Autor Tópico: Foco infinito...  (Lida 8208 vezes)

pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Online: 25 de Novembro de 2009, 22:39:50
Olá... Estive dando uma pesquisada pela net. E vi um comentário em um blog, com o cara dizendo que ele, quando entrava no carro, progamava o foco para infinito... Ou seja, não importava se o objeto estava perto(no caso ele reclamou do vidro do carro), ou se o objeto que estava distante... O foco captava tudo... Não falou a cam. que usava, por isso fiquei mais na duvida ainda...
Isso é verdade??? Tem como configurar a cam. assim???

Obrigado desde já!!!

Abs!!!


Ps: aos moderadores... Não soube onde postar essa duvida, caso necessário podem mudar de sala..


maekawa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2009, 04:34:52
Bom, eu acabei de fazer um curso de fotografia.. sempre tambem tenho minhas duvidas quanto a profundidade de campo. Mas se nao me engano, a partir de uma abertura 22 ja fica com fundo infinito. mas nao tenho certeza a partir de qual, pois quanto maior a abertura menor a profundidade.


Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2009, 06:55:21
Esse negocio de profundidade de campo complica a cabeça da gente mesmo. Levei um tempão para entender! :aua:
Na verdade uma abertura maior tem um número menor, ou seja, 1.8 é maior que 2, que é maior que 3 e assim por diante. E sim, quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo, ou seja a área desfocada é maior!
Tem um artigo interessante sobre esse assunto: http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/profundidade-de-campo.htm



Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2009, 07:01:36
Ah, sobre a pergunta inicial... que tipo de foto é? Noturna, de longa-exposição?
Agora fiquei curiosa! :)


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2009, 08:58:51
Para tentar esclarecer a vocês:

1- A profundidade de campo é a capacidade da objetiva estender o seu alcançe de foco aquem do objeto focalizado. Conclui-se então que diferentes objetivas possuem diferentes profundidades de campo. Existe uma combinação de abertura/dist. focal/objeto focalizado onde o foco além do objeto se extende até o infinito, ou seja tudo após o objeto fica em foco.

2- Existem 3 maneiras de alterarmos a profundidade de campo

a) Mudar a abertura (mantendo distancia focalizada e a distancia focal da objetiva): Quanto menor a abertura mais prof. de campo

Obs. Atenção aqui que f/22 tem abertura menor que f/2.8

b) Mudar a distância focalizada (mantendo abertura e distancia focal da objetiva): Quanto maior a distancia focalizada maior a prof. de campo

c) Mudar a distancia focal da objetiva (mantendo abertura e distancia focalizada): Quanto nemor a distancia focal da objetiva maior a prof de campo.

Pela fórmula abaixo é mais fácil entender;

Prof de campo = (2.D².b)/A

onde:
D = distancia focalizada (objeto - camera, pode-se variar esta distância mudando a distancia focal da objetiva tbm, ou seja aumentando ou diminuindo o zoom)
A = Abertura

Geralmente focando um objeto, muda-se a abertura para aumentar a prof. de campo.

O ponto agora é saber para a sua objetiva qual é o ponto de distancia hiperfocal.

Am algumas lentes existe uma pequea indicação de escala de prod. de campo onde se obtem o ponto onde para dada abertua e distancia do objeto focado você terá foco infinito além do objeto. O importante nem sempre é a maior abertura e sim a distância hiperfocal!

Neste link abre um arquivo pdf onde na pag. 30 tem uma foto na direita onde mostra estas escalas.

http://www.tharrell.prof.ufu.br/pdfs-setechaves/Capitulo3.pdf

Espero ter esclarecido um pouco...rs

« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 09:02:03 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2009, 13:05:33
Ah, sobre a pergunta inicial... que tipo de foto é? Noturna, de longa-exposição?
Agora fiquei curiosa! :)

Olá...Pelo que eu entendi lá, era de dia com o carro, as vezes, em movimento!!! Pois ele, falou que deixava preparada quando entrava no carro para ir trabalhar... As vezez, segundo ele, quando acontece alguma coisa inusitada, ele ja pega a cam. e tira a foto, sem ter perigo dela focar o vidro do carro, banco ou algo mais proximo etc... Ela foca tudo, pq ele usava o foco infinito....


Gtsouza e Maekawa - Valews, pela explicação.... Então que dizer que se eu fechar a abertura em F/18, 22, etc... Terei mais profundidade de campo, ou seja, não "pegarei o foco somente no vidro do carro, mas também quem esta la na calçada e no predios etc etc..."....
No entanto, se eu fechar a abertura, menos luz entra certo??? Ou seja, teria que aumentar o tempo de exposição conforme a luz do local....estou raciocinando certo???

