Autor Tópico: Calibração de lentes canon  (Lida 14205 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Março de 2014, 17:14:37
Acredito que problemas deste tipo (se não for simples variação de foco dentro da especificação aceita como ok, o que acontece com todas as marcas) pode ser resultado de grande impacto durante o transporte... Se a transportadora deixar a caixa cair de grande altitude...
JVc.


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Março de 2014, 12:12:24
Tinha problema de calibração de lentes com a 6D. Fizemos um grupo de cinco pessoas aqui no fórum do MF, montamos um consórcio e compramos o Reikan Focal Pró, programa que faz o microajuste do foco automaticamente e que dá direito a cinco licenças. O programa custa cerca de 70 libras esterlinas e, na ocasião, cada um pagou R$ 55 reais. Eu calibrei uma 300mm f/4 com o teleconverter 1.4x e também sem, uma 70-300mm, uma 28-135mm e uma tokina 100mm macro e nunca mais tive problemas. O programa fez tudo automaticamente e é muito rápido, no máximo 8 minutos para calibrar uma lente.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 19 de Março de 2014, 13:11:51
Se tiverem pessoas interessadas em comprar o programa, eu tenho interesse. Só me avisarem.


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #18 Online: 20 de Março de 2014, 20:51:00
Ixi,  :o ... invadindo curiosamente o tópico.
Eu estou pra comprar uma grande angular Tokina 16-28mm. Ela tem mais sharp e mais barata que a 16-35 L da canon e custa só 650 dólares na BH, é a lente que eu enfim comprarei daqui 2 meses até onde escolhi. Porém, se a grana der, eu to pensando em uma 70-200 da sigma. Po, custa
R$ 2,907.42 na BHphoto. Minha amiga disse que traria ela numa boa dos estados unidos pra mim aqui, agora em maio. Mas será que essa sigma em especial ta dando muito pal por ai ? Será que peca em qualidade? Vi tanto comentário bom dessa lente.
Segue link: http://www.bhphotovideo.com/c/product/689577-REG/Sigma_589101_70_200mm_f_2_8_EX_DG.html
Será que precisará de calibração ?
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Março de 2014, 00:18:13
Qualquer combinação de corpo/lente (de qualquer fabricante) pode precisasr de ajuste de foco:
http://www.lensrentals.com/blog/2010/03/this-lens-is-soft-and-other-facts
JVc.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Março de 2014, 06:51:14

Se tiverem pessoas interessadas em comprar o programa, eu tenho interesse. Só me avisarem.

Por 55,00 tô dentro também!
Daniel

Instagram: @danacqua


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #21 Online: 21 de Março de 2014, 11:15:59
Tinha problema de calibração de lentes com a 6D. Fizemos um grupo de cinco pessoas aqui no fórum do MF, montamos um consórcio e compramos o Reikan Focal Pró, programa que faz o microajuste do foco automaticamente e que dá direito a cinco licenças. O programa custa cerca de 70 libras esterlinas e, na ocasião, cada um pagou R$ 55 reais. Eu calibrei uma 300mm f/4 com o teleconverter 1.4x e também sem, uma 70-300mm, uma 28-135mm e uma tokina 100mm macro e nunca mais tive problemas. O programa fez tudo automaticamente e é muito rápido, no máximo 8 minutos para calibrar uma lente.
Alvaro Fraga,poderia dizer qual o programa e falar sobre essas 5 licenças?E o micro ajuste entao nw resolve em determinadas situações ou eh pq queria melhorar " na lente " mesmo?Agradeco se puder postar  qual o programa.Abracos
« Última modificação: 21 de Março de 2014, 11:16:54 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Março de 2014, 22:42:08
É o microajuste que resolve. O software indicado faz o microajuste de foco para o usuário. O software permite acerto de 5 corpos de câmera, teoricamente de um mesmo indivíduo. Vou experimentá-lo :)
JVc.


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 22 de Março de 2014, 09:30:04
Eu e d_acqua temos interesse. Mais alguém?


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Março de 2014, 12:04:38
Alvaro Fraga,poderia dizer qual o programa e falar sobre essas 5 licenças?E o micro ajuste entao nw resolve em determinadas situações ou eh pq queria melhorar " na lente " mesmo?Agradeco se puder postar  qual o programa.Abracos

Ok, Silvio, vamos lá. A 6D foi a primeira máquina que tive com sistema de microajuste de foco, que permite calibrar o foco de cada uma de suas lentes, salvando a configuração. Toda vez que você põe a lente na máquina, ela reconhece a objetiva e você faz a foto de acordo com o que está registrado na memória da câmera. Quando passei a usar a 6D com uma 70-300mm comum, não gostei dos resultados do foco, estava com backfocus em algumas situações. Acontece que calibrar o microajuste de uma zoom exige paciência e inúmeras experiências, tipo tentativa e erro. Eu ouvi falar do Reican Focal, programa que você instala em um computador ou notebook, pluga sua máquina, acopla uma lente e faz o ajuste. Para tanto, você precisa imprimir uma página que pode ser baixada no site do Reikan Focal, uma espécie de alvo. você fixa bem essa página numa superfície, põe a câmera em um tripé e aponta a lente para o centro do alvo. Em seguida, obedece todas as recomendações do Reikan Focal, que faz tudo automaticamente. O software vai fazendo fotos e ajustando o foco. Em cerca de 8 minutos o microajuste está pronto. Você salva a configuração e tudo é registrado na câmera. Assim, toda vez que você usar determinada lente calibrada no Reikan Focal, a câmera seguirá o que foi gravado em sua memória. Eu já ajustei a minha 70-30mm, uma 300mm f/4 com o teleconverter 1.4x e também sem o teleconverter, e uma macro 100mm da Tokina. Em todas, gosto muito do resultado da calibração do Reikan Focal. Quanto à compra em consórcio, uma pessoa faz a compra, usando cartão internacional e PayPal, e depois repassa as senhas e orientações para os outros integrantes do grupo que fez a compra. O Reikan Focal Pro dá direito a cinco licenças. Cada licença te permite configurar três câmeras. Ou seja, com as cinco licenças podem ser configuradas 15 máquinas. No meu caso, nunca tive problemas e o programa faz tudo automaticamente. Basta seguir as orientações, que são fáceis.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 22 de Março de 2014, 14:09:22

Eu e d_acqua temos interesse. Mais alguém?

Tem uma versão intermediária que tbem faz a calibração e custa 39 libras.

Em tempo, não são cinco licenças, são cinco câmeras. Se você trocar de câmera perdeu!
Daniel

Instagram: @danacqua


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Março de 2014, 16:49:41
Quem adquiriu a licença pode remover uma câmera e incluir outra no lugar. Não se perde a licença quando se muda de cãmera. A descrição do processo está lá no website deles. A licença é em teoria para uma pessoa, que pode ajustar até 5 câmeras. Distribuir o ajuste a cãmeras de terceiros não está previsto na licença (mas funciona, não necessariamente sendo um uso legal do software), mas quando a câmera for trocada a pessoa que detém a licença original precisaria atualizar a base de dados deles (o que é menos simples caso a pessoa não tenha mais contato com aquela outra).

Lendo sobre o software me interessei em testá-lo. Devo adquirí-lo mais adiante para isso...
JVc.


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 22 de Março de 2014, 23:07:54
Quem adquiriu a licença pode remover uma câmera e incluir outra no lugar. Não se perde a licença quando se muda de cãmera. A descrição do processo está lá no website deles. A licença é em teoria para uma pessoa, que pode ajustar até 5 câmeras. Distribuir o ajuste a cãmeras de terceiros não está previsto na licença (mas funciona, não necessariamente sendo um uso legal do software), mas quando a câmera for trocada a pessoa que detém a licença original precisaria atualizar a base de dados deles (o que é menos simples caso a pessoa não tenha mais contato com aquela outra).

Lendo sobre o software me interessei em testá-lo. Devo adquirí-lo mais adiante para isso...

Mas não creio que o uso por cinco pessoas seja ilegal.  Quando compramos, cada um recebeu um e-mail com orientações para baixar o programa e calibrar sua câmera. Se fosse ilegal, a empresa não permitiria que cinco computadores diferentes baixassem o programa usassem a mesma licença para cadastrar sua câmera. Da mesma forma, não permitiria as atualizações do software.
E agora,  para quem se interessa, a lista das câmeras compatíveis com o Reikan Focal, que pode ser usado no Windows ou em Mac

Canon

    Canon EOS-1D Mark III(no mirror lockup)
    Canon EOS-1Ds Mark III(no mirror lockup)
    Canon EOS-1D Mark IV
    Canon EOS 1D X (Manual Setting Change mode)
    Canon EOS 5D Mark II
    Canon EOS 5D Mark III (Manual Setting Change mode)
    Canon EOS 6D
    Canon EOS 7D
    Canon EOS 70D
    Canon EOS 50D

Nikon

    Nikon D3s(not Windows XP)
    Nikon D3 (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D3x (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D4 (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D300 (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D300s (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D600 (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D610 (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D700 (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D800 (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D800E (Manual Setting Change mode, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D7000 (Manual Setting Change mode only, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon D7100 (Manual Setting Change mode only, no mirror lockup, not Windows XP)
    Nikon Df (Manual Setting Change mode only, no mirror lockup, not Windows XP)
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #28 Online: 23 de Março de 2014, 06:32:07
Ok, Silvio, vamos lá. A 6D foi a primeira máquina que tive com sistema de microajuste de foco, que permite calibrar o foco de cada uma de suas lentes, salvando a configuração. Toda vez que você põe a lente na máquina, ela reconhece a objetiva e você faz a foto de acordo com o que está registrado na memória da câmera. Quando passei a usar a 6D com uma 70-300mm comum, não gostei dos resultados do foco, estava com backfocus em algumas situações. Acontece que calibrar o microajuste de uma zoom exige paciência e inúmeras experiências, tipo tentativa e erro. Eu ouvi falar do Reican Focal, programa que você instala em um computador ou notebook, pluga sua máquina, acopla uma lente e faz o ajuste. Para tanto, você precisa imprimir uma página que pode ser baixada no site do Reikan Focal, uma espécie de alvo. você fixa bem essa página numa superfície, põe a câmera em um tripé e aponta a lente para o centro do alvo. Em seguida, obedece todas as recomendações do Reikan Focal, que faz tudo automaticamente. O software vai fazendo fotos e ajustando o foco. Em cerca de 8 minutos o microajuste está pronto. Você salva a configuração e tudo é registrado na câmera. Assim, toda vez que você usar determinada lente calibrada no Reikan Focal, a câmera seguirá o que foi gravado em sua memória. Eu já ajustei a minha 70-30mm, uma 300mm f/4 com o teleconverter 1.4x e também sem o teleconverter, e uma macro 100mm da Tokina. Em todas, gosto muito do resultado da calibração do Reikan Focal. Quanto à compra em consórcio, uma pessoa faz a compra, usando cartão internacional e PayPal, e depois repassa as senhas e orientações para os outros integrantes do grupo que fez a compra. O Reikan Focal Pro dá direito a cinco licenças. Cada licença te permite configurar três câmeras. Ou seja, com as cinco licenças podem ser configuradas 15 máquinas. No meu caso, nunca tive problemas e o programa faz tudo automaticamente. Basta seguir as orientações, que são fáceis.
Alvaro Fraga,Muito Obrigado pela paciência em responder e explicar!Vou ver esse programa,a 24-105 que tenho,mesmo fazendo o microajuste não me deixa satisfeito com o foco.Tenho 2 corpos,7D e 5D mk3,entao tenho que fazer nas duas?Se bem que o resultado na 5d eh melhor..valeu mano,obrigado mais uma vez.Abracos
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Março de 2014, 10:57:13
Alvaro Fraga,Muito Obrigado pela paciência em responder e explicar!Vou ver esse programa,a 24-105 que tenho,mesmo fazendo o microajuste não me deixa satisfeito com o foco.Tenho 2 corpos,7D e 5D mk3,entao tenho que fazer nas duas?Se bem que o resultado na 5d eh melhor..valeu mano,obrigado mais uma vez.Abracos

Disponha, Silvio. Quanto à pergunta, você terá que fazer o microajuste nas duas câmeras.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga