Autor Tópico: Motor de foco, ter ou não ter?  (Lida 12393 vezes)

Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Online: 26 de Novembro de 2009, 17:21:08
Olá,
Alguém pode me tirar algumas duvidas em relação a cameras com motor de foco no corpo?
As duvidas são as seguintes:
Qual a dslr de entrada mais barata do mercado que tem motor de foco no corpo atualmente?
O valor de uma lente de 50 milimetros AF para uma mesma só que AF-S é tão grande assim?
É tão dificil assim controlar o foco manualmente em uma camera DSLR de entrada que não tenha motor de foco nem na lente nem na camera?
Abraços!


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2009, 20:04:02
Respondendo:

Suponho que esteja falando de NIKON pois a Canon por exemplo quando entrou no sistema DIGITAL já forçou uma troca das lentes para com motor! Então lhe digo:

- nova a Nikon D90! Mas pode comprar uma D50, D70/s, D80, D200...
- é grande, mas não tão grande lembrando que a versão AF-S é f1.4
- é muito complicado controlar o foco em quaquer DSLR que não tenha o focusscreen bi-partido como nas cameras de filme mais antigas e MF originalmente.

;)


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2009, 20:21:33
- é muito complicado controlar o foco em quaquer DSLR que não tenha o focusscreen bi-partido como nas cameras de filme mais antigas e MF originalmente.

;)

Tiago, tu saberia me dizer se existe câmeras nikon que trocam o focusscreen?
« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 20:21:55 por Natão »


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2009, 21:36:37
Praticamente todas DSLR Nikon trocam o SCREEN, eu mesmo já troquei de uma D70s minha e coloquei um bi-partido do EBAY, mas como era um FS de baixa qualidade não ficou "PERFEITO" mas ficou bom!

=D


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2009, 23:37:29
Alguem sabe dizer se a sony A230 tem motor de foco no corpo?
Abraços!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2009, 06:55:36
O problema nesse caso nao eh o fato de ter ou nao ter motor de foco no corpo....isso eh o menos importante.

O unico problema que vejo acontece com as cameras Nikon de baixo custo (D40, D40x, D60, D3000 & D5000), pois essas nao tem motor de foco no corpo e as lentes antigas da Nikon precisam de corpos com motor de foco para ter o AF.

No meu caso que tenho a Nikon D40 nunca tive qualquer problema por isso, pois todas lentes que comprei até hoje foram novas e AF-S.

Eu pensaria em pegar uma Sony A230...hoje eh a DSLR mais barata do mercado e eh excelente.

Valeu


Clauzemberg

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
    • Clauz Jardim Fotografias
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2009, 01:22:31
áté onde sei, me corrijam se estiver errado, a D40x tem motor de foco interno...

abs


Canon 7d + canon 50mm f/1.8 + 70-200mm f/2.8L is + sigma 10-20mm + canon 50mm macro f/2.5


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2009, 10:11:51
Corrigindo:

D40X não têm motor de foco interno no corpo assim como D40, D60, D3000 e D5000 também não têm!

D50 é a única de entrada com um dial só que possui o motor AF, porém raramente encontrada à venda!!!

[ ]s


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2010, 22:16:00
Respondendo as duas perguntas: a 50mm AF sem motor é MUITO mais barata que a 50mm AF-S.
É MUITO difícil focar com uma lente AF na minha D5000. Se for lente longa e com pouca luz (não digo nem à noite, mas indoor sem grandes janelas) é quase impossível sem usar o Live View BEM ampliado. Esse recurso você amplia a imagem umas 5 ou 6 vezes na tela, conseguindo (não facilmente) focar.

O valor de uma lente de 50 milimetros AF para uma mesma só que AF-S é tão grande assim?
É tão dificil assim controlar o foco manualmente em uma camera DSLR de entrada que não tenha motor de foco nem na lente nem na camera?


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2010, 22:38:53
tenho uma d40. queria comprar uma dsrl de entrada que filmasse, penso em mudar pra canon e pegar a t1i ao inves da d5000 somente por causa do motor de foco, pra poder pegar a 50mm1.8

para registros noturnos e dof, é uma excelente lente pelo preco que apresenta..

eu acho que faz muita diferenca quando nao se tem muito dinheiro a investir..
se tiver.. acho que nao muda muito.. podes pegar uma af-s 1.4
e outras tantas lentes que lhe agrade!


minha opiniao!