Autor Tópico: Lentes com adaptador M42  (Lida 8049 vezes)

Sander

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2009, 14:18:07
Bacana!

O seu adaptador tem chip de confirmação? Quais lentes vc comprou?

Paradela, qual a função desse chip de confirmação?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2009, 14:33:16
Paradela, qual a função desse chip de confirmação?

O chip de confimação não faz a confirmação. O que ele faz é enganar o corpo Canon de forma que o corpo recebe uma informação da lente ser com CPU, sem que ela seja, e o corpo então passa a habilitar o reconhecimento de foco manual. Não há nenhuma diferença entre o foco reconhecido com o chip e o foco reconhecido em focagem manual de uma lente Canon, pois aquilo que reconhece o foco é o mesmo sistema.

É ESSENCIAL porque nas Canon até pelo menos a série xxD, o que faz o foco é a eletrônica, e não o olho, então ao fazermos foco a olho ele fica erradinho em relação ao sensor, embora fique certo em relação ao despolido. Na minha atual Pentax, o foco a olho bate certinho com o bip da câmera, mas nas Canon não bate (não batia na 300D nem na 20D).


Sander

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2009, 19:17:26
Obrigado Ivan, muito esclarecedor.


Marcelo Giglioti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2009, 19:37:38
Olá Ivan,

Aproveitando o gancho deste último post, onde vc cita que o foco é feito ou confirmado pela câmera. Tenho uma Canon 450D e estou com dificuldade para cravar o foco. Testei todas as objetivas que possuo (50 mm, 28-105 mm e a do kit) e em todas tenho apanhado um pouco. Será que pode ser problema com a câmera ? Tem algum teste que possa ser feito ?
Obrigado

Marcelo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2009, 20:44:47
Olá Ivan,

Aproveitando o gancho deste último post, onde vc cita que o foco é feito ou confirmado pela câmera. Tenho uma Canon 450D e estou com dificuldade para cravar o foco. Testei todas as objetivas que possuo (50 mm, 28-105 mm e a do kit) e em todas tenho apanhado um pouco. Será que pode ser problema com a câmera ? Tem algum teste que possa ser feito ?
Obrigado

Marcelo

Pode ser que o foco esteja calibrado errado.

Use uma régua para verificar, e usa o ponto de foco central. Focalize em um ponto qualquer que você lembra da régua e verifique se o foco da foto está atrás ou na frente.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2009, 21:24:15
Sabe Ivan, não tenho ainda a Focusscreem bipartida para colocar na minha câmera e fazer o foco certo... mas assim pelo que parece bate o que eu vejo com a confirmação do chip na minha 40d... mas tem um porém, tu disseste acima para testar... testei o meu chip pra ver como estava, ele tem uma certa variação ele confirma mexendo muito, muito pouco no foco. Quer dizer, ele confirma eu mexo mais um pouquinho e ele confirma novamente... o que eu percebi é que de certo modo, no geral, nesta variação que o chip faz a confirmação de foco que ele apresenta um pouco de backfocus... fiz o teste em f1.4. Contudo está no limite da variação onde ele para de confirmar, tentando acertar esse backfocus, mas ainda confirmando, ela foca direitinho e em cima! e olha que eu fiz em f1.4... ou seja, para as minhas fotos sairem certinhas e focadas corretamente com o chip do adaptador m42 eu preciso ajustar até o limite da confirmação no sentido de afastamento e não aproximação (não sei como colocar os termos aqui, mas o que eu quero dizer é que esse limite é o de como se estivesse focando objetos mais longes e não mais próximos, limite onde o chip ainda confirma o foco).
« Última modificação: 28 de Novembro de 2009, 21:26:31 por Natão »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2009, 21:48:19
Sabe Ivan, não tenho ainda a Focusscreem bipartida para colocar na minha câmera e fazer o foco certo... mas assim pelo que parece bate o que eu vejo com a confirmação do chip na minha 40d... mas tem um porém, tu disseste acima para testar... testei o meu chip pra ver como estava, ele tem uma certa variação ele confirma mexendo muito, muito pouco no foco. Quer dizer, ele confirma eu mexo mais um pouquinho e ele confirma novamente... o que eu percebi é que de certo modo, no geral, nesta variação que o chip faz a confirmação de foco que ele apresenta um pouco de backfocus... fiz o teste em f1.4. Contudo está no limite da variação onde ele para de confirmar, tentando acertar esse backfocus, mas ainda confirmando, ela foca direitinho e em cima! e olha que eu fiz em f1.4... ou seja, para as minhas fotos sairem certinhas e focadas corretamente com o chip do adaptador m42 eu preciso ajustar até o limite da confirmação no sentido de afastamento e não aproximação (não sei como colocar os termos aqui, mas o que eu quero dizer é que esse limite é o de como se estivesse focando objetos mais longes e não mais próximos, limite onde o chip ainda confirma o foco).

Interessante, digamos que você faz o foco certo variando de infinito ao foco e não de zero ao foco.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #22 Online: 28 de Novembro de 2009, 22:16:59
Interessante, digamos que você faz o foco certo variando de infinito ao foco e não de zero ao foco.

Exatamente... porque ele tem uma leve diferença... o chip digamos assim confirma utilizando uma regua focando no 10, do 10 ao 11,5 com esta objetiva... logo o limite mais próximo do infinito é o 10 e o mais próximo do zero é o 11,5, e o centro seria o entre 10 e 11... mas como o foco, o ponto está no 10 sempre tenho que utilizar o limite de confirmação mais que o chip acusa mais para o sentido de foco infinito...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 28 de Novembro de 2009, 22:25:48
Não endtendi nada -risos.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #24 Online: 28 de Novembro de 2009, 22:38:09
Não endtendi nada -risos.

Complicado mesmo de entender... :hysterical:
bem o que eu disse é que eu coloquei uma regua e o ponto central (onde eu queria o foco) seria no 10cm, logo eu foquei e esperei o chip confirmar... ele confirmou mas vendo a fotografia o foco estava por volta de 11cm, mas mexendo ainda tentando acertar nos 10cm, isto é, focando em sentido infinito, o chip confirmou novamente e daí sim acertou nos 10cm, só que estes 10cm é o limite que o chip confirma...ou seja ele tem uma variação pequena de confirmação e o foco, digamos certo, está no limite do sentido que se foca para o infinito.. espero ter sido mais claro agora!
« Última modificação: 28 de Novembro de 2009, 22:39:16 por Natão »


Marcelo Giglioti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #25 Online: 28 de Novembro de 2009, 23:04:02
Ivan,
Fiz o tente com a régua. Aparentemente o foco ficou no número previsto, sendo que o anterior e posterior sairam desfocados. Normalmente não uso o foco central. Deixo todos os pontos habilitados. Percebi que em fotos de um grupo de pessoas, caso uma esteja deslocada para frente ou atrás, certamente sairá desfocada.
Desculpe por discutir este assunto em um tópico já aberto. É que a explicação sobre o adaptador para lentes M42 evoluiu neste sentido. Se for melhor, abro outro tópico.
Obrigado


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 29 de Novembro de 2009, 00:01:59
Tem algumas coisas que vocês estão esquecendo...

Em se tratando de zooms, mais especificamente as AF, tem um probleminha: Elas geralmente não são zooms verdadeiras, e sim "varios" (como nas zeiss Verio). As zooms verdadeiras, mantem o foco ao se variar o comprimento focal, mas as vario tem o foco ligeiramente deslocado quando variamos o CF. Só que as zooms verdadeiras são muito mais caras de serem fabricadas. Por isso que, as vezes o infinito ótico não bate com a marca do infinito da escala.

O segundo problema é que os chips de confirmação de AF tem uma ROM com um valor de CF e abertura previamente gravados, e fixo, por exemplo, 50mm f2.8 , e a confirmação de foco pela câmera leva em conta TAMBEM a profundidade de campo esperada e por consequencia o circulo de confusão mínimo aceitável. O porque disso ? Simples, para aumentar a velocidade do foco e diminuir o "hunting".

Por isso que ao fazer foco manualmente com uma lente AF pré setada para abertura pequena, tipo F8, as vezes o foco real fica um pouco fora do confirmado pelo sistema. Não tem nada a ver com o despolido. Isso é mais notório quando usado o modo P. Nas Minolta Maxxum 7000/7000i isso era muito óbvio porque a tela de foco da Minolta era LaserMatte, de altíssima precisão. As telas de foco das Canon digitais não são feitas para foco manual, daí a maioria dos erros.

Pode acreditar que a tela de foco está exatamente na mesma distância ótica do CCD.

Alguns adaptadores M42 não apresentam a distância de registro correta. A distância de registro das objetivas EF é de 44mm e das M42, 45,46 mm. Se a espessura do adaptador for diferente de 1,46mm vai dar pau. O meu tem 1,30mm e me explica perfeitamente porque a minha 85mm f=1.5 não bate com a marca de foco da lente.


Elementar, meu caro Watson !


Links úteis:

http://www.panoramaplanet.de/comp/
http://photo.net/digital-camera-forum/006XGy
http://www.photoethnography.com/ClassicCameras/index-frameset.html?Lens-adapters.html~mainFrame


Outra coisa, não fiquem comprando coisa vagabunda pelo ebay não. Se realmente quiserem um conformador de foco decente, só tem este:

http://store.tagotech.com/index.php?cPath=22_37






Divirtam-se.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2009, 00:17:01 por afshalders »


Sander

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Novembro de 2009, 00:38:42
Eu achei um adaptador de M42 para Canon na B&H, gostaria de algumas opiniões a respeito, se alguém puder dar uma olhada no link eu agradeço.
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=WishList.jsp&A=details&Q=&sku=635734&is=REG&ul=P&umse=0#features


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 29 de Novembro de 2009, 01:00:57
Ivan,
Fiz o tente com a régua. Aparentemente o foco ficou no número previsto, sendo que o anterior e posterior sairam desfocados. Normalmente não uso o foco central. Deixo todos os pontos habilitados. Percebi que em fotos de um grupo de pessoas, caso uma esteja deslocada para frente ou atrás, certamente sairá desfocada.
Desculpe por discutir este assunto em um tópico já aberto. É que a explicação sobre o adaptador para lentes M42 evoluiu neste sentido. Se for melhor, abro outro tópico.
Obrigado

Não faz diferença deixar todos os pontos de foco habilitados, porque a lente foca apenas um plano. O que faz diferença é focar mais na frente e usar o DOF para as pessoas ficarem nítidas, mas só conseguimos fazer isso escolhendo o ponto de foco, e o foco central é o melhor para isso.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #29 Online: 29 de Novembro de 2009, 01:13:41
afshalders;

Meu chip de confirmação de foco é "original". O que é isso? Bem, ele não é fabricado na China, mas foi comprado do alemão que começou essa coisa toda há cerca de 4 anos atrás, no máximo. Só o chip, na ocasião (três anos atrás), custou-me mais de 80 dólares.

Meu adaptador é Jolos, fabricado na fábrica da Zenit, de bronze, desenvolvido pelo Victor Jolos, reconhecidamente o bom adaptador m42.

E só uso lentes fixas.

Mas o foco não fica de jeito nenhum no lugar em que o olho o vê. E não é problema de ver mal, pois não uso lente para longe e frustro o oftalmologista toda vez, mesmo ele tentando me sacanear com letras muito menores do que o teste padrão para longe. Na Pentax fica o foco certinho onde o vejo, nas Canon, não. E há neste fórum experiências de quem comprou o despolido bipartido e o foco não ficava no lugar que o bipartido indicava (se não me engano foi o colega Francisco).

Outra coisa, o meu chip tem como valor de distância focal gravado f/1.4, então a tolerância do DOF se houver é mínima. Não é contando com o DOF que a coisa funciona, não em f/1.4 com um valor gravado de DF de 55mm.

E só faço foco na abertura máxima, isto é, com a lente toda aberta. Então não tem como o DOF contar, só em GA mais escura, mas na 50mm f/1.4, na 85 f/2, não dá para o dof ser o responsável mesmo.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2009, 01:31:22 por Ivan de Almeida »