:30
Será sempre bem vindo.
Qualquer coisa me manda um mail, pois eu trabalho em POA e poderíamos eventualmente bater um papo.

Abraço

 
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2005, 15:23:32
Citar
Será sempre bem vindo.
Qualquer coisa me manda um mail, pois eu trabalho em POA e poderíamos eventualmente bater um papo.

Abraço
Beleza, Charles. A próxima vez que eu for a Porto Alegre entro em contato com você. ;)

Abraços!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2005, 18:23:00
Mais uma (e estreando a primeira tentativa de assinatura...hehehe)



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2005, 18:33:10
Bruno, as fotos estão legais, mas o tom avermelhado me incomoda um pouco.
O que voce acha de alguma correção no WB.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2005, 19:15:17
Citar
Bruno, as fotos estão legais, mas o tom avermelhado me incomoda um pouco.
O que voce acha de alguma correção no WB.
Esse é um dilema. Como iluminação do palco é bem precária e a luz mais forte era vermelha, essa era basicamente a tonalidade do palco e dos músicos durante os shows. Aí fica a dúvida: a "correção" do WB na hora de processar poderia ser feita (e seria bastante facilitada pelo fato das fotos serem capturadas em RAW) e possivelmente agradaria mais aos olhos; entretanto, tira das fotos um pouco do "clima" do momento. Acabei me decidindo pela manutenção do avermelhado, mas talvez eu possa dar uma "aliviada" nisso, sem perder muito da tonalidade característica dos shows.
De qualquer forma, obrigado pelo comentário!

Abraços!


tatti vitorino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://tattivitorino.multiply.com
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2005, 01:43:39
Bruno,
A iluminação em determinados lugares, sejam casas de show ou não, muitas vezes é bem precária. Aqui em São Paulo costumo fazer algumas fotos em shows e sempre me deparo com a insuficiência das luzes. Daí vem meu alto interesse no aprendizado de Photoshop. Para mim por enquanto não existe opção uma vez que dependendo do trabalho ainda uso filme, pois meu bolso ainda não tem o poder para uma digital decente, a que tenho é p/ brincar mesmo!!
Essa situação é uma constante.. hehe acostume-se.. o tom avermelhado incomoda um pouco sim, mas é claro que depende do tipo de análise que você faz da imagem e toda e qualquer crítica é sempre muito benvinda.. aqui vai uma foto de parte do meu trabalho com músicos e digo.. é claro que vai uma carga de photoshop aí.. o importante é a essência, o olhar e o contexto.. o trabalho de manipulação e retoque exige também criatividade, olhar e conhecimento técnico.. mas uma coisa não podemos negar, a imagem fala por si só.. ah isso fala..

 

mais desse trabalho você confere aqui com o Funk Como le Gusta e aqui com o bluesman Sergio Duarte
gde abc
 
[size=8]tatti vitorino - são paulo sp
tattivitorino

Eq. Minolta X570 com driver
min 28mm 2.8, 50mm 1.7, 28~70mm macro - 3.5/4.8
135mm 2.8

sony cybershot
DS90 (p/ brincar)[/size]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2005, 02:01:17
Tatti, obrigado pelos comentários.
Olhei as suas fotos lá... muito interessantes, embora pessoalmente a técnica utilizada na captura e tratamento das imagens não seja a que mais me agrade. Mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal, reconheço o mérito de seu trabalho. ;)

Sobre a questão da iluminação e do avermelhado, na verdade não me incomodam (claro, desde que a iluminação não torne a fotografia inviável). O que eu curto nesse tipo de foto é tentar captar e manter ao máximo a "áurea" do momento, da iluminação à expressão dos artistas.

Abraços!

(ih, cheguei aos 1000 posts...hehehe)


tatti vitorino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://tattivitorino.multiply.com
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2005, 02:51:32
nooooossa eu estou longe ainda.. diria que acabei de nascer!!!

Eu tb agradeço os comentários e é claro o fato de vc ter ido até lá..  :thmbup:
Na verdade a correção digital das imagens são feitas dentro dos meus parâmetros de aceitação, ou seja, o que me agrada visualmente falando, me preocupo com a parte técnica mas dou também muita importância ao lado artístico da coisa.. música é arte assim como fotografia.. vejo dessa forma pois tenho formação artística (formada em Artes Plásticas) e foi assim que me interessei por fotografia.. é claro que o que agrada a um pode não agradar ao outro.. mas uma característica bem forte do que faço na área de música é exatamente essa dramaticidade.. técnicamente falando.. contrastásso.. alto contraste.. entre outros fatores..

 :bye1:  
[size=8]tatti vitorino - são paulo sp
tattivitorino

Eq. Minolta X570 com driver
min 28mm 2.8, 50mm 1.7, 28~70mm macro - 3.5/4.8
135mm 2.8

sony cybershot
DS90 (p/ brincar)[/size]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2005, 03:09:40
Citar
Na verdade a correção digital das imagens são feitas dentro dos meus parâmetros de aceitação, ou seja, o que me agrada visualmente falando, me preocupo com a parte técnica mas dou também muita importância ao lado artístico da coisa.. música é arte assim como fotografia.. vejo dessa forma pois tenho formação artística (formada em Artes Plásticas) e foi assim que me interessei por fotografia.. é claro que o que agrada a um pode não agradar ao outro.. mas uma característica bem forte do que faço na área de música é exatamente essa dramaticidade.. técnicamente falando.. contrastásso.. alto contraste.. entre outros fatores..

 :bye1:
Eu percebi isso nas suas fotos. Ou seja, acho que você consegue atingir o seu objetivo, e é isso o que importa! Como disse antes, trata-se de uma questão de gosto, mas os valores do seu trabalho e dos seus objetivos são inalienáveis!
O grande diferencial está na concepção (ou na escola) artística em relação a qual nos filiamos, mas ambos temos a expressão artística como horizonte.

Um grande abraço!  


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Outubro de 2005, 12:09:51
Bem legal as fotos!!!

Achei que as cores puxadas pro vermelho dão um tom bem diferente pras fotos, até melhor que corrigidas no WB!!!

Até Mais
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]