Autor Tópico: "Eu sou fotografo"  (Lida 9102 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2009, 15:11:34
Qualquer um TIRA uma fotografia, a câmera faz isso praticamente sozinha.
Um fotógrafo FAZ uma fotografia.  :ok:

:clap:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2009, 15:20:28
Qualquer um TIRA uma fotografia, a câmera faz isso praticamente sozinha.
Um fotógrafo FAZ uma fotografia.  :ok:

Falou tudo! :)


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2009, 15:25:26
É, talvez a palavra fotógrafo tenha que vir sempre acompanhada de outra para completar seu sentido.

Fotógrafo Profissional - o cara que trabalha e vive disso.
Fotógrafo Amador - o cara que gosta, fotografa mas não vive disso.
Fotógrafo Eventual - o cara que vez enquando pega uma câmera e tira umas fotos, gosta mas não domina toda a técnica.

E temos ainda os fotógrafos específicos. Um fotógrafo pericial por exemplo é um cara que domina muito a técnica mas não tem um "olhar refinado", se for exclusivamente pericial. Um fotógrafo de still, é um cara que domina completamente a iluminação em estúdio e tem vasto repertório para fazer suas imagens, mas pode ficar completamente perdido fotografando um casamento.

E assim vai... Acho que não existe sobre a face da terra uma pessoa que domine a fotografia em todas as suas variantes, tanto técnicas quanto teóricas, tenha repertório e consiga uma ótima produção em todos os segmentos e nuances existentes, que são quase infinitas.

Eu me considero fotógrafo sim, vou obter o diploma em "Fotografia Digital" (nível superior) em poucas semanas, logo, tanto por formação quanto por prática sou fotógrafo. Em transição do amador para o profissional, pois estou me dedicando cada vez mais para "viver disso".

Opa, obviamente que o diploma em Fotografia Digital não garante que minhas fotos são ótimas, que domino completamente a técnica nem que minha produção é "diferenciada", mas por formação serei (quase sou) um fotógrafo, culpa da universidade. (rs)

Abraços.


Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
  • Santiago Vieira
    • Blog Santiago Vie
Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2009, 18:47:58
Beleza, lealves!
Jogo amador, com a bulcite que tenho não dá pra fazer muita coisa  :D Quando moleque, a conversa era outra.

Eu acho... Que esse assunto é delicado e pode afastar os novatos e elitizar quem já tá dentro. Na boa, deixa quem quiser se dizer fotógrafo se dizer. Quando revelar ou mostrar as fotos, dá pra sentir quem é e quem não é.
Outra coisa, fotografia é paixão. Sempre fui apaixonada pela fotografia, mas por não ter uma máquina decente, nunca me considerei fotógrafo. Hoje tenho algumas máquina pauleiras e vejo que ainda sim tá sendo difícil me considerar fotógrafo.
Então, vou continuar estudando nas minhas horas vagas (antes de iniciar o expediente de analista, na hora do almoço e antes de dormir), vou continuar assistindo os vídeos do Tripode no iPod equanto espero minha mulher e vou continuar batendo foto e acertando e errando. Também vou continuar lendo e escrevendo nessa site tão show de bola cheio de pessoas que só tem me ajudado. E quem sabe um dia eu seja fotografo e assim goze de livre estacionamento em locais publicos e tenha preferêcia na fila do banco  ;)
Canon EOS 5 | EF 35-70 - Zenit 122 | 58mm - Samsung s630<br />


Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
  • Santiago Vieira
    • Blog Santiago Vie
Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2009, 18:49:05
Dondon... Acho que é por aí. E no final das contas, todos são fotógrafos.

Abraço.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, 18:49:43 por Santiago »
Canon EOS 5 | EF 35-70 - Zenit 122 | 58mm - Samsung s630<br />


Pati Duart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2009, 19:13:31
Na minha humilde opinião a fotografia é uma linguagem, uma ferramenta para transmitir o que se pensa e sente, através do olhar. Sou Jornalista e com as palavras descrevo um fato, conto uma história. Que tb pode ser contada com uma imagem, com uma fotografia. Acredito que o fotógrafo é o cara que escolheu contar a sua história, e outras histórias, através de uma câmera. Fotógrafo é o cara que se comunica com o mundo através da fotografia. ;)


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2009, 08:48:00
Pra mim, fotógrafo é quem ganha a vida com fotos. Você pode ser chamado de marketeiro pq sabe fazer um cartão de visitas? Pode ser chamado de cozinheiro pq sabe fazer um miojo? Da mesma forma trato a fotografia. Sei fazer fotos, mas não posso me chamar de fotógrafo. Lógico que comercialmente falando é ao contrário, quem quer vender precisa se apresentar como fotógrafo. Se quiser SER fotografo precisa pelo menos imaginar que é um. A real é que a maioria quer ser, está tentando chegar lá, mas poucos são de profissão, e pra mim o que vale é isso.


