Autor Tópico: Facilidade dos Botoes da Camera  (Lida 1186 vezes)

maekawa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 26 de Novembro de 2009, 21:34:40
Um fotografo que ja trabalha ha muito tempo com fotografia consegue hoje em dia trabalhar somente no Manual ou tem muitos casos que ainda utiliza algumas configuracoes pre-determinadas da maquina, tipo abertura, velocidade, photometro, etc?
Isso vem muito com a prática? tipo um cara com muitos anos de bagagem, olha a cena, imagina o que quer, ai ja configura a maquina, e em uma ou na segunda foto ja está do jeito que ele quer.
Eu utilizo muito ainda o Photometer da maquina para me dar uma base dos ajustes, ai mudo para o manual e meto bala, mas sempre que tiro fotos de lugares abertos, muda muito... é normal isso?
Aqueles fotometros antigos ainda se usa, ou hoje em dia usa o da propria camera mesmo?
abracos


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2009, 21:43:50
Salve Maekawa...

Quando comprei minha slr, eu não tinha ideia de NADA, ai fui na casa de um amigo que entendia da coisa...

Ele falou, SEMPRE usa ela no M, e SEMPRE na menor abertura possivel...
E me deu tchau...
Segui o conselho dele e sempre usei no M... depois de milhares de clicks, já sei onde devo usar aberturas maiores, iso, velocidade etc etc...
Ou seja.. fui pegando a manha da coisa...
Normalmente chego em um local, olho a luz, e já pré configuro a camera, dou meio aperto no botão, e vejo no fotometro com está...
Faço mais um ajuste se preciso.. e saio clicando, fazendo ajustes conforme vai indo...

Quando estou meio, ou bem alcoolizado e, ou, o ambiente tem muita sombra e sol eu costumo usar o modo AV, assim não me incomodo muito.

bom, é isso

só a experiência vai te ajudar nessa questão
Com o tempo vc vai criando um olhar fotografico...
vendo fotos mesmo sem a camera na mão, olhando fotos por ai, e sabendo como fizeram ela
por ai
abraços


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2009, 08:27:55
Oi Maekawa,

Segunda foto? Não, não... você até pode errar eventualmente a primeira, acontece, mas você deve ACERTAR na primeira.
Imagine que há algum tempo, não havia fotômetro na maioria das câmeras (e há mais tempo, em nenhuma). Então haviam tabelinhas bem simples e resumidas para cada tipo de filme. Vinham até impressas nas caixinhas de filme. Elas davam valores básicos para cada quantidade de luz e era simples de decorar. Por exemplo:

Para filme ISO 100
Luz do sol: a 1/125 s, abertura F16
Dia nublado: a 1/125 s, abertura F8
Sombra: a 1/125 s, abertura F5.6
(Atenção, são só exemplos, não tenho certeza se ainda me lembro disso, não sou tão velho assim..rs)

Então você decorava isso e se quisesse mudar ou velocidade ou abertura era só fazer o cálculo inverso dos pontos de luz para o outro valor. De cabeça! E se você acertasse "na trave", a correção era feita no laboratório.

Quanto à pergunta se usa-se o modo M na maior parte do tempo, a resposta é SIM (bem, para a maioria, eu creio). Por exemplo, eu só uso modos de prioridades quando estou numa situação complicada precisando fazer registros sem erro em condições de luz muito variável. Por exemplo, cobrir um evento ao ar livre (social ou esportivo) no qual o assunto hora esteja na sombra, hora esteja iluminado pelo sol e que fica impraticável ficar corrigindo a exposição a todo instante. Mas é uma situação é bem rara. Minhas câmeras quase têm o selector colado no M.

Uma boa leitura sobre o tema, está nesse tópico aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29980.0
e nos comentários que se seguem.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2009, 10:05:42
Dependendo da necesidade, podem se usar diferentes opçoes.
Geralmente eu uso manual.
"aqueles fotometros antigos", fazem uma mediçao diferente ao da maquina.
Muitos da nova geraçao usam mais a tecnica "de errar ate acertar",
vendo o resultado imediato no lcd da maquina.
"Os antigos", como aprenderam sem "telinha na maquina", usam outros procedimentos.
Abs.
Angelo.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2009, 10:38:20
Quando chego a qualquer lugar em que vou fotografar, tiro umas 10 fotos com situações de luz diferentes.
Daí configuro a máquina para as demais situações.
Uso o M e S (mais S que M), e ajusto a compesação a todo momento.
"Errar até acertar" até ocorre quando não tenho tempo para tirar e estudar as situações de luz, mas em geral só ocorre quando muda muito em relação ao padrão.
A meta é sempre acertar de primeira.


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2009, 15:50:05
Quase sempre uso em Manual direto. Mas em algumas situações eu uso outro modo. Por exemplo, as vezes faço um trabalho onde necessito fotografar uma partida de futebol durante o dia. Como alguams vezes há muita variação da intensidade da luz do sol (por passagem de nuvens, etc) eu defino em modo Aperture, e medição Matrix, e trabalho desta forma. Algumas vezes preciso compensar na exposição, mas geralmente dá muito certo. Cada caso é um caso.