Autor Tópico: Lentes com adaptador M42  (Lida 7996 vezes)

Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Online: 24 de Novembro de 2009, 20:40:56
Alguém tem?
Gostam?
Vamos falar sobre esse assunto?:)

Encomendei um adaptador e 3 lentes no e-bay... não vejo a hora dos meus brinquedos "novos" chegarem! :D


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2009, 20:56:27
Bacana!

O seu adaptador tem chip de confirmação? Quais lentes vc comprou?
Alexandre Paradela


Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2009, 21:28:17
Bacana!

O seu adaptador tem chip de confirmação? Quais lentes vc comprou?
Sim, tem chip de confirmação. Mas ainda não sei se é uma boa - algumas pessoas dizem ser bom, outras dizem não servir pra nada... o que acha?
Ah, as lentes que comprei são:
Auto Mamiya/Sekor 50mm f/2
Helios 44M-4 58mm f/2
Mir 1V 37mm f/2.8
Quero ver se na próxima, compro uma Super Takumar (pelo que vi, ela é bem disputada nos leilões do e-bay)

:)


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2009, 21:36:46
Sim, tem chip de confirmação. Mas ainda não sei se é uma boa - algumas pessoas dizem ser bom, outras dizem não servir pra nada... o que acha?
Ah, as lentes que comprei são:
Auto Mamiya/Sekor 50mm f/2
Helios 44M-4 58mm f/2
Mir 1V 37mm f/2.8
Quero ver se na próxima, compro uma Super Takumar (pelo que vi, ela é bem disputada nos leilões do e-bay)

:)

Tenho uma super takumar 50mm f/1.4
Uma Jupiter 37A 135mm f/3.5
Uma Asanuma 200mm f/3.5

Todas elas são excelententes. A jupiter só deixa a desejar no contraste... mas nitidez é com ela mesma!

Utilizo também alguns outros para pentax k  e olympus OM...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2009, 22:10:25
Só uma dica pra vocês que estão atrás de lentes M42...

As melhores, disparadas são as Fujinon Super-EBC e as Mamyia (usadas nas 500DTL e 1000DTL). As Yashinon 50/1.7 é absurdamente nítida.

Agora preparem-se se forem atras das Super-EBC, pois são disputadas às dentadas.





Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2009, 20:53:57
Só uma dica pra vocês que estão atrás de lentes M42...
As melhores, disparadas são as Fujinon Super-EBC e as Mamyia (usadas nas 500DTL e 1000DTL). As Yashinon 50/1.7 é absurdamente nítida.
Agora preparem-se se forem atras das Super-EBC, pois são disputadas às dentadas.

Nossa, e eu QUASE consegui uma Yashinon 50/1.7... estava com o melhor lance até minutos antes de acabar o leilão no e-bay... só que daí alguem jogou o valor lá em cima e meu bolso não permitiu a compra... :(
Bom, comprei 3 lentes, tenho que me policiar para não gastar todo meu salário em lentes!  :D


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2009, 00:47:18
Essa brincadeira vicia...

As minhas:

SMC Takumar Fisheye 17mm f/4
SMC Takumar 28mm f/3.5
SMC Takumar 50mm f/1.4
Macro-Takumar 50mm f/1.4
Tele-Takumar 200mm f/5.6
MC Carl Zeiss Jena DDR Flektogon 35/2.4
MC Helios 44m-6 58mm f/2

Acho que a preferida é a 50/1.4... é nítida até dizer chega, claríssima, com um contraste e bokeh lindos.
Eu tô atrás de algumas... quero uma Carl Zeiss Biotar T* 50/2, e a sonhada SMC Takumar 85/1.8... e agora fiquei de olho nessas Fujinon e Yashinon que vocês falaram...Ai ai meu bolso...  :shock:
"Film is not dead, it just smells funny."



albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2009, 00:49:04
Quero ver se na próxima, compro uma Super Takumar (pelo que vi, ela é bem disputada nos leilões do e-bay)

:)

Cris, tem a Super Multi Coated Takumar 50/1.4 por 15, 20 dólares no ebay, e é uma lente maravilhosa!
"Film is not dead, it just smells funny."



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2009, 07:36:39
Bem, eu nunca testei uma yashinon, mas sou apaixonado assim como o Alberto pela supertakumar 50mm f/1.4... foi até uma indicação própria dele e do Ivan Almeida... como ela é fantástica em nítida em f5.6 e mesmo em f1.4 já se produz imagens maravilhosas!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2009, 10:23:17
Albertgr, Takumar 50/1.4 por 15 ou 20 dólares acho que não se encontra mais. Estas lentes se valorizaram muito, as que eu vi que não são de leilão estão bem mais do que isso.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2009, 14:03:13
Albertgr, Takumar 50/1.4 por 15 ou 20 dólares acho que não se encontra mais. Estas lentes se valorizaram muito, as que eu vi que não são de leilão estão bem mais do que isso.


É, as que vi são de leilão, mas vai saber, as vezes da pra comprar alguma...

http://cgi.ebay.com/Asahi-SMC-Takumar-50mm-F-1-4-screw-mt-lens-w-caps_W0QQitemZ350284402936QQcmdZViewItemQQptZCamera_Lenses?hash=item518e93d0f8#ht_3089wt_1176

http://cgi.ebay.com/Asahi-Super-Takumar-1-1-4-50mm-Lens-for-Pentax_W0QQitemZ250535722347QQcmdZViewItemQQptZCamera_Lenses?hash=item3a5517bd6b#ht_1511wt_1167

http://cgi.ebay.com/Pentax-Super-Takumar-50mm-f1-4-M42-Screw-Mount-Used_W0QQitemZ260509640167QQcmdZViewItemQQptZCamera_Lenses?hash=item3ca795a5e7#ht_500wt_1182

Tem essa por 70 dólares buy it now:
http://cgi.ebay.com/Pentax-ASAHI-Super-Takumar-50mm-f-1-4-Lens-M42_W0QQitemZ140362537053QQcmdZViewItemQQptZCamera_Lenses?hash=item20ae42585d#ht_500wt_1182

Eu não sei sobre diferença óptica. Mas existem diversas versões dessa lente. Tem a Super Takumar, a Super Multi Coated Takumar. E algumas tem construção de plástico e outras de metal. A minha é a Super Multi Coated, de metal, acho mais resistente, encorpada que a de plástico, eu procuraria por uma dessas.  :ok:
« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 14:03:33 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2009, 19:53:29
Eu não sei sobre diferença óptica. Mas existem diversas versões dessa lente. Tem a Super Takumar, a Super Multi Coated Takumar. E algumas tem construção de plástico e outras de metal. A minha é a Super Multi Coated, de metal, acho mais resistente, encorpada que a de plástico, eu procuraria por uma dessas.  :ok:

Na década de setenta não se fazia lente com corpo de plástico. Isso é coisa das modernas Canons, Sonys e Nikons... Muito menos se fez Takumares de plástico...

Basicamente a diferença entre as Takumares, Super Takumares e Super Multi Coating Takumares é o coating, que foi se sofisticando com o tempo, mas, sobretudo, é nome comercial, pois há ST com o mesmo coating das SMCT, pois o "lançamento" do novo nome comercial não necessariamente coincidia com o início da aplicação do novo coating.

A rapaziada inventa cada uma que parecem duas...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2009, 21:01:05
m42 Aishi Pentax Super Takumar 50mm f/1.4:



Exif:
Canon 40D
ISO 100
F/1.4
1/640s


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2009, 13:44:54
Na década de setenta não se fazia lente com corpo de plástico. Isso é coisa das modernas Canons, Sonys e Nikons... Muito menos se fez Takumares de plástico...

Basicamente a diferença entre as Takumares, Super Takumares e Super Multi Coating Takumares é o coating, que foi se sofisticando com o tempo, mas, sobretudo, é nome comercial, pois há ST com o mesmo coating das SMCT, pois o "lançamento" do novo nome comercial não necessariamente coincidia com o início da aplicação do novo coating.

A rapaziada inventa cada uma que parecem duas...

Você gosta de armar uma discussão né...

Achei que essa Takumar



Fosse com uma construção pior do que essa, que eu tenho:



E não foi a rapaziada não Ivan, fui eu mesmo, Alberto, ou albertgr, como preferir. E ninguém aqui no fórum inventa nada, damos opiniões, as vezes certas, as vezes erradas. Chato é quando aparece alguém que é dono da verdade e vem com ironia e desdém. Sempre respeitei você, pelas suas fotos, artigos e pelo conhecimento que você transmite aqui no fórum. Você poderia ter simplesmente corrigido o meu erro, mas fez questão de adicionar essa última frase. Me desculpe se não entendo de lentes como você...
Eu não inventei nada, apenas falei o que eu achava baseado nas imagens das lentes.
"Film is not dead, it just smells funny."



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2009, 13:39:24
Você gosta de armar uma discussão né...

Achei que essa Takumar



Fosse com uma construção pior do que essa, que eu tenho:



E não foi a rapaziada não Ivan, fui eu mesmo, Alberto, ou albertgr, como preferir.
Eu não inventei nada, apenas falei o que eu achava baseado nas imagens das lentes.

Seja menos suscetível, Alberto... Se em cada conversa com amigos meus fossemos dar chilique devido a uma leve encarnação, seria terrível. Disse bobagem, levou uma encarnada, pronto, não precisa da revolta.

Uma das coisas mais engraçadas que existe no mundo dos equipamentos é que o dono de um equipamento sempre encontra um motivo para achar que os equipamentos diferentes dos dele são piores. Se não os encontra, inventa. Assim, lentes de 1970 são supostas "de plástico" (e as suas, "melhores", são de metal). Não é assim, todas eram de construção robustíssima de metal. Plástico no corpo das lentes é coisa de dez anos, por aí.

É preciso dizer que você postou isso em resposta a um colega, transmitindo a sua ilação baseada na observação de imagens como se verdade fosse e recomendando que ele evitasse as de plástico. Ou seja, colocou na cabeça do colega uma preocupação que não tem fundamento.

Observe melhor as duas fotos e verá que as diferenças são no acabamento do anel de foco e no acabamento do anel de diafragma. E aquilo que parece diferença na construção mesma da lente é somente o fato que na de baixo a lente está em infinito e na de cima está perto da mínima distãncia de foco, então aquela parte depois do anel de foco está para fora.