Obrigado...
Abs!!!


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2009, 13:38:10
Olá...Pelo que eu entendi lá, era de dia com o carro, as vezes, em movimento!!! Pois ele, falou que deixava preparada quando entrava no carro para ir trabalhar... As vezez, segundo ele, quando acontece alguma coisa inusitada, ele ja pega a cam. e tira a foto, sem ter perigo dela focar o vidro do carro, banco ou algo mais proximo etc... Ela foca tudo, pq ele usava o foco infinito....


Gtsouza e Maekawa - Valews, pela explicação.... Então que dizer que se eu fechar a abertura em F/18, 22, etc... Terei mais profundidade de campo, ou seja, não "pegarei o foco somente no vidro do carro, mas também quem esta la na calçada e no predios etc etc..."....
No entanto, se eu fechar a abertura, menos luz entra certo??? Ou seja, teria que aumentar o tempo de exposição conforme a luz do local....estou raciocinando certo???

Obrigado...
Abs!!!

Certo, quanto menos abertura mais prof. de campo, entretanto terá que diminuir a vel de exposição ou aumentar o ISO para compensa-la.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2009, 13:49:17
Certo, quanto menos abertura mais prof. de campo, entretanto terá que diminuir a vel de exposição ou aumentar o ISO para compensa-la.

Muito obrigado...Já deu uma boa clareada!!!!

Abs!!!


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2009, 14:21:51
... O foco captava tudo...

pinredson, acho que o que o cara chama de "tudo" é tudo além da distância do foco da cam/lente dele, que pode variar muito. Tem lente que passa a ser infinito com 5 metros, outras com 10,... Tudo também é influenciado pela abertura, como já disseram.
Ou seja, com essa tática ele pelo menos elimina o vidro, que provavelmente seria o primeiro foco se estivesse em Auto-Foco. Agora, não necessariamente ele conseguirá focalizar a placa do carro da frente se estiver muito próximo, vai depender da lente.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2009, 14:32:25
Cara, é o seguinte. Isso se chama foco por zona.
Nas lentes das câmeras (Não sei se nas digitais tem, acho que tem sim) Tem uma escala de relação entre distância e abertura.


Nesse exemplo, podemos ver no primeiro anel a escala, mostrando todas as aberturas, de 2 a 16, tanto pra esquerda quanto pra direita. No segundo anel, temos a escala de distância que se move junto com o anel de foco, e vai da distância mínima que uma lente pode focar, até o infinito. E no terceiro anel temos o controle do diafragma, de 2 a 16.
Para utilizar essas relacões você deve colocar a distância que você quer que esteja em foco entre as indicações de abertura no primeiro anel.
Na foto, o diafragma está fechado em f8. Então, olhamos no anel de distância os números que ficam entre as indicações de abertura (no caso f/8) do primeiro anel, o que nos dá foco de 1.5 até aprox. 3 metros.
Isso varia de lente pra lente, então não adianta fazer uma fórmula.

O que o cara que você disse provavelmente faz é setar o foco pra uma distância mínima até o infinito. No caso da foto, que é uma Leica, a distância máxima que podemos ter em foco é colocando em f/16 e mexendo o anel de foco de modo que o símbolo de infinito encontre com o f/16 do primeiro anel. Isso daria uma zona de foco de aprox. 1.5m até o infinito.
Se precisar usar aberturas menores é só ir abrindo o diafragma e puxando o anel de foco para que o símbolo de infinito fique no f/stop desejado, aí toda a área entre o f/stop escolhido estará em foco.

Talvez tenha ficado confuso o texto, qualquer dúvida é só dizer

Abraço!
"Film is not dead, it just smells funny."



pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2009, 17:32:09
Albertgr....  :worship: :worship: :worship:
Valews velho!!!...Deu pra entender muito bem agora.... No entanto.... nas lentes digitais não tem esses numeros não   :no: :no: :no: Pelo menos não na minha!!!


Abs!!!!


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2009, 17:39:17
Albertgr....  :worship: :worship: :worship:
Valews velho!!!...Deu pra entender muito bem agora.... No entanto.... nas lentes digitais não tem esses numeros não   :no: :no: :no: Pelo menos não na minha!!!


Abs!!!!

Ainda bem que deu pra entender, eu escrevo mal pra caramba! ahahahaha :hysterical:
Pois é, imaginei que não teria nas digitais... Provavelmente por causa do avanço do AF esse método ficou pra trás...

Abraço!
"Film is not dead, it just smells funny."



tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2009, 16:21:31
O albertg, matou a cobra e mostrou o pau