Autor Tópico: Dúvida - Compensação de exposição  (Lida 5691 vezes)

kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2009, 12:31:53
o conceito principal é que cada superficie e cada cor
reflete luz de forma diferente,
então numa sala com luz invariavel, se vc mede no vestido
branco da noiva tem um valor, se vc mede no terno do noivo
tem outro valor, embora a luz seja a mesma!

por isso o "secreto" do fotografo é saber medir a luz em função de um cinza, e estar atento as mudanças da fonte de luz, por ex.: entrada de luz por uma janela, luz da filmadora, ou sombras, etc.
e também se o objeto a ser fotografado
está de frente ou de costas para esta luz.

Então : TROCAR iso ou compensar exposição? são coisas muito diferentes, embora similares.
do ponto de vista da exposição é o mesmo, é uma compensação.
do ponto de vista do resultado da imagem, pode variar
pelas condições do filme ou sensor, ruido, grão, distorção de cor, etc.

 :)




albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2009, 13:40:24
Tô entendendo melhor já... Agora, quando muda-se a compensação de exposição, a câmera vai mudar o quê? o Iso, a abertura ou a velocidade?
"Film is not dead, it just smells funny."



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2009, 14:05:04
Tô entendendo melhor já... Agora, quando muda-se a compensação de exposição, a câmera vai mudar o quê? o Iso, a abertura ou a velocidade?

Que eu saiba, ela vai usar para compensar aquilo que você deixou no automático. Ou seja, se a prioridade é abertura vai mudar o tempo de exposição, se a prioridade é o tempo de exposição vai alterar a abertura. Se estiver totalmente automático ela vai buscar médias onde nem velocidade nem abertura estejam perto dos extremos. Ou seja, vai agir, exatamente como se a condição de luz no ambiente mudasse. Se você escolher compensar + 1EV, ela vai agir como se a luz refletida fosse um ponto menos intensa que a real e vai fazer a mesma alteração automática que você permitiu ao escolher o modo (incluindo o ISO, se deixou no automático). Corrijam-me se eu estiver errado!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #18 Online: 12 de Novembro de 2009, 18:35:16
rapaz! vc tá querendo pegar o gato pelo rabo!
pq não experimenta dar uma ração para ele chegar perto?

o marcelo tá certo.

tenta entender como funcionam os modo da camera e daí
vai ficar simples de entender o que é compensação.
A muda a velocidade
S muda o diafragma
M só muda a indicação do fotómetro
P ou Verde ou brinquedinhos: vai mudar dependendo das configurações pre-programadas de cada maquina.

em todos os modos até o P vc fixa o ISO, nalgumas cameras tem auto-iso, nos modos brinquedinho ou verde a maquina pode mudar o ISO mesmo sem vc escolher auto-iso. as opções não são infinitas, porem são muitas. estão no manual da tua maquina.

 :ok:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2009, 21:13:39
O que eu não entendo é porque usar esse botão e não mudar o ISO/Abertura/velocidade...

Porque para mudar a abertura e velocidade e intrepretar o fotômetro tem de entender como isso funciona, enquanto que para compensar a exposição basta pensar "quero mais escuro" ou "quero mais claro".


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2009, 21:14:14
Tô entendendo melhor já... Agora, quando muda-se a compensação de exposição, a câmera vai mudar o quê? o Iso, a abertura ou a velocidade?

Vai mudar a resposta à leitura do fotômetro.


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2009, 17:38:30
Uhuuu...acabei de descobrir a China hoje.......  :doh:
O EV não funciona em modo Automatico.... So em prioridades de abertura ou velocidade!!!!  :D
Estou certo???? :shock:
Sempre quis testar algum HDR, daew colocava em modo M, ajustava tudo certinho, daew colocava + 5 ou +4 etc, EV, depois colocava - 5, -4 etc EV, e sempre saia a mesma foto, não mudava nada, daew, hoje, coloquei e prioridade de abertura e fiz tres fotos 0 , + 2 e - 2... Daew deu diferença nas fotos  :D...

Espero que eu esteja certo...


Abs!!!


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2009, 17:43:15
Uhuuu...acabei de descobrir a China hoje.......  :doh:
O EV não funciona em modo Automatico.... So em prioridades de abertura ou velocidade!!!!  :D
Estou certo???? :shock:
Sempre quis testar algum HDR, daew colocava em modo M, ajustava tudo certinho, daew colocava + 5 ou +4 etc, EV, depois colocava - 5, -4 etc EV, e sempre saia a mesma foto, não mudava nada, daew, hoje, coloquei e prioridade de abertura e fiz tres fotos 0 , + 2 e - 2... Daew deu diferença nas fotos  :D...

Espero que eu esteja certo...


Abs!!!

 :ok: :ok:
A compensação de EV só funciona no Automático e nas prioridades. Era exatamente essa a dúvida que eu tinha. No M é você quem faz a compensação de EV, mexendo na velocidade, abertura ou ISO.
Nas prioridades a compensação vai mudar algum dos valores que não são prioridade. (Se for Av vai mudar ISO ou velocidade, se for Tv muda abertura ou ISO)

Abraço!
"Film is not dead, it just smells funny."



pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #23 Online: 26 de Novembro de 2009, 17:53:40
:ok: :ok:
A compensação de EV só funciona no Automático e nas prioridades. Era exatamente essa a dúvida que eu tinha. No M é você quem faz a compensação de EV, mexendo na velocidade, abertura ou ISO.
Nas prioridades a compensação vai mudar algum dos valores que não são prioridade. (Se for Av vai mudar ISO ou velocidade, se for Tv muda abertura ou ISO)

Abraço!

Isso aew!!! Era nesse ponto tambem que eu estava acompanhando e compartilhando de sua duvida!!! rsrs... No caso do modo M, podemos interprtar o EV a partir das indicações do fotometro, utilizando-se de volocidade e abertura...

Legal isso!!!

Abs!!!