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2009, 08:54:57
Pois é, são varias visões...
Mas já deu de ter uma noção do que a galera pensa...

valeu galera, abraços


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Novembro de 2009, 10:57:26
Dei aulas de inglês gratuitas aos sábados pra pais e alunos numa escola pública de São Paulo.
Eles me chamavam de professor. Do que deveriam me chamar?  :ponder:

Além da fotografia, meu outro hobby é pescar :wub:. Já fui nos rios Paraguai, Tiête e Mogi e também no pantanal, mas ultimamente tenho ido mais em pesque-pague mesmo por falta de $$tempo$$. Adoro pescar pacu de 6, 7, 8kg. O que eu sou? **** Olhem o que vão responder!!! :fight:

Como disse, também jogo basquete como aRmador, posição 1 pra quem não conhece, aquele mais baixinho, que leva a bola e arma as jogadas. Inclusive, na facu, joguei pela atlética em várias competições. Não sou jogador?  :shock: :shock:

Meu cunhado acorda todos os dias às 6h da manhã pra ir correr e treinar pra provas de 5, 6, 10, 15k, depois vai pro escritório. Ele se prepara, lê sobre o assunto, conversa e faz disso parte da sua vida. Ele não é corredor?

O lutador de boxe que vai pra olimpíadas é o que?? Bobo?

O dondon disse tudo, existem vários tipos de fotógrafos, mas todos são, desde que isso faça parte da sua vida! Com certeza é diferente de um consumidor que vai na loja e compra uma máquina fotográfica e sai apertando botão, esse não é fotógrafo, é consumidor.

Pra quem respondeu que somos entusiastas, o profissional de fotografia também não é entusiasta?

Aqui no fórum nos não somos "foristas"??? Mas eu não vivo disso...


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #24 Online: 26 de Novembro de 2009, 11:48:26
Está no dicionário (Houaiss):

Pessoa que se dedica à fotografia amador ou profissionalmente.

A parte do "se dedica" não responde tudo, amigos?

Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #25 Online: 26 de Novembro de 2009, 11:58:07
É Leandro, sao ponto de vista diferentes. Meu outro hobby é surfar, ja surfei em mtos lugares pelo mundo, ja competi, mas nao sou e nao gosto de ser chamado de surfista. Nao por preconceito aos mesmos pois isso era coisa da geração passada. Um periodo da minha vida eu tb dava aula e nunca me denominei professor... é como disse antes, podemos ser tudo o que sabemos fazer, mas eu acho que assim fica facil demais. No fundo essa questao de nomenclatura nao vai mudar nada...



dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #26 Online: 26 de Novembro de 2009, 12:05:03
O dondon disse tudo, existem vários tipos de fotógrafos, mas todos são, desde que isso faça parte da sua vida! Com certeza é diferente de um consumidor que vai na loja e compra uma máquina fotográfica e sai apertando botão, esse não é fotógrafo, é consumidor.

Acho que a grande diferença entre esse perfil consumidor que você se refere e o perfil fotógrafo está na intenção, no objetivo. O consumidor tem por objetivo registrar momentos de sua vida, pura e simplesmente, tem a fotografia como meio de guardar memórias, assim como os videos ou gravações em áudio. O fotógrafo tem a fotografia como objetivo, interessa para ele o teor da imagem, tanto visual quanto narrativamente, não se apega ao registro mas sim à imagem, à técnica e ao contexto do processo fotográfico.

Enfim, como disse ao dicionário, qualquer um que se dedique à fotografia é fotógrafo, quem apenas usa a fotografia como meio "leviano" é usuário de câmera.

Abraços.


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 26 de Novembro de 2009, 12:35:29
Está no dicionário (Houaiss):

Pessoa que se dedica à fotografia amador ou profissionalmente.

A parte do "se dedica" não responde tudo, amigos?


:ok:


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #28 Online: 26 de Novembro de 2009, 13:02:48
Minha opinião de leigo.
Fotógrafos todos que tirem fotografia o são. Assim como não há diferenciação na nomenclatura entre um Zé das Couves que joga futebol no “Isporte Clube Nova Estrela” e o Zinédine Zidane que jogava na seleção francesa, pois ambos são jogadores de futebol, não há diferenciação (repito; na nomenclatura) entre um fotógrafo e um FOTÓGRAFO, isso é designação e não como falaram anteriormente um título.

Se for título, eu; que  sou um completo leigo no assunto, que não penso nunca (e nem quero) viver disso, que tiro lá minhas fotinhos clichês, sou o que? Existe fotografador? Se existe sou um...

Abraços.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 13:04:37 por Magro Costa »


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 26 de Novembro de 2009, 23:37:05
Quem fotografa é fotógrafo, porém os mesmos existem em vários níveis, desde o péssimo fotógrafo ao magnífico e ilustre fotógrafo.