Autor Tópico: adaptador lente FD p/ EOS  (Lida 5210 vezes)

Marcelo Giglioti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 27 de Novembro de 2009, 13:00:45
Boa tarde.

Alguém possui adaptador para uso de lentes FD em câmeras digitais da Canon ? Funciona bem ?

Obrigado

Abraço

Marcelo


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2009, 14:10:54
Boa tarde.

Alguém possui adaptador para uso de lentes FD em câmeras digitais da Canon ? Funciona bem ?

Obrigado

Abraço

Marcelo
O único problema é que tem um elemento ótico no meio o que pode acarretar em perda de nitidez e em outros aspectos de uma imagem, digamos assim, original...

Um para objetivas m42 oly OM, Pentax K, Nikon seriam melhor pois não precisam do elemento ótico, já que eles mesmos (os adaptadores) reconstróem a distância original entre o ponto focal e o sensor (película).


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2009, 18:10:14
Por este motivo estou migrando para Nikon, o problema é que as lentes com auto focus só posso optar por lentes mais antigas, com anel de abertura... mas tudo bem.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2009, 12:04:22
Por este motivo estou migrando para Nikon, o problema é que as lentes com auto focus só posso optar por lentes mais antigas, com anel de abertura... mas tudo bem.

Não é bem assim... até porque a nikon só consegue utilizar as objetivas dela! Mas a canon consegue utilizar as objetivas dela mesma sem as FD, claro, todas da nikon, m42, m39, yashica/contax, pentax K, olympus OM, Leica R. A Canon é tem o mount mais versátil! só perdendo para o sistema micro 4/3.


Marcelo Giglioti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2009, 18:20:36
Natão,

Obrigado pelo retorno. Verifiquei no Ebay e existem adaptadores sem o elemento ótico. Será que estes modelos teriam uma performance melhor ?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2009, 18:44:39
Natão,

Obrigado pelo retorno. Verifiquei no Ebay e existem adaptadores sem o elemento ótico. Será que estes modelos teriam uma performance melhor ?


Sem o elemento ótico tu só conseguiria focar no máximo 1 metro... a objetiva vira exclusivamente macro. Bem, se for para macro, tranquilo, ele vira um tubo extensor, mas se queres que ela trabalhe como trabalharia num mount FD teria que ter o elemento, e com isso já acarretará uma possível perda de qualidade...


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2009, 01:15:34
Natão, boa noite... no meu caso, encomendei um adaptador em São Paulo na fotoglobal, com elemento óptico... consegui encontrar algumas lentes Fd com preços interessantes, por exemplo uma 50mm 1.2
tb quero uma lente boa para macro. Nestes casos, como não é tão necessário o AF, e com o bom preço das lentes FD, fiquei  bem curioso... Abs


5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2009, 01:19:02
Natão, boa noite... no meu caso, encomendei um adaptador em São Paulo na fotoglobal, com elemento óptico... consegui encontrar algumas lentes Fd com preços interessantes, por exemplo uma 50mm 1.2
tb quero uma lente boa para macro. Nestes casos, como não é tão necessário o AF, e com o bom preço das lentes FD, fiquei  bem curioso... Abs




Macro tu vais ter só retirando o elemento ótico da 50mm f1.2... a objetiva já vira macro e foca bem perto... com estes adaptadores não precisa comprar uma objetiva especificamente macro, mas se tiver uma melhor ainda... eu tenho uma FD macro 50mm F/3.5 aqui em casa sem uso. Fica parada e guardada na gaveta...


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2009, 02:52:19
Natão, boa noite... chegou o adaptador FD/EOS, e arrematei um lote de lentes FD, entre elas uma 50 1.4; 28 3.5 e macro 100 4... principalmente no caso da 50... achei espetacular a nitidez... a ressalva fica que eu o fotometro da maquina não mostra nada... e com alguns, ficando a fotometria dependendo exclusivamente de alguns testes;;; abs
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM