Autor Tópico: Filtros IR  (Lida 8492 vezes)

Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Online: 22 de Novembro de 2009, 00:19:19
Boa noite, nas minhas buscas no horário da sessão coruja... ví algumas fotos tiradas com filtros IR Infravermelhos/infrared, e achei os efeitos excepcionais.

Ví que existem algumas restrições com relação a alguns equipamentos, no meu caso, uso canon 50D e algumas lentes com tamanho de filtro 77mm... Com relação ao filtro IR ele não pode ser muito escuro, pelo jeito, no máximo 720NM... para atender a maior parte das situações, panoramicas, alguem pode me dar algumas dicas? não estou querendo desmontar a minha câmera para habilitar o IR, como no caso das Nikon d70...

Abs
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2009, 10:08:25
Rony, voce precisa saber como é a resposta da sua câmera ao IR. Pelo que eu vi rapidamento no Google não pareceu ser das melhores. Então voce terá que usar tempo de exposição e ISO altos.
O filtro mais comum é o Hoya R72. No tamanho 77 custa caro. Tem uma alternativa mais barata, filtros da China que voce pode comprar na Deal Extreme.
http://www.dealextreme.com/products.dx/category.806~search.Infrared%20IR%20Filter
Eu tenho um destes, tamanho 62mm com filtragem 720nm. Estes com 850nm dão um efeito IR mais acentuado, mas os tempos de exposição são muito altos. O filtro Hoya é melhor, claro.
E voce pode pesquisar qual lente tem uma resposta melhor ao uso do filtro IR. Em algumas lentes existe uma reflexão nos elementos internos que faz um "hotspot" no centro da foto.
Aqui neste site voce pode ter uma idéia.
http://www.lensplay.com/lenses/lens_infra_red_IR.html
Então eu recomendo voce escolher uma lente fixa para começar.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2009, 12:39:57
Paulo eu vi na deal extreme esse filtro, é a melhor opção para testar, vc disse que a resposta da canon 50d não é a melhor possível... nesse caso não seria melhor uma lente NM mais baixa... 600 e pouco? Pretendo tirar estas fotos com tempo de exposição maior e também com maior profundidade de campo... ou seja tripé e controle remoto.  Abs
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2009, 19:27:39
Rony, as câmeras hoje em dia no geral não tem uma resposta muito boa. A Nikon D70 era famosa por ter uma sensibilidade IR mais alta, por exemplo.
600nm já é luz visível, aí não seria filtro IR, mas um filtro vermelho, como o Cokin 003.
http://www.wrotniak.net/photo/infrared/#FILTER
Se voce usar aberturas menores, o que é recomendável por causa da profundidade de foco e da dificuldade de focar em IR, voce vai acabar tendo de aumentar o tempo de exposição e o ISO.
Com a minha A100 e uma filtro R72 a exposição em um dia ensolarado é mais ou menos 15s com f11 e ISO 400.
Como pela regra do "sunny 16" a exposição esperada em ISO 400 e f11 seria 1/1000s, então a perda por causa do filtro da câmera é em torno de 13EV, bem ruinzinho.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2009, 19:41:50
Comprei um filtro desses xing ling 790nm. Achei uma droga. Mas como paguei pouquíssimo, tudo bem.


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2009, 20:55:07
Boa noite.... Ivan , Paulo, obrigado mesmo... mesmo quase desistindo da xingling... Alguem tem alguma dica do que eu posso fazer pra ter algum resultado parecido... Photoshop??? Gostei muito das imagens que vi... e pelas fotografias que eu gosto de tirar, eu acredito que as imagens seriam ótimas... Ainda aceito sugestões PS A Fotoglobal da Pedroso de Moraes esta oferecendo uma B+W por R$ 400,00, mas não da nenhuma especificação de NM Apesar da qualidade do filtro, acho muuuuito caro.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103584970-filtro-infrared-infravermelho-marca-bw-77mm-_JM

Outro produto que estou "caçando" é um Mount Adapter para usar lentes FD em EF... nem no DX encontro... Na 7 de Abril estão querendo vender em conjunto com uma Olho de Peixe 7,0MM mas ficou salgado.


Abs
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2009, 21:14:38
Eu tenho um xing-ling. Amanhã, se fizer sol, eu coloco umas fotos.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2009, 16:32:23
Para a canon xsi, esse filtro teria um bom resultado ?
procurei na internet, e achei muitas fotos de mulheres de calcinha etc etc, ou seja, atraves da roupa, me lembro que esse filtro fazia isso mesmo...
Isso procede mesmo ?


caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2009, 22:33:47
olá.

um dos meus sonhos antigos era ter um filtro IR.

pelo preço salgadíssimo dos Hoya, resolvi ir atrás de uma solução mais DIY (do it yourself).

achei alguns sites q davam dicas pra fazer o mesmo efeito. o material usado variava um pouco: filme negativo exposto, cromo não exposto e revelado... alguns até usavam aquele material interno de disquete! hehehe...

não sei onde, mas li que o melhor efeito possível seria obtido através do cromo não exposto e revelado.

mas vale lembrar q todos os sites recomendavam vc descobrir se a sua câmera E a sua lente eram compatíveis com IR. eu tenho uma EOS 40D. e pretendia usar o filtro em uma EF-S 17-55mm 2.8 IS USM. fiz o teste e deu certo (o teste básico, segundo alguns sites, consiste em apontar um controle remoto pra câmera. se vc conseguir enxergar a luz que sai dele, tudo certo).

acabei pensando em um esquema mais "profissa" do que os apresentados nos sites de DIY Photography: [para a minha lente de 77mm] eu usaria um anel step-up partindo de 77mm para 82mm e um filtro UV de 82mm. o pedaço de cromo ficaria entre o anel step-up e o filtro.

mas acabei estacionando em um outro problema: eu precisava de um filtro de 77mm. portanto, era necessário ter uma chapa de 4x5 de cromo pra fazer o experimento. aí tudo começou a me parecer um pouco caro demais. cheguei a sondar aqui no fórum se alguém teria uma chapa (poderia até ser vencida) para doar. fui nas lojas do centro tb. mas não achei ninguém disposto a participar do meu experimento. a única saída seria comprar as chapas novas (algo em torno de R$100,00). então acabei colocando toda essa história em espera.

tentei com uns polaroids queimados que eu tinha aqui em casa. sem muito sucesso.

pretendo retomar o projeto inicial, claro. em tempos mais abastados, quem sabe?

mas, de qualquer forma, fica aí a dica! e, se vc achar chapas de cromo por aí - e se sobrar alguma, lógico! -, por favor, me dê um toque! =)

segue alguns links caçados a esmo no deus google. espero q ajude:

http://www.instructables.com/id/A-better-diy-infrared-filter---Take-stunning-digit/

http://lifehacker.com/245543/diy-infrared-camera-filter

http://www.diyphotography.net/take_infrared_pictures_with_digital_camera_ir_filter

abraço!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2009, 10:14:18
Para fazer com filme, é mais prático comprar um filtro IR xing ling.


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2009, 17:39:02
hehehe eu encomendei uma xingling... na dealextreme... vou esperar chegar pra ver no que dá... se eu gostar... ou pelo menos eu ver que isso pode dar certo eu vou investir num B+M ou Hoya... mas esse negocio de ver atraves da roupa eu duvido... pode funcionar em filmadora, mas nas cameras por precisarem de um tempo de exposição maior... eu duvido que de certo... A não ser que você esteja a serviço de Sua Majestade e o MI6 te forneça um equipamento...
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2009, 17:41:22
interessante...
Rony vc faria o seguinte...
quando chegar, bate umas fotos ai, de repente algumas pessoas sei lá..
só pra teste, e posta ai..
todo mundo fala, mas nunca vejo resultado garantido de um filtro assim...

valeuuu


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2009, 18:48:26
Gastro, pode deixar eu posto sim... hehehe mas ainda não sei qdo chega. Estou curioso pra ver o resultado.
Abs
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


lilianalves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2016, 14:26:00
Rony, seu filtro chegou?
As fotos ficaram boas? Vou fazer um trabalho para a faculdade, uma video arte em IR, tenho uma D800e, será q rola?
Gostaria de ver suas fotos


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2016, 20:20:13
Quase 7 anos depois e ele ainda não postou....rs!!!! :hysterical: