Autor Tópico: "Eu sou fotografo"  (Lida 9042 vezes)

gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Online: 25 de Novembro de 2009, 13:20:23
O que os amigos acham que é preciso para uma pessoa dizer "eu sou fotográfo" ?

Nunca usei este titulo, mas tenho me deparado com alguns amigos me perguntando... "vc é fotografo?"

Bom, acho que estou longe de ser um expert em fotografia, por isso não digo "eu sou fotografo!"

Mas, qual a opinião de vcs sobre este "titulo" ?


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2009, 13:30:30
Bem, eu sou fotógrafo.
Se você é, decida.

Pra ajudar a complicar sua cabeça:
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=49798&hl=enquete
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2009, 13:45:37
Se você é capaz de apertar o botão do obturador, você é capaz de registrar a luz em uma mídia qualquer. Logo, você é um fotógrafo.

Os profissionais do fórum talvez torçam o nariz para a minha definição, justamente porque há uma distância enorme entre um fotógrafo iniciante e um fotógrafo experiente em termos de conhecimento técnico, mas não dá para negar que são todos fotógrafos. É diferente das profissões com reserva de mercado, como a medicina, em que você só poderá ser chamado de médico se tiver um curso superior. Quem exerce a medicina sem ter o diploma, é um curandeiro, e pior, está cometendo um crime.

Na fotografia, assim como na música e em outras formas de arte, não deve haver regulação nem delimitação. É como se proibíssemos o carnaval de rua e o artesanato popular (que, por sinal, é uma atividade profissional remunerada). Imagine se só um artista plástico pudesse confeccionar um boneco de cerâmica de um cangaceiro. Um absurdo, não?

Eu não costumo me referir como fotógrafo porque o meu ganha-pão é a computação, mas eventualmente eu me declaro como fotógrafo amador. Há várias perspectivas técnicas e teóricas sobre a fotografia. Você pode ser um gênio da iluminação, saber toda a física envolvida, mas não ter uma formação semiológica/histórica/sociológica/artística da fotografia. O inverso também ocorre, ou seja, há filósofos da linguagem que clicam no automático e fazem fotografias incríveis ou que tem valor para determinado público.

Muitos artistas plásticos torcem o nariz para pinturas a óleo de paisagens com técnicas aprendidas em cursinhos de madames. Mas há quem pendure esses quadros com orgulho em suas salas. Eu não vou dizer que a senhora que faz belas pinturas a óleo de vasos de flores não é uma artista. Muito pelo contrário. O deleite estético é algo muito particular e a complexidade não necessariamente implica em algo melhor, é apenas uma busca pessoal.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, 13:47:07 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2009, 13:58:46
Fotógrafo qualquer um pode ser. Bom fotógrafo com estudo e treino muitos podem ser. Excelente fotógrafo com mais dedicação e anos de experiência você também pode ser. E fotógrafo referência precisa inovar e conhecer muito. Precisa ver aonde você se encaixa.... todos são fotógrafos.
quando eu tinha a fotografia como hobby quando me perguntavam se eu era fotógrafo eu respondia que não, porque as pessoas associam a sua resposta a um monte de outras coisas e gera uma interpretação na maioria das veses confusa. Até porque fotografia era somente lazer mesmo, de forma que eu me sentia muito mais administrador de empresas do que fotógrafo. Hoje quando me perguntam eu já respondo: sim, sou fotógrafo.  :D
« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, 14:02:35 por Guto Marc »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:07:41
Na minha opinião, são tantas coisas que podemos ser que torna tudo muito superficial. Vou explicar.
Eu sei tirar fotos, sei surfar, andar de skate, dirigir um carro, escrever um post, jogar futebol e fazer meu almoço entre tantas coisas mais. Porém não saio por aí dizendo que sou fotógrafo, surfista, skatista, motorista, jornalista, jogador de futebol e cozinheiro. Sou publicitário. Só. E só porque faço isso para viver. Senão todos nós seríamos qualquer coisa só por ter aprendido, superficialmente ou não, como se faz. Muito fácil. As coisas perderiam a graça e nós a motivação. Essa é minha visão e opinião.


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:08:31
Francisco, você tem uma visão muito bem definida (e parcial) sobre o tema. Isso é bom. Quem tenta parecer imparcial a tudo é um bom canastrão, ou pior, canalha.
Não se pode, todavia, colocar todos os gatos no mesmo balaio. A palavra "fotógrafo", solta, é esse balaião que tudo comporta, mas você há de concordar que a menina analfabeta de piercing na sobrancelha que faz 3x4 no quiosque do Carrefour e Jen Davis http://www.jendavisphoto.com/index.php?/work/self-portraits/são, pelo menos, fotógrafos diferentes.
Pela própria presença da dúvida, gastro revela que tem essa mesma preocupação: a de rotular quem merece com o rótulo apropriado. Com seus exemplos de fotografia sob controle vs. automática e óleo sobre tela de dondoca desocupada você referencia a linguagem, e não o conceito, e linguagem nunca está errada. Você pode não concorda com a significação do resultado, mas não dá pra classificar como inadequado ou insuficiente um procedimento que faz parte do processo criativo de alguém. É o mesmo que posicionar-se radicalmente contra ou a favor do crop (ou do filme vs digital, ou do grande formato vs. 35 mm). Você pode decidir que nunca irá cropar suas fotos, mas não pode decidir que quem cropa está errado.
O gastro procura, por meio da pergunta, uma definição de quanto envolvimento deve ter com a fotografia alguém que almeja ser fotógrafo. Eu respondo a minha opinião: para ser fotógrafo você deve produzir, por meio de processos fotográficos em voga a qualquer tempo, resultados coerentes com a história do que é fotografia e com sua evolução até os dias atuais. Você deve produzir fotografia, e esta fotografia deve ser um seu meio de expressão. Por isso, apesar do processo utilizado, não considero o vendedor de 3x4 um fotógrafo, apesar de ele produzir fotografia.
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:12:24
Sábias palavras 'BesouroLaranja'!  :clap: :clap:


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:12:30
Tem um artigo postado aqui no fórum, falando exatamente sobre isso. Vale a leitura dele e também dos desdobramentos e opiniões no tópico.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34014.0

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:17:45
Não gosto de me classificar como fotógrafa - tô mais uma "pessoa que gosta de brincar de foto".


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:18:58
Não gosto de me classificar como fotógrafa - tô mais uma "pessoa que gosta de brincar de foto".

Nem você nem o Claudio Rombauer, e no entanto são os dois ótimos fotógrafos no que fazem.
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:19:26
Pra mim a fotografia é uma arte. Por isso, bastaria fotografar pra ser um fotógrafo. Porém, não basta ter feito algumas fotos um dia ou outro para ser fotográfico. Nesse caso, você apenas fotografou.
Se a fotografia faz parte da sua vida, seja profissionalmente ou não, com estudos profundos ou apenas tutoriais da internet, independente do resultado final, isso te faz sim um fotógrafo.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:32:14
Muito bom Francisco.

Eu tb tenho uma visão parecida, mas quando me perguntam se sou fotografo eu respondo "Gosto muito de tirar fotografias".

Eu ainda entendo que fotografo é uma profissão, eu sou engenheiro, trabalho com marketing e banco de dados e gosto de tirar fotografias.

Mas sou engenheiro, não sou marketeiro, nem baseiro, nem fotografo.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
  • Santiago Vieira
    • Blog Santiago Vie
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:48:04
Sei que já tem um outro post sobre isso, mas...
E o Mestre Júlio? É considerado por muitos (incluindo a mim) um grande fotografo, mas não tira foto.
Na informática, sou analista.
No esporte, sou judoca e jogador de basquete.
Nas artes, sou fotógrafo. Amador, novato e principiante mas sou :)
você esta nesse site? Você é fotografo. Pois estou aqui pra conviver com fotógrafos  :D
Canon EOS 5 | EF 35-70 - Zenit 122 | 58mm - Samsung s630<br />


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2009, 15:01:56
Sei que já tem um outro post sobre isso, mas...
E o Mestre Júlio? É considerado por muitos (incluindo a mim) um grande fotografo, mas não tira foto.
Na informática, sou analista.
No esporte, sou judoca e jogador de basquete.
Nas artes, sou fotógrafo. Amador, novato e principiante mas sou :)
você esta nesse site? Você é fotografo. Pois estou aqui pra conviver com fotógrafos  :D

Santiago, perfeito!
Também sou jogador de basquete, armador, e você?
Se nevasse no Brasil seria snowboarder com certeza!!


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2009, 15:08:00

Qualquer um TIRA uma fotografia, a câmera faz isso praticamente sozinha.
Um fotógrafo FAZ uma fotografia.  :ok: